HotelCare comanda a operação de dois hotéis entre os 10% melhores do mundo, agraciados com o Prêmio Travellers’ Choice 2023 da Trip Advisor.

 

Golden Tulip Natal Ponta Negra, em Natal, e o Sonata de Iracema, em Fortaleza, são os dois hotéis administrados pela HotelCare que alcançaram a pontuação entre os 10% melhores hotéis do mundo. “A importância da gestão fica evidente nessa premiação, haja vista que as duas propriedades têm atributos importantes de imagem e marca, mas que mantém, igualmente, o esmero na entrega de serviços e instalações”, afirma Ronaldo Albertino, CEO da HotelCare.

“Trabalhamos constantemente para a manutenção da entrega de serviços e atendimento personalizado aos nossos clientes e, impulsionados com essa importante premiação, nos estimula ainda mais a aumentar o padrão e continuar figurando no ranking nos próximos anos”, declara Ivana Bezerra de Menezes Rangel, Diretora do Sonata de Iracema e Presidente do Convention Bureau de Fortaleza. “Apoiados pela estrutura de marca Golden Tulip e procedimentos operacionais da HotelCare, alimentamos a equipe com as técnicas fundamentais para alcançar essa posição no Prêmio Travellers’ Choice 2023, hospedados entre os 10% melhores do mundo”, explica Liliana Cunha, Gerente Geral do Golden Tulip Natal Ponta Negra.

A HotelCare é uma empresa administradora hoteleira multimarca e opera hotéisde norte a sul do Brasil. São eles: Hotel Sonata de Iracema em Fortaleza, Golden Tulip Ponta Negra em Natal, Ibis Arapiraca em Alagoas, Intercity BH Expo Belo Horizonte em Minas Gerais, Eldorado Atibaia Eco Resort em São Paulo, Hotel Marge Aparecida em São Paulo e o Ibis Montenegro no Rio Grande do Sul. No segundo semestre de 2023 haverá a abertura de mais dois hotéis, o primeiro será o Ibis em Guarapuava, importante região no Paraná e o Monaro Hotel em Guaporé no Rio Grande do Sul.

76% dos clientes de delivery consideram importante ter na embalagem um selo que comprove a sua sustentabilidade

 

Pesquisa realizada pelo iFood no mês de março aponta que restaurantes que usam embalagens sustentáveis são 54% mais aceitos pelos consumidores

Com o objetivo de avaliar a relevância de embalagens sustentáveis e o envolvimento do consumidor com o tema, o iFood, empresa brasileira de tecnologia, acaba de divulgar uma pesquisa, conduzida pelo instituto Opinion Box, que aponta que 76% dos clientes consideram importante ter na embalagem algum selo que comprove a sustentabilidade. Além disso, 54% das pessoas ouvidas dizem que priorizam pedidos em restaurantes que tenham embalagens sustentáveis para o envio da comida. Os resultados foram obtidos após entrevistas online com 1.112 pessoas que realizaram ao menos um pedido de comida no delivery nos 30 dias antes da coleta de dados, que aconteceu entre os dias 8 e 17 de março de 2023.

Quando falamos em material, 54% dos consumidores acreditam que embalagens de papel e/ou compostáveis são as mais sustentáveis e estão entre em segundo e terceiro lugar e são também as preferidas de 41% dos respondentes. Em relação a rejeição, dentro dos 71% que rejeitam algum tipo de embalagem, a que menos gostam é a de alumínio.

Quanto à característica da embalagem, 94% das pessoas concordam que a vedação é o mais importante. A facilidade como a embalagem é descartada também é relevante para 8 em cada 10 consumidores.

 

Compromisso

A pesquisa faz parte dos esforços do iFood para um futuro mais sustentável, entre eles, o compromisso público de zerar a poluição plástica até 2025.

