Criança de 11 anos identificada com sangue raro em falta no RN recebe transfusão após envio de bolsa do Ceará

Criança de 11 anos, que tem anemia falciforme, deu entrada em unidade de saúde pública do Estado e, necessitando de uma transfusão, teve d. Procedimento foi realizado em menos de 24h.

Francisco Júnior, chefe do laboratório no RN que identificou o sangue com fenótipo raro — Foto: Divulgação/Sesap

que por dentro

PIB
Mega-Sena
Indicação de Zanin
Morte de Jeff Machado
Guia de Compras

Criança de 11 anos identificada com sangue raro em falta no RN recebe transfusão após envio de bolsa do Ceará
Criança de 11 anos, que tem anemia falciforme, deu entrada em unidade de saúde pública do Estado e, necessitando de uma transfusão, teve d. Procedimento foi realizado em menos de 24h.
Por g1 RN

02/06/2023 16h48 Atualizado há 2 horas


Francisco Júnior, chefe do laboratório no RN que identificou o sangue com fenótipo raro — Foto: Divulgação/Sesap
Francisco Júnior, chefe do laboratório no RN que identificou o sangue com fenótipo raro — Foto: Divulgação/Sesap


Uma criança de 11 anos, que tem anemia falciforme, foi identificada com sangue raro após dar entrada em uma unidade de saúde pública do Rio Grande do Norte e precisar de uma transfusão. O problema é que não tinha o tipo de sangue dela em estoque no estado.

O Hemonorte, então, entrou em contato com Cadastro Nacional de Sangues Raros e encontrou uma bolsa no Homecentro do Ceará, em Fortaleza, que foi disponibilizada e transportada para Natal em menos de 24 horas.

O garoto recebeu na manhã desta sexta-feira (2) a transfusão do sangue raro.

A descoberta aconteceu após uma análise feita no laboratório de Imuno-hematologia do Hemonorte com uma amosta do paciente, no qual ficou apontado que o sangue possui fenótipo raro (RzRz).

“O sangue já foi testado e está disponível para distribuição e transfusão. A expertise dos servidores em identificar o caso de fenótipo raro com rapidez e união de forças entre as equipes, a fim de viabilizar a transfusão o mais rápido possível, foi o que fez a diferença na vida do paciente em virtude do seu quadro clínico”, ressaltou o Chefe do Laboratório de Imuno-hematologia, Francisco Júnior.

O Hemocentro do RN é uma das unidades que integra o Banco Nacional de Sangues Raros.

Anemia falciforme
A anemia falciforme é caracterizada pela alteração no formato dos glóbulos vermelhos, que ficam com uma forma semelhante a uma foice ou meia lua. A doença causa dores nos ossos e articulações, porque o oxigênio chega em menor quantidade, principalmente nas extremidades, como mãos e pés.

 

Fonte: G1 RN 

Natal realiza Dia D de aplicação da vacina tríplice bacteriana em gestantes neste sábado (3); veja locais

A ação faz parte do projeto “Vacinando com Natal”. O imunizante será aplicado em unidades de saúde do município e também em pontos extras de vacinação em diferentes regiões da cidade.

Natal vai realizar neste sábado (3) o Dia D de vacinação Tríplice Bacteriana Acelular do Tipo Adulto (DTPa) em gestantes. A ação faz parte do projeto Vacinando com Natal e explora o tema “vacina mamãe”, visando fortalecer a vacinação em gestantes (veja locais de vacinação mais abaixo).

Serão disponibilizadas doses em unidades de saúde do município, das 8h às 12h, e também em pontos extras de vacinação em diferentes regiões da cidade, das 15h às 20h. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) convida as gestantes, durante todo o mês de junho, a procurarem uma unidade de saúde ou ponto extra para ficarem em dia com a vacinação.

Este imunizante protege a gestante contra difteria, tétano e coqueluche. Além disso, é responsável por transmitir anticorpos da mãe para o feto, protegendo assim a criança durante os primeiros meses de vida contra as doenças.

A vacina é recomendada a partir da 20ª semana de gestação, ou até 45 dias após o parto, para quem já deu início ao período do puerpério.

Além da DTPa, todas as vacinas necessárias do calendário de gestante encontram-se disponíveis de forma gratuita nos postos, como o imunizante contra a Influenza, Covid-19, hepatite B e antitetânica.

