Mundi Colégio e Curso dá início à Semana Intercultural Junina com Arraiá

 

Natal/RN – 19 de junho de 2023 – No último sábado, dia 17, o Mundi Colégio e Curso realizou seu tradicional Arraiá para dar início à Semana Intercultural Junina. As atividades escolares fazem parte de uma celebração envolvente da cultura nordestina, que vão desde comidas típicas até literatura, tendo foco na sustentabilidade, trazendo o tema “Ser-tão Sertões: um oásis de sustentabilidade”.

O Arraiá contou com a participação de toda a comunidade escolar, da Educação Infantil ao Ensino Médio e marcou o início de uma semana repleta de atividades interativas e educativas. O objetivo principal é não apenas enaltecer a cultura nordestina, mas também disseminar conhecimento sobre sustentabilidade e promover a conscientização sobre a importância de preservar o meio ambiente.

Durante os próximos dias, os estudantes terão a oportunidade de explorar diversos aspectos da cultura nordestina, por meio de atividades lúdicas e dinâmicas inspiradas no sertão nordestino. Essa iniciativa busca despertar o interesse dos estudantes pela riqueza do Nordeste, proporcionando um mergulho nas tradições e no imaginário cultural da nossa região.

O Arraiá do Mundi foi apenas o ponto de partida para uma semana repleta de aprendizado, diversão e imersão cultural. Com seu enfoque na sustentabilidade, a escola reafirma seu compromisso com a formação integral dos alunos, fornecendo-lhes experiências enriquecedoras que promovem o conhecimento, a valorização da cultura nordestina e a consciência ambiental.

Abordando o uso de Cannabis Medicinal na Saúde, Endogen palestra no CONBRACANN

 

Nos dias 20 e 21, os cofundadores da empresa irão palestrar sobre como medicações contendo canabinóides podem auxiliar no equilíbrio do organismo

Entre os dias 19 e 21 de junho acontecerá o 1º CONBRACANN, simpósio organizado pela EADPLUS, voltado para os profissionais da área médica ou que se relacionam com o mercado de Cannabis Medicinal. O evento online e gratuito tem como foco reunir lideranças do setor, formadores de opinião, executivos do mercado, médicos, dentistas, fisioterapeutas, nutricionistas e farmacêuticos, visando a qualificação e atualização destes profissionais. A Endogen, healthtech de produtos de Cannabis medicinal e nutrição fundamentada em ciência para gerar qualidade de vida, é uma das patrocinadoras do congresso e terá palestras dos cofundadores da empresa, Dr. Claudio Lottenberg, e Luis Otavio Caboclo.

O objetivo da healthtech é consolidar e fomentar o tema sobre produtos contendo canabinóides e suas aplicações terapêuticas em diversas patologias para os profissionais de saúde. No dia 20/06 a empresa contará com a palestra do Dr. Claudio Lottenberg, Presidente do Conselho da Endogen, com o tema “Perspectivas da Cannabis Medicinal na Saúde”, e no dia 21/06 com a palestra do Luís Otávio Caboclo, Chief Medical Officer falando sobre o “Canabidiol na Neurologia”.

“A nossa participação tem como propósito solidificar a imagem da Endogen, fortificando nosso objetivo de ampliar a discussão e fomentar o debate acerca das medicações contendo canabinóides. Queremos estar cada vez mais presentes no campo da saúde e bem-estar com produtos à base de canabinoides, principalmente para gerar mais qualidade de vida para as pessoas”, comenta Kali Nardino, Chief Marketing Officer da Endogen.

Além desse evento, a Endogen realizará no dia 21/06 às 20h30 um Webmeeting gratuito sobre o uso dos canabinoides em transtornos depressivos, terá o Dr. Wilson Lessa como palestrante, e como moderador o Dr. Luís Otávio Caboclo. Para se inscrever basta acessar o link aqui.

Serviço CONBRACANN

Data: 19 e 21 de junho de 2023 – das 9h às 19h

Inscrições: Para participar se inscreva aqui de forma gratuita

Sobre Endogen 

Healthtech de produtos de Cannabis medicinal e nutrição baseada em ciência e educação para promover saúde e qualidade de vida. A empresa busca trazer equilíbrio para as pessoas viverem mais e melhor utilizando tecnologias e evidências científicas comprovadas sendo sua maior aliada na vida moderna e urbana.

