Uninassau Na Comunidade.

 

O UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Natal realizará, na próxima quarta-feira (29), a partir das 13h, a ação social Nassau na Comunidade, oferecendo serviços gratuitos para os moradores da região do Passo da Pátria. Durante toda a tarde, a população terá acesso a serviços como aferição de pressão, testes de glicemia, avaliação odontológica, orientação jurídica e um momento lúdico de contação de histórias para as crianças. O projeto é realizado de forma voluntária pelos alunos e docentes de diversos cursos da UNINASSAU e faz parte do calendário de Responsabilidade Social da Instituição.

De acordo com o diretor da Instituição, André Lemos, desenvolver e ofertar ações de responsabilidade social é um dos pilares para o desenvolvimento do aluno UNINASSAU. “Nós acreditamos na formação do estudante por meio não somente do que é aprendido nas salas de aula, mas também das ações práticas”, declarou. O diretor também destaca a importância de eventos como esses nas comunidades carentes de Natal. “Dessa vez, foi a comunidade que nos procurou para realizarmos esta ação. Isso mostra o quanto estamos comprometidos com a sociedade e como ela está legitimando a importância do que temos feito a partir de nossas ações sociais”, comentou.

A Comunidade do Passo da Pátria é considerada pela prefeitura de Natal uma Área de Interesse Social devido a suas características de vulnerabilidade socioeconômica. De acordo com José de Arimatéia, diretor presidente da Associação de Moradores e Centro de Convivência Dom Nivaldo Monte, as ações sociais realizadas no local auxiliam a população no acesso a serviços que são escassos aos moradores da região. “Nós agradecemos muito pela oportunidade de termos essas atividades aqui no Passo da Pátria e, mesmo que pareça pouco, faz uma grande diferença àqueles menos favorecidos. Muitos moradores estão sem ocupação ou trabalham como autônomos e as dificuldades financeiras refletem muito na carência alimentar e na dificuldade de locomoção para acessar os serviços de saúde, por causa dos custos de transporte, por exemplo”, explica José.

Os interessados em participar da ação, tanto para receberem os serviços ofertados quanto para auxiliarem como voluntários, devem comparecer ao local no dia e horário marcado. Para José, será bastante interessante levar mais movimento para a região onde a comunidade fica localizada por meio dessa ação. “São poucas as pessoas em Natal que conhecem o Largo do Passo da Pátria, este ponto turístico próximo à Pedra do Rosário. O Largo possui uma das belas vistas do Rio Potengi e Manguezais, e deveria ser mais apreciado e frequentado”, completa.