Prefeitura amplia leitos pediátricos no Município

Serviço pediátrico no Hospital Araken Pinto – foto Manoel Barbosa

Prefeitura amplia leitos pediátricos no Município A Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), transferiu nesta semana os atendimentos do Hospital Municipal de Pediatria Dr. Nivaldo Júnior para o mesmo prédio da Maternidade Araken Irerê Pinto, no bairro Petrópolis, Zona Leste da cidade. Na prática, a medida, além de reduzir as despesas do município em cerca de R$ 2 milhões mensais, representa um importante ganho assistencial, uma vez que o hospital pediátrico não possuía uma infraestrutura necessária para receber determinados tipos de pacientes, como explica o secretário de Saúde de Natal, George Antunes. “De fato, é uma transferência, inclusive com ganho assistencial e ganho de leitos, porque o hospital Nivaldo Júnior tinha limitações para receber um determinado tipo de paciente. No local não havia uma infraestrutura satisfatória, como rede de oxigênio, laboratórios, Raio-x, para atendimentos. E esses equipamentos não foram instalados porque a infraestrutura física do Hospital não permitia a instalação”, disse. O Hospital Municipal de Pediatria Dr. Nivaldo Sereno contava com uma capacidade para até 33 leitos, mas devido à falta de estrutura física, apenas 20 leitos tinham capacidade operacional. Com a transferência promovida pela gestão municipal, a unidade terá 28 leitos pediátricos para atendimentos clínicos e de UTI. “Com a transferência teremos toda estrutura de padrão elevado e vamos conseguir tirar pacientes de dentro de UPAs, com aumento de leitos”, ressalta o secretário George Antunes. Reunião Na manhã desta sexta-feira (16), durante reunião com médicos que atuavam no hospital e entidades médicas, na sede do Sinmed, o secretário George Antunes fez questão de esclarecer que a união das duas unidades não irá causar a mistura de pacientes de perfis diferentes, como foi cogitado pela categoria. “Juntas, as duas alas terão 48 leitos. Crianças com doenças respiratórias e recém nascidos ficarão em alas em andares separados, Até mesmo as equipes de atendimento, de higienização e maqueiros serão exclusivas de cada setor”, explicou. O presidente do Sindicato dos Médicos do RN, Geraldo Ferreira, considerou a reunião bastante esclarecedora. “Nós tínhamos uma preocupação, porque no Brasil tem havido uma queda dos leitos de pediatria. Isso é gravíssimo. Mas o secretário nos provou, através de seus mapas, que haverá um ganho estrutural na prestação dos serviços e todos concordaram com isso”, declarou Para o presidente da Sociedade de Pediatria do RN, Reginaldo Holanda, as informações prestadas pelo secretário municipal de saúde são positivas, considerando que não haverá redução de leitos, e por consequência, não

afetará o atendimento dos pacientes pediátricos no município. “Em relação à pediatria, houve ganhos significativos porque vai melhorar a complexidade, não vai haver redução de leitos e não vai afetar o atendimento de pacientes por pediatras. Vamos monitorar, vamos fazer uma visita, e seguir acompanhando o funcionamento do hospital. Por enquanto, estamos contemplados com nossas reivindicações”, afirmou.

afetará o atendimento dos pacientes pediátricos no município. “Em relação à pediatria, houve ganhos significativos porque vai melhorar a complexidade, não vai haver redução de leitos e não vai afetar o atendimento de pacientes por pediatras. Vamos monitorar, vamos fazer uma visita, e seguir acompanhando o funcionamento do hospital. Por enquanto, estamos contemplados com nossas reivindicações”, afirmou.

Estudo do CEUB mostra eficácia de massagem terapêutica no combate à enxaqueca

 

Pesquisa realizada pelo fisioterapeuta Patrick Ferreira comprova resultado da massagem no tecido conjuntivo na redução da intensidade e da frequência dos episódios de crise