Para receber doses dos imunizantes, as gestantes podem procurar, durante todo o mês, a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h. Ou em um dos pontos extras de vacinação localizados nos Shoppings Midway Mall, Partage Norte Shopping e Via Direta, de segunda a sexta-feira, no horário das 13h às 20h, e no sábado das 15h às 20h.

Confira a lista dos locais de vacinação:


Distrito Sanitário Norte I

Alto da Torre, Pajuçara, Vista verde, Pompéia.
Distrito Sanitário Norte II

Nova Aliança, Igapó, Panatis, Parque dos Coqueiros, Pedra do Sino, Planície das Mangueiras, Santarém, Soledade II, Potengi, Vale Dourado, Bela Vista, Jardim Progresso.
Distrito Sanitário Leste

São João e Alecrim.
Distrito Sanitário Oeste

Guarapes, Unidade Mista Felipe Camarão, Felipe Camarão II, Bairro Nordeste, Monte Líbano, Cidade da Esperança, Nova Cidade, Bom Pastor, Monte Líbano, Cidade Nova, Novo Horizonte.
Distrito Sanitário Sul

Candelária, Pirangi, Jiqui, Ronaldo Machado, Mirassol, Pitimbú, Nova Descoberta e Satélite.
Pontos extras de vacinação (15h às 20h):

Shoppings Midway Mall, Partage Norte Shopping e Via Direta.

Fonte: G1 RN

Inscrições para o Vestibular Tradicional da UnP terminam nesta sexta-feira (2)

Candidatos ao Vestibular Tradicional da Universidade Potiguar (UnP) têm até às 16h desta sexta-feira (2) para realizar a inscrição da prova. O concurso ficará disponível on-line entre 9h do dia 3 de junho e 18h do dia 4 de junho, e os participantes terão apenas uma chance. As inscrições podem ser feitas no site: www.unp.br/vestibulartradicional/.

No dia do Vestibular, o participante deverá acessar o link da prova que será enviado por e-mail. Após finalizá-la, também será possível antecipar a matrícula por WhatsApp e garantir condições especiais. O resultado do concurso estará disponível na Área do Candidato.

O Vestibular Tradicional da UnP é uma das principais formas de ingresso na instituição, permitindo que os candidatos concorram a vagas em diferentes cursos da Graduação.

Sistema FIERN inaugura quatro unidades SESITEC nesta sexta-feira e sábado 

O Sistema FIERN vai inaugurar, neste fim de semana, quatro unidades SESITEC, que são ambientes de criação com acesso a ferramentas inovadoras e conhecimentos em Ciências e Tecnologia. O presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales, fará as inaugurações dos equipamentos com o superintendente do SESI-RN, Juliano Martins, diretores da Federação das Indústrias do RN e participação de autoridades e população de cada município que receberá os novos espaços.

As inaugurações das unidades acontecem dentro da agenda comemorativa dos 70 anos da FIERN, em diversas cidades do interior e na capital. São três inaugurações nesta sexta-feira (2), sendo às 10h em Currais Novo; às 16h em Cruzeta; e às 19h30 em Carnaúba dos Dantas. No sábado (3), às 10h, será inaugurada a unidade de Parelhas.

Cada SESITEC será nomeada em homenagem a uma personalidade da cidade: em Currais Novos, Monsenhor Ausônio Tércio de Araújo; em Cruzeta, Professora Afra Ubaldo de Gois Cunha; em Carnaúba dos Dantas, professora Ruth Dantas das Chagas; e em Parelhas, homenageia Aldo de Medeiros Lima.

Idealizado pelo Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI) em conjunto com o Departamento Regional do SESI-RN, o SESITEC foi definido como o novo formato das Indústrias do Conhecimento, programa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) que levou informação e cultura a todos os estados brasileiros. O novo modelo vai estimular a ‘cultura maker’ nas localidades onde forem instaladas.

“Em função dos avanços tecnológicos que aconteceram nos últimos anos, buscamos uma evolução para esses espaços de forma a conectar os usuários com o mundo do trabalho e da indústria”, explica o superintendente do SESI-RN, Juliano Martins. “Nesses espaços, a população terá acesso à robótica educacional, computadores e acervos robustos”, acrescenta.

