Ballet Nacional da Ucrânia faz apresentação única em Natal

Com 150 anos de tradição, o Ballet Nacional da Ucrânia se apresenta em Natal nesta quarta-feira (1º). O show, que faz parte da inédita turnê pela América do Sul, acontece no palco do Teatro Riachuelo, às 21h. No espetáculo, o Kiev Ballet, como é mundialmente conhecida a companhia, apresentará duas obras de seu repertório no formato suíte.

Kiev Ballet – Teatro Riachuelo

  • Atração: apresentação do Ballet Nacional da Ucrânia
  • Endereço: Avenida Bernardo Vieira, 3775 – Shopping Midway Mall – Piso L3
  • Horário: 21h
  • Valores: entre R$ 70 e R$ 200
  • Ingressos: na bilheteria do teatro e online através do Uhuu
  • Informações: (84) 4008-3700

A primeira delas é uma versão condensada do clássico da literatura Don Quixote de La Mancha. Com 80 minutos de duração, é uma apresentação de quatro atos que teve a sua primeira adaptação para o balé em 1740, na Áustria.

Depois, será a vez da encenação de Paquita, que também será apresentada no formato suíte, mas com 35 minutos de duração aproximada. Ela foi criada na Ópera de Paris em abril de 1846 por Joseph Mazilier e Paul Foucher, com música de Édouard Deldevez e Ludwig Minkus.

Paquita sempre faz sucesso devido, principalmente, as suas alegres danças espanholas. Em 1847 Marius Petipa criou uma nova versão para a obra em Saint­Petersburgo, esta será apresentada ao público natalense.

Ao todo, o espetáculo conta com 38 profissionais entre solistas, corpo de baile, técnicos e produção.

A Companhia

Companhia apresentará duas obras de seu repertório clássico no formato suíte (Foto: Divulgação )Companhia apresentará duas obras de seu repertório clássico no formato suíte (Foto: Divulgação )

Companhia apresentará duas obras de seu repertório clássico no formato suíte (Foto: Divulgação )

O Kiev Ballet é uma companhia de balé da cidade de Kiev. Tem como sede e origem o Teatro de Ópera da Ucrânia, inaugurado em 1867, onde iniciou como um pequeno grupo de bailarinos que se apresentavam nas danças folclóricas e balés das óperas locais.

No início do século 20, com o crescente intercâmbio com as escolas russas, teve importante impulso com a chegada de bailarinos dos Balés Russos de Paris, que fugiam da 1ª Guerra Mundial, quando então começa a diversificar seu repertório e a formar bailarinos de nível internacional.

Com as mudanças políticas e sociais do fim da União Soviética, a forte estrutura cultural e artística dos ucranianos, lhes permitiu integrar a elite das companhias europeias de balé.

Em 1950, começam a se apresentar nos principais palcos tanto da Cortina de Ferro como em países como Inglaterra e França, onde em 1960 foram agraciados com a Estrela de Ouro, o maior prêmio da Academia Francesa de Dança.

Após a independência da Ucrânia em 1990, o Kiev Ballet estende suas apresentações à América do Norte e Ásia, além de toda a Europa, se consolidando e sendo reconhecido como uma das principais companhias de balé clássico do mundo e uma das guardiãs da técnica clássica pura.

Serviço

Ao todo, o espetáculo conta com 38 profissionais entre solistas, corpo de baile, técnicos e produção (Foto: Divulgação )

Ao todo, o espetáculo conta com 38 profissionais entre solistas, corpo de baile, técnicos e produção (Foto: Divulgação )

Fonte: G1