“Vamos acelerar o compromisso de redução do plástico no delivery por meio da adesão às  embalagens sustentáveis por parte de restaurantes e conscientização de clientes”, pontua Gustavo Vitti, vice-presidente de Pessoas e Sustentabilidade do iFood. “Para isso, estamos usando nossa tecnologia para criar novas soluções em embalagens testadas e aprovadas por nós, garantindo uso seguro e com excelente experiência ao cliente final e um custo mais baixo para o restaurante”, completa o executivo.

Os dados coletados servem como base para a conscientização dos restaurantes sobre como o consumidor percebe e deseja a sustentabilidade dos negócios.

Para mudar o cenário atual, a partir destes resultados, a companhia iniciou a campanha “Hambúrguer no Papel”, com o lançamento de embalagens sustentáveis em parceria com a Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel no Brasil. Além de inovadoras, elas são sustentáveis, recicláveis e biodegradáveis e têm como característica os preços competitivos, minimizando custos e impactos financeiros aos restaurantes parceiros. Cerca de 30 hamburguerias em todo o país receberão as novas embalagens para a primeira fase do projeto.

Responsabilidade da oferta de embalagens sustentáveis

Para 52% dos consumidores, os restaurantes são os responsáveis por iniciar esse movimento de uso de embalagens mais sustentáveis, porém, se necessário aumento no preço da refeição em decorrência da troca de embalagens, os dados mostram que ainda que esse aporte possa causar redução na quantidade vendida, as proporções são pequenas, resultando em uma receita final maior. Em um balanço geral, em média 60% dos entrevistados responderam que “sim, pagariam R$ 2 a mais para receber o seu pedido no delivery em embalagens sustentáveis”.

Embora a sustentabilidade seja um aspecto importante quando falamos em embalagens do delivery, apenas 28% dos respondentes já deixaram de ser clientes de um restaurante por utilizar embalagens prejudiciais ao meio ambiente.

Sobre o iFood

O iFood é uma empresa brasileira de tecnologia, que aproxima clientes, restaurantes e entregadores de forma simples e prática. O iFood tem o propósito de alimentar o futuro do Brasil e do mundo, transformando a sociedade por meio da educação e da tecnologia, da segurança alimentar, da inclusão e com um impacto socioambiental positivo.

Com mais de 70 milhões de pedidos mensais, o iFood atua com inteligência de negócio e soluções de gestão para promover e desenvolver um ecossistema de mais de 300 mil estabelecimentos cadastrados, 200 mil entregadores conectados em mais de 1700 cidades em todo o Brasil. Há 11 anos no mercado, a empresa vai além do food delivery e cresce também em negócios de Mercado, Fintech e Benefícios, unindo tecnologia e conveniência na entrega de soluções aos parceiros. O iFood conta com um importante investidor também brasileiro, a Movile.

Para mais informações sobre o iFood, suas novidades e a nossa fome de alimentar o mundo, acesse o iFood News.

Reconhecimento: Ações da Fecomércio RN são destaque em evento internacional sobre turismo sustentável realizado em Santa Catarina

Foto: divulgação

As ações desenvolvidas de pelo Sistema Fecomercio RN, por meio do Senac, para o desenvolvimento do turismo sustentável no estado foram apresentadas na abertura da Conferência Latino-Americana Green Destinations 2023, evento que está sendo realizado no município de Bombinhas – SC, com participação de trade turístico e especialistas da América Latina e Europa.

O objetivo da conferência é apoiar os destinos da América Latina no desenvolvimento de um turismo mais responsável e sustentável, com apresentação de histórias de sucesso e do intercâmbio de experiências e boas práticas. O diretor regional do Senac, Raniery Pimenta, foi um dos convidados para apresentar no evento os resultados já obtidos no RN a partir da implementação de projetos como o Verena, DEL Turismo , Sírio e para falar sobre a projeção internacional do Hotel-Escola Senac Barreira ao ser reconhecido como primeiro hotel na América Latina a obter o selo ISO de sustentabilidade, concedido pela ABNT.

