Mossoró: Serviço de Inspeção Municipal realiza audiência pública sobre alimento seguro

Nesta sexta-feira (16), o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) realiza uma audiência pública na Câmara Municipal de Mossoró (CMM) para comemorar o Dia Mundial da Segurança dos Alimentos, celebrado no último dia 7 deste mês. A solenidade ocorrerá às 9h e terá a participação de entidades envolvidas com a temática dos alimentos.

Médica veterinária do SIM, Allany Medeiros explica que a segurança dos alimentos é uma preocupação mundial, tendo em vista que milhares de pessoas todos os anos morrem com o consumo de alimento contaminado, especialmente crianças menores de 5 anos.

“A temática precisa ser debatida com todas as instâncias, órgãos e entidades que trabalham com alimentos. A população em geral é a maior beneficiária do consumo de alimento seguro. Os órgãos de fiscalização, dentre eles o Serviço de Inspeção Municipal, têm essa preocupação fundamental em registrar produtos, especialmente os de origem animal”.

O tema do Dia Mundial da Segurança dos Alimentos deste ano é: “Padrões alimentares salvam vidas”.

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Wilson Moreno (SECOM/PMM)

 

Karatecas medalhistas fazem visita ao prefeito de Parnamirim e mostram conquistas no esporte

Carlos Pinheiro Filho e Evelyn Lavine, dois atletas de Parnamirim, amantes do Karatê. A dupla, de 14 e 17 anos, respectivamente, estiveram nesta quinta-feira (15) no gabinete do prefeito Rosano Taveira e mostraram seus grandes feitos no esporte.

Carlos é faixa marrom e já acumula um total de sete medalhas por suas participações em campeonatos em todo o país. Evelyn é faixa verde e seus êxitos no esporte somam 11 medalhas. Juntos, os dois vão participar, ainda este ano, das primeiras competições internacionais, o Open Internacional e o Pan-americano, que ocorrerão em São Paulo.

Para o prefeito Rosano Taveira, os resultados alcançados pelos atletas evidenciam o empenho e a dedicação em prol do esporte. “Me sinto orgulhoso e feliz. Valorizar o esporte é colher os frutos de muito trabalho”, destacou.

Ambos agradeceram pelo apoio da prefeitura em proporcionar meios e oportunidades para que possam alcançar seus sonhos.

Fonte: Ascom

Fotos: Ana Amaral

Hermano ressalta Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

O deputado estadual Hermano Morais (PV) registrou o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado anualmente em 15 de junho, durante pronunciamento na sessão plenária da Assembleia Legislativa. A data foi instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.

“Hoje o ser humano tem vivido mais, tenho a graça de ter uma avó com 108 anos de idade, que é muito bem cuidado, mas é importante lembrar que existem vários tipos de violência contra a pessoa idosa. É uma população que sofre muito pela falta de políticas públicas”, afirma o parlamentar.

De acordo com o deputado, que é autor da lei que criou o Fundo Estadual da Pessoa Idosa, há uma estimativa de cerca de 450 mil idosos no Rio Grande do Norte. “É importante que tenhamos políticas eficazes nas áreas da saúde, social e emprego. Precisamos atender a população de idosos à margem da sociedade, a parcela alvo de violência de toda ordem e ainda aquela que vive nas ruas, deserdadas de uma política pública que possa atender suas demandas”, pontuou.

 

Hermano Morais – Deputado Estadual Filiado ao Partido Verde (PV)

Vereadores de Natal aprovam projeto de lei que prevê custeio de passagens a atletas e artistas em eventos nacionais e internacionais

Um projeto de lei aprovado na Câmara de Vereadores de Natal (CMN) prevê o auxílio financeiro a atletas e artistas natalenses que vão participar de campeonatos e eventos regionais, nacionais ou internacionais. O benefício previsto na lei cita que os artistas “terão concessão de passagens, rodoviária ou aérea, destinadas a viabilizar a participação”.

A matéria, de autoria do vereador Robério Paulino (PSOL), foi aprovada por unanimidade e sem emendas pelos vereadores e seguiu para sanção do prefeito Álvaro Dias (PSDB), que pode publicá-la na íntegra ou com alguns vetos.

Caso algo do projeto seja vetado, apenas os trechos retornam para análise dos vereadores.

O projeto de lei prevê instituir a Política de Incentivo ao Esporte e Eventos Culturais denominada “Atletas e Artistas Sociais”.

