Entrevista Versátil – Sovania Lyra Monte

Como você se define?

Resposta da entrevistada: Sovania, é uma pessoa tranquila, reservada, determinada e resiliente, que ama estar com a família, que gosta de  desafios, e que tem um imenso prazer em viajar, e descobrir novas culturas e lugares,  além de voltar para os lugares que mais gosta.

Sovania ao lado de seu amado Flávio

 

O que te move todos os dias?

Resposta da entrevistada: O desejo de aprender coisas novas, e de ensinar o que sei, de ser uma pessoa melhor, de estar mais próxima de Deus, de estar presente na vida de meus dois filhos: Danielle com 41 anos e Rafael com 37 anos. E também dos meus três netos: Matheus de 15 anos, Miguel de 12 anos, e Vinicius de 8 anos. Além de meus pais. E sendo a eterna namorada do meu marido. 

Qual trajetória profissional escolheu trilhar? 

Resposta da entrevistada: Minha primeira formação foi em Ciências Contábeis, apesar de nunca ter exercido, serviu muito para orientar meu esposo na empresa. Depois fiz especialização em Marketing, e foi a área que mais gostei de atuar. Ainda fiz FGV de Gestão Empresarial e depois fiz metade do curso de Arquitetura, para entender melhor esse universo que a família toda estava envolvida. E trabalhei muito tempo no Cerimonial do MP.

Quais valores permeiam a criação dos seus filhos e fortalecem sua família? 

Resposta da entrevistada: Sempre passamos valores como integridade, honestidade, confiabilidade, sinceridade, a religião é muito importante também, e sempre com muito amor, carinho, respeito e companheirismo, vamos caminhando como uma família unida. 

Foi difícil conciliar carreira, casamento e filhos?

Resposta da entrevistada: Quando eu me casei, fazia o pré vestibular no Marista, já fiz meu primeiro vestibular grávida de Danielle. Quatro anos depois, quando tive Rafael, ainda estava cursando a faculdade. Então, no começo de nossa vida de casados, contamos muito com a ajuda de nossas famílias para dar suporte a nossos filhos, mas sempre estivemos presentes na vida deles e eles nas nossas. Sempre consegui conciliar trabalho, estudos, casa e ser muito companheira do meu marido. Eu adorava essa vida corrida e cheia de atividades. Nessa fase que estou vivendo agora, estou bem mais tranquila, desfrutando com mais calma os prazeres da vida, a companhia dos filhos e netos, das viagens, dos momentos relax no campo e da companhia dos amigos.

Família reunida

Sua vida mudou muito, em comparação com 10 anos atrás? 

Resposta da entrevistada: Mudou demais! 10 anos atrás eu tinha uma vida muito cheia de trabalho e compromissos sociais. Hoje eu me dou o prazer de trabalhar bem menos e sem tantos compromissos, me dedico muito a meus netos que eu amo de paixão, a meu esposo, e tenho menos compromissos sociais, como passo quase todos os tempos livres na fazenda, não consigo estar presente em muitos deles. Hoje procuro fazer o que me dá mais prazer.

Se pudesse agradecer a seu “eu” do passado, o que diria?

Resposta da entrevistada: Muito obrigada pela vida maravilhosa que sempre me foi proporcionada. Eu sou uma pessoa muito realizada, feliz, que cresceu muito como ser humano, aprendi a ser mais humilde e ponderada com as pedras que surgiram no meu caminho, e que a cada dia eu procuro ser uma pessoa melhor para minha família e para o mundo em geral. Acho que sou uma boa aprendiz e que Deus sempre esteve de mãos dadas comigo, me guiando e me ajudando a crescer e ser uma pessoa melhor.

Jogo de palavras: questões e perguntas rápidas sobre temáticas diversas*

Família?

 A família é meu Norte na vida

Sonho?

Conhecer todos os 196 países do mundo

Medo?

De morrer

 Um livro?

Sou uma curiosa da mente humana, gosto de ler sobre física quântica, religiosidade, filosofia, espiritismo, entre outros. Todos que acrescentam conhecimentos nessas áreas.

Experiência marcante?

Se ver fora do corpo, daí minha curiosidade sobre esses temas.

Falo muito pouco sobre isso porque é difícil das pessoas entenderem

Paz?

Consigo me desligar de tudo facilmente, é isso me dá paz

 Deus?

Sempre presente em minha vida

Esperança?

Um Brasil melhor para todos nós. E num mundo mais humano