Marketing de Incentivo: pesquisa revela crescimento do setor e principais prêmios resgatados

Mark Up

 

Ranking da Mark Up aponta aumento de 64% na categoria; itens como dinheiro são destaque nas preferências dos colaboradores

Cada vez mais, o Marketing de Incentivo tem sido a opção certeira para diferentes marcas, justamente pela sua eficiência em engajar colaboradores. Sempre atenta aos movimentos do mercado, a Mark Up, como referência do setor no país, lança uma pesquisa que coloca uma lupa sobre um dos aspectos mais importantes da modalidade: as premiações.

A pesquisa chega para ser uma importante ferramenta de apoio à gestão oferecida pela Mark Up. E nela, a intensificação do Marketing de Incentivo como forma de estimular equipes a gerarem mais resultados já pode ser percebida pelo aumento de 64% de prêmios resgatados no Prêmio Ideall em 2022, em comparação ao ano anterior. Vale destacar que o Prêmio Ideall é a solução de reconhecimento e premiação da empresa e uma das mais completas plataformas do Brasil, com mais de 1 milhão de opções à escolha do premiado.

Dentre as preferências de escolhas dos colaboradores, estão: dinheiro, cartão Prêmio Ideall (benefício personalizado para processos de premiação), pagamento de contas, vale-presente e eletrônicos. Para Silvana Torres, presidente e fundadora da Mark Up, a era pós-pandemia ainda tem efeitos significativos no comportamento do consumidor. “A crise econômica fez com que itens como higiene, conforto e bem-estar da família se tornassem prioridade para participantes das campanhas”, explica.

Dados de 2021, levantados pela Mark Up, já haviam mostrado um aumento significativo nos números da categoria. Na comparação com o ano de 2020, o crescimento registrado em pontos movimentados foi de 86%.

Outro ponto que merece destaque é o aquecimento das viagens como forma de premiação em 2023 no mercado de incentivo. E isso não apenas no Brasil, mas também na Europa e Estados Unidos, com previsões de crescimento em 19% em relação a 2019. Segundo pesquisa realizada pela AMPRO (Associação de Marketing Promocional), já se projeta um volume de R$ 234 bilhões somente na modalidade de viagens de incentivo.

Segundo a presidente da Mark Up, o levantamento prova que as pessoas são o coração de qualquer organização, por isso estão sendo cada vez mais priorizadas dentro das marcas. “Um colaborador reconhecido pela sua performance compreende que a sua capacidade está sendo valorizada naquele ambiente, gerando mais motivação para que ele seja produtivo e possa fazer parte daquela história de sucesso”, diz. “Nos negócios, a relação entre o contratado e contratante, precisa acontecer de maneira positiva para ambas as partes, pois atrai diversas vantagens e valores para empresa”, explica Silvana Torres.

A executiva também reforça que a cultura data driven é essencial para promover insights estratégicos no Marketing de Incentivo, trazendo informações como aquelas presentes na pesquisa da empresa. “Qualificar, mensurar, automatizar, analisar e mapear dados da maneira que podemos fazer atualmente é uma oportunidade que não deve ser desperdiçada, de aproximar as equipes dos propósitos das companhias e reter talentos. Como Construtoria Estratégica essa é uma das premissas dos projetos que entregamos para os nossos clientes”, finaliza.

Fernando Chiriboga lança seu terceiro livro-álbum da série “Relíquias” neste mês

 

Obra faz parte da coleção de livros dedicados ao registro fotográfico do patrimônio arquitetônico do Brasil

 

São mais de 200 páginas de pura beleza arquitetônica e cultural. O mais novo livro-álbum do equatoriano, radicado em Natal-RN, Fernando Chiriboga, retrata as belezas da região sul do país. “Relíquias – patrimônio arquitetônico do Sul do Brasil” terá lançamento neste mês, dia 29, a partir das 18h, na Galeria Fernando Chiriboga (3º piso do Shopping Midway Mall).

