Sete dicas para promover o Dia Global do Bem-Estar

A atenção à saúde – emocional, física e espiritual – passou a ser debatida como prioridade dentro e fora das empresas. A própria Organização Mundial da Saúde (OMS) já manifestou preocupação sobre esses temas. O Dia Mundial do Bem-Estar, celebrado anualmente no segundo sábado de junho, propõe exatamente isto: nos lembrar de ter uma vida mais saudável e com mais significado.

A data, que começou a ser celebrada em 2012, na Turquia, hoje é comemorada em todo o mundo com diferentes iniciativas, como palestras, atividades ao ar livre, sessões de exercício, alongamento, meditação, entre outras. No Brasil, o Gympass, maior hub de bem-estar corporativo do mundo, apoia e incentiva a celebração de um dia que serve para lembrar a todos que o bem-estar deve ser priorizado o ano todo.

“As empresas podem e devem promover ações, presenciais e remotas, para cuidar do o bem-estar dos colaboradores. A melhor maneira de fazer isso com consistência é apoiar a jornada de bem-estar da força de trabalho por meio de programas e políticas estruturadas. Assim, todos ganham: as empresas com profissionais mais produtivos, e os colaboradores, que ficam mais felizes e saudáveis”, destaca Renato Basso, vice-presidente de Pessoas do Gympass.

Um estudo recente feito pela companhia, “Panorama do bem-estar corporativo 2022” demonstrou que a perspectiva de bem-estar no trabalho é um fator preponderante nas decisões que os colaboradores tomam em relação à carreira. Para 83% dos entrevistados, o bem-estar é um pilar tão importante quanto o salário, enquanto 85% concordam que tenderiam a permanecer em um cargo se a empresa priorizasse o bem-estar e 77% afirmam que pensariam em deixar uma empresa que não prioriza o bem-estar. Já o estudo “ROI do Bem-estar”, divulgado no último mês, reforça que companhias que mensuram o impacto dos seus programas de bem-estar descobriram que eles são muito ou extremamente importantes para aquisição de talentos (78%), satisfação (88%) e retenção (79%).

“Os investimentos no bem-estar dos colaboradores melhoram os resultados das organizações. E a performance das empresas e a saúde dos funcionários estão diretamente conectados. Ou seja, não dá mais para as organizações deixarem essa pauta de lado. E, cada vez mais, os colaboradores estão priorizando a saúde”, complementa Basso.

O vice-presidente de Pessoas do Gympass elencou sete atividades que podem contribuir com os diferentes perfis e portes de empresas para realizar no Dia Global do Bem-Estar:

Faça uma caminhada ao ar livre: aproveite o contato com a natureza, respire o ar fresco e desfrute de uma caminhada revigorante. Você pode até mesmo convidar amigos ou familiares para se juntarem a você.

Pratique atividades físicas: escolha uma atividade que você goste, como ioga, pilates, dança ou natação, e dedique algum tempo para se exercitar. Movimentar o corpo é essencial para a saúde e o bem-estar geral.

Desconecte-se das telas: reserve um tempo para se desconectar dos dispositivos eletrônicos. Desligue o celular, a TV e o computador por algumas horas e aproveite para se conectar consigo mesmo ou com os outros em uma conversa significativa.

Medite e pratique mindfulness: dedique alguns minutos para meditar e praticar mindfulness. Essas práticas ajudam a acalmar a mente, reduzir o estresse e aumentar a clareza mental.

Prepare uma refeição saudável: cozinhar em casa é uma ótima maneira de se alimentar de forma saudável. Escolha ingredientes frescos e nutritivos e prepare uma refeição deliciosa e balanceada.

Faça uma pausa para relaxar: tire um tempo para relaxar e cuidar de si mesmo. Tome um banho quente, leia um livro, ouça uma música relaxante ou faça qualquer atividade que o ajude a recarregar as energias.

Pratique a gratidão: dedique um tempo para refletir sobre as coisas pelas quais você é grato. Anote em um diário ou compartilhe com alguém próximo. A gratidão ajuda a cultivar uma atitude positiva e a apreciar as pequenas coisas da vida.