A enxaqueca é uma das doenças mais incapacitantes do mundo: atinge 16% da população brasileira, em especial as mulheres com idades entre 30 e 50 anos. Levantamentos mostram que o uso abusivo de medicamentos para o tratamento das dores de cabeça piora a qualidade de vida dos pacientes e gera altos custos econômicos. Pesquisa feita pelo fisioterapeuta Patrick Ferreira sobre tratamentos não medicamentosos mostrou que 70% das pacientes alcançaram melhora no quadro de náuseas e vômitos ao adotarem a técnica conhecida como massagem no tecido conjuntivo – ressaltando a importância dos tratamentos alternativos.
O estudo de Patrick Ferreira foi resultado de um Projeto de Iniciação Científica realizado no CEUB para estudar os benefícios da técnica conhecida como massagem no tecido conjuntivo (MTC) no tratamento de mulheres que utilizam medicação analgésica para o alívio da dor. O objetivo da pesquisa foi avaliar a eficácia dessa terapia na redução da intensidade da dor e na frequência dos episódios. Trata-se de uma massagem profunda nas “zonas de head”, regiões da pele que estão rígidas e aderentes em situações crônicas ou agudas.
A pesquisa de Patrick mostrou que após a MTC foi observada a diminuição dos sintomas durante as crises. Cerca de 70% das pacientes alcançaram melhora no quadro de náuseas e vômitos, aproximadamente 54% tiveram redução da fotofobia e 70% registraram melhora no sentimento de agitação ou inquietação, além de tontura ou vertigem. Quanto à frequência dos episódios, antes da terapia, cerca de 46% das voluntárias apresentavam crises semanais, 38% tinham episódios mensais e aproximadamente 15% registravam crises diárias.
Após a MTC, 15% das pacientes relataram não ter mais dores, 15% tinham episódios semanais e 70% registraram crises mensais, indicando a eliminação de casos com incidência diária de dores. Quanto à ingestão de medicamentos, segundo Patrick, 54% diminuíram a quantidade e 39% suspenderam completamente os remédios. “Esse estudo foi motivado pela busca de um método que pudesse minimizar os impactos da doença ao paciente e reduzir o uso de medicamentos. E aqui confirmamos a MTC como uma terapia alternativa para o tratamento de enxaqueca”, celebra Patrick Ferreira.
Difusão da técnica
Letícia Martins Paiva, doutora em Ciências da Saúde e coordenadora do curso de Fisioterapia do CEUB, avalia que a técnica deveria ser mais difundida e aplicada, inclusive em pacientes do SUS. “Para disseminar o método, seria necessário que os próprios fisioterapeutas apresentassem a técnica aos médicos, tanto com demonstrações técnicas, quanto por meio de publicações científicas, como foi o caso deste PIC”, comenta a orientadora do projeto. “Essa técnica propicia o alívio do quadro álgico, a melhora do funcionamento dos órgãos internos, a restauração da mobilidade do tecido conjuntivo, da circulação local e geral. Além do próprio relaxamento muscular e de manter o terapeuta em constante contato com o paciente”, acrescenta.
A professora alerta, entretanto, para as contraindicações da técnica. “Assim como toda técnica de massagem, a MTC possui inúmeras contraindicações, como: tumores malignos, tuberculose, mioma uterino, cisto de ovário, inflamações agudas, infecções (febre, abscessos, gripe, amigdalite), feridas abertas, úlceras ou lesões cutâneas, psoríase, gestantes antes do 4º mês, além de determinados distúrbios cardíacos e mentais”, ressalta a professora Letícia.
Sobre a Enxaqueca
A enxaqueca é uma forma de cefaleia recorrente, que se manifesta em crises que duram entre 4 a 72 horas, desencadeando impactos socioeconômicos, além do comprometimento da saúde e da qualidade de vida de milhões de pessoas. Apesar de ser uma doença com alta incidência, sua fisiopatologia ainda não é completamente compreendida e pode estar relacionada a diversos fatores, como estresse, menstruação, fadiga, alterações no sono, alimentos com potencial alergênico, desequilíbrios neuroendócrinos e deficiências nutricionais. O tratamento para as crises de enxaqueca é considerado padrão e inclui a prescrição de analgésicos e anti-inflamatórios que visam restaurar rapidamente o paciente para o funcionamento normal.