 

A obra é o terceiro livro-álbum da série “Relíquias”, lançada com o intuito de comemorar o Bicentenário da Independência do Brasil, com patrocínio da EDP, Cisa Trading, MDS Brasil, Banco Luso Brasileiro e Grupo Tejofran. A coleção conta com quatro livros dedicados ao registro fotográfico do patrimônio arquitetônico, das regiões do país. São obras e edificações construídas ao longo de cinco séculos que retratam a história entrelaçada de Brasil e Portugal.

 

Neste volume, Chiriboga entrega ao público mais de 200 fotografias que exibem o patrimônio histórico e arquitetônico de 17 cidades dos três estados que compõem a região Sul do Brasil:  Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. “Vivemos um momento único, onde a consciência da preservação merece conquistar um lugar especial no coração da sociedade. É preciso conhecer para preservar, encantar-se para defender”, exprime Fernando Chiriboga.

 

O Sul do país tem forte presença cultural e arquitetônica da Europa, com sua pluralidade advinda de países como Alemanha, Itália, Portugal, Polônia, Ucrânia, Holanda, Espanha, Escandinávia, e também da Ásia: Síria, Líbano e Japão. “As diversas matrizes arquitetônicas que hoje encontramos no sul do país, selecionadas nesta obra, constituem-se em relíquias culturais de parte da arte ainda mais abrangente, que se fez em músicas, indumentária, costumes, culinária, pinturas, esculturas, ornamentações etc, que reverberam em significação aberta por serem ainda objetos dignos de adequado registro”, menciona Chiriboga.

 

A série “Relíquias: Patrimônio Arquitetônico do Brasil” é composto pelos títulos: ‘Relíquias: Patrimônio arquitetônico do Nordeste do Brasil’, lançado em 2014; ‘Relíquias: Patrimônio arquitetônico do Sudeste do Brasil’, lançado em 2022 e, por fim, a mais nova obra ‘Relíquias: Patrimônio arquitetônico do Sul do Brasil’.

 

Fernando Chiriboga

 

Nascido nos Andes equatoriano, Fernando Chiriboga reside em Natal/RN, desde o ano de 1985. Iniciou sua carreira como fotógrafo profissional em 1990, tendo como foco a fotografia de arquitetura e natureza. Em 2004 lançou o seu primeiro livro, retratando a Mata Atlântica potiguar. Desde então, já publicou dezesseis livros, sendo o “Relíquias – Patrimônio Arquitetônico do Sudeste do Brasil” a sua décima sétima obra. Atuando no campo da fotografia FineArt, possui quadros espalhados por várias partes do Brasil e do mundo.

Serviço:

 

Lançamento do livro “Relíquias – Patrimônio arquitetônico do Sul do Brasil”

 

Quando: 29 de junho

Horário: 18h

Onde: Galeria Fernando Chiriboga – 3ª andar do Shopping Midway Mall

Profissionais da UBS Passagem de Areia participam de capacitação

Foto: ASCOM de Parnamirim

Profissionais da saúde da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Passagem de Areia participaram nessa quarta-feira (21) de uma capacitação sobre a agenda da Formação de Profissionais para o Microplanejamento das atividades de vacinação de alta qualidade do programa de rotina, intensificação e campanhas. A capacitação foi realizada na própria unidade, pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Sesad)

A capacitação teve como objetivo geral formar profissionais que atuam nas áreas relacionadas com a imunização, vigilância epidemiológica, atenção primária à saúde, laboratório de saúde pública e saúde indígena para desenvolverem o processo de microplanejamento (MP) das atividades de vacinação de alta qualidade (AVAQ).

Estas ações proporcionam mais conhecimento, desenvolvimento pessoal, profissional e qualidade nos serviços ofertados. De acordo com Thuliane Lopes, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, a capacitação é uma proposta como forma de melhorar a preparação do nosso pessoal para as novas demandas da saúde. “Além de aperfeiçoar as habilidades, melhora o currículo da nossa equipe”, disse.