Os sete passos que compõem o manifesto do Dia Mundial do Bem-Estar são: caminhe por uma hora; beba mais água; se alimente de forma mais saudável; evite garrafas plásticas; faça uma boa ação; priorize um tempo com a família; durma bem

Entrevista Versátil com Silvana Martins: amor pela vida e pela música

Silvana Martins, paulistana, radicada em Natal há 34 anos. Diz ter chegado em Natal, em maio de 1981, para abrir um show para a cantora Alcione, no Clube América. Ela morou em outros estados pelo país, mas Natal foi o lugar que a conquistou e fez com que ela escolhesse a capital potiguar para viver e cantar.

Como você definiria Silvana Martins?

Cantora eclética, faz um passeio musical pelos mais diversos ritmos e gêneros, atriz de musicais, locutora, radialista, dubladora de desenho animado, produtora cultural, cerimonialista e personal organizer. Esse ano, agora em junho, completa 46 anos de carreira artística. Tem orgulho de dizer que sempre teve (e ainda tem), a sorte e o privilégio de ser acompanhada pelos melhores músicos e instrumentistas, assim como também teve o prazer de dividir o palco com grandes artistas.

Conte um pouco de sua trajetória nas artes?

Já participei de vários projetos artísticos, musicais e culturais: Projeto Pixinguinha, Projeto Seis e Meia, dentre outros. Fui integrante dos grupos: As Potiguaras (5 anos), As Nordestinas (1 ano) e Velha Guarda do Samba (5 anos). Em fevereiro de 2017, lancei um CD autoral “A vida é só pra cantar”. Atualmente sou vocalista do Grupo D’Breque de Natal (samba de raiz).

Motivação diária? 

O que me move todos os dias, é a minha fé em Deus e a eterna gratidão pelo dom da música, porque através do meu canto, levo alegria para as pessoas (o que considero uma missão).

O que a família significa em sua vida?

Sou viúva do compositor e cantor macauense, Nazareno Vieira. Nazareno foi meu companheiro de vida e de palcos por 19 anos, tivemos 3 filhos: André Luis, Ana Cláudia e Amanda. Para mim, família é a benção de Deus! Ela é meu chão, meu esteio, minha herança maior! Minha família é minha maior incentivadora em tudo o que faço. Só gratidão.

Já passou por momentos difíceis em sua carreira ao ponto de pensar em desistir? Desistir, nunca! Mas, já me decepcionei muito… Como mulher, encontro muitas barreiras, cantar samba e liderar um grupo de 7 homens (tem que ser na raça). Com o tempo, aprendi que quanto maior é o obstáculo, maior é a minha “gana” para vencê-lo! Esse é o meu combustível.

Como é a experiência de ser a única mulher ao lado de 7 homens em sua banda?

Trabalhar com homens, sempre foi um desafio, nós mulheres temos que provar o tempo todo, nossa capacidade e talento. Temos um ótimo relacionamento! Eles me chamam de “garota”. Nos divertimos muito, porque amamos o que fazemos. Sem falsa modéstia, temos uma pegada e repertório diferenciado. O grupo completou 3 anos, estamos em estúdio para a gravação do nosso primeiro EP. Quando fui convidada (pela diretoria do grupo), para ser a vocalista, achei ótimo, mas pontuei algumas coisas: respeito,  profissionalismo, no mínimo 3 ensaios por mês, figurino e liberdade para escolher o repertório.

 

Foi difícil conciliar paixão pela música com a maternidade?

Conciliar a maternidade com os palcos, foi outro grande desafio! Como não sou daqui do nordeste, não tive apoio familiar, então, tive que matar um leão por dia, sem borrar as unhas! Sempre levei meus filhos para os ensaios, estúdios e palcos, porque não tinha com quem deixá-los. Quando morei em Fortaleza tive uma experiência muito ruim com uma babá, daí decidi que eles iriam comigo para onde eu fosse. Já comeram muita poeira por essas estradas desse mundo de meu Deus.

Como você avalia criar os filhos nesse processo de idas e vindas aos palcos?