Segundo a matéria, a finalidade da lei é “ajudar atletas, paratletas, atletas guia e artistas culturais com comprovado potencial para representar o município de Natal em eventos/campeonatos regionais, nacionais e internacionais, visando a tornar este uma referência esportiva e cultural e divulgar este município”.

O projeto será coordenado pela Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Lazer e os recursos oriundos da disponibilidade orçamentária do Município de Natal.

Projeto de lei

Para ter direito, o atleta ou artista precisa residir há pelo menos três anos em Natal e solicitar o benefício com pelo menos 60 dias de antecedência da data prevista da competição ou evento.

Será cobrado também o comprovante de inscrição ou documento similar – como por exemplo a convocação da seleção da modalidade – para a participação no evento.

Os atletas e artistas precisarão ainda comprovar a participação nos eventos, utilizar a marca da prefeitura nos contatos com imprensa e apresentações públicas e divulgar o município. A prefeitura também estará autorizada a utilizar a imagem deles.

Caso os compromissos não sejam cumpridos, o valor concedido deve ser devolvido ao município.

“Incentivar essas práticas, além de obrigação, é fundamental para diminuir os índices de criminalidade e aumentar os nossos índices municipais de desenvolvimento”, disse o autor da matéria, o vereador Robério Paulino.

Fonte: G1 RN
Foto: Ginásio Nélio Dias, em Natal, lotado para evento de X1 — Foto: Augusto César Gomes/Inter TV Cabug

A comunicadora Kristhel Byancco esteve no lançamento da Frente Parlamentar do Empoderamento Feminino de São Paulo

A comunicadora Kristhel Byancco postou em suas redes sociais o lançamento da Frente Parlamentar do Empoderamento Feminino de São Paulo. A deputada Maria Lúcia Amary @marialuciaamary @sebrae @assembleiasp @viradafeminina_oficial, entre várias parcerias estiveram presentes com suas vozes e lutas para que a mulher seja cada vez mais respeitada. E destacou em seu perfil: “O respeito precisa partir de dentro de casa, na educação de nossos filhos. Respeitar, respeitar, amar, proteger e promover, cuidar”.

Marina Elali e o maestro Eduardo Lages irão embalar a noite desta quinta-feira (15) com canções emocionantes

Marina Elali e o maestro Eduardo Lages apresentam em Natal “Sucessos do Rei” e essa dupla musical promete embalar o público com canções que fazem parte da trajetória de diversos corações apaixonados pelo país. Com mais de 40 anos de estrada ao lado do Rei Roberto Carlos, a homenagem ao cantor fica ainda mais especial num repertório com músicas que até hoje embalam o imaginário quando se fala em Roberto Carlos. O show será nesta quinta-feira, 15 de junho, no Teatro Riachuelo. No repertório selecionado com muito carinho, a emocionantes canções
“Olha”, “Amor Perfeito”, “Como Vai Você”, “É Preciso Saber Viver”, “Como é Grande o Meu Amor Por Você” irão marcar a noite que promete ser inesquecível.

Foto: divulgação

“Interpretar os sucessos de Roberto Carlos ao vivo, acompanhada pelo grande maestro do Rei, é sempre mágico para mim e para o público”, destaca a cantora Marina Elali.
O maestro desde o início sabia que essa parceria seria de sucesso e a voz única da cantora, seria especial para o espetáculo: “Quando imaginei um show com uma cantora para dividir o palco cantando as músicas do Roberto Carlos, lembrei da interpretação de Marina Elali, e assim nasceu este show”.

CANAIS DE VENDAS OFICIAIS

Bilheteria do Teatro Riachuelo (Terça a sábado, das 14h às 20h) ou no site uhuu.com

Animais de estimação têm acesso a serviço de fisioterapia na Universidade Potiguar

 

Iniciativa funciona em caráter educacional e integra as atividades do Centro Médico Veterinário da instituição, em Natal

 

Um projeto desenvolvido por estudantes do curso de Medicina Veterinária da Universidade Potiguar (UnP), em Natal, tem contribuído para melhorar a saúde motora e a qualidade de vida de cães e gatos que necessitam de fisioterapia e reabilitação animal.

 

Os responsáveis pelos atendimentos compõem a Liga Acadêmica de Fisioterapia Animal (Lafra), que atende pets com lesões originadas em acidentes, pós-cirurgias e doenças patológicas. A iniciativa funciona desde 2019 e integra as atividades do Centro Médico Veterinário (CMV), a primeira clínica-escola de saúde animal da Região Metropolitana.

