A importância das Unidades de Conservação da Natureza, o uso sustentável das UCs e os trabalhos de pesquisas desenvolvidos integram os debates da Semana Estadual do Meio Ambiente – SEMA. A partir desta quarta-feira (02), o Núcleo de Gestão de Unidades de Conservação do Idema promoverá um ciclo de lives no perfil do Instagram do @idemarn.
De acordo com o coordenador do NUC, Rafael Laia, as Unidades de Conservação (UCs) possibilitam a integração entre a pesquisa, a conservação e o desenvolvimento sustentável. “É fundamental discutirmos a importância da sustentabilidade no desenvolvimento econômico e social e como é possível conciliar proteção e desenvolvimento”, disse o coordenador Rafael Laia.
Ao final da tarde desta quarta, às 17h, acontecerá a live “A Importância da Conservação da Biodiversidade no Litoral Sul do RN”, com a gestora da APA Bonfim-Guaraíra, Liana Sena, e a coordenadora da ONG Oceânica, Lígia Rocha.
Amanhã, dia 03 de junho, haverá o debate “Parque Estadual Mata da Pipa: Ciência e Sociedade em prol da sustentabilidade ambiental”, com a gestora do Parque, Mariana Gondim, e a bióloga e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Eliza Freire.
Já na sexta-feira (04) de junho, haverá a live “O que as pesquisas realizadas na APA Recifes de Corais têm a nos dizer?”, com a gestora da APARC, Heloisa Brum e com o biólogo e professor da UFRN, Guilherme Longo.
No sábado 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, a Live “Desafios da Biodiversidade: preservar, conservar e monitorar”, com o gestor da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão, Ramiro Camacho, e com o biólogo e professor da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), Flávio Lima.
Fique por dentro dos trabalhos das Unidades de Conservação Estaduais, administradas pelo Idema. Os eventos acontecem sempre às 17h, no perfil do Instagram: @idemarn
Teatro de Fantoches sobre Educação Ambiental é apresentado na SEMA
Além da programação com a temática de Conservação da Natureza, a equipe de Educação Ambiental do Instituto está promovendo uma série de atividades de sensibilização. Na manhã desta quarta-feira (2), foi realizada a peça de fantoches “Preservar o meio ambiente tem tudo a ver com você”, com a equipe de jardineiros, auxiliares de serviços gerais e copeiras.
Realizada pela Subcoordenadoria de Planejamento e Educação Ambiental (SPEA) do órgão, a peça animou e abrilhantou ainda mais a programação. O teatro abordou a temática da saúde do planeta terra, a importância da água, dos demais recursos naturais, sustentabilidade, qualidade de vida e promoção da reciclagem. A produção de lixos também foi tema abordado durante a peça, além de efeito estufa, camada de ozônio e as consequências da poluição ao meio ambiente. A atividade aconteceu no primeiro piso do Ecocentro.
“Tocar corações e formar pessoas para serem agentes de transformação social é nosso principal objetivo ao pensarmos nesta iniciativa”, disse a coordenadora da Educação Ambiental, Iracy Wanderley.
Para seu Dedé da Redinha, profissional da limpeza no órgão ambiental e intérprete da Terra, poder participar da ação foi uma grande alegria e durante sua fala, ressaltou a importância de cuidar da Natureza. “Estamos enfrentando um momento muito difícil e triste no planeta inteiro. É tanta destruição, pandemia e poluição. Esse momento aqui nos ajuda a lembrar o que vale a pena na vida, e reforça a responsabilidade que temos de cuidar do nosso planeta e de quem amamos também. Não importa o cargo ou a posição social de cada um aqui, todos são importantes”, comentou ao final da apresentação.
Ao longo do dia de hoje, logo no início da tarde, às 14h, será realizado o minicurso “Pagamento por serviços ambientais (PSA): o que muda com a nova lei?”. Logo após, o Encontro Virtual “Escola sustentável é possível? O que a sua escola tem a ver com isso?”; Encontro Virtual: atividades realizadas pelo setor de Fauna do Idema; Encontro Virtual: licenciamento ambiental e gerenciamento de registro das atividades petrolíferas no RN”; Aula Inaugural do curso de Educação Ambiental; e a Sala de Diálogos: desafios do gerenciamento costeiro no Brasil em face das mudanças climáticas e seus efeitos