Prefeito Álvaro Dias cria comissão para tratar de assuntos de mobilidade urbana

Nesta quinta-feira (18), o prefeito Álvaro Dias (Republicanos) convocou uma reunião de urgência com representantes municipais e empresários de transportes urbanos em Natal, na sede da prefeitura, na Cidade Alta. Dentre os assuntos tratados, melhorias na qualidade do serviço ofertado, retiradas de rotas e horário dos itinerários foram debatidos, incluindo também a questão do possível aumento da tarifa do ônibus urbano.  Uma comissão foi criada com representantes da Procuradoria Geral do Munícipio, representantes do Seturn e Sttu, o grupo irá discutir os problemas enfrentados para que o reajuste seja feito, o gestor municipal afirmou: “Deverá haver um reajuste, mas dentro desse contexto que nós estamos falando. De uma série de alternativas que nós estamos discutindo, de novas propostas de surgimento de novos ônibus”.

 A secretária municipal de mobilidade urbana, Daliana Bandeira, afirma que há pressa dos representantes para que a comissão comece a ser executada, ressaltando algumas temáticas que foram pontuados na reunião: “Serviço, frequência de viagens, a operação após as vinte horas da noite, as operações de domingo, de feriado, então tem uma ausência, tem uma carência muito grande desse serviço, né?”

O coordenador jurídico do SETURN, Augusto Maranhão pontuou que essa comissão foi criada para tratar de questões técnicas a respeito da mobilidade urbana em Natal, que apesar da pandemia ter afetado a qualidade do transporte ofertado em Natal, assuntos do passado são importantes, mas que o novo rumo é olhar para o futuro: “Estamos aqui para discutir o futuro. Então nós apresentamos problemas que nós temos e soluções a serem tomadas. E não adianta fazer também um remendo. O momento é de se fazer ajustes profundos para equilibrar o sistema e principalmente diante desse equilíbrio do sistema viabilizar a realização da dissolução definitiva que é a licitação do transporte público”.

 

Foto: Bruna Torres