Para celebrar o período natalino e encerrar a temporada 2014, a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (OSRN) apresentará dois espetáculos especiais em dias seguidos: o balé “O Quebra Nozes”, que será realizado no dia 17 de dezembro com a participação da Companhia de Dança do Teatro Alberto Maranhão (CDTAM); e o projeto Quintas Clássicas, que terá exibição no dia 18, com a participação de cinco cantores de destaque no cenário da música erudita. Ambas as apresentações contarão com a regência do maestro Linus Lerner e serão realizadas no Teatro Alberto Maranhão (TAM), em Natal, a partir das 20h.
Os dois espetáculos contam com patrocínio do cemitério e crematório Morada da Paz, por meio da lei de incentivo Djalma Maranhão da Prefeitura de Natal. A iniciativa também recebe o apoio da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), por meio da lei Câmara Cascudo, além da Secretaria de Cultura, Governo do Estado, Igetur e Paradise Hóteis.
Sobre o Quebra Nozes
Obra que já virou clássico de Natal em todo o mundo, o espetáculo “O Quebra-Nozes”, de autoria do famoso compositor Piotr Ilitch Tchaikowsky, será interpretado pela CDTAM, com assinatura do coreógrafo potiguar Juarez Moniz e direção de Wanie Rose. A apresentação, que será dividida em dois grandes atos compostos de diferentes cenas, será marcada pela humanização do clássico, tornando-o mais realista, mas sem perder o encanto da festa natalina.
“A plateia vai receber um grande e lindo presente musical, que vai deixar seus corações bem preparados para o espírito de Natal”, relatou Linus Lerner. O maestro informa também que “O Quebra Nozes” já foi apresentado pela OSRN e CDTAM em 2013. “Devido ao grande sucesso, decidimos repetir a exibição. Queremos fazer este espetáculo uma tradição natalina anual, como se já faz em vários lugares do mundo. A cidade está com sorte de ter um balé que não somente pode fazer esse grandioso espetáculo, mas o apresenta numa versão moderna”, apontou Lerner.
Concerto de Natal da OSRN
A apresentação de dezembro do Quintas Clássicas será um Concerto de Natal, com uma programação que divide o espetáculo em duas partes. A primeira será a interpretação da obra “Oratório de Natal”, do compositor francês Camille Saint Saens. Com dez números diferentes, a apresentação contará com performances em solo e com até cinco cantores e coros. A segunda parte será recheada de obras de grandes compositores, como Mozart, Vivaldi e Tchaikovksky, além do maestro brasileiro Guedes Peixoto. Dentre as composições que serão tocadas, estão “Pai Nosso”, “Gloria”, “Messias” e “Feliz Natal”.
Os artistas convidados a dividir o palco com a OSRN e fazer do concerto um espetáculo único são solistas renomados no mundo da música, tanto no Brasil como no exterior. Faz parte desse grupo a cantora soprano Débora Faustino, que, por três anos seguidos, cantou em dois dos maiores espetáculos do Natal Luz, em Gramado. A apresentação contará ainda com as vozes dos potiguares Ariadene Mendes (Mezzo-soprano), César Alves (Tenor), José Fernandez (Barítono) e Sibelle di Luna (Contralto) e o flautista João Vitor.
Serviço
Espetáculo “O Quebra Nozes”
Criação Contemporânea em Dança inspirada no Grande Clássico
Data: 17 de dezembro de 2014 – quarta-feira
Hora: 20h
Local: Teatro Alberto Maranhão
Ingressos à venda na bilheteria do TAM
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Informações: (84) 3222-3669
Ficha técnica
Regente: Maestro Linus Lerner
Compositor: Piotr Ilitch Tchaikowsky
Coreógrafo (Criação Contemporânea em dança): Juarez Moniz
Direção Cênica e Coreográfica: Wanie Rose
Concerto de Natal da OSRN – Projeto Quintas Clássicas
Data: 18 de dezembro de 2014 – quinta-feira
Hora: 20h
Local: Teatro Alberto Maranhão – Natal/RN
Entrada Gratuita
Ficha técnica
Diretor e Regente: Maestro Linus Lerner
Solistas Convidados
Soprano: Débora Faustino (SC)
Mezzo-Soprano: Ariadene Mendes (RN)
Contralto: Sibelle di Luna (DF)
Tenor: César Alves (RN)
Barítono: José Fernandez (RN)
Flauta: João Vitor (RN)