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O TikTok vem ganhando cada vez mais adeptos pelo mundo afora. O antigo Musical.ly continua sendo uma plataforma para gravar vídeos curtos, tendo como principal foco a dublagem de músicas e cenas de humor. Com 15 segundos de duração, os clipes são compartilhados no próprio aplicativo, que funciona como uma rede social – assim, é possível seguir outros usuários, comentar, curtir, entre outras funções.
O app tem chamado atenção pelo rápido crescimento, superando gigantes como Facebook, Instagram, YouTube e Snapchat em número de downloads nos Estados Unidos – são 130 milhões de usuários no mundo. Conheça a seguir cinco curiosidades do TikTok, que pode ser baixado em celulares Android e iPhone (iOS).
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Conheça 5 curiosidades sobre o TikTok, app mais baixado que Instagram nos EUA — Foto: Divulgação/TikTok
1. Venda avaliada em US$ 1 bilhão
O crescimento abrupto do TikTok no mercado americano deu-se após a fusão com o Musical.ly, o que ocorreu no início de agosto. Os usuários que tinham o antigo aplicativo instalado no celular um dia acordaram e viram o nome “TikTok”. Com uma base de usuários repentinamente aumentada em 100 milhões de contas ativas por mês, o app passou a chamar ainda mais atenção do público, principalmente formado por adolescentes, assim como da imprensa especializada.
Mas a junção das duas plataformas não ocorreu do dia para a noite. A ByteDance, empresa chinesa dona do TikTok, comprou o Musical.ly em novembro de 2017. O valor do negócio não foi revelado oficialmente, mas fontes ligadas à empresa de tecnologia afirmam que o acordo custou entre US$ 800 milhões e US$ 1 bilhão – ou seja, até R$ 3,8 bilhões, considerando a conversão direta. Na época da negociação, o Musical.ly tinha aproximadamente 60 milhões de usuários.
2. Chinês de berço
A aquisição do Musical.ly pela ByteDance é uma estratégia da empresa chinesa para entrar no mercado americano, onde o finado app de dublagem já era extremamente popular. O que muita gente não sabe é que o Musical.ly já era chinês de berço.
A plataforma foi fundada em 2014 por Alex Zhu e Luyu Yang, empresários chineses e amigos de longa data. O serviço foi estabelecido com sede em Xangai e com um escritório na Califórnia, nos Estados Unidos, o que ajudou na sua popularização nas américas.
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TikTok, app de dublagem, traz efeitos faciais para usar nos vídeos — Foto: Divulgação/TikTok
3. Febre no mercado asiático
Mesmo antes da fusão com o Musica.ly, o TikTok já era um sucesso absoluto no mercado asiático. Em julho, o app alcançou a marca de 500 milhões de usuários ativos, número muito superior ao seu irmão americano à época. A maior parte desse público – 300 milhões – era da China, o que se deve à origem da plataforma e à própria densidade populacional do país.
Curiosamente, o número por lá não cresceu muito após a junção com o Musical.ly. Isso porque, devido às restrições do governo chinês em relação ao acesso à Internet, a ByteDance decidiu manter o TikTok como uma aplicação independente, rebatizada com o nome de Douyin.