Ana Maria Machado, Elma Neves e Fábio Monteiro participam desta edição, com foco nas políticas públicas de leitura e de bibliotecas
Escritores, ilustradores, especialistas e educadores têm encontro marcado nos dias 21 e 22 de setembro, em Natal, durante a 11ª edição do Seminário Potiguar Prazer em Ler. Promovido pelo Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), o evento tem como tema “Políticas Públicas de Leitura e de Bibliotecas: formação de leitores em questão” e conta com nomes nacionais da literatura infanto-juvenil, como Ana Maria Machado, Elma Neves de Moraes e Fábio Monteiro.
A programação do Seminário é composta por palestras e debates dinâmicos, pensados para possibilitar trocas de conhecimento e diversidade de discussões, além de leituras públicas e sessões de autógrafos. O foco desta edição, que acontece das 8h às 18h, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), Zona Oeste da capital, é o fortalecimento político da leitura, da literatura e das bibliotecas em território potiguar.
A 11ª edição do Prazer em Ler é fruto da sólida parceria entre o IDE e o Instituto C&A e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte (SEEC), da Secretaria Municipal de Educação de Natal (SME) e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Parnamirim (SEMEC). As editoras Paulinas e Comunique também colaboram com o evento.
A Diretora Executiva do IDE, educadora Maria Evania de Oliveira, explica que o Seminário vai contribuir para o debate sobre a leitura literária enquanto direito, mas também para provocar a tomada de decisões capazes de efetivá-lo no RN. “Um dos pontos que entrará em pauta é o cumprimento da Lei nº 12.244 no Estado. Estamos próximos do término do prazo fixado pela legislação e muitas instituições potiguares permanecem sem bibliotecas”, destaca ela.
Integram a lista de participantes desta edição do Seminário Potiguar Prazer em Ler: a escritora Ana Maria Machado, autora de mais de 100 livros e membro da Academia Brasileira de Letras; o escritor, ilustrador e contador de histórias pernambucano Luciano Pontes; o escritor Fábio Monteiro, vencedor do Prêmio Jabuti; a escritora e ilustradora Elma Neves de Moraes, que possui selo da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ); escritores, poetas, professores, jornalistas e atores potiguares.
A inscrição para o Seminário é gratuita e deve ser feita junto às secretarias de Educação parceiras do evento até o dia 19 de setembro. O próprio IDE também realiza parte das inscrições, por meio do telefone (84) 98127-0484. O Instituto é uma organização não-governamental potiguar que atua desde 2004, executando projetos que visam ao fortalecimento da escola pública de qualidade.