Como usar estratégias de marketing eficazes em datas comemorativas

Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia das Crianças e Páscoa, entre outras, são datas bastante fortes para o comércio e negócios, em geral, porém, é fundamental trabalhar essas ocasiões com assertividade e estratégia. Afinal, só assim será possível se destacar dentro de um mercado que está cada dia mais competitivo.

“Para criar uma campanha de sucesso, é essencial que as empresas definam com antecedência quais datas comemorativas fazem sentido e têm maior potencial de impactar o seu público-alvo”, afirma Silvio Sallowicz, CEO da Duo & Ecco, empresa referência em campanhas de incentivo e live marketing. “Sabendo trabalhar o grande apelo emocional desses dias festivos, as empresas vão conseguir aumentar suas vendas e, também, criar conexões duradouras com os clientes, já que estarão presentes em momentos inesquecíveis da vida deles”, conclui.

Confira, a seguir, algumas dicas de Silvio Sallowicz para criar campanhas que terão tudo para encantar consumidores em datas comemorativas.

  1. Comece cedo o seu planejamento: as empresas precisam de tempo para aprontar seus estoques e criar uma comunicação adequada, por isso, a melhor forma de estar preparado para a sazonalidade das datas comemorativas é começar a organizar tudo com antecedência. “Campanhas feitas em cima da hora costumam ser bem mais caras e podem acabar não atingindo o número esperado de clientes. Outro ponto crucial é ter atenção ao time de colaboradores. “É importante demandar tempo para treinar sua equipe para atender a demandas especiais que podem surgir nessas datas”, explica o CEO da Duo & Ecco.
  2. Defina como será a divulgação: no momento de escolher quais serão os meios usados para atingir seus clientes, as empresas devem levar em conta qual é o seu público alvo e as ferramentas mais assertivas para alcançá-lo. “Existem inúmeros meios para fazer essa divulgação, desde e-mails, outdoors, ligações de telemarketing, envio de mensagens por whatsapp, folhetos, propagandas na televisão, anúncios nas redes sociais e até parceria com influenciadores. Mas lembre-se que o sucesso da campanha depende bastante das preferências do público que você deseja alcançar”, reforça Sallowicz.
  3. Customize sua comunicação: para chamar a atenção para sua campanha, é fundamental investir em uma comunicação customizada para cada data comemorativa Ao personalizar site e anúncios com temas e emoções que têm relação com aquela data, as empresas fortalecem a conexão com seu público”, enfatiza o CEO.
  4. Promova uma ação de incentivo: nada melhor para engajar seu público-alvo do que criar sorteios ou promoções especiais para a data. “Normalmente, o investimento vale muito a pena e tem retorno rápido, afinal,  campanhas de incentivo são ferramentas poderosas para estimular os consumidores a comprarem mais, com a finalidade de concorrerem a prêmios, ou ainda, adquirirem vantagens e benefícios”, explica
  5. Facilite a compra: outro ponto importante que sempre chama a atenção dos clientes em datas comemorativas são as promoções e condições especiais. “Descontos, frete grátis e brindes podem fazer você se destacar dos seus concorrentes e atrair mais consumidores”, explica Sallowicz. “Porém, é importante que as empresas tenham um planejamento financeiro adequado para não ficarem no prejuízo após bancarem essas promoções”, afirma o especialista.Sobre a Duo & Ecco: com atuação no Brasil e no mercado internacional, a empresa é referência em viagens de incentivo, eventos corporativos, premiações de colaboradores e live marketing. No mercado brasileiro, sua reputação é reconhecida amplamente, sendo que faturou 22 Prêmios Caio, conhecido como o Oscar brasileiro das viagens de incentivo. É a empresa pioneira em seu modelo de negócios, com a inovação como pilar central de seus negócios, e também a primeira do segmento a receber a certificação internacional SITE Crystal Awards. No DNA do grupo está a inovação e a personalização, além da empatia e do apoio à diversidade e à inclusão. Recentemente, as viagens de capacitação executiva entraram no portfólio de serviços. Com grande reputação e credibilidade, a empresa comemora seus 28 anos com o lançamento de uma marca única, a Duo & Ecco, fusão das duas organizações fundadas pelo CEO Silvio Sallowicz e seu sócio Gerson Palmeira. A atenção aos detalhes, a criatividade e o planejamento impecável são características que a Duo & Ecco adota para criar experiências memoráveis.