A importância das tecnologias assistivas na inclusão de pessoas com deficiência 

 

Defensor Público destaca que as TAs desenvolvem habilidades e oferecem uma vidamais independente aos PcDs

 

As tecnologias assistivas (TAs) têm se mostrado cada vez mais importantes na promoção da inclusão de pessoas com deficiência em diversos aspectos e situações da vida. Cada vez mais são criados equipamentos para auxiliar essas pessoas em suas atividades cotidianas.

Na Educação Inclusiva, por exemplo, a utilização de tecnologias inovadoras já colabora para o progresso intelectual de muitas crianças, como lembra o Defensor Público Federal André Naves, especialista em Direitos Humanos e Inclusão.“Com o uso dessas tecnologias, os alunos experimentam melhor desempenho nos estudos, pois conseguem desenvolver habilidades para trabalhar suas limitações. Além disso, com esse apoio as crianças ganham autoconfiança e senso de independência, fatores essenciais para haver, até mesmo, maior interação com os pais, os professores e os outros alunos”, ressalta Naves.

Para quem conhece pouco sobre o tema, tecnologia assistiva é todo e qualquer equipamento ou sistema que ajuda o indivíduo a superar uma dificuldade decorrente de sua deficiência. Ela não pode curar, mas proporciona grande auxílio a pessoas com necessidades especiais, potencializando suas forças e habilidades.

Entre algumas das tecnologias assistivas existentes hoje, podemos citar os softwares de reconhecimento de voz que permitem a digitação por meio da fala, desenvolvidos para pessoas com deficiência motora ou visual. Já os softwares de leitura de tela, por sua vez, transformam o que está na tela em um texto que pode ser lido por um sintetizador de voz, facilitando a navegação na internet e a utilização de programas.

As bengalas eletrônicas também ajudam muitos portadores de deficiência. Elas foram desenvolvidas de vários tipos. É o caso, por exemplo, da que auxilia pessoas com dificuldades motoras a se movimentarem com mais facilidade e segurança em ambientes variados, como nas grandes cidades, que possuem imensos obstáculos que prejudicam a mobilidade. Existe também a bengala eletrônica criada para ajudar pessoas com deficiência visual. Essa possui dois sensores que avisam quando há um obstáculo a um metro de distância. Ela traz acoplado um microcontrolador que processa os dados sonares e aciona os motores, de tal maneira que o usuário é avisado do obstáculo, o que facilita todo o seu processo de locomoção. Outro modelo de bengala eletrônica é capaz de emitir alertas sonoros e de vibração em relação a obstáculos em altura, detectados por meio de um sensor ultrassônico, contribuindo, principalmente, para a locomoção em centros urbanos. Recentemente, a senadora Mara Gabrilli compartilhou em suas redes sociais sua experiência utilizando uma revolucionária tecnologia para PcDs. Trata-se de um exoesqueleto, que funciona como um suporte para que pessoas com algum tipo de paralisia possam ficar de pé, caminhar e subir degraus. Gabrilli também divulgou uma iniciativa do Governo de São Paulo, que autorizou um acordo entre a Rede Lucy Montoro, a startup francesa Wandercraft e o Centro Paralímpico Brasileiro para pesquisas científicas e tecnológicas com exoesqueletos robóticos em apoio à reabilitação de pacientes.

Mara Gabrilli utilizando um exoesqueleto. Foto: Mara Gabrilli

Outros dispositivos incluem próteses e órteses que ajudam a recuperar a mobilidade de pessoas que sofreram amputações ou lesões. Existem também tecnologias que permitem a comunicação com pessoas que têm dificuldades de fala, como os dispositivos de comunicação alternativos; e aparelhos auditivos cada vez mais discretos e tecnológicos, que são indispensáveis para pessoas com deficiência auditiva. Os mais modernos utilizam o sistema wireless, que proporciona melhor qualidade de vida, conectando, sem fios, aparelhos auditivos com TV, rádio, celulares, computadores, videogames e até com o GPS do carro. dispositivos de comunicação alternativos.

