A Secretária de Saúde de São Paulo do Potengi, Dailva Bezerra, foi ao Aeroporto Internacional de Natal para dizer adeus aos dois médicos que atenderam o município. Aos prantos, gestora e médico trocam abraços e acenos na entrada do portão de embarque. Emocionada, Dailva fala sobre a saudade que vai sentir do cuidado e atenção dos cubanos. “O sentimento é de muita gratidão. Eles receberam uma monção de reconhecimento da Câmara Municipal, da Secretaria de Saúde e uma homenagem por parte da população ao se despedirem. A gente perde um diferencial muito importante com a ida deles que é o da medicina comunitária”, afirma.
A chegada dos novos profissionais também tem sido motivo de preocupação para a gestora, que também é vice-presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/RN). De acordo com ela, está ocorrendo um problema que já era previsto pelo Cosems: muitos dos brasileiros que já faziam parte da equipe de Estratégia da Saúde da Família (ESF) migraram para o Mais Médicos, deixando assim, a atenção básica desassistida. Dados da Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap) apontam que cerca de 70% dos médicos selecionados o Mais Médicos já ocupavam alguma equipe de ESF.
“Está tendo muita articulação por parte do Cosems, juntamente com o Conselho Nacional de Secretários Municipais e a Confederação Nacional dos Municípios para cobrar ao Ministério da Saúde um posicionamento que reveja essa situação”, declara Dailva Bezerra.