Mesmo com tantas dificuldades, graças a Deus, criei meus filhos com muita serenidade, muito amor, e sempre compartilhando tudo com eles. Até hoje, somos muito amigos, confidentes, apoiadores e incentivadores. O mais velho (André) tem 41 anos e 1 filho, mora em Florianópolis, onde é pastor  da Igreja Verbo da Vida. Também faz um trabalho lindo de evangelização, viajando pelo Brasil, a do meio (Ana) tem 36 anos, é gerente comercial de uma conceituada empresa de consignados, casou em novembro do ano passado, me prometeu um neto logo, logo… Já a caçula (Amanda) tem 33 anos, foi a que casou primeiro, tem 3 filhos e é designer gráfica. Então, como pode ver, todos bem casados e excelentes profissionais! A música com todas as suas alegrias e dificuldades, nunca atrapalharam na criação e formação do caráter de cada um. Quando nos reunimos, lembramos de tudo o que passamos, com muita alegria e emoção… E o melhor… Todos tementes e servos fiéis de Deus, são meu orgulho e alegria de viver!

Silvana ao lado de seus três filhos

Quando você ouviu o chamado da música?

Na verdade, a música sempre esteve presente em minha vida. Desde novinha, sou notívaga. Minha mãe trabalhava durante o dia e dava aula à noite. Ficava preocupada porque eu não dormia muito, não dava trabalho, mas ela se preocupava com a minha madrinha que tomava conta de mim, porque ela precisava dormir e eu ficava com os olhos arregalados (sem dormir, ainda ativa). Foi quando meu padrinho, comprou um radinho de pilha e colocou embaixo do meu travesseiro. E não foi que deu certo? Moral da história, a música entrou em minhas veias. Sempre cantei para os meus filhos, desde pequenos. E todos eles têm o dom da música, cantam e tocam lindamente! A música me escolheu, e eu só segui o curso. Não há lugar melhor para estar, do que nos palcos da vida!

Tem alguma coisa inusitada que ocorreu nos palcos e você recorda até hoje?

Fui fazer um show na inauguração do cinema, na cidade de Macau. Carro de som, cartazes espalhados por toda cidade, entrevista na rádio, enfim, todo mundo aguardando… Nazareno teve a ideia: a banda ficaria no palco (em frente da tela de projeção), depois do público já sentado, eu entraria pela frente. Só que não nos avisaram que haviam encerrado a rampa. Daí quando a banda deu a introdução da música, foram me chamar, eu, com o microfone sem fio, comecei a cantar e… me estabaquei no chão… Tive uma crise de riso, e o público começou a aplaudir, uma senhorinha gritou: uma entrada triunfal! E haja risos e aplausos.

Jogo de palavras – uma palavra, uma resposta

Família?

Benção 

Deus? 

Meu Salvador 

Saudade?

 Meus pais

Esperança? 

Num mundo melhor e mais justo 

Qualidade de vida? Alimentos sem agrotóxicos e a linda Natal melhor administrada em todos os sentidos, para um futuro melhor para meus netos e toda uma geração futura.

Por fim, para conhecer o trabalho de Silvana Martins, basta acompanhar as redes sociais dela no Instagram @cantorasilvanamartins e no Facebook e YouTube Silvana Martins Maia.

Clique da família reunida

 

Silvana Martins também participou do vídeo promocional da Prefeitura de Natal para o São João 2023, confira:

 

Texto: Bruna Torres  – Fotos: arquivo pessoal/divulgação – Silvana Martins

Prefeitura de Natal investe quase R$ 13 milhões em tablets para estudantes

Tablets na Educação – foto Manoel Barbosa

 

Em sintonia com as novas demandas da contemporaneidade, de que seja possibilitado o acesso às ferramentas digitais, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), investiu na compra de tablets para as escolas de Ensino Fundamental, oportunizando que estudantes e professores tenham maior dinamicidade no processo de ensino e aprendizagem. Foram adquiridos 16.437 tablets, em um investimento na ordem de R$ 12.910.770,39. Nesta primeira fase serão distribuídos 6.575 tablets.

