A Galeria Sol da Meia Noite, de São Miguel do Gostoso, vai realizar, a partir do dia 23 de julho, a exposição de fotografias “Pretas, Pretinhos – Pretos, Pretinhas”. De autoria do fotógrafo local Rubens dos Anjos, a mostra é uma proposta afirmativa que vai exibir, com orgulho, negros que moram nesta cidade do litoral Norte potiguar.
A abertura da exposição, prevista para às 19h do dia 23/7, será na sede da Galeria Sol da Meia Noite, na avenida dos Arrecifes, 2454, bairro do Maceió, São Miguel do Gostoso. Ao todo, serão expostas 20 fotos, todas de negros e negras que moram na cidade. A exposição deverá permanecer por três meses neste espaço de arte e cultura da cidade.
Inaugurada em novembro de 2021, a Galeria Sol da Meia Noite é um importante espaço de arte de São Miguel do Gostoso, destinada à comunidade local e a turistas que visitam a cidade. Está aberta de terça a domingo, das 18h às 21h. A galeria conta com amplo espaço de jardim, com a exibição de esculturas e murais de diversas tendências artísticas.
A galeria também conta com amplo espaço interno para exposições de obras artísticas diversas. A ideia é apresentar obras de artistas regionais, bem como de outras regiões do Brasil e até do exterior. Em agosto, por exemplo, será exibida a exposição “Olhar Estrangeiro”, do pintor francês Patrick d’Esperies, que mora em São Miguel do Gostoso.
A exposição de fotografias “Pretas, Pretinhos – Pretos, Pretinhas” tem como objetivo ser uma manifestação cultural contra o racismo estrutural que, infelizmente, ainda existe no Brasil e em outras partes do mundo. O projeto e a produção de fotos começaram em 2020, mas foram suspensas por causa da pandemia, sendo retomada este ano.