 

Diagnosticada com displasia, a cadela Sunny chegou a ficar com a mobilidade prejudicada, o que fez a sua tutora, Natália Melo, buscar ajuda. “Vê-la com dor, sem conseguir levantar direito, mancando e apática, me fez ficar com medo e preocupada com a evolução da doença e com as consequências que aquela condição traria para qualidade de vida dela”, relata.

 

Por indicação do médico veterinário da cadelinha, Natália buscou atendimento no CMV, com a equipe da Liga. “Fiz o agendamento da primeira avaliação e, desde aquele primeiro momento, senti segurança em tudo que foi feito. Acompanhei de perto cada etapa e cada consulta, e vi o cuidado e o carinho dos professores e dos alunos com Sunny”, lembra Natália.

 

Hoje, Natália comemora os resultados do atendimento que recebeu. “O tratamento e a acolhida da Lafra foi, com certeza, uma luz pra mim como tutora e para Sunny, que hoje tem sua qualidade de vida restaurada e já não tem crises há mais de um ano”, celebra a tutora.

 

Atendimentos

“Os serviços oferecidos são ultrassom terapêutico, eletroterapia, laser terapêutico, cinesioterapia e crioterapia. A quantidade de sessões varia conforme o paciente”, ressalta a coordenadora da Lafra, professora Maíra Lima.

 

A Liga Acadêmica de Fisioterapia Animal funciona às terças-feiras e quintas-feiras, das 13h30 às 17h30. Os atendimentos são realizados no Centro Médico Veterinário (CMV) da UnP da Unidade Salgado Filho. Mais informações pelo telefone 4009-1466.

 

Sobre o CMV

O Centro Médico Veterinário da UnP é a primeira Clínica-Escola da Grande Natal que atende animais domésticos de pequeno e médio porte. Instalado na Unidade Salgado Filho, o CMV está em uma das principais avenidas da capital, próximo a um dos cruzamentos mais movimentados da cidade, com acesso fácil a paradas de diversas linhas de ônibus e serviços de aplicativos.

 

O CMV é uma estrutura acadêmica que, na UnP, atende às áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão. É um recurso obrigatório pelas Diretrizes Curriculares do Curso de Medicina Veterinária, estabelecidas pelo MEC.

 

A Clínica-Escola é um espaço acadêmico de prática, com atendimento aberto à comunidade. Os atendimentos não são gratuitos, mas por se tratar de um serviço acadêmico possui uma política de preços diferenciada.

Serviço

Liga Acadêmica de Fisioterapia Animal (Lafra)

Atendimentos: Terças-feiras e quintas-feiras, das 13h30 às 17h30

Local: Centro Médico Veterinário da UnP Salgado Filho

Mais informações: Presencialmente ou pelo telefone 4009-1466

Animes x Psicologia: o caminho inovador para falar de saúde mental com a juventude

 

Livro-caixinha da Matrix Editora mergulha no universo otaku para tratar de temas como autoconhecimento, controle da raiva e aceitação social com crianças e adolescentes

Sucesso pelas histórias cativantes, os animes (ou animês) representam mais do que mero entretenimento. Este estilo de animação conquistou fãs em todo o mundo por apresentar abordagens mais humanas de seus personagens, mesmo em situações totalmente ficcionais. A partir dele, é possível identificar temas sensíveis e relevantes para o desenvolvimento psicoemocional, especialmente dos espectadores mais jovens e fãs da cultura japonesa, os otakus. É nesse sentido que a Matrix Editora lança o livro-caixinha Puxa Conversa Anime com perguntas que estimulam reflexões sobre sentimentos e padrões de comportamentos.

A novidade, assinada pela estudante de psicologia e criadora de conteúdo sobre animes Alice Guedes, é um caminho inovador para que profissionais e até mesmo famílias possam estimular diálogos sobre tópicos como saúde mental, questões sociais e diferenças culturais. A partir de questionamentos relacionados às cenas ou personagens de animações como Naruto, Boku no Hero Academia e One Piece, o livro-caixinha permite construir conexões com crianças e adolescentes, facilita a mudança de perspectivas e promove o desenvolvimento de empatia e compreensão.