 

A entrega oficial será realizada na próxima segunda-feira (12), às 14 horas, na Escola Municipal Monsenhor Joaquim Honório, situada na Rua Presidente Mascarenhas, 768, no bairro Alecrim, com participação do prefeito Álvaro Dias.

 

“A Prefeitura de Natal está investindo forte na Educação pública do Município. Semana passada, entregamos mais uma escola completamente reestruturada: a Escola Municipal Professor Bernardo do Nascimento, no bairro de Felipe Camarão. Agora, investimentos na modernização das condições da nossa rede, e a entrega dos tablets simboliza este esforço, além de representar um avanço na qualidade do ensino da Rede Municipal de Natal. É um trabalho que a Prefeitura de Natal vai ampliar a partir de agora”, afirma Álvaro Dias.

 

Os tablets possibilitam o acesso a ferramentas que favorecem as condições de explorar diferentes estratégias didáticas e adaptações metodológicas, para viabilizar a aprendizagem de todos. Esse investimento representa um avanço na qualidade do ensino da Rede Municipal de Natal. Além da aquisição dos tablets de marca Multilaser, modelo M8 4G, também foram comprados fones de ouvido estéreo com microfone PH136, capas de proteção emborrachada e MDM (gerenciamento de dispositivos móveis).

 

Inicialmente a distribuição vai acontecer para os estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental. “Considerou-se esta etapa de escolaridade, porque esses anos marcam a finalização do Ensino Fundamental I (Anos Iniciais) e Ensino Fundamental II (Anos Finais). A aquisição dos tablets é uma conquista importante para a Rede Municipal de Ensino”, destacou a

secretária municipal de Educação, professora Cristina Diniz. O 5º ano é oferecido em 59 unidades escolares e o 9º ano do Ensino Fundamental é ofertado em 30 escolas. Para que os estudantes utilizem o equipamento de forma adequada, a SME-Natal providenciará uma formação para os articuladores das escolas pelo Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), vinculado ao Departamento de Ensino Fundamental da SME. Os articuladores serão responsáveis pela formatação e pelas orientações relacionadas ao uso adequado do equipamento.

 

De acordo com a diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Noélia Barbosa, além da formação relacionada a aspectos técnicos promovida pelo NTE, a formação para professores também contemplará estratégias de uso para os tablets em projetos e ações pedagógicas, envolvendo os diferentes componentes curriculares. “Os equipamentos podem ser utilizados em todas as disciplinas, permitindo que sejam realizadas atividades em diferentes áreas e potencializando o ensino híbrido”, disse.

 

Os assessores pedagógicos da SME-Natal também irão incentivar e sugerir aos professores atividades nos tablets, utilizando as ferramentas do Google. Para que os equipamentos sejam usados de forma cuidadosa, os responsáveis pelos estudantes assumirão a responsabilidade tanto em relação à conservação como em relação à finalidade de caráter pedagógico. A segunda etapa de entrega de tablets será para os estudantes dos 6°, 7° e 8º anos.

Som da Mata deste domingo traz Diogo das Virgens

 

Quem sobe ao palco do Som da Mata neste domingo (11), às 16h30, é o potiguar, cantor e multi-instrumentista, Diogo das Virgens, que começou a tocar violão em meados de 1996 por influência do pai, mas sua carreira de músico profissional iniciou em 2002, após concluir faculdade de Publicidade e Propaganda, momento em que começou a se apresentar em bares e casas noturnas de Natal.Diogo já tocou em países da Europa, como: Holanda e Noruega. Nos Estados Unidos fundou a banda D’Vibe, que viria a ser seu principal trabalho pelos anos vindouros. O músico já fez participações em festivais e em eventos, como: Natal Fashion Week, Carnatal, Réveillon da Praia, Fest Bossa & Jazz, dentre outros, além de realizar duas apresentações no palco do Fifa Fan Fest, durante a Copa do Mundo de 2014.Em sua jornada musical já foi vencedor de prêmios, gravou diversas músicas autorais, trabalhos envolvendo ONG’s e participação em blocos carnavalescos.