ASCOM Parnamirim

Governo do RN e Polícia Civil inauguraram nova sede da DHPP

Foto: Carmem Felix/ ASSECOM-RN

A governadora Fátima Bezerra inaugurou, na manhã desta segunda-feira (19), a nova sede da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que possui nove delegacias, seis salas de investigação e uma sala de inteligência, além de outros setores. A unidade está localizada na rua Promotor Manoel Alves Pessoa Neto, no bairro Candelária, Zona Sul de Natal. A delegada-geral da Polícia Civil do RN, delegada Ana Cláudia Saraiva, e o diretor da DHPP, delegado Márcio Lemos, também participaram da solenidade.

“Na semana passada inauguramos uma nova Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher, no município de Assu. Agora, é a vez de inaugurar oficialmente a sede da DHPP, uma unidade nova e padronizada, que proporciona melhores condições de trabalho para os policiais civis e, consequentemente, melhor atendimento à população”, destacou a governadora. Ela ainda agradeceu o trabalho de investigação realizado pelos policiais civis que vem aumentando os índices de resolutividade de homicídios no RN, atuação que, somado à integração com as demais forças de segurança do Estado, vem proporcionando a diminuição continuada dos índices de mortes violentas.

Desde o primeiro ano de gestão, em 2019, o Governo do Estado investe em reforma e construção de novas delegacias, ampliação das equipes de Plantões 24 horas que fazem as investigações preliminares nos locais de crime, criação de núcleos de policiamento e investigação, além dos concursos para a Polícia Civil, Polícia Militar, ITEP e Corpo de Bombeiros Militar. Nos cinco primeiros meses de 2023, a DHPP instaurou 117 inquéritos e elucidou 99, além de 45 prisões realizadas.

“A atual gestão criou delegacias de homicídios no entorno da Grande Natal e uma nova sede da Divisão na capital. São melhorias que contribuem para os resultados positivos comprovados pelas estatísticas policiais. Por isso, agradeço todo esforço dos nossos policiais e a cooperação de todos os órgãos que integram a Segurança Pública, através do Governo do Estado”, disse a delegada-geral Ana Cláudia Saraiva.

“O nosso trabalho está sendo feito dia a dia. Agradeço ao Governo do Estado e a delegada-geral pelo empenho demonstrado com a nossa equipe que está atuando aqui. Temos todas as condições para um bom trabalho”, agradeceu o diretor da DHPP, delegado Márcio Lemos.

A solenidade de inauguração contou com a presença de outras autoridades, como o secretário de Segurança Pública, coronel Francisco Araújo; do delegado-geral adjunto, Herlânio Cruz; do diretor da administrativo, delegado Renê Lopes; do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Luiz Monteiro Júnior; do diretor do ITEP, Marcos Brandão; do secretário de administração penitenciária, Helton Edi; da secretária adjunta Armeli Brennand; de delegados, escrivães e agentes da DHPP.

ASSECOM/RN

Pôr do Sol no Castelo: novo produto turístico da cidade de Sítio Novo (RN)

Um pôr do sol de tirar o fôlego – foto: Leandro Santos

Imagine um enorme castelo com inspiração mourisca emergindo em meio ao sertão nordestino. Localizado no topo da imponente Serra da Tapuia, em Sítio Novo, região Agreste do Rio Grande do Norte, o Castelo Zé dos Montes tem cativado visitantes com sua fascinante arquitetura e pelo fato inusitado de ter sido erguido na região. O Castelo, que se tornou ponto turístico e cartão postal da cidade, agora será o destaque do novo produto turístico da região: o Pôr do Sol no Castelo.

A iniciativa é resultado dos esforços da Prefeitura para promover o turismo local e valorizar o icônico Castelo Zé dos Montes. Ele já é famoso em todo o estado, conquistando a atenção e o fascínio dos visitantes, mas agora pretende alcançar projeção em todo o país, como um ponto turístico singular no Nordeste brasileiro.

