Potiguar Cid Barbosa leva o RN ao topo do Brasil no Ironman

No último domingo (28), o triatleta potiguar Cid Barbosa, de 40 anos, sagrou-se campeão geral amador do Ironman Brasil, disputado em Florianópolis. Ele concluiu os 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e os 42km195m de corrida com o tempo de 8h35m09s. Foi a primeira vez que ele conquistou esse título.

“Esse era meu objetivo. Comecei o ano com a meta de ganhar a prova e bater o recorde amador. Planejei, executei a programação e consegui. Além de ganhar, hoje tenho recorde. Então a sensação é de dever cumprido e feliz com o que fiz até aqui”, comemora Cid.

Para esta prova especificamente o potiguar começou o ciclo de treinamentos em janeiro deste ano, mas intensificou a preparação nas últimas 16 semanas. Neste período, treinou em média 19 horas por semana. O Ironman Florianópolis é a única no Brasil com as distâncias full e é vista como a que tem o patamar mais alto de dificuldade da modalidade no país. Na edição deste ano, as condições climáticas no dia tornaram a prova ainda mais complicada.

“Me senti bem nas 3 modalidades. Na bike o clima deixou a prova ainda mais dura com chuva e vento fortes na primeira volta, e muito frio na segunda. Então tive que me concentrar bastante para que nada comprometesse meu desempenho. Na corrida, eu tinha um planejado sair mais lento e na segunda parte correr mais rápido, mas como tinha uma diferença razoável para os 2 atletas que estavam à frente, decidi encostar mais neles e no final ver o que tinha. Assumi a liderança nos últimos 6 a 7 km da prova e a partir daí foi me manter firme e segurar”, descreve o campeão.

Com inúmeras provas de meio iron e de 7 ironman full no currículo, Cid Barbosa é triatleta há 22 anos, já foi profissional, e é hoje um dos mais respeitados do Brasil na modalidade. Além de triatleta, ele é também professor e Head Coach da CB Sports, em Natal. Tem alunos não só na capital potiguar, mas ainda em outras diversas cidades do Brasil. O fato de ter pupilos espalhados pelo país foi outro motivador para a prova.

“O meu último Iron tinha sido em 2017 e de lá para cá muitas coisas mudaram em relação a nível dos atletas e treinamento. Eu queria me testar neste nível atual e principalmente saber se  os treinos que eu estava fazendo estão no caminho certo. Então este título não simboliza apenas a prova em si, e sim, tudo que faço e aplico aos meus alunos”, ressalta Cid.

O resultado rendeu a Cid o índice para o mundial de Ironman em Nice, na França, mas ele abriu mão da competição para se dedicar no segundo semestre à família e aos alunos. Além dele, outros 11 atletas da CB Sports disputaram a prova em Floripa. Eduardo Siqueira, Karin Salha, Lucas Cabral, Matheus Yure, Roger Melo, Victor Han, Helbert Amâncio e Werner Damásio, de Natal. Brunno Marcell (PB), Sérgio Mendonça (PB), Eduardo Diniz (DF), Gil Castelo Branco (DF) e Luís Patelli (MG). Este último também conquistou o índice do mundial e vai disputar o Ironman na França.

Fonte: Blog do Gustavo Negreiros