Neste show estará acompanhado dos músicos Matheus Fonseca (guitarra), Maurício Kosima (contrabaixo) e Inaldo Dela Penha (bateria).O projeto Som da Mata acontece graças à renúncia fiscal da Prefeitura do Natal, através da Lei Djalma Maranhão e do aporte financeiro da UNIMED Natal, além do apoio do IDEMA e da Padaria Hora do Pão.Projeto: Som da MataShow: Diogo das VirgensLocal: Anfiteatro Pau-Brasil | Parque das DunasEnd: Av. Alexandrino De Alencar, S/Nº – TirolDia: 11 de junho – domingoHora: 16h30Acesso ao Parque: R$ 1,00 (UM REAL) – O espetáculo é gratuitoContato para entrevistas: 992 284 848Uma realização: Sá de Paula Produções Criativas

Alpendre do Natal Shopping entra em clima de romance para Dia dos Namorados

 

Fim de semana traz aulas de forró para casais e show de Samara Alves no dia 12; shopping incentiva declarações com a campanha “Menos rótulos, mais amor”

O dia mais romântico do ano tem uma programação especial para os casais no Natal Shopping. Palco de muitas histórias de amor, O NAT traz uma agenda com vários eventos para curtir juntinho de quem se ama no final de semana que antecede o Dia dos Namorados e na segunda-feira, 12 de junho.

A programação começa com oficina de forró gratuita para quem quiser aprender a dançar agarradinho com o seu par no sábado e domingo, às 16h. A ação é em parceria com a Evidance Academia de Dança no Alpendre – espaço de lazer e gastronomia ao ar livre do empreendimento. Para participar, é preciso resgatar o cupom no aplicativo do shopping disponível no link http://onelink.to/2njgpc.

Também no sábado, às 19h, os músicos Simona Talma, Ângela Castro, Silvio Franco, Erick Firmino e Thiago Andrade sobem ao palco para cantar os sucessos de Gal Costa no “Te Encontro na Música”. Nesta edição, o festival reúne artistas potiguares para homenagear grandes nomes da MPB. O evento é uma realização do DoSol com patrocínio do Natal Shopping, através da Lei Djalma Maranhão e Prefeitura do Natal.

E no grande dia, 12 de junho, quem embala a noite dos casais é a cantora Samara Alves, ex-participante do The Voice Brasil, com um repertório de canções atemporais que tocam o coração dos apaixonados, a partir das 19h.

A noite também promete ótimas experiências gastronômicas nas operações do Alpendre – Calígula Pizzaria, Faaca, Maka Sushi, DD Burger, Juáh Gastrobar e Seu Cantinho – que preparam menu especial para harmonizar com o clima de romance.

E para quem quiser aproveitar a data comemorativa para declarar o seu amor, o Natal Shopping pode dar uma forcinha com as palavras. Com a ajuda da Ana, assistente virtual do empreendimento, os clientes podem escrever uma mensagem especial para a pessoa amada, receber sugestões de presentes, cupons e até mesmo dicas de restaurantes.

Basta enviar uma mensagem para o Whatsapp do shopping pelo  https://wa.me/558432098190 e clicar na opção “mensagem de amor”. Após rápidas perguntas, a Ana vai sugerir uma mensagem personalizada e alinhada com o tom de voz e perfil de cada casal –  seja apaixonado, engraçado ou descolado.

Um brinde para você

Para adoçar ainda mais o Dia dos Namorados, os clientes Natal Shopping com a partir de R$400 em compras serão presenteados com um brinde exclusivo – um coração de chocolate lapidado da Kopenhagen. Basta cadastrar as notas fiscais no aplicativo do shopping e retirar o brinde. Será permitido um por CPF, enquanto durarem os estoques.

Além disso, a cada R$400 em compras, o cliente também ganha um número da sorte para concorrer a sorteios de vouchers de R$500 para jantar romântico nos restaurantes do Alpendre. A mecânica acontece pelo aplicativo do shopping. Quanto mais notas registradas, mais chances de ganhar.