Além das quatro inaugurações deste fim de semana, o SESI-RN vai entregar, até agosto deste ano, unidades nas cidades de Alexandria, São Miguel, Caraúbas, Areia Branca, São Tomé, Lagoa Nova, Goianinha e Natal. As unidades serão instaladas em espaços cedidos pelas prefeituras de cada município.

Álvaro Dias acompanha andamento dos serviços do Residencial Mãe Luíza

Obras do Residencial Mãe Luíza – foto Gabriel Medeiros

 

Com 40% do cronograma de obras executado, os serviços do Residencial Mãe Luíza estão em ritmo acelerado. A previsão de entrega do complexo habitacional é para novembro deste ano. O prefeito de Natal, Álvaro Dias, fez uma visita ao local para acompanhar o andamento dos trabalhos, acompanhado dos secretários de Infraestrutura, Carlson Gomes, e de Habitação Social, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes, Shirley Cavalcanti.

A parte de alvenaria dos dois pavimentos está em fase de conclusão, assim como as lajes de piso também estão avançadas. Ao todo, estão sendo erguidas 29 unidades habitacionais de interesse social. A gestão municipal vai investir R$ 4,5 milhões em recursos próprios.

O projeto vai beneficiar as famílias do bairro de Mãe Luíza que perderam suas moradias em virtude do desastre ocorrido na rua Guanabara, em 2014, quando várias residências desabaram com a força das chuvas que atingiram Natal. O residencial está sendo construído no final da rua João XXIII, no próprio bairro.

“Fiquei feliz com o que observei. Os serviços estão dentro do cronograma e em breve as famílias que perderam suas casas com aquele desastre terão acesso a moradia digna, estruturada e dentro da comunidade onde cresceram, viveram e construíram laços ao longo de suas vidas. A entrega do Residencial Mãe Luíza garante dignidade, respeito e esperança para os beneficiados”, destacou o prefeito Álvaro Dias.

As unidades habitacionais possuem 49,89m² e contam com dois quartos, sala, banheiro, cozinha e acessibilidade para pessoas com deficiência. Além disso, o residencial Mãe Luíza será entregue com toda a estrutura de área comum, academia da terceira idade e diversos outros equipamentos de lazer, esporte e convivência

Fecomércio RN recebe comissão da Semarh para discutir cobrança de taxa por água bruta 

O presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, recebeu, nesta quinta-feira (1º), o secretário estadual de Recursos Hídricos (Semarh), Paulo Varella, acompanhado de comitiva técnica da pasta, para tratar do projeto de cobrança por água bruta no Estado. A minuta, desenvolvida pela equipe técnica da Secretaria, faz parte da regulamentação de uma lei estadual de 1996. Para os setores de Comércio e Serviços a taxa seria de R$ 0,33/m³. 

“Essa minuta está em construção, a partir de estudos feitos pela secretaria. Esse momento é de apresentar as entidades representativas o que estamos propondo e debater mudanças que tragam um equilíbrio. Abrindo ao diálogo para a construir uma proposta com a sociedade com os setores”, pontou Varella. 

O gestor da pasta apresentou ponto a ponto da minuta para que no final se tenha uma “proposta equilibrada, com uma gestão eficaz e eficiente dos recursos hídricos, e que, por outro lado, não onere o setor produtivo”, completou.  

Os recursos serão destinados ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos, administrados pela Secretaria e operado pelo Igarn, para a produção de estudos, projetos e manutenção da infraestrutura hídrica. 

O presidente Marcelo, acompanhado por diretor e assessores técnicos, afirmou o interesse da Fecomércio RN no debate e solicitou o envio da minuta e estudos para análises técnicas. Em um outro momento, as equipes das duas instituições irão se reunir e debater os pontos que impactem, principalmente, os empreendedores do Comércio, Serviços e Turismo.  

“Sempre vemos com muito cuidado qualquer medida que vá acarretar aumento de custos para o setor produtivo. Vamos nos debruçar sobre o material compartilhado, analisar minuciosamente as medidas previstas e escutar o empresariado que representamos. A partir disso, iremos nos pronunciar sobre os possíveis impactos que esta medida traria para os nossos setores”, comentou Queiroz. 

Ele aponta uma preocupação mais específica com os segmentos de bares, restaurantes e hotéis, além de serviços pontuais que usam de maneira mais intensiva a água. “É possível que a conta deste item tenha um peso considerável na planilha geral de custos do negócio, mas iremos analisar os números”, disse. 