“É uma imensa satisfação participar da primeira Conferência latino-americana Green Destinations e ter a oportunidade de aprender e trocar conhecimentos sobre o desenvolvimento sustentável do turismo no brasil. Para colaborar com o debate, trouxe um pouco sobre a nossa experiência no RN com os projetos que estamos desenvolvendo com foco na sustentabilidade”, comenta o diretor regional do Senac, Raniery Pimenta.

Outro projeto apresentado pelo diretor do Senac RN foi o novo painel desenvolvido pela equipe técnica do Sistema de Inteligência Turística do RN (Sírio) – plataforma on-line desenvolvida pelo Senac em parceria com a Emprotur para oferecer dados e informações estratégicas ao trade turístico. No painel do “Green Destination Certification Program Brazil 2023” estão os dados sobre o desempenho dos municípios brasileiros atendidos pelo Programa DEL em cada uma das categorias avaliadas na premiação internacional Top 100 de destinos sustentáveis. Entre as novidades, Raniery falou sobre a expansão regional do programa DEL Turismo.

“As ações DEL no RN também já geraram frutos que estão cruzando fronteiras regionais. A novidade que trago é que assinaremos aqui o convênio com o Instituto DEL para expandirmos o programa em todo o nordeste, começando pelo estado de Pernambuco”, celebrou Raniery Pimenta.

Conferência latino-americana Green Destinations

Desde sua primeira edição, em 2016, na Eslovênia, a Conferência Global Green Destinations, tornou-se um dos principais eventos dedicados aos destinos turísticos sustentáveis e comunidades empresariais. O Green Destinations Days já realizou sete edições globais sediadas em destinos europeus e conta com sua primeira edição regional, o Green Destinations Latino América, neste ano.

O evento, realizado pela FACISC e Instituto DEL, combina palestras e workshops sobre gestão e desenvolvimento sustentável no turismo nacional e internacional, networking com líderes do setor e apresentações de destinos referência e histórias de boas práticas, além de visitas técnicas, que possibilitam os participantes a testemunhar a aplicação do turismo responsável na cidade sede da conferência.

Blog do FM

Frente Parlamentar é instalada com foco na garantia de nutrição à população

Foto: Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte instalou, nesta quarta-feira (7), a Frente Parlamentar de Soberania Alimentar e Nutricional: Nutrição Para Todos. Por iniciativa da deputada Divaneide Basílio (PT), diversos representantes do Poder Público e da sociedade civil discutiram temas que deverão ser abordados durante o funcionamento do grupo.

A Frente Parlamentar foi instalada após as assinaturas de requerimento por parte dos deputados Francisco do PT, Isolda Dantas (PT), George Soares (PV), Kleber Rodrigues (PSDB), além da própria Divaneide Basílio. Para a parlamentar, a fome tem “endereço e cor”.

“Essa insegurança alimentar está mais acentuada no campo e nas zonas mais pobres da cidade, sobre as mulheres e crianças. Nós queremos ajudar a mudar esse cenário. Não podemos aceitar que as pessoas não tenham acesso à comida, isso é básico e, sobretudo, um cuidado humano” apontou Divaneide.

O foco do grupo é discutir o direito da população definir suas próprias políticas e estratégias sustentáveis de produção, distribuição e consumo de alimentos, fomentando esse trabalho através da parceria entre os setores públicos, privados e sociedade civil, especialmente com a participação das Federações da Agricultura Familiar, Movimentos da Agricultura Urbana e Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional. “Não é somente combate à fome, é nutrir a população”, enfatizou Divaneide.

No debate, representantes diversas entidades discutiram por quase três horas vários pontos que precisam ser abordados nos trabalhos da Frente Parlamentar. Entre os encaminhamentos, ficou definido que o grupo vai trabalhar para fortalecer as frentes nas cidades, começando por Pedro Avelino; ampliar a discussão debate sobre a lei de segurança alimentar e PPA; foco em sistemas alimentares sustentáveis, além de fazer o mapeamento e diálogo com pesquisas existentes; debate do acesso à terra e é tratada a titulação das terras; questões ambientais; apoio ao MST; fortalecimento do espaço e parceria das hortas em escolas e universidades; além da primeira reunião, que será no dia 28 de junho, com foco na discussão sobre a criação de abelhas e produção de mel no interior potiguar.

