Colégio das Neves vivencia Páscoa para além do Domingo da Ressureição

Escola vivencia o período de acordo com o calendário litúrgico da Igreja Católica e estimula ações concretas de doação nos alunos

 

Páscoa – do hebraico Pessach – quer dizer passagem. Para os cristãos católicos, a data é o ápice da fé, a maior e mais importante festa de sua liturgia. É um período em que os cristãos se reúnem como povo de Deus para celebrar a Ressurreição de Jesus Cristo. Diferentemente do que muitos pensam, as festividades pascais se estendem, em 2023, até meados de maio.

 

De acordo com a coordenadora do Serviço de Ensino Religioso (SER) do Colégio Nossa Senhora das Neves, Irmã Marilda Oliveira Tavares, “a Páscoa não está restrita apenas a um dia, mas é celebrada por um período mais longo, o qual chamamos de Tempo Pascal, que compreende 50 dias a partir do domingo da Ressurreição até o domingo de Pentecostes, vividos e celebrados com grande júbilo”.

 

Em consonância com os tempos litúrgicos da Igreja Católica, o Colégio Nossa Senhora das Neves celebra intensamente este período. “Para tal momento, realizamos as celebrações da Santa Missa com todas as turmas, do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, que têm a graça de participar da Eucaristia e vivenciar este momento de fé”, destaca Irmã Marilda.

 

A vivência da Páscoa na escola é uma iniciativa que está diretamente relacionada à proposta pedagógica do Colégio das Neves, que oportuniza o acesso aos conhecimentos científicos e tecnológicos necessários, além de vivências de cunho espiritual e socioemocional, bem como o suporte à construção do projeto de vida de seus estudantes, por meio de metodologias diversificadas desenvolvidas por educadores competentes.

 

A Educação Infantil celebra este momento de forma mais lúdica e criativa, geralmente com apresentações teatrais e músicas alusivas ao período, “para que a mensagem da Páscoa possa chegar ao coração das nossas crianças”, explica a coordenadora do SER.

 

“Este ano, em especial, nas nossas celebrações da Páscoa, demos continuidade às atividades da Campanha da Fraternidade 2023 e como gesto concreto, as nossas crianças ofertaram alimentos não perecíveis para doação aos nossos irmãos mais necessitados”, finaliza Irmã Marilda.