Celebrações de vida desta quinta-feira (1)

Sopram velinhas hoje: Auxiliadora Guerra Ribeiro, o oftalmologista Ramilson Tito, Tânia Camargo, Denise Lins, Aryan Cunha Lima, Vicente Vitoriano, Nadja Potiguar, Breno Tinoco Cabral, Joel Dias, Luís Enéas Peixoto, Jovanka Bittencourt Carvalho, Ângelo Júnior

Auxiliadoras Guerra Ribeiro
Ramilson Tito
Tânia Camargo
Denise Lins
Aryan Cunha Lima
Vicente Vitoriano
Nadja Potiguar
Breno Tinoco Cabral
Joel Dias

Com informações de Hinelth Correia

Gestão de Allyson Bezerra tem aprovação de 75% em Mossoró

A empresa LOGOS – Assessoria e Pesquisa de Gestão – sediada em Alexandria/RN, realizou com recursos próprios entre os dias 23 a 26 de maio, levantamento sobre o quadro eleitoral em Mossoró para o pleito de 2024 e avaliação das gestões do estado e município mossoroense.

Alysson Bezerra – redes sociais

No quesito avaliação do Governo Allyson Bezerra (SD) na Prefeitura de Mossoró, entre as respostas ÓTIMA, BOA o chefe do executivo municipal tem 75,58%. REGULAR aparece com 12,50%. Juntando as respostas RUIM e PÉSSIMA tem 7,33%. Responderam NÃO SABE 4,56%.

A pesquisa ouviu 1.008 eleitores nas zonas urbana e rural de Mossoró. O intervalo de confiança estimado é de 98,51%, no que tange as questões pertinentes a administração municipal e estadual. A margem de erro de 1,48% no que diz respeito aos questionamentos de cunho administrativos para mais ou para menos.

Fonte: Diário Político

Após planos de saúde negarem terapias a autistas clínicas de Natal são inspecionadas

Três clínicas que atendem pacientes com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) foram inspecionadas nesta quarta-feira (31) em Natal. O objetivo foi averiguar possível má qualidade nos serviços prestados por planos de saúde através de suas redes credenciadas no atendimento a crianças e adolescentes com autismo.

A ação realizada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) visitou as unidades particulares do Centro de Terapias Infantil (Creare) e da Clínica Vivianny Lopes, além da Clínica Heitor Carrilho, que não atende planos de saúde, sendo 100% SUS.

Saiba Mais

CIDADANIA
Clínicas de Natal são inspecionadas após planos de saúde negarem terapias a autistas

VALCIDNEY SOARES
quinta-feira, 1 de junho de 2023, 15:41 0 87
Compartilhe:

Foto: Divulgação/Unsplash
Três clínicas que atendem pacientes com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) foram inspecionadas nesta quarta-feira (31) em Natal. O objetivo foi averiguar possível má qualidade nos serviços prestados por planos de saúde através de suas redes credenciadas no atendimento a crianças e adolescentes com autismo.

A ação realizada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) visitou as unidades particulares do Centro de Terapias Infantil (Creare) e da Clínica Vivianny Lopes, além da Clínica Heitor Carrilho, que não atende planos de saúde, sendo 100% SUS.


Já os planos com serviços averiguados foram a Unimed, Hapvida e Amil, especialmente quanto às dificuldades no oferecimento do Applied Behavior Analysis (ABA), método baseado na análise do comportamento e recomendado pela Organização Mundial de Saúde.

Nas investigações, constatou-se que algumas operadoras de planos de saúde têm se negado a oferecer cobertura a terapias envolvidas no tratamento, como educação física, natação terapêutica e musicoterapia, bem como limitado a aplicação do método ABA e similares ao ambiente clínico. Até mesmo o atendimento em grupo, em que há interação entre pacientes, foi desautorizado.

De acordo com o MP, desde abril as crianças e adolescentes com TEA estão cada vez menos tendo acesso às terapias oferecidas pela cobertura de planos de saúde na capital potiguar.

Segundo informações colhidas nas clínicas inspecionadas, um desses planos suspendeu a cobertura do tratamento realizado por meio de Assistentes Terapêuticos (AT) em ambiente escolar e domiciliar e os pacientes estão tendo acesso apenas ao tratamento clínico, o que tem se mostrado ineficiente, informou o MP. A medida afeta mais de 300 crianças e adolescentes com autismo que precisam do serviço.