“Esse fórum vai trabalhar de maneira permanente para que tenhamos o equilíbrio entre a ampliação de empreendimentos, mas que tenha respeito às comunidades. Muito obrigado a todos pela colaboração e vamos em frente”, agradeceu a parlamentar.

Governo do RN assina acordo para realizar primeiro concurso do Idema

Órgão, criado em 1974 no estado, entende que tem a necessidade de nomear 180 servidores. Objetivo é de que primeiras nomeações sejam feitas em 2024

Sede Idema RN Fachada — Foto: Divulgação

O governo do Rio Grande do Norte anunciou que vai realizar o primeiro concurso público da história do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), órgão que foi criado em 1974 no estado.

O anúncio foi formalizado após a assinatura de um Termo de Ajuste de Gestão (TAG) pelo Executivo Estadual e pelo Ministério Público de Contas. O acordo foi firmado na terça-feira (6) na sede do Tribunal de Contas do Estado, em Natal.

Após um diagnóstico e feito um plano de reestruturação administrativa do Idema, foi entendido que a necessidade atual do Instituto é nomear 180 profissionais efetivos para preenchimento de cargos.

A previsão é que o edital do concurso público seja publicado em dezembro, ocorrendo as nomeações para 72 vagas entre maio e junho de 2024, e os demais em 2025.

Segundo o governo do RN, o quadro atual de pessoal do Instituto é composto principalmente por agentes temporários, que desempenham funções relacionadas à fiscalização e licenciamento ambiental.

Segundo levantamento realizado pela Secretaria de Administração do RN (Sead) em fevereiro de 2023, o Idema tem um total de 257 cargos de técnico de nível superior vagos devido a aposentadorias ou falecimentos.

O Termo de Ajuste de Gestão é necessário porque o estado se encontra acima do limite prudencial estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

G1 RN

Parnamirim firma termo de compromisso para adaptar todas as escolas da rede municipal

A comunidade escolar de Parnamirim teve nesta terça-feira (6) uma data marcante no quesito acessibilidade. O prefeito Rosano Taveira recebeu em seu gabinete o promotor de Justiça Dr. Eldro Sucupira e sua equipe para firmar um termo de compromisso com o objetivo de adaptar toda a rede pública municipal de educação às normas técnicas de acessibilidade vigentes, de acordo com a NBR 9050:20 e suas atualizações. O compromisso é extremamente promissor e diz respeito à acessibilidade de edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.

O representante da 9ª Promotoria de Justiça de Parnamirim disse que esse é um momento histórico para a cidade, que se compromete a fazer de Parnamirim um município com toda a rede pública devidamente regularizada no quesito acessibilidade. “Às vezes nosso trabalho é muito difícil, no entanto preciso elogiar sua equipe, prefeito, com relação às atuações da Semop e da Procuradoria. Esses dois órgãos do município mostraram que a Prefeitura está de fato comprometida com a resolução das demandas da população”, disse Sucupira.

No momento da reunião, 4 termos de compromisso foram assinados em representação a todos os demais. Para se ter uma ideia, com os compromissos firmados nesta terça-feira (6), serão extintos do MP, de uma só vez, cerca de 67 procedimentos relativos ao município – mais de 300 páginas de documentos. Dr. Eldro parabenizou o município de forma categórica, referindo-se a Parnamirim como uma cidade realmente comprometida e sensível ao quesito acessibilidade.