O Castelo foi construído por uma figura famosa na região, o já falecido José Antonio Barreto, mais conhecido como Zé do Monte. A história de sua inspiração tem aspectos divinos. José afirmava ter recebido instruções divinas de Nossa Senhora para erguer a estrutura e desenvolver suas características.

Enxergando grande potencial e com o objetivo de aprimorar a experiência turística na região, a Prefeitura de Sítio Novo lançou na tarde de ontem (22) o Pôr do Sol no Castelo, uma nova atração única para os visitantes.

Para marcar o lançamento, foi realizado um evento em formato de soft opening, que contou com a presença de importantes atores do setor turístico regional, representantes de associações, autoridades governamentais, prefeituras das cidades vizinhas e, principalmente, representantes de agências de receptivo. A participação desses parceiros é fundamental para validar e promover o novo produto turístico da cidade.

O evento de soft opening proporcionou aos participantes uma experiência exclusiva e memorável, onde puderam testemunhar a beleza única do Pôr do Sol no Castelo Zé dos Montes, regado a boa música e um coquetel preparado com produtos locais. Esse momento especial foi acompanhado por guias especializados, que compartilharam histórias e curiosidades sobre a construção do Castelo e suas características únicas.

O Pôr do Sol no Castelo visa atrair visitantes em busca de uma experiência turística diferenciada, unindo a magia do Castelo e a deslumbrante paisagem do entardecer no interior potiguar. Com essa iniciativa, Sítio Novo consolida sua posição como um destino imperdível para os amantes da cultura, história, ecoturismo, turismo de aventura e belezas naturais.

Sobre Sítio Novo

Sítio Novo é uma cidade encantadora localizada no interior do Rio Grande do Norte, na região Agreste. Conhecida pelo seu icônico Castelo do Zé dos Montes, a cidade oferece aos visitantes uma rica história, belezas naturais exuberantes e uma cultura vibrante. Com sua nova atração, o “Pôr do Sol no Castelo”, Sítio Novo, se posiciona como um destino turístico único, capaz de encantar e surpreender seus visitantes.

Mais uma atração turística – Leandro Santos
Um registro inesquecível – Foto: Leandro
Castelo Zé dos Montes, em Sítio Novo, fascina visitantes.
Andrezza Brasil, Prefeita de Sítio Novo.
Foto: Leandro Santos

O Jardim das Ideias – Assessoria de Comunicação e Marketing. Fone: 84986192143
larissacavalcante@ojardimdasideias.com.br

Projeto “Salvando Pernas”, que visa diminuir em 50% as amputações causadas por diabetes no RN, é discutido na AL

 

Na manhã desta terça-feira (20), na Assembleia Legislativa, os membros da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) discutiram sobre o projeto “Salvando Pernas”, que visa diminuir, em pelo menos, 50% as amputações causadas pela Diabetes, no Rio Grande do Norte. O angiologista, cirurgião vascular e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular – Regional RN (SBACV-RN), Dr. Gutenberg Gurgel, idealizador do projeto, esteve presente acompanhando a deputada estadual Cristiane Dantas, que defende a causa e criou um PL.

 

Durante a audiência, foi verificado que existe uma Lei voltada para os diabéticos. Neste caso, a deputada Cristiane Dantas entra com um Projeto de Lei complementar para alterar a existente e, assim, ampliar a política pública com o objetivo de colocar o “Salvando Pernas” em prática. O deputado estadual, Galeno Torquato, demonstrou total apoio para a execução do projeto.

 

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), 5-15% dos pacientes com diabetes vão sofrer de úlceras de membro inferior em algum momento da vida. E, 50% das úlceras se tornam infectadas, enquanto 20% evoluem para amputação do membro.