A importância de respeitar as vontades do ente falecido na despedida

Sensação de não haver pendências com quem parte pode facilitar a vivência do luto

Logo após a partida da cantora Rita Lee, no início do mês de maio, diversas notícias divulgadas na imprensa davam conta de que a artista havia planejado o próprio velório nos mínimos detalhes. Conforme seu desejo, o funeral foi realizado no Planetário do Ibirapuera, em São Paulo, por ser um dos seus locais favoritos na cidade. A artista também havia pedido que não houvessem flores ou velas, que fosse feita uma projeção com a data do seu aniversário no teto do planetário, com o intuito de mostrar a pequenez da morte diante do universo, e que seu corpo fosse cremado. Os familiares respeitaram e realizaram seus desejos, à exceção dos lírios que discretamente ornamentaram sua urna e as diversas homenagens em coroas de flores recebidas pela família.

Já na despedida da cantora Gal Costa, que faleceu em novembro do ano passado, alguns sites informaram que a viúva da artista optou por realizar o sepultamento em São Paulo, e não no jazigo que a artista havia comprado no Rio de Janeiro. Diante de casos como esses, fica o questionamento: as pessoas devem respeitar a vontade de quem faleceu? Ou, nesse momento, é importante priorizar também as necessidades de quem fica?

Segundo a psicóloga especialista em luto do Cemitério e Crematório Morada da Paz, Simône Lira, algumas vontades de quem partiu podem esbarrar nos limites das questões existenciais de cada indivíduo. “Sendo assim, é importante que seja esclarecido que esses desejos se referem ao ente querido que partiu e para ele seria importante que fossem realizados. Esta é uma forma de honrar a sua memória e seu legado, mas diante de fatores limitadores, a família também pode encontrar outras maneiras de homenageá-lo”, explica.

De acordo com ela, conseguir ofertar a possibilidade de acatar todos os desejos do ente querido pode ser uma forma de sentir que fez o melhor por ele até os últimos dias de sua vida. “É importante que todos os desejos sejam conversados previamente para que os familiares entrem em um consenso, pois algumas manifestações podem trazer conflitos também, seja por questões culturais, crenças e valores que divergem entre alguns membros da família ou por esbarrar em limites de entendimento”, orienta.

A cerimonialista do Morada do Morada da Paz, Luciana Trindade, lembra de um atendimento que realizou alguns anos atrás, no qual uma senhora havia pedido que seu funeral fosse conduzido de uma forma diferente e atípica do que a maioria das pessoas estão acostumadas. Ao som das músicas “Bete Balanço” de Cazuza e “Odara” de Caetano Veloso, cerveja gelada e caldinho foram servidos aos familiares e amigos que estiveram presentes na despedida. “Apesar da tristeza e da saudade, ela expressou em vida que não queria ninguém chorando em seu velório, ela queria todos alegres”, lembra Luciana.

Os desejos de fim de vida podem ser expressos a qualquer momento, seja através de conversa com familiares e amigos ou através da elaboração de um documento chamado Testamento Vital, sendo necessário que a pessoa seja civilmente capaz. “Também chamado de Diretivas Antecipadas de Vontade, esse documento permite que além de manifestar os seus desejos, seja em relação aos ritos fúnebres ou aos tratamentos médicos que prefere ter, a pessoa também pode eleger um responsável para assegurar que suas vontades sejam realizadas no momento em que este estiver incapacitado de se manifestar”, informa Simône Lira.

É claro que muitas vezes será necessário bom senso e equilíbrio entre as vontades de quem parte e as necessidades daqueles que ficam, pois a ritualística em torno da despedida pode ser um acalento e reconfortar aqueles que perderam alguém, sendo um facilitador na vivência do luto. “O que importa é que a despedida faça sentido para os envolvidos, sem fórmulas corretas a serem seguidas. Não há nada mais gratificante que a sensação de poder ter feito tudo o que era possível para honrar a memória de alguém que para nós foi um grande amor”, reforça a psicóloga.

Fest Bossa & Jazz confirma edição 2023 nas praias da Pipa e de São Miguel do Gostoso/RN  

Evento será realizado no mês de agosto e traz novidades em seu formato

 

O Fest Bossa & Jazz, maior festival de jazz, blues, bossa nova e música instrumental do Nordeste, anuncia as datas de realização para 2023. A Juçara Figueiredo Produções definiu as datas de 10 a 13 de agosto, na Praia da Pipa, e de 17 a 20 de agosto, em São Miguel do Gostoso.