Este plano de saúde, que não foi especificado, alega que o serviço do AT, diferentemente de outras terapias, não possui previsão de cobertura contratual por nenhum plano de saúde do país, se for realizada em domicílio ou ambiente escolar e, por isso, reduziu o número de sessões.

Geralmente, a terapia ABA demanda de 30 a 40 horas semanais, a serem divididas entre clínica, casa e escola. Com a suspensão por um dos planos de saúde, pacientes estão recebendo tratamento de, em média, apenas 10 horas semanais.

Durante as inspeções realizadas nesta quarta-feira, o MPRN colheu informações, conversando com os responsáveis pelas clínicas e com profissionais de saúde, que serão juntadas ao inquérito civil. O Ministério Público, entre outras medidas, também está reunindo jurisprudências de casos de negativas de atendimento que chegaram ao Tribunal de Justiça do RN, incluindo decisões favoráveis ao Assistente Terapêutico em ambiente residencial e/ou escolar.

Fonte: Saiba Mais

Prefeito acompanha serviços de reforma da Praça Matriz de Candelária

Visita às obras na Praça Matriz de Candelária 2 – foto Gabriel Medeiros

Para ampliar a massa arbórea da cidade e os espaços de lazer e convivência, a Prefeitura de Natal vem executando diversas reformas e recuperando praças e logradouros públicos em todas as regiões da cidade. A Praça da Matriz de Candelária é uma delas. Uma das praças mais tradicionais do bairro, o local está passando por uma ampla requalificação. Estão sendo investidos cerca de R$ 1,8 milhão.

O prefeito Álvaro Dias fez uma visita à praça nesta semana, para vistoriar o andamento da obra, acompanhado do secretário municipal de Serviços Urbanos, Irapoã Nóbrega.

Os serviços já alcançaram 30% do cronograma previsto. No momento, está sendo feita a concretagem do passeio e foi concluída a implantação da estrutura de iluminação moderna de led com afixação dos postes altos e de alameda. A praça vai contar ainda com skate park; espaço pet; academia da terceira idade; espaço infantil; quadra poliesportiva; campo de futebol; quadra de areia; pista de caminhadas; pista de ciclista; área de convivência; espaço de eventos; alameda; passeio público com acessibilidade; estacionamento e paisagismo.

“Essa é uma intervenção aguardada há muito tempo pelos moradores de Candelária. Estamos atendendo a um apelo de toda a comunidade. Essa é uma das praças mais tradicionais da cidade. A requalificação vai fazer com que os moradores voltem a frequentar esse espaço tão nobre para praticar atividades de lazer, esporte, conversar, interagir, enfim, integrar-se ao espaço urbano. As cidades precisam ser para as pessoas e é isso que a nossa gestão tem buscado aplicar em Natal”, destaca o prefeito.

Nesse amplo processo de requalificação de praças, a gestão municipal já concluiu os serviços nos seguintes espaços: Praça do Paço da Pátria; Praça Floriano Peixoto; Praça Monte Belo (Neópolis) e Praça Abelardo Calafange (Morro Branco). Além destas, a Prefeitura está recuperando as praças: Pousada Brasília (Conjunto Pirangi); Dominó (Conjunto Pirangi); Colinas do Potengi (bairro Potengi); Paranaguá (Potengi); Serra do Araguaia (Soledade); Arapuá (Bairro Nordeste); Praça do Coqueiral (Potengi) e Praça Pedro Velho (Petrópolis).

Igor Pires lança seu quinto livro em duas sessões de autógrafos na Livraria Leitura

 

No próximo sábado (03) e domingo (04), a partir das 16h, na Livraria Leitura do Natal Shopping, o escritor Igor Pires – autor best-seller e criador de “Textos cruéis demais para serem lidos rapidamente” – estará lançando seu quinto livro, “Textos para tocar cicatrizes”. A ação acontecerá em duas sessões de autógrafos abertas ao público, com distribuição de 100 senhas pela livraria em cada um dos dias dos eventos, mediante compra de qualquer um dos livros do autor.