SERVIÇO – Dia dos Namorados no Natal Shopping

Oficina de forró para casais

  • Quando: 10 e 11 de junho, às 16h

  • Onde: Alpendre

  • Acesso: Cupom gratuito no aplicativo do empreendimento (http://onelink.to/2njgpc)

Te Encontro na Música – Gal Estratosférica

  • Quando: Sábado, 10 de junho, às 19h

  • Atrações:Simona Talma, Ângela Castro, Silvio Franco, Erick Firmino e Thiago Andrade

  • Entrada gratuita por ordem de chegada (não precisa retirar ingresso)

Show de Samara Alves

  • Onde: Palco Câmara Cascudo, Alpendre

  • Quando: 12 de junho, às 19h

  • Acesso livre

Reforma tributária: posicionamento da CNC sobre relatório final de GT da Câmara dos Deputados 

 

 

Parte das premissas defendidas pelos empresários foi contemplada, mas ainda há que garantir alíquota diferenciada para todo o setor de serviços

 

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) analisa que o relatório final das atividades do Grupo de Trabalho (GT) da Câmara dos Deputados que discutiu a reforma tributária contempla, em parte, as premissas defendidas pelos empresários do setor terciário brasileiro. O texto traz a garantia de creditamento amplo e não condicionado à comprovação do recolhimento do tributo, a adoção de uma alíquota padrão que permita a aplicação de taxas diferenciadas para bens e serviços específicos e a garantia de concessão de crédito em valor equivalente ao imposto cobrado na operação das empresas optantes pelo Simples Nacional. As conclusões foram apresentadas ontem (6 de junho) pelo deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), relator do GT.

 

“Confiamos que os parlamentares querem o melhor para o Brasil e, portanto, que não vão penalizar o setor de serviços, que é o maior gerador de emprego e renda do País”, afirma o presidente da CNC, José Roberto Tadros. Ele avalia como muito positiva a inserção de parte das reivindicações do setor terciário no relatório final, mas ressalta que é preciso avançar para garantir um ambiente econômico favorável para toda a população brasileira.

 

Fecomércio RN promove evento para debater o assunto 

 

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN) e o LIDE RN (Grupo de Líderes Empresariais do Rio Grande do Norte) promovem o Encontro-Debate com o tema “Brasil em Foco: Debatendo a Reforma Tributária”, no dia 12 de junho, às 8h30, no Hotel Holiday Inn Natal.

 

O evento contará com a participação de Bernard Appy, secretário extraordinário da Reforma Tributária do Governo Federal e mestre em economia, e de Carlos Eduardo Xavier, presidente do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita, Tributação ou Economia dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz) e secretário de Tributação do Rio Grande do Norte. A mediação do debate será realizada pelo presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, e pelo presidente do LIDE RN, Jean Valério.

 

Defesa da CNC

Nesse sentido, a CNC defende que o substitutivo que será apresentado à discussão em plenário no Congresso Nacional precisa observar princípios imprescindíveis ao desenvolvimento econômico e social. Um deles é que, como o aumento da carga tributária para o setor de serviços pode chegar à média de 84% caso o novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) seja de 12%, são necessárias alíquotas diferenciadas não apenas para segmentos específicos – o proposto inicialmente é que haja distinção apenas para as áreas de saúde, educação e transporte público –, mas para todo o setor de serviços. A entidade defende, também, que as empresas do Simples Nacional concedam créditos, sob risco de perda de competitividade de micro e pequenas empresas, as maiores empregadoras do País. Por fim, a não cumulatividade plena deve estar de forma explícita no texto, sem a necessidade de lei complementar para sua regulamentação.

 

As contribuições da CNC durante os debates fazem parte do relatório final do GT. Consta no documento a afirmação do diretor de Economia e Inovação da Confederação, Guilherme Mercês, de que o setor de serviços, por ser intensivo em mão de obra, tem dificuldade de obter créditos tributários e, por isso, deve haver flexibilização para que os impostos sejam pagos de acordo com a realidade de cada setor. Também foi citado o estudo feito pelo economista da CNC Fabio Bentes sobre as possibilidades de aumento da carga tributária sobre os serviços, que pode quase dobrar nos segmentos que mais dependem de mão de obra. E, ainda, o texto dá destaque às considerações do consultor tributário da CNC, Gilberto Alvarenga, no sentido de garantir a não cumulatividade plena, ampla e irrestrita na Constituição Federal.