O formato apresenta mudanças. O Festival será realizado em sequência em um só mês, com oito dias de evento, sendo quatro dias no litoral Sul e quatro no litoral Norte, nas praias potiguares mais badaladas do Rio Grande do Norte.

Em breve, a organização do Fest Bossa & Jazz vai anunciar mais novidades, que não são poucas neste ano. Aguarde!

Fest Bossa & Jazz – 14 anos

Reconhecido e firmado no calendário potiguar, o Fest Bossa & Jazz, idealizado por Juçara Figueiredo Produções, surgiu em 2010 e já realizou 27 edições em quatro cidades do Rio Grande do Norte (Natal, Pipa, São do Miguel do Gostoso e Mossoró), totalizando mais de 300 atrações nacionais e internacionais do jazz, bossa e blues.  Uma mistura de ritmos que já reuniu um público estimado em mais de 500 mil pessoas ao longo das edições.

Nesses 14 anos, passaram pelos palcos do Festival, artistas internacionais como J.J. Jackson, Willie Walker, Donny Nichillo, Jose James, Galactic, Erica Falls, Stanley Jordan, Indiana Noma, Jai Malano, Grana Louise, Eric Gales, Larry MacCray, Glen David Andrews e Alabama Myke, Raphael Wressnig e muitos outros. Na lista de nacionais, nomes como Ivan Lins, Ed Motta, Lenine, Leny Andrade, Yamandu Costa, Roberta Sá, Marcos Valle, Wanda Sá, Mauro Senise, Leila Pinheiro, Osmar Milito, Roberto Menescal, Mestrinho, Sandra de Sá, João Donato, Blues Beatles, Taryn Szpilman, Ana Cañas, Amaro Freitas Trio, Vanessa Moreno e muito mais. O evento também promove o intercâmbio musical entre nomes já consagrados e novos expoentes da música.

O Fest Bossa & Jazz atua no incentivo, aprimoramento e formação de músicos do Estado, além de propagar valores culturais e sociais em diversos âmbitos na oferta de oficinas gratuitas destinada aos jovens da rede pública de ensino e workshops para estudantes, curiosos e amantes da música.

Informações no site www.festbossajazz.com.br | Siga nossas mídias digitais:

instagram-logo.png festbossajazz | logo face.png FestBossaeJazz | twitter-logo-1.png fbjoficial

Augusto The Fevers canta hits da Jovem Guarda dia 15 de julho em Natal

Uma noite para celebrar a época de ouro da música brasileira, com um dos ícones das décadas de 60 e 70, cantando os melhores hits da Jovem Guarda. A festa “noite da Jovem Guarda” irá contar com a presença de Augusto The Fevers, no dia 15 de julho, na Arena Music, a partir das 21h.

Vocalista original e compositor de vários sucessos da banda, Augusto é um dos componentes que mais marcou no The Fevers, sendo o vocalista no período de maior sucesso da carreira.

O cantor já bateu a marca de mais de setecentas músicas gravadas, na voz de cantores como Daniel (Os amantes), Cesar Menotti e Fabiano (O que tiver que vir virá), Leonardo (Tô querendo você), Roupa Nova (Os corações não são iguais), Josè Augusto (A noite mais linda) e muitos outros.

Augusto promete uma viagem ao passado, tocando os grandes sucessos de sua carreira, trazendo ao palco, clássicos como “Mar de Rosas”, “Vem Me Ajudar”, “Cândida”, “Por conta de você”, além de inúmeros outros, que não poderão faltar.

A noite que promete embalar os apaixonados por essa época brilhante e dançante, conta ainda com show de Silveirinha Kosta & Banda e é uma realização da Show 30 eventos.

Informações sobre venda de mesas através dos telefones (84) 99406.4142/(84) 99685.1971

Parabólica com chiados e poucos canais? Entenda por que é hora de substituir a sua antena

 

Sinal das parabólicas tradicionais pode sofrer interferência e até deixar de funcionar após a ativação do 5G nas cidades

 

As queixas dos usuários de parabólicas tradicionais sobre o surgimento de chiados e perda de sinal de alguns canais estão se tornando cada vez mais recorrentes. E a reclamação tem fundamento: nas cidades onde a internet 5G já foi ativada, as interferências serão mais comuns, uma vez que a nova tecnologia opera na mesma faixa de frequência da parabólica tradicional, a Banda C. Para não ficar sem assistir à TV, a recomendação é substituir o aparelho antigo pelo novo modelo digital, que atua na Banda Ku.