 

Pacientes com diabetes têm chance de 15 a 30 vezes maior de sofrer amputação do membro inferior se comparado a pacientes não diabéticos, sendo, a cada seis pacientes amputados por lesões não traumáticas, cinco foram por Diabetes Mellitus. Mais de 80% dos diabéticos com feridas crônicas nos pés evoluem para amputação e, desses, metade sofrerá nova amputação no período de dois a três anos.

 

Foi pensando em melhorar e mudar essa realidade, que o Dr. Gutenberg Gurgel idealizou, para atuar no RN, o “Projeto Salvando Pernas”, que consiste em criar uma rede de assistência integral ao paciente portador do pé diabético/DAOP (Doença Arterial Obstrutiva Periférica), desde sua base, captando pacientes cadastrados no Programa de Diabetes Mellitus/HAS, tanto da rede básica, quanto do Programa de Saúde da Família (PSF) para acompanhamento; à capacitação da equipe de saúde (médicos, enfermeiros e auxiliares/técnicos de enfermagem). Essa capacitação permitirá a classificação quanto ao risco do paciente diabético atendido – uma vez que, cada nível, gera condutas e ações determinadas; desde a promoção da saúde, prevenção de lesões à assistência curativa.

 

“O protocolo de acompanhamento prevê ações específicas para cada nível, possibilitando a ordenação de um sistema de referência e contra referência regionalizado”, explica Dr. Gutenberg e enfatiza “o projeto Salvando Pernas analisa desde a necessidade básica, no atendimento, a cursos de capacitação e assistências específicas, com exames direcionados e intervenções cirúrgicas. O nosso objetivo é reduzir 50% das amputações nos próximos 3 anos. E isso é possível!”, afirma o cirurgião vascular.

Show de Bruno & Marrone e Camarote Natal marcam abertura do São João na capital com público acima de 50 mil pessoas

Com público superior a 50 mil pessoas, a abertura do São João de Natal lotou o largo do Arena das Dunas, na terça-feira (20), e mostrou que a cidade tem, sim, uma grande festa junina que prossegue durante toda esta semana com grandes atrações nacionais e o diferencial do Camarote Natal como opção para o público.E com um show que durou quase duas horas, a dupla Bruno & Marrone animou e fez cantar quem esteve no largo do Arena ontem à noite com um repertório que mesclou músicas atuais com grandes sucessos da dupla como “Dormi na Praça”, “Mariane”, dentre outros.A dupla elogiou a iniciativa da realização do São João na cidade e lembraram do retorno a Natal. “Estamos muito felizes em voltar aqui e ser tão bem recebido novamente. Muito obrigado pelo convite e um excelente São João para nós”, disse Bruno.A primeira noite de festa ainda teve os shows de Walkyria Santos e Zé Hilton do Acordeon.Diretor da Clap Entretenimento, Felinto Filho ressaltou a grande presença do público no primeiro dia e se mostrou animado para o decorrer do evento. “A cidade mostra que tem uma ótima opção de São João não só para quem mora nela como também para aqueles que são de fora e estejam por aqui nesses dias”, disse.Com relação ao Camarote Natal, chamou a atenção do público pela qualidade dos serviços oferecidos e o conforto do espaço dentro do evento. Felinto Filho comentou que o espaço foi bastante movimentado com uma turma bacana para curtir, especialmente, o show de Bruno & Marrone, no primeiro dia.O São João de Natal continua nesta quarta-feira (21) com os shows de Marina Elali, Waldonys e Michele Andrade. A programação começa a partir das 18h.Mais informações do Camarote Natal e dos shows podem ser conferidas no perfil @camarote.natal no Instagram.

Marcas em expansão inauguram novas unidades no Partage Norte Shopping Natal

O Partage Norte Shopping se prepara para receber novas marcas, reafirmando o objetivo em ser referência no cenário nacional para atender as necessidades da população que reside na região norte da capital potiguar. Entre as novidades, está a inauguração da Rio Center, loja tradicional do comércio potiguar e que chega ao empreendimento em um espaço moderno e com a proposta de oferecer uma nova experiência de compra aos clientes.

