Fecomércio: Fecomércio RN discute celebração dos 120 anos do encantamento de Augusto Severo

Fecomércio RN discute celebração dos 120 anos do encantamento de Augusto Severo

O vice-presidente da Fecomércio RN e presidente do Sindcomércio Macaíba, Luiz Lacerda, participou de reunião sobre o evento de 120 anos do encantamento do macaibense Augusto Severo com o prefeito de Macaíba, Emídio Junior. O gestor municipal se reuniu com os representantes da comissão organizadora na quinta-feira (28), na sede da Prefeitura.

A data será comemorada no próximo dia 12 de maio e um dos pontos abordados na reunião foi o traslado dos restos mortais de Severo do Rio de Janeiro para Macaíba. O grupo, formado por representantes do Governo do Rio Grande do Norte, instituições e entidades, já realizaram reuniões anteriores para discutir as tratativas para a homenagem.

Na última terça-feira (26), os membros da comissão se reuniram com o vice-governador, Antenor Roberto, e como sugestão, propuseram que os municípios de Parnamirim e Macaíba realizem celebrações.

Augusto Severo

Um dos filhos ilustres do município, o macaibense Augusto Severo de Albuquerque Maranhão (11 de janeiro de 1864 – 12 de maio de 1902) foi político, aeronauta e inventor, sendo responsável pela criação do balão dirigível “Pax”, aeronave que explodiu durante uma experiência aérea na cidade de Paris, levando ao falecimento de Augusto Severo e do mecânico francês Georges Sachet.

No decorrer dos mais de 100 anos após a morte do inventor, uma série de homenagens foi realizada em sua memória com a denominação de várias ruas, escolas, praças em diversas cidades no Brasil e no exterior, entre elas Paris, Rio de Janeiro, São Paulo, Natal e Macaíba, cidade que também é sede do mais novo polo de inovação, ciência e tecnologia do Rio Grande do Norte, o Parque Tecnológico Augusto Severo (PAX), localizado na comunidade Jundiaí, próximo à Escola Agrícola (EAJ) e ao Instituto Santos Dumont (ISD).

Estiveram presentes na reunião com o prefeito Emídio Júnior o secretário-adjunto de Cultura e Turismo de Macaíba, Anderson Tavares; a coordenadora do Parque Tecnológico Augusto Severo (PAX), Ângela Paiva; a escritora Leide Câmara, da Academia Norte-riograndense de Letras; Pedro Brito, representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Rio Grande do Norte; Hárryson Magalhães, representante da Fundação José Augusto e Cléber Pinheiro, representante do grupo Sempre Macaíba.