A dona de casa Ana Gilvania Araújo, que reside na cidade de São José de Mipibu, no Rio Grande do Norte, passou por situação semelhante, até que fez o cadastramento na Siga Antenado, substituiu o equipamento da sua residência. Atualmente, ela desfruta da nova parabólica digital. “Agora é outra coisa assistir TV aqui em casa.  Não tem mais aquele chiado chato, a imagem é de ótima qualidade. Até parece que o aparelho de TV é novo.  Assisto todos os canais com qualidade bem superior. Eu adorei”, comemora.

Leandro Guerra, presidente da Siga Antenado, entidade responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV, explica que mesmo que o 5G ainda não tenha sido ativado na sua região, ou que as interferências ainda não tenham surgido, vale a pena fazer a substituição do equipamento o quanto antes. “A nova parabólica digital tem muitas vantagens em relação à antiga, entre elas, melhoria da qualidade de som e imagem, e maior oferta de canais. A família só colhe benefícios ao realizar a troca.”

Famílias de menor renda inscritas em Programas Sociais do Governo Federal e que tenham a antena parabólica tradicional em pleno funcionamento têm direito à instalação gratuita do novo equipamento, realizada pela Siga Antenado. Para agendar, basta acessar o site sigaantenado.com.br ou ligar para 0800 729 2404.

Novos canais

A perda de canais, em muitos casos, também ocorre porque a emissora de TV já migrou o seu sinal para a Banda Ku, processo que, nos próximos meses, deverá ser ainda mais acelerado, já que o sinal da parabólica tradicional será desligado em breve.

Até o momento, mais de 80 canais estão operando na nova frequência (Banda Ku), mas a expectativa é que, nos próximos meses, o número aumente, garantindo mais informação e entretenimento para os usuários.

Entre as novidades, dezenas de emissoras de TV e estações de rádio deixam a programação mais diversificada, com informação, entretenimento, desenhos, filmes, séries e programas religiosos. Além disso, várias regiões ganharam programação local, que deve ficar ainda mais robusta com o passar dos meses.

Bestlaser comemora aniversário e recebe clientes para coquetel

 

A franquia potiguar Bestlaser comemora o sucesso de um ano da sua unidade da Av. Prudente de Morais. Esta unidade faz parte das mais de 30 lojas espalhadas pelo país, cujo foco é depilação a laser.

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), a depilação a laser tem movimentado 31 bilhões de reais por ano e já é o método mais escolhido por 3,4 milhões de brasileiros, o que representa 5% das 69 milhões de pessoas no país que são adeptas de alguma forma de depilação.

Para celebrar data e o sucesso da marca, o CEO do Grupo Amércio, Diogo Américo, estará recebendo seus clientes e amigos nesta quarta-feira (21), partir das 16h,  para um coquetel.

Mestrados e Doutorados da UnP abrem inscrições com bolsas de estudos

Oportunidades são para a área de Biotecnologia

Os Mestrados e Doutorados em Biotecnologia da Universidade Potiguar (UnP) estão com inscrições abertas para as turmas de 2023.2. Os interessados podem se inscrever nas páginas de cada curso até 23 de julho.

Por meio de processo seletivo, a instituição oferece uma Bolsa de Incentivo a Pesquisa de 35%, aplicada por todo o curso e para todos os ingressantes. Para egressos, a bolsa é de 45% e, para colaboradores de empresas conveniadas, a bolsa é de 40%, que são somadas às bolsas de incentivos à pesquisa.

“Investir no aprimoramento acadêmico, por meio de um mestrado e doutorado, pode abrir portas para oportunidades de carreira mais desafiadoras, salários mais altos e posições de liderança, garantindo uma trajetória profissional mais promissora. Esses graus acadêmicos avançados proporcionam aos indivíduos oportunidades únicas de aprimorar seus conhecimentos, habilidades e expertise em áreas específicas. Ao realizar uma pesquisa aprofundada e contribuir para o corpo de conhecimento em seu campo de estudo, os graduados de mestrado e doutorado demonstram um alto nível de competência e especialização, tornando-se profissionais altamente valorizados no mercado de trabalho e carreira acadêmica”, explica a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, doutora Amália Rêgo.