Pioneira no conceito de megalojas, a Rio Center está a mais de 80 anos em atividade e conta com uma ampla oferta de produtos dos mais diversos segmentos, como itens de decoração, perfumaria, roupas femininas e masculinas e brinquedos.

Um retrospecto positivo do crescimento constante do empreendimento neste primeiro semestre, está a expansão das unidades da Clara Milk Shake e Ame laser, que agora contam com um novo espaço mais amplo e aconchegante para receber seus clientes, e a inauguração do Ô Bar e Santuário da Prata, que passam a integrar o mix de lojas do mall.

“Nos últimos meses, os shoppings brasileiros tiveram um crescimento nas vendas em torno de 3% a 5%, segundo dados da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). Estes resultados refletem o cenário de recuperação do mercado, além de contribuir para a decisão do empreendedor em ter sua loja dentro de um shopping. ”, comenta Charles Santiago, superintendente do Partage Norte Shopping.

Segundo ele, o empreendimento se destaca pela ótima estrutura que oferece aos lojistas, sobretudo a segurança, comodidade e variedade de serviços. “No próximo semestre, vamos inaugurar novas operações de marcas tradicionais no varejo brasileiro, como a Livraria Leitura, a loja de joias Life By Vivara, e a Baggagio, que estão na fase final de obras, e a nova unidade da Rio Center, que chega para atender os clientes da região com a qualidade e versatilidade já aprovadas pelos potiguares há mais de oito décadas. Esses investimentos são resultados do nosso compromisso constante em oferecer o que há de melhor no mercado para os clientes do Partage Norte Shopping.”, finaliza.

Mês do Orgulho LGBTQUIAP+: jurista do CEUB alerta para a garantia dos reais direitos humanos

 

Mês do Orgulho LGBTQUIAP+: jurista do CEUB alerta para a garantia dos reais direitos humanos

No último domingo (11), uma multidão – incluindo personalidades e autoridades – tomou as ruas da capital paulista em defesa de políticas públicas e do combate à homofobia durante a 27ª edição da Parada do Orgulho de São Paulo. As manifestações são alusivas a 28 de junho, Dia do Orgulho. Tédney Moreira, professor de Direito do Centro Universitário de Brasília (CEUB), destaca que agenda reivindica o combate à violência, o aprimoramento de políticas públicas e a garantia dos direitos da comunidade.

No Brasil, segundo o “Observatório de Mortes e Violências Contra LGBTI+”, a violência contra gays, travestis e mulheres trans, entre 20 e 39 anos, aumentou 33%, em 2021, com o registro de 316 vítimas. Assassinatos, agressões, baixa expectativa de vida, desrespeito e falta de acesso a direitos básicos colocam o país entre os mais violentos contra essa população. Conquistas históricas das pessoas LGBTQIAP+ tem sido ameaçada em várias partes do mundo.

De acordo com o professor de Direito do CEUB, o maior desafio é assegurar que as conquistas da comunidade LGBTQIAP+ sejam legalizadas. “Grande parte dos avanços veio de decisões judiciais que, ao partirem de interpretações sistemáticas sobre a dignidade humana, definiram a igualdade entre todos os seres humanos, independentemente da vivência queer”, comenta.

