Secom
A Prefeitura do Natal começou a vacinar nesta quarta-feira (9) um novo público contra a influenza. Nesta terceira etapa estão incluídos doentes crônicos e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência, forças de segurança e salvamento, forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, além da população privada de liberdade.
Os pontos definidos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal) para receber o imunizante na capital são 20 unidades básicas de saúde, o drive-thru do Ginásio Nélio Dias (portão 03) e o ponto para pedestres da Praça Augusto Leite, no Tirol. É necessário levar no ato da vacinação a caderneta vacinal, documento com foto e comprovante de residência de Natal. As pessoas com alguma comorbidade devem estar munidas de atestado médico para comprovar a existência da doença crônica e os profissionais também precisam apresentar os crachás de trabalho ou documento que mostre vínculo empregatício para receber a imunização.
Em 2021 a campanha acontece paralela à vacinação contra a Covid-19 e deve haver intervalo de 14 dias entre as aplicações. Quando coincidir o público-alvo das etapas, deve ser priorizado concluir o esquema vacinal da dose de Coronavac. Para o público que recebeu Oxford ou Pfizer, é possível receber o imunizante contra a gripe entre a primeira e segunda dose, desde que respeite o intervalo preconizado pelo Ministério da Saúde.
“Como estamos em duas grandes campanhas de vacinação, é importante que a população atente-se aos prazos de intervalo entre as doses. A gente também pede aos públicos prioritários que observem a documentação comprobatória. Se você pertence a um dos grupos das etapas anteriores também pode comparecer a um ponto e se vacinar”, comenta George Antunes, Secretário Municipal de Saúde.
O público de crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde da fase 1; bem como idosos com 60 anos e mais, professores do ensino básico e superior de escolas públicas e privadas contemplados na fase 2 também podem receber o imunizante durante a terceira fase da campanha.
Confira a lista dos locais de vacinação:
Drive Nélio Dias – Av. Guararapes, s/n. Lagoa Azul (Portão 03 – diariamente das 08h às 16h).
Praça Augusto Leite (seg a sex das 08h às 16h)
Vinte salas de vacinação com horário de funcionamento das 8h às 11h30 e das 12h30 às 16h.
Distrito Sanitário Norte I
USF Vista Verde – Rua Linda Batista, 18 – Pajuçara
USF África – Av. Dr João Medeiros Filho, 02 – Redinha
USF Cidade Praia – Rua São Caetano, 520 -Lagoa Azul
USF José Sarney – Rua dos Lírios, 231 – Lagoa Azul
Distrito Sanitário Norte II
USF Potengi – Av. Itapetinga, 02. Conjunto Santarém
USF Igapó – Rua São Tiago, 01. Igapó
USF Parque dos Coqueiros – Rua das Pedrinhas, s/n. Parque dos Coqueiros
USF Pedra do Sino – Rua Pedra do Sino, s/n. Conjunto Soledade I
Distrito Sanitário Leste
USF Aparecida – Rua Guanabara, 1050 -Mãe Luiza
Distrito Sanitário Oeste
USF Guarapes – Rua Lagoa Seca, 74.
USF Bom Pastor – Rua Augusto Calheiros, 01
UM Felipe Camarão – Rua da Tamarineira, 25
UBS Quintas – Rua dos Paiatis, 1854
UBS Esperança – Av. Pernambuco, 214
USF Novo Horizonte – Rua dos Paiatis, 128
USF Felipe Camarão III – Rua Itamar Maciel, 360
Distrito Sanitário Sul
UBS Ponta Negra – Rua José Medeiros, 01
UBS Pirangi – Av. São Miguel dos Caribes, 650
USF Planalto – Rua Comunidade Shalom, 15
UBS Jiqui – Rua União dos Palmares,