Mestrado Profissional em Biotecnologia

A Pós-Graduação em Biotecnologia visa capacitar profissionais qualificados para o exercício da prática profissional avançada e transformadora de bioprodutos e bioprocessos. Assim como, transferir conhecimento para a sociedade, atendendo a demandas específicas e de arranjos produtivos para o desenvolvimento, de modo a propiciar recursos humanos ao sistema público e privado, capazes de contribuir para o processo de consolidação de uma Rede Nordeste de Biotecnologia, e para o efetivo e sistemático desenvolvimento da Biotecnologia no País. Inscrições: https://www.unp.br/inscreva/12609.

Doutorado Profissional em Biotecnologia da Saúde

A Pós-Graduação em Biotecnologia visa capacitar profissionais qualificados para o exercício da prática profissional avançada e transformadora de bioprodutos e bioprocessos. Assim como, transferir conhecimento para a sociedade, atendendo a demandas específicas e de arranjos produtivos para o desenvolvimento, de modo a propiciar recursos humanos ao sistema público e privado, capazes de contribuir para o processo de consolidação de uma Rede Nordeste de Biotecnologia, e para o efetivo e sistemático desenvolvimento da Biotecnologia no País. Inscrições: https://www.unp.br/inscreva/12615.

ART&C e Maxmeio inauguram nova sede em João Pessoa.

 

 

 

Com dez anos de atuação na Paraíba, a agência ART&C e sua co-irmã Maxmeio (Tecnologia Digital) inauguram uma nova e moderna sede, com muito mais conforto e espaço para sua equipe, parceiros e clientes. O endereço continua o mesmo, no Empresarial J Mesquita (Orla de Manaíra), agora em duas salas modernas e 100% integradas – 310 e 311.

 

Entre outros clientes atendidos pelas duas agências no estado, destaques para Governo da Paraíba; Prefeitura de João Pessoa; Bom Todo (Guaraves); Grupo Multigiro, Miranda Computação, Grupo Dão Silveira e Tábua de Carne. ART&C e Maxmeio também atendem clientes nacionais como Revo (carro por assinatura Chevrolet), ABRAC (Associação Brasileira das Concessionárias Chevrolet); FDC Vitaminas e Kardbank, além do cliente internacional A Garrafeira Nacional (Lisboa, Portugal).

 

Além de João Pessoa, as duas agências têm escritórios em Natal e Aracaju.

 

O Diretor da ART&C/Maxmeio João Pessoa, Paulo Miguel, destaca a expansão do mercado para as duas empresas, que agora contam com uma sede totalmente nova: “São dez anos de mercado na Paraíba com a ART&C e grandes clientes atendidos também pela Maxmeio, o que nos fez investir na modernização e expansão desta sede. Estamos cada vez mais preparados para atender com a qualidade e a rapidez de uma equipe premiada nacional e internacionalmente, com muitos resultados alcançados.”

 

No ranking 2022 do CENP, a ART&C foi destaque entre as maiores agências do Nordeste, saltando para a oitava posição regional e 76ª de todo o Brasil.

Cantor potiguar é destaque em plataformas de música e tem sucesso regravado por artistas nacionais

Com uma carreira recente, o cantor Núzio Medeiros tem impressionado pelos números conquistados nesse pouco tempo sem falar de ter música regravada por cantores de sucesso na atualidade.Para se ter uma ideia, ele já superou a marca de 1 milhão de plays (vezes que o álbum foi ouvido) na plataforma Sua Música, uma das principais plataformas de streaming gratuita no Brasil.Já no Spotify, o cantor potiguar tem mais de 11 milhões de reproduções da música “Eu já tava bem”, que jpa foi regravada por artistas nacionais, e também tem uma média de aproximadamente 700 mil ouvintes mensais.Núzio já superou os limites do RN e tem realizado shows no Ceará, Paraíba e Pernambuco em grandes eventos, inclusive na programação de festas de São João neste mês de junho.Núzio faz parte do escritório Auge Music, que tem em seu casting Henry Freitas e Thulio Milionário. A expectativa dele é consolidar o bom momento e também já planeja novos projetos ainda para 2023.