‘Terezinha de Jesus’ é selecionado no edital de Curtas Universitários do Canal Futura

Dona-Terezinha-página-2-dia-29-7-15-Assecom-Ufersa

Produzido pelos estudantes Francisco Bezerra e Francisco das Chagas, sob a orientação do professor Luiz Gomes, documentário “Terezinha de Jesus”, peça audiovisual do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC) da Ufersa, vai ainda mais longe. A equipe de trabalho do curso da Ledoc inscreveu a proposta no edital de Curtas Universitários 2015 do Canal Futura, em parceria com a Globo Universidade e da Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU).

A iniciativa surgiu de uma atividade em sala de aula, antecipado pela produção de um artigo científico já apresentado e publicado em seis diferentes eventos acadêmicos da área. “Depois que tivemos as aulas e que escrevemos o artigo pensamos na possibilidade de registrar a vida de uma marisqueira em vídeo – no caso, o documentário – para que as pessoas sentissem o dia a dia dessa gente simples”, justifica Bezerra, diretor do documentário.

Com esse intuito, dona Terezinha de Jesus, 82 anos, foi convidada a estrelar o documentário homônimo. Natural da cidade de Porto do Mangue, distante a 93 km de Mossoró, dona Terezinha há mais de seis décadas mantém o sustento da família com o marisco extraído do mangue. Mãe de 19 filhos (9 vivos) e viúva de dois maridos, “dona Terezinha enfrentou muitas dificuldades: encarou a fome, o trabalho em condições precárias, os preconceitos de ser mulher, viúva e negra”, defende das Chagas, que assina a produção e roteiro.

O documentário foi exibido pela primeira vez na solenidade de recepção dos estudantes da Ledoc e logo seguiu em turnê por eventos acadêmicos com a temática de Educação Popular e em festivais de documentários e curtas. Mesmo com a emoção inevitável da plateia ao ver a história simples de dona Terezinha, nenhuma das outras apresentações, certamente, foi mais emocionante que a do último dia 17 de julho, quando o documentário movimentou a cidade de Porto do Mangue em uma sessão especial montada na quadra poliesportiva da Escola Estadual Professora Josélia de Souza Silva.

PRODUÇÃO

Entre as 1.600 propostas submetidas em todo Brasil, uma primeira peneira selecionou 130 argumentos criativos, para em seguida fechar um seleto grupo de 20 finalistas, entre eles, o documentário da Ufersa. Todos receberão todo o acompanhamento de profissionais para a gravação de uma peça audiovisual.

“A intenção do edital é fomentar a formação de novos documentaristas”, explica Francisco Bezerra, que agora recebe orientações e acompanhamento em todas as fases do que irá resultar em um novo documentário sobre Dona Terezinha de Jesus. Os 20 filmes selecionados serão exibidos no programa Sala de Notícia, do Canal Futura, e os três melhores ainda serão premiados.

Fonte: Gazeta do Oeste