“O uso de tecnologias assistivas tem se mostrado cada vez mais fundamental para a inclusão social de pessoas com deficiência, permitindo que elas possam desenvolver habilidades e competências, interagir com o mundo e ter uma vida muito mais independente e plena”, pontua o Defensor Público.

Segundo relata André Naves, o Brasil possui uma das mais avançadas legislações do mundo no campo da Inclusão, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência ou Estatuto da Pessoa com Deficiência. Em seu Artigo 28, que tem como objeto a Educação, a lei estabelece (entre outras coisas) que é dever do poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar projeto pedagógico que institucionalize o atendimento educacional especializado, assim como serviços e adaptações que atendam à características dos estudantes com deficiência. Desse modo, fica garantido a esses alunos o pleno acesso ao currículo, em condições de igualdade com os demais, o que promove o exercício da autonomia. “Trabalhar pela implantação de mais e mais tecnologias assistivas nas escolas é um processo absolutamente necessário, mas que também impõe desafios aos gestores e aos educadores”, conclui.

Humoristas, Thiago Dionisio e Mução são atrações do polo Poeta Antônio Francisco nesta semana em Mossoró

Reprodução/Internet

O polo Poeta Antônio Francisco faz brilhar a programação cultural do “Mossoró Cidade Junina” com muita arte, cultura e tradição. Novidade nesta edição, os shows de humor, os versos de poesia e os festivais de repente chegam para fortalecer a essência dos festejos juninos em Mossoró. As apresentações são destaques no Memorial da Resistência de Mossoró (MRM), que nesta semana recebe os humoristas Thiago Dionisio nesta terça-feira (20), a partir das 19h, e Mução na quarta-feira (21), às 18h.

Nova proposta da Prefeitura, o polo Poeta Antônio Francisco chega ao São João de Mossoró com a exposição “Por Motivos Diversos”, apresentações de quadrilhas juninas, Festival de Teatro de Bonecos, Festival de Cordel Mirim, Festival de Repentistas do Nordeste e Festival de Sanfoneiros, além dos shows de humor, com comediantes renomados do Nordeste.

“O polo Poeta Antônio Francisco chegou e já caiu na graça do povo. É um espaço cultural que faz brilhar o nosso São João. É bonito de se ver, os festivais, os shows de humor, os repentistas, uma programação diversificada que enaltece a tradição da nossa cultura. É surpreendente o número de espectadores no polo Poeta Antônio Francisco, é um espaço mágico”, disse Igor Ferradaes, secretário municipal de Cultura.

Nesta terça-feira (20), o público recebe o comediante Thiago Dionisio, às 19h. “Estou chegando com minha turma a Mossoró, conto com a presença de todos. Vamos fazer uma grande resenha no polo Poeta Antônio Francisco. Mossoró, estou chegando”, disse o humorista em suas redes sociais.

O comediante Mução também será atração do “Mossoró Cidade Junina” nesta quarta-feira (21), a partir das 18h. Pela internet, o humorista convidou seus seguidores para acompanhar sua apresentação. “Alô meu povo de Mossoró, estou chegando com meu show no MCJ. Você não pode perder, nem por uma ‘cocada’”.

As atividades no Memorial da Resistência, no Corredor Cultural, vão até o dia 23 de junho. Serão mais de 40 apresentações, realçando a cultura e a arte do Nordeste. O espaço faz justa homenagem ao poeta mossoroense Antônio Francisco, ícone da cultura de Mossoró.

