O prefeito Francisco José Júnior prepara mais um pacote de mudanças em sua equipe de governo. Dois são os motivos para essa nova adequação: a primeira é para preencher espaços que vão ficando vagos depois que muitos nomes ocuparam cargos no Governo do Estado e no Legislativo, a segunda é para fazer a máquina andar no mesmo ritmo que o chefe do Executivo.
As primeiras mudanças deixam claras este segundo ponto, começando pelo tenente-coronel Alvibá Gomes, que deixa o comando do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM) para assumir a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil. Ele ocupa o cargo que era da professora Socorro Batista que, nitidamente, não se adequou à função.
De acordo com o prefeito, Socorro realizou um grande trabalho, firmando importantes parcerias na capacitação dos guardas-alunos e nas conquistas de alguns bens para a corporação. No entanto, é fato que a Secretaria viveu com Socorro uma crise sem freio que pode ter um novo cenário a partir da presença do coronel da polícia militar Alvibá Gomes.
Comenta-se que os servidores da Guarda são difíceis de aceitar comando. Secretária e comandante estariam esbarrando em discursos do juridiquês dos estudantes ou recém-formados no Direito ou no corporativismo que é grande. Acostumado com essas manobras, Alvibá não deve engolir muita corda e colocar a coisa para funcionar.
Questões como a escala de plantão e o posicionamento dos guardas deve ser uma prioridade para o novo secretário que, além de conhecer do assunto, sabe muito bem quais são os pontos mais críticos da cidade. Colocar os guardas municipais nas ruas e ampliar a parceria com a Polícia Militar é tarefa inicial do novo secretário Alvibá Gomes.
Primeira reunião
Na sexta-feira passada, Alvibá Gomes participou de reunião com a classe comercial de Mossoró para tratar sobre segurança pública. Embora tenha se apresentado ainda como comandante da PM, o coronel já foi apresentado como futuro novo secretário.
Na ocasião, o prefeito anunciou ações de estratégia que serão executadas no Centro, pela Guarda Civil Municipal e Polícia Militar a partir da próxima semana, logo após a posse do novo secretário.
Entrevistado pela TV Cabo Mossoró (TCM), Alvibá já anunciou medidas. Segundo ele, serão colocados guardas civis em locais estratégicos da Praça Bento Praxedes e do Memorial da Resistência, além de rotas da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) nos principais pontos do comércio. O contingente será anunciado pelo novo secretário da pasta.
Fonte: Gazeta do Oeste