Abertura do XVIII Encontro Nacional do PROIFES-Federação ocorreu nesta terça (12), com a presença da secretária adjunta da Educação (SEEC), Márcia Gurgel
Em um cenário de retomada das atividades presenciais após dois anos de pandemia, o Estado do Rio Grande do Norte sedia o XVIII Encontro Nacional da Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (PROIFES-Federação). A abertura foi realizada nesta terça-feira (12), com a presença da secretária adjunta da Educação (SEEC), Márcia Gurgel.
“É fundamental momentos como esse, que faz a discussão na perspectiva que a gente assegure aquilo que está estabelecido como premissa que é o direito inalienável da educação de todas as crianças, jovens e adultos desse país. Nós não podemos nos fechar na discussão do ensino superior perdendo de vista a importância e a gravidade que a educação básica enfrenta nesse país”, afirmou a Márcia Gurgel.
Até 14 de julho, o PROIFES-Federação reúne observadores, convidados, palestrantes e representantes da diretoria e delegações de todos os sindicatos federados no hotel Golden Tulip, em Natal, para debater o orçamento para as Universidades e Institutos Federais, autonomia universitária, reposição inflacionária para os servidores e servidoras federais, carreira docente e a pesquisa científica.
“O Encontro Nacional é o ponto final de um processo de discussão entre os sindicatos federados, da conjuntura que tem afetado as IFES. É também, paradoxalmente, o ponto de partida para as ações mais imediatas da Federação. Nesse Encontro, os professores das IFES poderão debater esses temas, que giram em torno da defesa das IFES e dos seus salários e carreira, e formular propostas”, afirma o presidente interino do PROIFES-Federação, Wellington Duarte, professor do departamento de Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Dessa forma, reconhecido como um espaço privilegiado de discussão que auxilia e contribui para traçar diretrizes de atuação da Federação, para o secretário geral da Federação Nacional de Docentes Universitários da Argentina (CONADU), Carlos De Feo, a 18ª edição do encontro ocorre num contexto de reafirmação da defesa que “a universidade pública muda a vida. Por isso nós estamos decididos a seguir trabalhando nesse sentido”.
Da mesma forma, o secretário de Relações Internacionais (CTERA), Eduardo Pereyra, avaliou que “esse tipo de encontro definirá em grande parte do tipo de luta que será travada pela Educação na América Latina”.
CONAPE 2022
O Encontro Nacional do PROIFES-Federação antecede a segunda edição da Conferência Nacional Popular de Educação, que será realizado em Natal, entre os dias 15 e 17 de julho.
Reconhecida mundialmente, a inegável importância do Patrono da Educação do Brasil, Paulo Freire, será celebrada pela CONAPE 2022. Em harmonia com a plataforma da educação no Estado, a Conape tem como tema a “Educação pública e popular se constrói com democracia e participação social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire” e se insere no esforço de prestigiar o Rio Grande do Norte ao longo do Centenário de Paulo Freire (2021-2022).
A Conferência Nacional Popular de Educação é um espaço que reúne 40 entidades que formam o Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) em defesa do Plano Nacional de Educação (PNE), da agenda de instituição do Sistema Nacional de Educação (SNE) e da defesa do Estado democrático de direito e dos direitos sociais.
A etapa nacional ocorre sob coordenação do FNPE, articulação com o FEE/RN, e coordenação executiva da ANPAE, Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (PROIFES), Confederação Nacional dos Trabalhadores em educação (CNTE), Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino (CONTEE), Central única dos Trabalhadores (CUT), Federação de sindicatos de trabalhadores técnico-administrativos em educação das instituições de ensino superior (FASUBRA), Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e União Nacional dos Estudantes (UNE).