Música, teatro e diversão garantida no Parque das Dunas, no domingo (04)

A Unidade recebe as apresentações do espetáculo Reciclores e a banda Potijazz

Durante a Semana Estadual do Meio Ambiente – SEMA 2023, o Parque das Dunas recebe o projeto Bosque Encena, às 10h, com o espetáculo “Recicladores” do grupo Teart de Teatro. Trata-se de uma peça interativa em que as personagens brincam com a plateia utilizando o teatro de bonecos e o jogo cênico, introduzindo informações sobre os conflitos pertinentes ao meio ambiente e estimulando o respeito à Natureza.

As personagens são: a Plasteca, uma boneca de plástico, o Papelito, o boneco de papel, o Metalata, de metal e o Vitrolino, de vidro, que falam sobre sua matéria prima, seu processo de reciclagem e cor da sua lixeira.

O objetivo do espetáculo é despertar a consciência ambiental, enfatizando as cores da reciclagem e estimulando a coleta seletiva do lixo, que gera renda para milhões de pessoas e economia para as empresas, além de diminuir a poluição dos solos e rios, de extrema importância para o desenvolvimento sustentável do planeta.

No domingo, no período da tarde, o Parque recebe o Som da Mata, a partir das 16h30, recebe o Potijazz, banda potiguar nascida na cidade de Tibau do Sul. O projeto foi fundado pelo músico multi-instrumentista Johny Casanova, nas noites de jam sessions na praia da Pipa.

O grupo formado pelo piano de Johny, o contrabaixo de Álvaro Quintas, Érico França na guitarra e a bateria de Bruno Lucas trazem em sua bagagem a linguagem da improvisação, criatividade e elaborados arranjos que variam do samba até o groove, numa espécie de Jazz Fusion constituindo-se um estilo chamado pelos integrantes de “Música Universal”.

Eclética e influenciada pelas raízes brasileiras, o Potijazz produz músicas diferenciadas, autorais e interpretam de forma única alguns clássicos da música brasileira e seu crescente repertório da música instrumental como Hermeto Pascoal, Chick Corea, Davi Mlle e outros com muita liberdade e harmonias inusitadas. Uma mistura de sons experimentais e mágica.

O projeto Bosque Encena e Som da Mata acontecem graças à renúncia fiscal da Prefeitura do Natal, através da Lei Djalma Maranhão e do aporte financeiro da Unimed Natal, além do apoio do Governo do Estado através do Idema e da Padaria Hora do Pão.‌

Programação

Dia: 04/06 (domingo)

·         Bosque Encena com o espetáculo Reciclores

Horário: 10h

Local: Parque das Dunas, no Anfiteatro Pau-Brasil

·         Som da Mata com a banda Potijazz

Horário: 16h30

Local: Parque das Dunas, no Anfiteatro Pau-Brasil

Acesso ao Parque: R$ 1,00

Alunos do Salesiano se preparam para o Enem em caminhada histórica pelas ruas de Natal

Aprofundar os conhecimentos sobre a história do Rio Grande do Norte em uma caminhada pelos principais pontos e monumentos da capital potiguar. A atividade prática vai reunir cerca de 70 alunos do 3º ano, do Ensino Médio, do Colégio Salesiano São José, neste sábado, dia 03 de junho, às 7h. Os participantes vão percorrer as ruas dos bairros do Alecrim, Cidade Alta e Ribeira.

O projeto é multidisciplinar e visa aprofundar o desenvolvimento das habilidades e competências exigidas pelo Exame Nacional do Ensino Médio na área de Ciências Humanas e Ciências da Natureza.  Além da disciplina de história, os alunos também serão acompanhados também pelos professores de geografia, sociologia, biologia e filosofia. “Por meio da caminhada, vamos aliar os conhecimentos vistos em sala de aula à observação direta do patrimônio histórico-cultural de Natal”, explicou a coordenadora pedagógica, Gabriella Pereira.

Essa é a terceira edição da caminhada histórica do Salesiano São José. Entre os principais pontos do trajeto, o conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico da cidade de Natal, tombado pelo Iphan, em 2010, que engloba a Cidade Alta e parte do Bairro da Ribeira. Inclusive, o prédio do Colégio Salesiano São José que abrigou o Palacete do Cel. Juvino Barreto e preserva até os dias de hoje elementos arquitetônicos do período.