Nesta quinta obra, Igor mostra com bastante sensibilidade que muitas vezes não conseguimos sair ilesos dos relacionamentos, mas que as cicatrizes provenientes das conexões não devem ser motivo de vergonha, pelo contrário: reforçam a caminhada e nos fazem mais fortes.

São ao todo seis capítulos, que exploram os sentimentos envolvidos em um final de relacionamento: a resignação, a retomada da autoestima, a abertura para o novo, o encontro com a sociedade e a volta ao íntimo. O autor explora temas mais pessoais, como sua sexualidade e relações familiares. A partir de textos poéticos com ilustrações de Anália Moraes (Casa Dobra), Igor conduz o leitor pelas emoções que nos fazem humanos.

Sobre o autor

Igor Pires é paulista, formado em publicidade, estudante de jornalismo e criador da marca Textos cruéis demais para serem lidos rapidamente. Leonino, apaixonado pela vida e por escrever, Igor encontrou refúgio nas palavras logo na adolescência, transformando cada uma em caminho, emoção ou simplesmente ar para respirar. Textos para tocar cicatrizes é seu quinto livro.

Serviço

Turnê de Lançamento “Textos para tocar cicatrizes”

Livraria Leitura – Natal Shopping

Data: Sábado (03) e domingo (04)

Horário: 16h

Startup potiguar é selecionada para participar de rodada de investimento internacional em evento no Nordeste

Evento de empreendedorismo, inovação e tecnologia acontece entre os dias 01 e 02 de junho em São Luís (MA)

 

A startup Faceponto, responsável pela tecnologia de ponto eletrônico inteligente utilizada por mais de 900 empresas no Brasil e fora do país, mais uma vez é selecionada para uma rodada de investimento. Desta vez, junto a investidores norte-americanos no NEon, maior evento de inovação do Nordeste.

 

O evento, que está em sua primeira edição, é realizado pelo Sebrae e espera reunir mais de sete mil pessoas em dois dias de muito conteúdo, mentorias e networking. O objetivo é de criar conexões e fortalecer o ecossistema de startups da região.

 

Para Raphael Torres, gestor de expansão da Faceponto, o evento proporcionará vantagens que vão além do fortalecimento do ecossistema de inovação do Nordeste.

 

“Embora seja algo extremamente importante, também conseguiremos participar de rodadas de investimento com empresários de relevância global. E, de quebra, ainda expor no pavilhão do Sebrae, o que é uma vitrine para novas oportunidades de parcerias”, pontua.

 

Com 318 startups do programa “Startup Nordeste” do Sebrae confirmadas como expositoras do evento, além de outras startups e empresas da região ligadas ao ecossistema, o evento é um momento excelente para que as startups da região mostrem seus produtos e serviços, além de oportunizar o networking e expansão dos seus negócios.

São Gonçalo do Amarante vai abrir 1.300 vagas em cursos de qualificação

De olho no potencial de crescimento econômico, com foco nas energias renováveis, no hidrogênio verde e na indústria, a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante firmará pacto de cooperação para qualificação profissional e formação empreendedora do município.

O objetivo, conforme o prefeito da cidade, Professor Marcelão, é ofertar 1.300 vagas em cursos gratuitos, principalmente para jovens, mulheres, desempregados e pessoas em situação de vulnerabilidade.

“Investiremos de início aproximadamente R$ 900 mil, em uma parceria inédita na história da formação profissional e do desenvolvimento econômico de São Gonçalo do Amarante. Abrigamos em nosso município o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, que será um dos principais polos de produção do hidrogênio verde, que é o futuro da geração de energia no mundo”, explica o gestor.

Entre os principais segmentos profissionais dos mais de 50 cursos estão:

Energias Renováveis
Logística
Refrigeração
Segurança do Trabalho
Informática
Tecnologia da Informação
Idiomas
Telecomunicações
Artes
Beleza
Comércio
Moda
Gastronomia.
Os cursos iniciarão no segundo semestre e serão realizados nos distritos e no Centro Vocacional Técnico (CVTEC) de São Gonçalo do Amarante.

A iniciativa terá parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), o Instituto Centec, o Senai, a Fecomércio, o Sebrae e o IFCE.

A assinatura acontecerá nesta quinta-feira (1º), às 9h, no Auditório da Escola Municipal Maria do Socorro Gouveia (Rua Francisco Duarte, 227, São Gonçalo).

