Iniciativa é encabeçada pelo Centro Médico Veterinário (CMV) de Natal e inclui campanhas de vacinação e monitoramento de zoonoses
A cidade de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, contará, a partir de agosto, com um reforço no controle de zoonoses, que são doenças transmissíveis de animais para humanos.
Isso será possível por meio de parceria firmada entre o Centro Médico Veterinário (CMV) da Universidade Potiguar (UnP) e o Centro de Zoonoses do Município, com o objetivo de evitar a propagação de enfermidades como raiva, leptospirose e toxoplasmose.
A cooperação visa ao desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão, em que os estudantes de Medicina Veterinária da UnP analisarão patologias, com aulas práticas ministradas no município da Região Metropolitana de Natal. A parceria também inclui campanhas de vacinação em animais e monitoramento de zoonoses.
“Esse acordo será muito benéfico, tanto para a população de São Gonçalo do Amarante quanto para os estudantes. Nosso foco é o controle de zoonoses do município, que contará com o auxílio do Centro Médico Veterinário, o qual dispõe de laboratórios extremamente equipados”, detalha o professor de Medicina Veterinária da UnP, Felipe Câmara.