Para Moreira, o Estado precisa reconhecer os direitos à união estável e sua conversão ao casamento, à adoção, ao uso do nome social, à doação sangue sem limitação discriminatória. “De todas as demandas, aquelas relativas às pessoas trans e travestis, ainda mais quando há a interseccionalidade de raça e classe, tornam-se mais urgentes ainda”, acrescenta.Em 1990 a OMS retirou a homossexualidade do Código Internacional de Doenças, data transformada em marco para essa população. Nesse sentido, Tédney lembra que são necessárias políticas públicas transversais, que reconheçam os ciclos de violência contra a comunidade, tais como: “Educação sexual nas escolas para a igualdade e em proteção também à diversidade; a criação de centros de saúde que façam o devido atendimento; a previsão de espaços de acolhimento às pessoas expulsas ou violentadas pelas próprias famílias; o estabelecimento de vagas de trabalho e ensino para pessoas LGBTQIA+, especialmente pessoas trans e travestis”, acrescenta.Violência contra pessoas transA violência contra mulheres trans é estrutural, alerta o professor. “As desigualdades de gênero são resultado da expansão do machismo e do sexismo que hierarquizam os sexos e os papeis de gênero, colocando como norma a performance masculina e a heterossexualidade. No universo da população LGBTQIAP+, de fato, a população trans e travesti acumula violências relativas à suposta inversão dos papeis de gênero impostos em sociedade”, avalia. Para Tédney, as políticas públicas existentes hoje não são de todo ineficazes e ainda insuficientes.“É preciso uma pluralização destas e simultaneidade na sua aplicação. Não basta incluir a mulher trans no mercado de trabalho, se não se garantir o acesso à educação, à saúde, à cultura, entre outros inúmeros direitos econômicos, sociais e culturais”, lembra o professor. Não basta, segundo ele, garantir o direito ao nome social, quando a pauta ideológica se sobrepõe a ponto de se associar a transgeneridade aos crimes hediondos contra a dignidade sexual, especialmente de crianças. “É preciso amplificar a fiscalização do cumprimento destas políticas, diversificá-las e pluralizá-las, para garantir o real cumprimento dos direitos humanos desta população”, conclui.

Economia Colaborativa é tema do próximo Papo Sebrae de Finanças

 

Rafael Barbosa, especialista em economia colaborativa e ceo da X por Y, plataforma oficial do Sebrae Nacional, será um dos palestrantes do evento. Para acompanhar, basta acessar o canal do Sebrae do Youtube ou do Instagram, no próximo dia 27 de junho, a partir das 19h

O novo episódio do Papo Sebrae de Finanças já tem data marcada. Será no próximo dia 27 de junho (terça-feira), a partir das 19h, com transmissão on-line pelo canal do Sebrae no Youtube e no Instagram. Desta vez, o tema será “Como utilizar a Economia Colaborativa em benefício da gestão financeira do seu negócio”.

Para quem ainda não sabe, a Economia Colaborativa também é conhecida como Economia da Troca ou Consumo de Troca, a partir de uma visão da Economia Sustentável. Entre os principais atores do mercado colaborativo estão os setores de transportes, serviços e aluguéis.

De acordo com o analista de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae Nacional, Leonardo Carvalho, a Economia Colaborativa pode ajudar na redução geral de despesas, com consequente liberação do fluxo de caixa, entre outros benefícios.

No 3º episódio, o Papo Sebrae de Finanças convidou especialistas no assunto. Um deles é o CEO da plataforma X por Y, Rafael Barbosa, que atuou como diretor da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI) e diretor de Inovação da Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje), além de passagem por multinacionais como GE, Procter & Gamble e Unilever. A plataforma recentemente firmou uma parceria com o Sebrae Nacional e oferecerá seus serviços para todos os empreendedores do Brasil.

Além de Rafael Barbosa, que é o evento on-line também traz o empreendedor Pedro Lima, produtor de eventos esportivos e experiente no mercado colaborativo. O analista de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae Weniston Abreu será o mediador do bate-papo.

Se liga 

Os outros dois episódios do Papo Sebrae de Finanças ainda estão disponíveis no canal do Sebrae no YouTube. O primeiro tratou de microcrédito e o segundo esteve focado em educação financeira. Juntos as duas lives já alcançaram quase sete mil visualizações.

Assista aqui:

Como acessar o microcrédito para melhorar seu negócio – https://www.youtube.com/watch?v=DdKRlGFu1hI

Como tornar a educação financeira um hábito – https://www.youtube.com/watch?v=5iTF27OM4XM