Prevenção ao câncer de mama: Sesc RN realiza ações da campanha Outubro Rosa

O mês de outubro é marcado mundialmente pela campanha de prevenção ao câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa. Este ano, o Sesc RN traz, entre os dias 1º e 31 de outubro, uma programação com mais de 15 ações temáticas espalhadas nas seis cidades com unidades do Sesc no estado.

Entre as ações, está o tradicional desfile “Um Toque Pela Autoestima”, protagonizado por mulheres que já passaram ou estão passando atualmente pelo tratamento contra o câncer de mama. Ele acontece nas cidades de Nova Cruz (dia 05, às 19h, na praça da Igreja de São Sebastião), Caicó (dia 21, às 20h, no Sesc Seridó) e Mossoró (dia 28, às 19h, no Sesc Mossoró), sendo este último embalado pelas apresentações de mais uma edição do “Letra e Música” do Sesc Mossoró.

A cidade de Nova Cruz também será palco de outro evento de grande relevância para a instituição e para as mulheres do município: a inauguração da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher, no dia 05, às 18h. A unidade estará estacionada por trás da igreja de São Sebastião, e oferecerá 1280 mamografias e exames preventivos totalmente gratuitos, além de prever um impacto em mais de 1000 pessoas com as ações educativas em saúde ao longo de todo o mês. O agendamento pode ser feito por meio dos agentes de saúde de Nova Cruz, e também, a partir do dia 01, na própria unidade móvel, que chega à cidade no dia 30 de setembro.

Para os interessados em atividades que envolvam exercícios físicos, as unidades do Sesc Mossoró e do Sesc Zona Norte (Natal) terão aulões especiais de dança, nos dias 07 e 26, às 19h e 18h, respectivamente. Mas para quem preferir uma modalidade mais tranquila, também serão realizadas caminhadas solidárias nas cidades de Nova Cruz (dia 10, às 08h), Mossoró (dia 15, às 16h), Caicó (dia 22, às 07h), Macaíba (dia 25, às 08:30) e São Paulo do Potengi (dia 27, às 08h).

Além das ações já citadas, ao longo do mês todas a unidades do Sesc no estado receberão uma edição da palestra “Empodere-se”, com inscrição prévia através do telefone das centrais de relacionamento. As unidades também estarão recebendo doações voluntárias de cabelos, que serão doados para instituições de cuidados com pessoas com câncer.