“Conferência Livre dos Direitos da Criança e do Adolescente” vai reunir instituições governamentais, não governamentais e movimentos sociais nesta sexta-feira na Zona Oeste de Natal

Evento acontece na Atitude Cooperação e vai debater  assuntos atuais presentes no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA

 

Nesta sexta-feira (10), às 13h30, a Atitude Cooperação recebe a “Conferência Livre dos Direitos da Criança e do Adolescente” – etapa Zona Oeste de Natal. O evento vai reunir instituições governamentais, não governamentais e movimentos sociais atuantes na Zona em questão. A ideia das Conferências Livres é avaliar as políticas e ações de promoção, proteção, defesa e controle social dos direitos humanos da criança e do adolescente, seja a nível federal, estadual, municipal ou distrital.

 

A temática trabalhada neste ano é a “Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempo de pandemia da Covid-19: Violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral com respeito à diversidade”.  A ação valoriza a participação de crianças e adolescentes na efetivação dos seus direitos. Divididos pelas Zonas do município, este encontro do dia 10 de março é voltado para crianças, adolescentes e atores da rede de proteção à criança e ao adolescente da Zona Oeste de Natal. Para participar é simples, acesse este link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe-ayfjET8_aoGCYR35ia3SEyLsoFZro4gzLmeF1ylwk1t8ew/viewform e preencha o formulário.

 

O encontro é realizado e organizado pela Atitude Cooperação, pelo Lar Fabiano de Cristo, Opus Educativo, CREAS Oeste, CRAS Felipe Camarão, Adote, Coletivo A Gente, Oficina Social, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Cidade Nova – SCFV e conta com o apoio da Frente Parlamentar Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes.

 

Para a assistente social da Atitude Cooperação, Jeane Fonseca, é momento de fortalecer essas instituições junto à sociedade para que o trabalho em favor da criança e do adolescente seja executado da melhor forma. “A realização de uma conferência como essa, mantém acesa a mobilização de pessoas, instituições e de recursos para a melhoria da realidade social. Quando podemos contar com a presença dos principais atores que são as crianças, os adolescentes e os profissionais que trabalham com estes públicos, temos a certeza do fortalecimento da cidadania”, explica Jeane Fonseca.

 

Pilares da Conferência

 

Entre os pilares desta conferência livre, estão: Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós-pandêmico; Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia de Covid-19; Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos durante e depois da pandemia; Participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção e defesa do público-alvo considerando o cenário pandêmico e, garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes durante e após a pandemia.

 

As conferências livres já finalizadas e as que ainda serão realizadas em Natal, antecedem a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente que será promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDICA, marcada para os dias 12 e 13 de abril de 2023.

 

Serviço – Conferência Livre dos Direitos da Criança e do Adolescente” – Zona Oeste de Natal

Local: Atitude Cooperação – Av. Capitão-Mor Gouveia, 436 – Felipe Camarão, Natal – RN

Data: 10/03/2023

Horário: 13h30