MORRE O EMBOLADOR “MANUEL DO COCO”

Manuel do Coco, símbolo da cultura popular do RN.
Manuel do Coco (de camisa vermelha), símbolo da cultura popular do RN.

Manoel Francisco Basílio faleceu hoje aos 67 anos. Era natural do município de Barcelona, interior do RN, e atualmente ocupava cargo público na Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, lotado na Fundação Cultural Dona Militana. A nomeação foi concedida pelo prefeito Jaime Calado para que Manoel do Coco apresentasse sua arte nos eventos do município.

Sobre Manoel – Além de repentista Manoel do Coco era compositor e embolador, tendo um trabalho voltado para retratar a cultura do Rio Grande do Norte. Apresentou-se por 13 anos na casa de shows Zás-Trás, em Natal, além de fazer apresentações nas praias de Natal. Em 1997, lançou o CD “Emboladas”. Nesse disco, interpretou as emboladas “Calor da vaquejada”, “Cheiro de gado”, “Cheiro do Norte”, “Compadre Bill”,”Jogo dos bichos”, “Saudades do Nordeste”, “Sou de Natal” e “Sou rei da noite”, todas de sua autoria.

Manoel também ficou conhecido nacionalmente pelas participações importantes que fez em programas de televisão. A partir da repercussão do CD “Emboladas” fez três apresentações no programa “Domingão do Faustão”, “Fantástico” e “Globo Esporte” na TV Globo, e “Comando da madrugada”, apresentado por Goulart de Andrade, além do programa “Flash”, apresentado por Amaury Júnior, esses dois na TV Bandeirantes.

Adeus a Manoel – De acordo com informações de familiares o corpo de Manoel do Coco está sendo velado no Centro de Velório Sempre, na Zona Norte de Natal, e será sepultado no final da tarde hoje (3) no Cemitério Parque de Nova Descoberta também em Natal.

Ronny César

Modelo da agência Estilo Model. 17 anos.