Educação inaugura biblioteca escolar no bairro Cajupiranga

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), por meio do projeto “Parnamirim, um rio que flui para o mar da leitura”, inaugurou no último sábado (18), a biblioteca escolar André Neves, na Escola Municipal Prof. Edmo Pinheiro Pinto, em Cajupiranga.

“Nossas crianças estão tendo acesso ao acervo e à presença ilustre de André Neves, um dos autores e ilustradores mais prestigiados da literatura infantil. Parabéns aos mediadores de leitura por proporcionar essa riqueza literária para a comunidade escolar em Cajupiranga”, disse a titular da SEMEC, Ana Lúcia Maciel.

Em Parnamirim, devido ao trabalho contínuo do projeto Rio de Leitura, que há dez anos capacita mediadores de leitura, 100% das escolas municipais de ensino público contam com bibliotecas escolares. A inauguração, portanto, é o momento em que se oficializa o espaço com o nome de um autor homenageado.

“Quero parabenizar Luciano Leite, gestor da escola e toda a equipe pela escolha do nome, o renomado escritor e ilustrador, André Neves. Garantir um espaço de leitura literária não é um privilégio para as elites, é um direito de todos, que além disso permite o exercício pleno da democracia”, acentuou a Secretária Ana Lúcia Maciel.

A solenidade, plena de imagens e verbos, anunciavam a importância do escritor André, que passeou na emoção de Ananias e Sofia, Sebastiana e Severina e tantos outros personagens que saltaram dos seus livros e estavam vivos na escola.

“Com palavras marcadas pelo acento típico de quem nasceu em Recife, André Neves repetiu aquilo que o Rio de Leitura tem, perseverantemente repisado, ou seja, que a biblioteca é o coração de uma escola”, disse Angélica Vitalino, técnica do projeto premiado como o segundo melhor do Brasil, pela Fundação Nacional da Literatura Infanto-juvenil.

André Neves recebeu presentes em forma de grafite, rendas de bilro, glacês de bolo, passos brincantes do pastoril em enlaces de amor. E foi coroado. Em troca, doou horas de seu tempo doando frases de afeto para professores, tirando fotos e compartilhando histórias com as crianças.  Histórias soltas presas no Edmo Pinheiro para sempre!

O escritor que já coleciona tantos prêmios nacionais e no mundo, agora coliga amigos de Cajupiranga, através das vozes das mediadoras de leitura Laíse Nóbrega e Francisca de Assis e de todo o corpo docente da escola.

“Hoje podemos dizer que os livros de leitura literária povoam todas as nossas escolas e com mediadores de leitura que fazem toda a diferença. Estou encantada com a participação da comunidade , crianças talentosas que já demonstram amor pela leitura literária, isso é fruto da semente plantada deste pequeno rio que flui para o mar da leitura. Parabéns a todos!”, encerrou a titular da SEMEC, Ana Lúcia Maciel.

André Neves é considerado um pesquisador das ilustrações e reconhecido em todo o mundo na área. É vencedor do Jabuti 2003 Juvenil, e do Açorianos de Literatura em 2004, 2006 e 2009. Conquistou o Selo Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil para Tom e Entre nuvens, recebeu o troféu Monteiro Lobato de Literatura Infantil da Revista Crescer e já integrou o Catálogo de Bolonha.

Os livros Um pé de vento e Tom (texto e ilustrações) e Planeta Caiqueria, de Hermes Bernardi Jr (ilustrações de André), estão na relação do Elefante Letrado, que é uma prestigiada plataforma de leitura para escolas, voltada ao desenvolvimento do hábito e compreensão leitora em alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental.

 

Colaboração: PARNAMIRIM, UM RIO QUE FLUI PARA O MAR DA LEITURA