“Os alunos estão muito imersos nos conteúdos nessa preparação para o Enem. Tirá-los da sala de aula também é uma oportunidade de aprimorar os conhecimentos de forma integrada e agradável, ao ar livre, movimentando a mente e o corpo”, complementou a coordenadora, Gabriella Pereira.

Sistema Ponta Negra anuncia cobertura especial do São João no RN com conteúdos exclusivos

 

Natal/RN – 30 de maio de 2023 – O Sistema Ponta Negra de Comunicação se prepara para a festa mais popular do Nordeste, o São João. Na telinha da TV Ponta Negra, nas ondas da rádio 95FM ou na internet, com o portal Ponta Negra News e as redes sociais do grupo, os potiguares vão poder conferir, através da cobertura multiplataforma, conteúdos exclusivos.

A programação especial já começa neste sábado, dia 3, com a estreia do Mais São João. Direto de Mossoró, os apresentadores Priscilla de Sousa e Anderson Lopez vão fazer a festa e mostrar tudo o que rola no maior São João do Estado, ao vivo, com o Pingo da Mei Dia, abertura oficial do Mossoró Cidade Junina, e no estúdio da TV, em Natal, Miqueias Avelino, também participa da transmissão.

Além de Mossoró e as festas em Natal, o sistema irá realizar também o maior festival de quadrilhas juninas do Rio Grande do Norte, o Arraiá Quatrocentão. As principais quadrilhas do nosso estado disputando o título mais cobiçado do são joão, nas categorias tradicional e estilizada. De primeiro a quatro de julho, no Ginásio Edilson Albuquerque, em Macaíba.

Na telinha, a cobertura será nos sábados, dias 3, 10, 17 e 24 de junho, no Mais São João, e também durante a semana, no programa Tudo de Bom. A estreia, no Pingo Da Mei Dia, terá transmissão a partir das 12h, pela primeira vez na TV, ao vivo, com Anderson Lopez, na rua; Priscilla de Sousa, no estúdio direto do Pingo, no Camarote Buscapé; e Miqueias Avelino, no estúdio da TV, em Natal.

Nas ondas do rádio, nas imagens da TV e com a conexão da internet, o objetivo é oferecer ao internauta, telespectador e ouvinte; informação, entretenimento com a cara do povo potiguar, um sistema integrado, multiplataforma com uma linguagem do povo do Rio Grande do Norte.

A TV Ponta Negra traz uma programação diversificada com cultura, esporte, polícia, cidades e política focada no estado. Integrada à rádio 95 Mais FM, que possui mais de 30 anos de atuação, as duas se somam ao portal de notícias que surge para gerar ainda mais conteúdo com credibilidade fortalecendo sua atuação numa plataforma multimídia. Os veículos que integram o Sistema Ponta Negra de Comunicação estão presentes nas redes sociais com mais de 1.1 milhão de seguidores.

Diretor do SENAI-RN e do ISI-ER projeta “boom” na economia com parques eólicos offshore

Rodrigo Mello, diretor do SENAI-RN e do ISI-ER, fez a análise no painel de abertura do 15º Fórum Nacional Eólico. Evento será encerrado nesta quinta-feira em Natal

“A grande sacada do momento é que o Brasil, que é enxergado pelo mundo como exportador de commodities de baixo valor agregado, vai incrementar a balança comercial com a commodity mais estratégica para a humanidade no momento: a energia”, diz o diretor do SENAI do Rio Grande do Norte e do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), Rodrigo Mello, apontando para a plateia repleta de representantes de empresas e outras instituições relacionadas ao setor que os futuros complexos eólicos offshore, esperados para ‘o mar do país’, serão uma poderosa fonte de suprimento dessa demanda. “Haverá um boom, uma necessidade enorme de pessoas qualificadas e um grande volume de investimentos na região costeira”, projetou Mello. 

As declarações foram parte da exposição que fez no painel de abertura do 15º Fórum Nacional Eólico, em que representou o presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo. O Sistema, liderado pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte, também engloba SENAI, SESI e IEL no estado. 

Na ocasião, temas como o crescimento da atividade, novas fronteiras que despontam no horizonte e desafios do ponto de vista regulatório foram discutidos, com mediação do presidente do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne), Darlan Santos. 