Ascom Mossoró

Junho Violeta: Prefeitura de Parnamirim promove evento sobre a violência contra a pessoa idosa

Foto: ASCOM – Jean Xavier

A violência contra os idosos é uma triste realidade que precisa ser enfrentada de maneira urgente e eficaz. Eles, que tanto contribuíram para a construção da sociedade, são merecedores de cuidado, dignidade e respeito.
Nesse entendimento, a Prefeitura de Parnamirim, em parceria com o Departamento de Atenção Primária (DAP) e as Secretarias de Saúde (Sesad), Assistência Social (Semas) e Cultura (Semuc), promove nesta terça e quarta-feira, no auditório Clênio José, um momento alusivo à campanha Junho Violeta, que é uma sensibilização de combate à violência contra a pessoa idosa. Estão participando do encontro, profissionais da saúde, assistência social e agentes comunitários.
O evento conta com a apresentação de grupos de dança e a palestra ministrada pelo advogado representante da OAB no Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Parnamirim, Davi, enfatizando os tipos de violência, como ocorrem e quais os meios utilizados para realizar as denúncias. Ele ressalta a importância que possui o ato de denunciar toda e qualquer violência. “Estamos aqui para conversar sobre esta causa cada vez mais rotineira em nossos dias. Quem presencia qualquer prática de maus-tratos contra o idoso, não pode se calar”, disse.
A secretária municipal de saúde, Luciana Guimarães, afirma que o evento é uma das ações que estão sendo desenvolvidas esse mês, enfatizando a temática com objetivo de capacitar e conscientizar os profissionais que fazem a equipe da saúde e da assistência social. “Neste momento pretendemos reafirmar as nossas ações diante dessa questão da violência. Estamos discutindo, de forma carinhosa e mais firme, sobre a importância dos idosos para nossa sociedade”, falou.
É fundamental que a sociedade esteja atenta aos sinais de violência e apoie as vítimas, realizando a denúncia. Dessa forma, é possível minimizar os danos psicológicos proporcionando a eles uma vida mais tranquila, segura e cheia de afetos.
Onde procurar orientação ou denunciar?
Podem ser utilizados o Disque 100, qualquer delegacia de polícia, Ministério Público, Conselho Municipal do Idoso e o Centro de Referência Especializado de assistência social (CREAS). Denúncia em Paramirim devem ser feitas na Promotoria do Idoso através do telefone (84) 99994-6435.

Ascom Parnamirim

RN será sede do primeiro Hub Internacional dos Correios no Nordeste

Foto: Guia Dantas

“Um sonho e uma luta que finalmente serão concretizados”. Foi assim que a governadora Fátima Bezerra classificou a decisão da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos pela instalação, no Rio Grande do Norte, do primeiro centro internacional de distribuição de encomendas do Nordeste, o Hub dos Correios. O anúncio foi feito nesta terça-feira (20) pelo presidente da estatal, Fabiano Silva dos Santos.

O centro de distribuição de encomendas será o primeiro do Nordeste e o quarto instalado no Brasil, já que atualmente eles se concentram nas regiões Sul e Sudeste, especificamente no Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba.

“Estamos há anos nessa articulação e, agora, com a sensibilidade de um governo que cuida das pessoas e do patrimônio público, enfim chega essa excelente notícia”, comemorou a chefe do Executivo estadual. Trata-se de um projeto idealizado na época do governo da presidenta Dilma Rousseff, mas que foi abandonado. A pauta foi retomada pela governadora Fátima Bezerra. Agora, sob uma nova perspectiva política, o estado tem a oportunidade de abrigar essa importante estrutura que contribuirá para a descentralização das operações postais no país.

“Um sonho e luta ainda do tempo que eu era deputada federal. Traz empregos, desenvolvimento econômico e insere nosso estado de forma estratégica nessa política de reinvestimento na empresa pública”, ressaltou a governadora do Rio Grande do Norte ao destacar que a confirmação de instalação do Hub Internacional dos Correios no RN é uma escolha que “traz consigo também sensibilidade política. A instalação desse hub é de grande contribuição para descentralizar essas operações, melhorando os prazos de entrega e beneficiando especialmente as empresas de micro e pequeno porte”.

Nos últimos seis meses, o assunto foi pauta de audiências da governadora em Brasília. Depois de apresentado diretamente ao presidente Luís Inácio Lula da Silva, o projeto foi tema de discussão com o ministério das Comunicações e com o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos. Em maio, resultado de estudos feitos pela empresa, os Correios já apontava a viabilidade técnica da instalação do Hub no Nordeste, com sede no estado do Rio Grande do Norte.