Te Encontro Na Música homenageia Gal Costa com show neste sábado (10)

 

Projeto reúne artistas potiguares para interpretar sucessos de grandes nomes da música popular brasileira; entrada é gratuita e sujeita a lotação

Uma homenagem à carreira de Gal Costa aguarda os natalenses no segundo show desta temporada do Projeto “Te Encontro na Música”. Para honrar a cantora, sobem ao palco neste sábado, 10 de junho, os músicos Simona Talma,  Ângela Castro, Silvio Franco, Erick Firmino e Thiago Andrade.

“O show Estratosférica pretende dar a dimensão do tamanho da Gal Costa para a música brasileira. Passearemos por várias fases da carreira, vai ser bonito”, promete a cantora Simona Talma.

O show acontece no Alpendre do Natal Shopping às 19h com entrada gratuita (sujeita a lotação). O Te Encontro na Música é uma realização do DoSol com patrocínio do Natal Shopping, através da Lei Djalma Maranhão e Prefeitura do Natal.

A iniciativa, que tem como objetivo dar palco para artistas potiguares em shows gratuitos, vai colocar em ação 25 músicos em cinco shows especiais. Para essa temporada, o “Te Encontro na Música” homenageia bambas da música brasileira e o primeiro show, celebrando Caetano Veloso, foi sucesso de crítica e público.

“São shows especiais montados por grupos de artistas interpretando e dando novo olhar sobre as obras de Gal Costa, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Alcione e Beth Carvalho. Um exercício interessante e um mergulho nesse conteúdo poderoso da música Brasileira”, diz Anderson Foca, diretor artístico da atividade.

SERVIÇO – Te Encontro na Música 2023

  • O que: Gal Estratosférica – Homenagem à Gal Costa
  • Quando: Sábado, 10 de junho, às 19h
  • Atrações:Simona Talma, Ângela Castro, Silvio Franco, Erick Firmino e Thiago Andrade
  • Entrada gratuita por ordem de chegada (não precisa retirar ingresso)

Fim de semana tem arraiá, peça teatral e exposição em homenagem a Santo Antônio

 

Programação faz parte da Trezena realizada pela Igreja do Galo há 258 anos; agenda termina no dia 13 com procissão e benção dos pães

Os natalenses já têm programação garantida para o final de semana. Neste sábado (10), acontece na Igreja do Galo o Arraiá de Santo Antônio, com muito forró, comidas típicas e quadrilha junina em homenagem ao “santo casamenteiro”. E na noite do domingo (11), a população poderá assistir ao auto teatral com a história do santo, seus milagres e sua obra como figura religiosa.

A programação cultural faz parte da tradicional Trezena realizada há mais de dois séculos e meio durante os treze dias que antecedem a data oficial do santo, que também é conhecido como “protetor dos pobres”.  O evento é patrimônio imaterial do RN desde 2022, pela lei nº 11.327 e, anualmente, reúne fiéis de todos os lugares do estado para expressar sua fé.

Desde a fundação da Igreja do Galo, em 1766, a festividade é realizada pelos frades capuchinhos do convento Santo Antônio, localizado no mesmo endereço, com celebrações religiosas diárias, às 18h. Este ano, acontece também uma exposição de imagens sacras.

Na tradição cristã, os santos são comemorados na data de sua “Páscoa Celeste”, ou seja, no dia de sua morte, e por isso o dia 13 de junho contará com ações especiais, com procissão pelas ruas da Cidade Alta (com saída e retorno para a Igreja do Galo) e a benção dos pães – tradição na qual pãezinhos são abençoados e distribuídos aos fiéis para que nunca falte o alimento na mesa. Nesta data, o Arcebispo Dom Jaime Vieira Costa celebra a missa das 10h.

A Trezena de Santo Antônio acontece com apoio da Secretaria de Cultura de Natal (Secult) e Fundação Cultural Capitania Das Artes (Funcarte) para projetos e eventos de expressões culturais religiosas.

