Empresa funerária lança nova cerimônia de cremação com recurso inédito de projeção mapeada

Tecnologia em imagens e áudio será utilizada pela primeira vez no Brasil para tornar memorável o momento da despedida de entes queridos 

A despedida de um ente querido é dolorosa para muitos. Na busca de aliviar a dor, as pessoas que ficam se apegam às boas lembranças daqueles que se foram. Nesse sentido, o Grupo Vila vai lançar, no Dia da Lembrança, 2 de novembro, a nova cerimônia de cremação que oferece uma infinidade de recursosaudiovisuais e estéticos inédita no Brasil, com o objetivo de tornar o momento memorável para familiares e amigos. 

Segundo o diretor do Grupo, Ibsen Vila, a empresa busca com isso proporcionar o que há de mais moderno no setor. “Nós mergulhamos na psicologia do luto para trabalhar cada etapa da cerimônia com o cuidado e respeito que uma despedida merece. Nosso principal objetivo é que esse momento seja inesquecível e se torne uma lembrança coberta de significados”, diz.  

De acordo com o roteirista contratado Henrique Fontes, diretor do Espaço Cultural Casa da Ribeira, em Natal, a ideia não é fugir do que já era feito, mas inovar para que a cerimônia seja acolhedora, simples e marcante, ao mesmo tempo. “O roteiro do vídeo apresentado será mais abrangente e haverá também umroteiro sem o olhar religioso, que traz a vida como um valor importante para todos”, explica. 

“Quando esse momento é bem vivido, a tendência é que o luto siga seu percurso de forma mais natural, o que vai ser menos dolorido e mais saudável”, explica a psicóloga do luto MarianaSimonetti. Mariana explica que o novo formato da cerimônia vem para contribuir com esse processo de elaboração da perda e da vivência do luto. “A partir do momento em que a pessoa reconhece e expressa seus sentimentos, ela se aproxima deles e elabora a perda de forma mais tranquila”, completa a psicóloga. 

O vídeo terá ligação com o ambiente em que acontece acerimônia de cremação. Essa novidade acontece graças a um recurso chamado video mapping ou projeção mapeada, que possibilita projetar em superfícies irregulares imagens, nesse caso, subjetivas, que criem um ambiente de conforto. “A sala vai ser mapeada com gráficos que tragam leituras abstratas de sentimento”, detalham Ernesto Andreghetto e Alexandre Ferraz,sócios-diretores da Forasteiro Produções, empresa responsávelpor implantar o novo recurso. 

Para cada parte da nova cerimônia, que tem duração de 15 minutos, uma projeção foi preparada. Ou seja, as imagensmudam de acordo com o que estiver acontecendo. Pelo grau de envolvimento que possibilita, o recurso audiovisual consegue gerar conforto e emoção no momento da homenagem queapenas palavras não conseguiriam alcançar.  

No segmento de serviços funerários, o Grupo Vila é a primeiraempresa a utilizar projeção mapeada desta forma no Brasil. “Para nós é um passo importante, pois conseguimos alinhar tecnologias que geralmente são aplicadas ao entretenimento em uma cerimônia de despedida. Por isso, nossa preocupação maior foi de relacionar tudo com muito cuidado junto à psicologia do luto e à nossa equipe de cerimonial”,acrescenta Ibsen Vila.

Segundo ele, o objetivo foi de fazer com que os clientes entendessem que a morte faz parte de um ciclo. “Todo o material audiovisual tem o propósito de passar essa mensagem. Para confortar a perda, estimulamos que a memória do ente querido seja mantida de uma forma especial, e que os corações saiam mais acalantados”, finaliza.