Diário do Nordeste

Opioides no Brasil: Biomédico do CEUB alerta para o uso indiscriminado da medicação

 

Especialista faz alerta sobre o aumento do uso de analgésicos à base de ópio no Brasil e no mundo

Sentir dor e, sobretudo, ‘conviver’ com a dor sempre foi um problema para parte da população mundial. Nesse contexto, o tratamento da dor representa um grande desafio para profissionais de saúde ao redor do globo. O biomédico, mestre e doutor em Ciências (Fisiologia e Farmacologia) e professor de Enfermagem do Centro Universitário de Brasília (CEUB) Danilo Avelar comenta a preocupante questão da dependência dos opioides, um problema de saúde pública em ascensão no Brasil.

Danilo Avelar explica que existem diferentes classes de medicamentos que aliviam a dor, como os anti-inflamatórios e analgésicos, entre eles a dipirona e a aspirina, além dos anestésicos com seus diversos subtipos. Já a morfina tem características moleculares semelhantes ou derivadas do ópio, substância conhecida por seu notável efeito no sistema nervoso, inibindo quase completamente a dor – que chegou a protagonizar a histórica ‘Guerra do Ópio’.

Segundo o especialista do CEUB, os opioides são uma classe de fármacos eficazes no tratamento da dor, porém seu uso inadequado pode levar à dependência. Um exemplo é o fentanil, substância muito mais potente do que a própria morfina e que se tornou um preocupante problema de saúde pública, tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Abuso de Drogas dos EUA, as mortes por overdose relacionadas ao uso de opioides aumentaram de 21 mil em 2010 para 80,4 mil em 2021, um crescimento de quase quatro vezes em pouco mais de uma década. Somente em 2021, mais de 100 mil óbitos foram registrados nos EUA relacionados à overdose por fentanil e substâncias similares, representando um aumento de quase 280% em relação a 2016.

“Nos Estados Unidos, há mais de duas décadas, houve uma promoção indevida do consumo de medicamentos opioides como uma opção mais viável e fácil para o tratamento da dor. Algumas empresas farmacêuticas afirmaram que substâncias como a oxicodona eram seguras e não causavam dependência. Essa abordagem resultou em um aumento alarmante no número de prescrições desses medicamentos”, detalha Avelar.

No caso do Brasil, a popularidade dos opioides segue crescendo. Entre 2012 e 2018, a venda prescrita de analgésicos à base de opiáceos ou opioides sintéticos aumentou expressivamente, conforme dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com um crescimento de 465%. De acordo com pesquisa realizada pela Fiocruz em 2019, 2,9% da população já fez uso ilegal dessas substâncias, sem prescrição médica, um número significativamente maior do que o de pessoas que utilizam crack ou cocaína.

Investigações realizadas recentemente pela Polícia Federa em estados brasileiros resultaram na apreensão de lotes irregulares de fentanil. O biomédico do CEUB considera que esses acontecimentos servem como um alerta para a possível tendência de aumento na demanda por opioides sintéticos, tanto de forma legal quanto ilegal, em território nacional. “É crucial intensificar a vigilância e o controle dessas substâncias, bem como implementar políticas públicas que garantam o acesso adequado a esses medicamentos para aqueles que realmente necessitam”, alerta.

Segundo Danilo Avelar, além do aumento da fiscalização nas prescrições e nas liberações dos lotes que saem das indústrias, associadas a políticas públicas de acesso a essas medicações para quem realmente precisa, é necessário aumentar as ações de vigilância e o controle sobre substâncias (farmacêuticas/tóxicas) que podem ser produzidas em laboratórios clandestinos e vendidas de forma ilegal. “Medidas como estas são imperativas já nesse momento, para evitar uma ‘pandemia de dependência e mau uso de opioides’ no Brasil”, pontua o professor.