“Ao levarmos o centro de distribuição para o Nordeste temos a perspectiva de gerarmos milhares de empregos na região. Não estamos levando apenas infraestrutura, mas consolidando a vocação local de se tornar um polo logístico, o que desperta o interesse de outras empresas também”, avaliou Fabiano Silva dos Santos.

A concentração das operações dos Correios nas regiões Sudeste e Sul tem sido um desafio para a eficiência da rede de transporte da malha postal do país. A instalação do Hub dos Correios no Rio Grande do Norte contribuirá para descentralizar essas operações, melhorando os prazos de entrega e beneficiando especialmente as empresas de micro e pequeno porte.

Hub dos Correios no RN

O projeto prevê a instalação do Hub dos Correios na área de expansão do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante. A recente relicitação do aeroporto, vencida pelo grupo suíço Zurich Airport International, abre possibilidades para que a nova concessionária invista nos recursos necessários para o desenvolvimento do Hub.

A instalação do Hub dos Correios é de grande importância para a economia local e fortalecerá o potencial de desenvolvimento do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, gerando empregos e renda para o Rio Grande do Norte. Além disso, o centro facilitará as atividades de importação e exportação da região, impulsionando o comércio internacional e proporcionando condições mais favoráveis de acesso ao mercado brasileiro para os vendedores de comércio eletrônico internacionais. A expectativa é que, quando estiver em pleno funcionamento, a nova estrutura do Hub dos Correios seja capaz de processar 40 mil encomendas por dia.

Investiremos R$ 350 milhões em infraestrutura

Com a suspensão do processo de privatização dos Correios pelo governo federal, a empresa está buscando ampliar seus serviços. Foi anunciado um investimento de cerca de R$ 350 milhões para construção e modernização de centros operacionais e reforma de agências dos Correios em todo o País. A iniciativa marca a retomada dos investimentos da estatal em infraestrutura, um dos projetos estratégicos prioritários anunciados pela diretoria-executiva em maio deste ano, no balanço de 100 dias da atual gestão.

ASSECOM-RN

Governo anuncia reconstrução de trecho da RN-401

Rodovia estadual liga a BR-406 a Guamaré – Foto: Sandro Menezes – ASSECOM-RN

A

governadora Fátima Bezerra esteve reunida na tarde desta segunda-feira (19) com o prefeito de Guamaré, Artur Teixeira, e anunciou financiamento para a parte que compete ao governo do estado na reconstrução da rodovia estadual RN-401. A obra será possível a partir de uma parceria com a empresa petrolífera 3R Petroleum, que assumiu recentemente a exploração do Polo Potiguar.

Há cerca de um ano ficou acertado que o governo estadual se responsabilizaria por 70% da rodovia, trecho de 8,4 km. O restante, 3,6 quilômetros, será de responsabilidade da prefeitura. A licitação para a parte da prefeitura será aberta nos próximos dias. A obra deve ser iniciada no segundo semestre.

A RN-401 tem importância singular para a região, servindo como porta de entrada para turismo, assim como para o transporte de insumos e produtos da exploração do petróleo.

Além da governadora, participaram da reunião o secretário de Infraestrutura, Gustavo Coelho; a diretora do DER, Natécia Nunes; o deputado estadual Hermano Morais; o presidente da Câmara Municipal de Guamaré, Eudes Miranda, e o secretário de Articulação Política de Guamaré, Hélio Willamy.

ASSECOM-RN

Líderes partidários discutem sobre Pix, estradas e direitos trabalhistas na Assembleia Legislativa do RN

AL ´Sessão Ordinária. 20.06.2023. Ft. Eduardo Maia

O deputado estadual Coronel Azevedo (PL) criticou, na sessão desta terça-feira (20), na Assembleia Legislativa, a decisão da Caixa Econômica Federal de taxar as operações realizadas por Pix, de pessoas jurídicas. “Um golpe duro contra o povo e a economia do Brasil”, afirmou o parlamentar que ainda fez críticas ao PT por defender invasões de terra, segundo o deputado. “Isso causa insegurança jurídica”, completou o deputado.