SERVIÇO – Trezena de Santo Antônio

Programação religiosa

Missas e recitação da Trezena

  • Quando: De 31 de maio a 12 de junho, às 18h
  • Celebrações em 13 de junho às 6h30, 10h e 18h
  • Onde: Igreja do Galo (R. Santo Antônio, 698 – Cidade Alta, Natal)

Programação social

Arraiá de Santo Antônio

  • Quando: 10 de junho, às 20h
  • Onde: Pátio interno do Convento Santo Antônio (anexo à Igreja do Galo)
  • Entrada mediante aquisição da camisa ou senha na Secretaria do Convento

Apresentação teatral – Auto de Santo Antônio

  • Quando: 11 de junho, às 20h
  • Onde: Pátio interno do Convento Santo Antônio  (anexo à Igreja do Galo)
  • Entrada: 1kg de alimento não perecível

II Exposição de Imagens Sacras “Santo Antônio, o santo dos milagres”

  • Quando: De 11 a 13 de junho
  • Onde: Convento Santo Antônio (anexo à Igreja do Galo)

“Xô Xô Sujeira” e Diogo das Virgens são as atrações do Parque das Dunas, no domingo (11)

A Unidade de Conservação recebe a programação cultural dos projetos Bosque Encena e Som da Mata.

No próximo domingo (11), o Parque das Dunas recebe, às 10h, o projeto Bosque Encena que apresenta o grupo Teart de Teatro com o espetáculo “Xô Xô Sujeira”. A  direção e adaptação dramatúrgica é de Bárbara Cristina.

A brincadeira se passa no mundo real e recebe personagens do mundo mágico, como o Sr. Sujeira e a Dona Higiene. Junto com Chiquinho e a mamãe Dorotéia vamos descobrir a importância de fazer higiene, através de historinhas fantasiosas e brincadeiras educativas no encerramento da Semana do Meio Ambiente.

Já o Som da Mata deste, a partir das 16h30, terá o show de Diogo das Virgens, potiguar, cantor e multi-instrumentista que começou a tocar violão em meados de 1996 por influência do pai, mas sua carreira de músico profissional iniciou em 2002, após concluir faculdade de Publicidade e Propaganda, quando começa a se apresentar em bares e casas noturnas de Natal.

Diogo já tocou em países da Europa como Holanda e Noruega, e nos Estados Unidos fundou a banda D’Vibe, que viria a ser seu principal trabalho pelos anos vindouros. O músico já fez participações em festivais, e em eventos como Natal Fashion Week, Carnatal, Réveillon da Praia, Fest Bossa & Jazz, dentre outros, além de realizar duas apresentações no palco do Fifa Fan Fest durante a Copa do Mundo de 2014.

Em sua jornada musical já foi vencedor de prêmios, gravou diversas músicas autorais, trabalhos envolvendo ONG’s e participação em blocos carnavalescos. Nesse show estará acompanhado dos músicos Matheus Fonseca (guitarra), Maurício Kosima (contrabaixo) e Inaldo Dela Penha (bateria).

O projeto Bosque Encena e Som da Mata acontecem graças à renúncia fiscal da Prefeitura do Natal, através da Lei Djalma Maranhão e do aporte financeiro da Unimed Natal, além do apoio do Governo do Estado através do Idema e da Padaria Hora do Pão.‌

Programação

Dia: 11/06 (domingo)

·         Bosque Encena com o espetáculo “Xô Xô Sujeira

Horário: 10h

Local: Parque das Dunas, no Anfiteatro Pau-Brasil

·         Som da Mata com o show de Diogo das Virgens

Horário: 16h30

Local: Parque das Dunas, no Anfiteatro Pau-Brasil

Acesso ao Parque: R$ 1,00

Celebrações de vida desta quarta-feira (9)

Sopram velinhas hoje: Michelle Lordão, Margarida Ramalho Mousinho, André Mongenot, Cláudio Freitas, Caio Vitoriano, Carlos Nogueira, Maria Tereza Albuquerque, Fernando Cabral de Macedo, Clenio Freire

Fonte: Hinelth Correia