O diretor do SENAI dividiu a mesa com a Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias (ABEEólica), com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) do Rio Grande do Norte e com a produtora de energia e prestadora internacional de serviços na área, Voltalia. 

Durante a apresentação, ele frisou o que chamou de crescimento vertiginoso da indústria eólica e o efeito que a atividade tem gerado na economia de pequenos municípios do interior do estado. “O Brasil tem hoje 25 Gigawatts (GW) instalados de eólica, dos quais cerca de 30% estão no RN, estado líder em produção nacional, ofertando à sociedade energia limpa desmistificada, ou seja, sem os problemas que os pessimistas diziam que iriam acontecer, de oscilação, de qualidade de energia”, observou Mello. “Qual foi o setor que em apenas 15 anos evoluiu 10 vezes? Qual foi o setor que nesse período teve redução de custo de cerca de 70% no valor do seu produto?”, lançou ao público.

Resultados de uma análise realizada pelo MAIS RN – Núcleo de Gestão Estratégica da FIERN – a pedido do SENAI, foram citados por ele como exemplos dos impactos dessa indústria. De acordo com os dados, municípios com parques eólicos no Rio Grande do Norte deram um salto nos últimos anos em geração de riquezas, empregos e criação de negócios. Para o Nordeste, complementou o diretor, “este é, certamente, o setor que mais atrai investimentos”. 

E as projeções são de “muita expansão”. “Considerando só o onshore, ainda tem muitos parques a serem construídos. Isto irá acontecer, numa revolução no interior do estado, na área de menos opções econômicas pujantes, o Semiárido – a grande área de produção no Brasil.

Offshore

Outra frente de expansão é enxergada por meio da indústria de energia eólica offshore, no mar, que já existe na Europa, na Ásia e nos Estados Unidos, mas, no Brasil, está em fase de desenvolvimento.

“Em 2012 começamos a discutir com a Petrobras a perspectiva da eólica offshore e muitos diziam, naquela época, que éramos loucos, porque o offshore certamente seria algo discutido e seria importante para o Brasil, mas em 2050, para os nossos filhos e netos. E nós insistimos nisso. Fizemos o primeiro levantamento com dados medidos do Brasil,  levantando o recurso eólico offshore na área que engloba o RN e o Ceará, medindo recurso capaz de gerar 140 GW, o que representa 10 Itaipus”, disse Mello, se referindo a usina que se apresenta como a maior hidrelétrica do mundo.

“Nós estamos, claramente, entrando numa nova fronteira, que será uma fronteira para exportação de energia e essa exportação se dará através do hidrogênio e de seus combustíveis avançados derivados”, frisou Rodrigo Mello, afirmando que o Rio Grande do Norte sai na frente mais uma vez nesse contexto. “Segundo os dados que levantamos, o estado tem a melhor qualidade do evento também no offshore, um dos fatores decisórios para investimentos”.

Entre as contribuições que o Sistema FIERN tem dado a essa indústria, ele citou “o Atlas eólico e solar de melhor precisão da América Latina”, desenvolvido pelo ISI-ER, por meio de cooperação com o governo do Rio Grande do Norte; a implantação, no estado, da maior torre do Brasil para medição de dados meteorológicos, de forma a ampliar as informações disponíveis e a confiabilidade para esse setor, além da Bravo, “Boia Remota de Avaliação de Ventos Offshore”, tecnologia inédita no país, em fase de desenvolvimento para a nova fronteira do setor de energia. O projeto, da Petrobras, é realizado com o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis, sediado no Rio Grande do Norte, e o Instituto SENAI em Sistemas Embarcados (ISI-SE), de Santa Catarina.  

A área de educação profissional também foi exaltada pelo diretor. “Junto com vários parceiros também temos incrementado a formação de pessoas através do CTGAS-ER, do SENAI, como centro de referência para o Brasil todo, não só para o RN, nesta área, e, na área de Pesquisa, desenvolvimento e Inovação (P,D&I) através do ISI”.

O Fórum Nacional Eólico começou nesta quarta-feira (31) e será encerrado nesta quinta (1º). O evento é promovido pelo Cerne, em parceria com a Viex, empresa brasileira especializada na realização de conferências, cursos e eventos.