Crocância incomparável do McFlurry Oreo está de volta ao McDonald’s

Um dos McFlurrys mais amados pelos McLovers volta para os restaurantes da rede em todo o BrasilIndependente do dia, semana, mês ou até estação do ano, sempre é delicioso ir ao McDonald’s para aproveitar um McFlurry. Por isso, de olho nos pedidos dos clientes pela volta dos McFlurrys mais desejados, e logo depois de trazer de volta o McFlurry M&M em abril, a rede traz de volta o McFlurry Oreo, um dos campeões na preferência dos consumidores.O McFlurry Oreo retorna ao cardápio combinando a crocância sem igual dos biscoitos Oreo com a cremosidade única do McFlurry, afinal só Oreo é Oreo e no McFlurry fica ainda melhor.Esse lançamento, como todas as sobremesas do McDonald’s, segue os altos padrões de qualidade da marca. À base de bebida láctea, ou seja, tem na maioria de sua composição ingredientes lácteos, é feita com aroma natural de baunilha, chocolate ou os dois, acompanha a cobertura de preferência do cliente, que não tem adição de gordura hidrogenada na formulação, junto com pedaços do clássico e icônico Oreo, biscoito extremamente crocante e de recheio incomparável.Para Sérgio Eleutério, diretor de Marketing do McDonald’s Brasil, a renovação da parceria entre Oreo e McDonald’s é um motivo de celebração: “Buscamos oferecer sempre opções novas e deliciosas para os nossos consumidores possa matar sua #FomeDeMéqui, mas confesso que voltar com os clássicos mais pedidos é sempre uma delícia. A parceria com Oreo é uma dessas combinações perfeitas de clássico e saboroso.”A sobremesa já está disponível em McDonald’s do país todo e, para experimentar basta pedir pelo McDelivery, no Peça e Retire, passar no Drive-Tudo ou até mesmo no balcão do restaurante ou pelos totens de autoatendimento. Para não perder outras novidades como essa, acesse o site do McDonald’s.

Como os pais devem preparar a criança para a chegada de um irmãozinho

Uma criança costuma ser o centro das atenções da casa, porém, com a chegada de um irmão, os pais passam a ter de dividir afeto entre os pequenos, o que pode desencadear ciúmes e sentimentos controversos no filho mais velho.

“Um recém nascido causa muitas mudanças no cotidiano da família, que passa a ter de dividir esforços entre as crianças”, explica Filipe Colombini, psicólogo, orientador parental e CEO da Equipe AT. “Atenção é um dos estímulos reforçadores mais poderosos na infância, por isso, o filho mais velho pode se sentir rejeitado e apresentar sinais de raiva, tristeza e até comportamentos regredidos, como voltar a usar fralda ou chupeta”, enumera o especialista.

Dependendo da fase de desenvolvimento do irmão mais velho, o sentimento de frustração e sensação de perda pode se expressar de formas diferentes, como agressividade ou isolamento. “Apesar de ser uma situação desafiadora, a chegada de um irmão mais novo é uma grande oportunidade para o desenvolvimento de habilidades importantes para o futuro da criança, como a capacidade de regulação emocional”, afirma o psicólogo. “Para isso, é fundamental manter o diálogo, respeitando a fase de desenvolvimento do seu filho, e estimulá-lo a exteriorizar seus sentimentos”, conclui.

Mas como gerenciar sentimentos para que um novo membro da família não tenha uma conotação negativa na vida do pequeno? O especialista explica que desde o momento do início da gestação, é essencial colocar o seu filho em um papel de protagonista dentro da vida do irmão mais novo. “Ao levá-lo para ver o ultrassom ou escolher o enxoval do bebê, você cria um sentimento positivo no papel do primogênito, que passa a se sentir validado ao invés de posto de lado”, afirma o psicólogo. “Além disso, é importante que os pais reservem um tempo para dedicarem especialmente para o filho mais velho, que com certeza vai se sentir feliz e valorizado”, cita Colombini.

Mais sobre Filipe Colombini: psicólogo, fundador e CEO da Equipe AT, empresa com foco em Acompanhamento Terapêutico (AT) e atendimento fora do consultório, que atua em São Paulo (SP) desde 2012. Especialista em orientação parental e atendimento de crianças, jovens e adultos. Especialista em Clínica Analítico-Comportamental. Mestre em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Professor do Curso de Acompanhamento Terapêutico do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas – Instituto de Psiquiatria Hospital das Clínicas (GREA-IPq-HCFMUSP). Professor e Coordenador acadêmico do Aprimoramento em AT da Equipe AT. Formação em Psicoterapia Baseada em Evidências, Acompanhamento Terapêutico, Terapia Infantil, Desenvolvimento Atípico e Abuso de Substâncias.