“Com qual personagem do mundo dos animes você mais se identifica? Por que acha que isso acontece?”, “Como você acha que foi, para Naruto, crescer sem o afeto e o cuidado dos pais?”, “Zoro, do anime One Piece, não se importa com o que os outros dizem sobre ele. Você se identifica com isso? Como?” e “Qual foi o anime que mais ajudou na sua saúde mental? De que forma a história ajudou você?” são algumas das perguntas presentes em 100 cartas que tratam de temas sérios com uma linguagem acessível.

Puxa Conversa Anime é uma ferramenta importante para falar de forma descomplicada sobre depressão, ansiedade, o peso dos padrões de beleza, relacionamento com familiares, sonhos, objetivos de vida e outros temas nebulosos para a juventude. Este livro-caixinha é um convite para a imersão em dois universos: o dos animes e o da própria história de quem responde os cards.

Ficha Técnica

Lançamento: Livro-caixinha Puxa Conversa AnimeAutora: Alice GuedesEditora: Matrix EditoraPreço: R$ 46,00Onde encontrar: Matrix EditoraAmazon

Sobre a autora

Alice Guedes é estudante de psicologia e diretora de arte. Produz conteúdo para o Instagram e TikTok relacionando enredos e personagens de anime com saúde mental. Aborda tópicos como ansiedade, depressão, controle da raiva, desejo de pertencimento social e outros sofrimentos emocionais que costumam afetar a juventude.

Redes sociais da autora

Sobre a Matrix Editora

Apostar em novos talentos, formatos e leitores. Essa é a marca da Matrix Editora, desde a sua fundação em 1999. A Matrix é hoje uma das mais respeitadas editoras do país, com mais de 900 títulos publicados e oito novos lançamentos todos os meses. A editora se especializou em livros de não-ficção, como biografias e livros-reportagem, além de obras de negócios, motivacionais e livros infantis. Os títulos editados pela Matrix são distribuídos para livrarias de todo o Brasil e também são comercializados no site www.matrixeditora.com.br.

Rossandro Klinjey é nome confirmado para ExpoEduc 2023

 

 

Congresso acontece nos dias 27, 28 e 29 de julho no Centro de Convenções de Natal 

 

 

Debater, inovar, atualizar, propor novas ideias e soluções para a educação. Isso e muito mais no maior Congresso Educacional do Norte-Nordeste, ExpoEduc 2023, que acontece nos dias 27,28 e 29 de julho, no Centro de Convenções de Natal e traz, para sua programação, um dos nomes mais respeitados do país, Rossandro Klinjey, psicólogo, escritor e palestrante.

A educação dos filhos nunca foi tão questionada, principalmente quando está relacionada ao comportamento escolar e a convivência em sociedade. Sobre esse tema, o Consultor em Educação e Desenvolvimento Humano, Rossandro Klinjey, estará em Natal no mês de julho para proferir a palestra: “Os impactos da falência familiar para a escola e na sociedade”. Sua palestra está marcada para às 19h do dia 29 de julho, na Expoeduc.

Para Klinjey, a falta de educação moral independente do poder aquisitivo. “A gente tem escolas para a classe média alta brasileira, de padrão internacional, e, mesmo assim, as pessoas são marginais e roubam. Por quê? Porque não têm educação moral em casa. Muito do crime, hoje, não ocorre só no Brasil”, argumenta o psicólogo paraibano.

 

Desde 2017, Rossandro Klinjey produz conteúdo em vídeos, que logo ganharam enorme alcance e hoje contabilizam mais de 150 milhões de visualizações. Por seu poder de comunicação que traduz a Psicologia para uma linguagem de fácil compreensão, consolidou-se como um fenômeno das redes sociais, presente nas principais plataformas, tendo ultrapassado 1,5 milhão de seguidores.

 

O olhar humanista e a narrativa convidativa de Rossandro fizeram de seus livros “Help! Me Eduque”, “Autoperdão, o aprendizado necessário”, “Temas complexos, uma abordagem didática”, “Eu Escolho Ser Feliz”, “As Cinco Faces do Perdão” e “O Tempo do Auto Encontro” best-sellers, que ganham reedições revistas periodicamente, além de alçá-lo a uma posição de referência nos vastos temas derivados do desenvolvimento emocional nas esferas individuais e coletivas.

Durante os três dias, a ExpoEduc 2023 estima receber mais de 3 mil visitantes de todo o Brasil. A estrutura do evento conta com 50 expositores e 30 palestrantes, além de permitir ao participante uma experiência rica em aprendizado, oportunidades, interação e networking no contexto educacional.

Informações e inscrições pelo site: www.expoeduc.com.br