Empresa – que administra 23 shopping centers no país, entre eles o Natal Shopping – apresenta o primeiro relatório em que detalha ações nas áreas social, ambiental e econômica
A Ancar Ivanhoe, pioneira no setor de shopping centers, lançou, em evento online, o primeiro Relatório de Sustentabilidade da companhia. No documento, destaca os avanços da empresa em sustentabilidade, diversidade e os mecanismos de gestão, com ênfase em projetos de transformação digital.
A publicação do Relatório coincide com o aniversário de 50 anos da Ancar Ivanhoe no Brasil, administradora de 23 shopping centers espalhados pelas cinco regiões no país, entre eles, o Natal Shopping. Com a iniciativa, apresenta como os empreendimentos fazem a diferença para lojistas, consumidores, fornecedores e colaboradores, além das comunidades onde estão inseridos, ao mesmo tempo em que busca alternativas que mitiguem impactos negativos ao meio ambiente.
A abertura do evento foi conduzida pelo gerente de ESG da companhia, Alexandre Sattos, que reforçou a importância da iniciativa ao abordar os compromissos da companhia com a agenda.
A webinar contou com a palestra do doutor em Engenharia Civil e mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e administrador de empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O especialista falou sobre a dimensão do assunto e os desafios do tema para o universo corporativo.
“Escrevemos, em 2022, um novo capítulo da nossa história com o lançamento do primeiro Relatório de Sustentabilidade da empresa. Elaborado com base nas diretrizes da Global Reporting Initiative – GRI e em linha com melhores práticas do mercado – em sua versão GRI Standards – o relatório consolida a performance da Ancar Ivanhoe em três dimensões: Social, Ambiental e Econômica. Reforçamos a transparência no diálogo com lojistas, consumidores, comunidades, fornecedores e colaboradores”, esclarece Sattos.
O lançamento do relatório define os novos rumos da companhia, no que tange à estratégia de sustentabilidade, rumo a uma Agenda ESG sólida e genuína. Confira as iniciativas e resultados, acessando o Relatório de Sustentabilidade Ancar 2021.
Iniciativas sustentáveis do Natal Shopping
O Hub de Reciclagem, espaço recentemente inaugurado no shopping – localizado no 1º piso, ao lado do Suco Bagaço – é um direcionado ao descarte de vários materiais, tais como: óleo de cozinha, latinhas, plástico, lixo eletrônico, pilhas e baterias, tampinhas de garrafa, lâmpadas, papelão e cápsulas de café. Todo material é destinado a ONG’s e instituições parceiras do shopping que reutilizam e reciclam o material.
Outra iniciativa é a loja de produtos sustentáveis feitos a partir da reutilização e reciclagem dos resíduos gerados no shopping. O espaço Sustentabilidade Transforma, localizado no piso L2, ao lado da C&A, tem parceria com algumas instituições, como a Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ/UFRN) que produz adubo com o reaproveitamento dos resíduos orgânicos da praça de alimentação.
Também estão à venda na loja, barras de sabão produzidas pela Associação de Idosos Julieta Barros, a partir do óleo de cozinha descartado pelos clientes e operações de alimentação do shopping no ponto de coleta.
Boas práticas ecológicas do NAT
Em relação ao consumo consciente, o empreendimento economiza até 40% do volume de água despejado pelas torneiras dos banheiros. Quanto à energia, o shopping possui claraboias que permitem a entrada de luz do sol nos corredores e estacionamento de motos, diminuindo a utilização de luzes artificiais.
Dentro dessas boas práticas ecológicas do shopping, estão as quatro vagas de estacionamento com pontos de recarga para carros elétricos. A iniciativa é uma parceria com o grupo Neoenergia e faz parte do projeto Corredor Verde, uma eletrovia que irá conectar seis capitais do Nordeste – de Natal (RN) a Salvador (BA).
As bituqueiras do shopping – locais destinados ao descarte correto dos restos de cigarro – também integram as ações sustentáveis do empreendimento. As bitucas coletadas serão transformadas em papel reciclado pela fábrica Votorantim, através de um processo que envolve tecnologia desenvolvida pela Universidade de Brasília (UNB).