Seguindo os discursos do horário de lideranças, o deputado Hermano Morais (PV) comentou a reunião que participou com a governadora Fátima Bezerra (PT) e uma comitiva do município de Guamaré nesta segunda-feira (19). Ele ressaltou que ficou definida a construção do trecho da estrada que liga a BR à cidade de Guamaré. “Além de segurança, vai garantir que as pessoas possam conhecer o município e fortalecer o turismo”, explicou Hermano, que também comentou a sua participação na solenidade de reinauguração da sede da Petrobras em Natal.

O horário foi encerrado com o discurso da deputada Isolda Dantas (PT), que criticou o que chamou de ‘pacote de maldades’ enviado pelo prefeito Allyson Bezerra (SDD) à Câmara Municipal de Mossoró. O pacote de medidas que altera o regime do funcionalismo público mossoroense, segundo a deputada, “retira direitos dos trabalhadores”. A deputada desafiou os colegas que apoiam o mandato do prefeito de Mossoró para debater com ela sobre as mudanças que não beneficiam os trabalhadores.

Assembleia Legislativa do RN

Seu Gentil traz ineditismo do Rooftop do Natal Shopping em sua terceira edição dia 15 de julho

Depois do sucesso das duas primeiras edições com ingressos esgotados, o Seu Gentil leva sua animação e gentileza a um novo – e inédito – local da cidade: o Rooftop do Natal Shopping.No dia 15 de julho, vai ter muito charme, uma cenografia especial e ativações diferenciadas com uma vista privilegiada da cidade.E nos próximos dias serão divulgadas as atrações e o local de venda dos ingressos para mais um Seu Gentil.Mais informações a respeito das atrações e venda de ingressos no perfil @oseugentil no Instagram.

Sistema Ponta Negra lança primeira TV conectada do Norte e Nordeste do Brasil

Credito: Lara Carvalho / Ponta Negra News

Novo conceito de comunicação, muito mais conectada e próxima a você, essa é a Ponta Negra Digital, novo braço do Sistema Ponta Negra de Comunicação que chega para transformar o jeito de como as pessoas consomem conteúdos na internet. O projeto foi lançado nessa terça-feira (20) dentro de um mega evento, chamado “Ponta Negra Experience”, que aconteceu presencialmente na Sala Vip do Cinépolis, em Natal, e ao vivo no Youtube, com participação de agências e empresários de todo o Brasil.

De acordo com Micarla de Sousa, CEO do Sistema PN, a história da empresa é feita de pioneirismo. “Fomos a primeira emissora aberta do Rio Grande do Norte. Trouxemos uma nova maneira de fazer jornalismo, mais ágil e muito mais perto do povo, o que é tão comum nos dias de hoje. A gente já fazia isso há mais de 20 anos. E é com esse olhar para o futuro que lançamos a Ponta Negra Digital, nossa nova empresa que abraça todos os conteúdos multiplataformas que produzimos”, explica.

Com a PNDigi, reforça Micarla, um conteúdo da televisão vai ganhar uma nova dimensão nas redes sociais, por exemplo, ou pode ser recortado para o canal no Youtube também, ou tudo isso junto. “A PNDdigi vai levar você para todas as telas, todas as redes, todas as plataformas. Tudo ao alcance da sua mão. Não só em conteúdo artístico, mas também com o seu produto e a sua empresa”, comemora.

Entre as diversas novidades, outra ferramenta inovadora também promete fazer muito sucesso na PNDigi. Com apenas um clique no controle remoto da TV, poderá ser oferecido ao telespectador qualquer produto apresentado na tela, desde roupas, móveis, eletroeletrônicos, tudo sem sair de casa. E o melhor: com a abrangência que o anunciante desejar, para o público que escolher. Uma tecnologia da empresa Zedia em exclusividade com a TV Ponta Negra na TV aberta fazendo anúncios programáticos na Smart TV.

Para finalizar, a novidade oferece ainda diversas outras funcionalidades como fazer pesquisas, avaliar um produto e inserir comerciais exclusivos na programação digital. Uma experiencia de venda e compra ainda mais fácil e acessível. “A TV Ponta Negra se torna a primeira TV Conectada de todo Norte e Nordeste do país. Saímos na frente como sempre, somos ousados como sempre, utilizamos da tecnologia para conectar pessoas, sim, como sempre”, conclui Micarla.