De forma prática, o município se compromete a elaborar os projetos e executar os serviços de adaptação nas escolas da rede pública, como implantação de piso tátil, adaptação de ambientes para idosos, pessoas com dificuldade de locomoção, baixa visão, cegas ou com problemas para subir escadas.
O prefeito Taveira ainda acrescentou que o município está viabilizando – para muito em breve – um treinamento para o corpo de servidores que trabalha direta ou indiretamente com alunos com o espectro autista, contemplando primeiro os trabalhadores da Saúde, Educação e Assistência Social. O promotor referiu-se à iniciativa como “interessantíssima” e se colocou à disposição para participar do diálogo inerente ao tema.

Finalizando o encontro, Dr. Eldro também falou sobre a importância de pensar no ajuste e padronização das calçadas do município, tema que segundo ele é de vital importância para qualquer cidade. O gestor de Parnamirim acrescentou à conversa que o município já tem um ponto de partida para o assunto. “Estamos com a licitação da urbanização do centro de nossa cidade em pleno andamento, que também vai contemplar esse tema das calçadas”. Taveira presenteou o representante do Ministério Público com um exemplar do projeto da urbanização, no qual os mínimos detalhes podem ser consultados, e já deixou pré-agendada uma conversa para depois do retorno das férias do promotor. Sucupira se mostrou muito feliz e disse que o objetivo é que a cidade entre na era moderna quanto ao tema da acessibilidade. “Estamos diante de um feito notável que merece todos os aplausos”, elogiou.Além do prefeito e do promotor, participaram do momento histórico o secretário Chefe do Gabinete Civil, Homero Grec, a titular da Assistência Social, Alda Lêda Taveira, o secretário adjunto de Educação, George Câmara, Josuá Neto, secretário de Obras Públicas, o procurador geral do município, Dr. Fábio Pinheiro, e o também procurador, Dr. Antônio Eronildo.

Foto: Ney Douglas

Portal da Prefeitura de Parnamirim

Campanha Paz nas Escolas é divulgada pela Assembleia Legislativa do RN

A violência nas escolas é uma questão que precisamos combater juntos. Com base nessa premissa, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte divulgou mais uma campanha educativa na imprensa. Dessa vez, o tema abordado enfatiza a importância da participação e acompanhamento dos pais e responsáveis na rotina dos filhos, alertando que os cuidados devem ser permanentes não só fora, como também dentro de casa.

“Todos nós podemos passar a mensagem de que o comportamento em casa deve se propagar na escola. Promovendo a cultura da paz. Este é o chamamento que a nova campanha educativa da Assembleia Legislativa pretende fazer para que toda a comunidade escolar conviva de forma íntegra e respeitosa; replicando um espaço para o diálogo e o cultivo da resiliência e da empatia. A cultura de paz tem espaço para ser construída pela comunidade escolar quando são priorizados o educar para atitudes e valores morais e éticos e a construção de um cenário inclusivo. É o chamamento”, conclamou o deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), presidente da ALRN.

A peça publicitária produzida para materiais impressos é enfática: “Não adianta só as escolas se protegerem com segurança, se em casa o seu filho se isola de você”. Já o vídeo, produzido pela Base Propaganda e Diretoria de Comunicação, veiculado nas redes sociais da Casa Legislativa e de parceiros, faz um chamado para que os adultos invistam em tempo de qualidade com suas crianças e adolescentes, promovendo atividades presenciais de lazer e a prática de esportes, como forma de construir uma relação de confiança e bem-estar.

A preocupação com a segurança das nossas crianças e adolescentes é uma constante nos mandatos do Legislativo Potiguar, prova disso é que está em tramitação na Assembleia Legislativa do RN o projeto de lei que institui o “Dia da Paz e Gentileza nas Escolas” do Estado, apresentado pelo presidente da Casa.

Segundo o projeto, o “Dia da Paz e Gentileza nas Escolas” tem como objetivos desenvolver ações e campanhas educativas, de conscientização e valorização da vida, dirigidas às crianças, aos adolescentes e à comunidade envolvida; e implantar, especialmente neste dia, ações voltadas à promoção da harmonia e da paz entre a comunidade escolar.

Acompanhe tudo pela @assembleiarn

Foto da campanha