Projeto de Tai Chi gratuito será ofertado no Parque Municipal Maurício de Oliveira a partir de julho

Foto: SECOM/PMM

A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude (Semej), passará a realizar aulas de Tai Chi gratuitas no Parque Municipal Maurício de Oliveira, em parceria com o Projeto Ufersa em Movimento, ministrado pelo professor Gildo Bento. A prática da arte visa o cuidado com a saúde física e mental da população.

“O projeto que se estende do “Ufersa em Movimento” chega ao parque para levar atividade física a população mossoroense, de todas as idades, desde os jovens até os idosos. A visão do projeto é trabalhar corpo e espírito. Trabalhamos a parte de meditação e também de treinamento de respiração, de baixo impacto, coordenado com movimentos lentos. Teremos treinamentos de flexibilidade e mobilidade e exercícios para melhorar a saúde física e energética das pessoas”, detalha o professor voluntário Gildo Bento.

As aulas terão início no dia 8 de julho com o apoio da direção do Parque Municipal, hoje pela administração da gestora Regilene Freitas. Os encontros serão sempre aos sábados a partir das 7h30 no espaço zen.

“O Parque Municipal é uma área de preservação ambiental que pode trazer qualidade de vida para a população pois proporciona contato com a natureza e seu ambiente é ideal para a realização de atividade física e o lazer. A realização do projeto Tai Chi no Parque Municipal irá trazer muitos benefícios a população pois irá realizar atividade física junto a natureza com segurança e tranquilidade, reduzindo o sedentarismo e amenizando o estresse do cotidiano urbano”, pontuou a diretora Regilene.

O novo projeto também contará com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude para o seu desenvolvimento.

“Agradeço a abertura da diretora por prontamente apoiar essa ideia e esse projeto. Ganha o Parque, ganha o esporte, ganha a população. É mais uma prática que comprova a importância de se cuidar. E esporte é cuidado”, afirma a secretária Larissa Maciel.

As inscrições podem ser realizadas na Secretaria de Esporte e Juventude, localizada no Ginásio Municipal, de segunda a sexta, das 7h às 17h. Ao todo, são 40 vagas disponíveis sem limitação de faixa etária. Para se inscrever, basta apresentar xerox de CPF e comprovante de residência.

Regilene Freitas, diretora do Parque, Larissa Maciel, secretária de Esporte e Juventude, e Gildo Bento, professor voluntário.

SECOM/PMM

Ranking das 10 menores cidades do RN muda após Censo do IBGE; confira

Jardim de Angicos entrou na lista das 10 cidades menos populosas do Rio Grande do Norte com a divulgação do novo Censo. Viçosa segue como a menor cidade.

Viçosa é o menor município do Rio Grande do Norte — Foto: Prefeitura de Viçosa/Divulgação

O ranking das 10 menores cidades do Rio Grande do Norte mudou após o Censo 2022, que foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na quarta-feira (28). (Veja lista mais abaixo).

A única mudança foi a entrada do município de Jardim de Angicos na lista, sendo a 9ª cidade menos populosa do estado, com 2.437 habitantes. A cidade tinha mais habitantes (2.607) em 2010, no último Censo, quando ocupava a 11ª posição.

O município que saiu da lista das dez menores populações no RN foi Santana do Seridó. Em 2010, a cidade era a 8ª do Rio Grande do Norte com menos habitantes, com um total de 2.526 O Censo de 2022 apontou o município como o 12º menos populoso do estado, com 2.696 habitantes.

As outras nove cidades que representavam as menores populações do estado no Censo de 2010 permaneceram no ranking no Censo de 2022. Algumas delas mudaram de posições, como João Dias, que deixou de ser a 10ª menos populosa para ser a 3ª.

A cidade com menos habitantes do estado é a mesma de 12 anos atrás: Viçosa, com 1.822 habitantes – a única com menos de 2 mil habitantes.

Menores cidades do Rio Grande do Norte em 2022
Viçosa – 1.822
Ipueira – 2.035
João Dias – 2.076
Galinhos – 2.104
Monte das Gameleiras – 2.276
Bodó – 2.306
Taboleiro Grande – 2.338
Timbaúba dos Batistas – 2.348
Jardim de Angicos – 2.437
Pedra Preta – 2.441


Menores cidades do Rio Grande do Norte em 2010
Viçosa – 1.618
Ipueira – 2.077
Galinhos – 2.159
Monte das Gameleiras – 2.261
Timbaúba dos Batistas – 2.295
Taboleiro Grande – 2.317
Bodó – 2.425
Santana do Seridó – 2.526
Pedra Preta – 2.590
João Dias – 2.601

G1 RN

Projeto institui a Política Municipal Vini Júnior de Combate ao Racismo

O plenário da Câmara Municipal de Natal aprovou em regime de urgência, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (28), o Projeto de Lei n° 376/2023 que institui a Política Municipal Vini Júnior de Combate ao Racismo nos estádios e praças esportivas no âmbito do município. De autoria do vereador Robério Paulino (PSOL), a matéria segue agora para sanção ou veto do Executivo.

De acordo com o texto, a Lei tem como objetivo o combate ao racismo nos estádios e nas arenas esportivas, buscando transformá-los em espaços acolhedores para toda a comunidade esportiva. Entre as ações, a divulgação e a realização de campanhas educativas de combate ao racismo nos períodos de intervalo ou que antecedem os eventos esportivos ou culturais e a interrupção da partida em andamento em caso de denúncia ou reconhecida manifestação de conduta racista por qualquer pessoa presente.

“A proposta possui natureza educativa, antirracista e humana, que visa tornar os eventos esportivos nas praçase estádios de Natal um momento de lazer, acolhimento, respeito e de cidadania, para os atores dos eventos: competidores, árbitros, dirigentes, comissões técnicas, jornalistas e torcedores. De fato, não é razoável que em pleno século XXI estejamos convivendo com situações de injúria racial ofensas deste gênero, o que de modo algum pode ser tido como algo natural ou visto sem a necessária e justa indignação”, defendeu o vereador Robério Paulino.

Em seguida, foram acatados,em regime de urgência, dois projetos com benefícios para pessoas com câncer: PL 184/2023, do vereador Eribaldo Medeiros (PSB), sobre a prioridade de atendimento para pessoas que realizam tratamento de quimioterapia, radioterapia, hemodiálise ou utilizem bolsa de colostomia, e o PL 373/2023, do vereador Aldo Clemente (PSDB), que reconhece de utilidade pública municipal a Associação de Pesquisa e Combate ao Câncer – ASPECC.

Também na área da saúde, receberam parecer favorável mais duas proposições: PL 255/2022, da vereadora Camila Araújo (União Brasil), que institui a sanção de multa para os imóveis abandonados ou ocupados que possuam recipientes/reservatórios de água sem a devida limpeza e manutenção, e que favoreçam a proliferação do mosquito Aedes Aegypti no município, e o PL 587/2022, do vereador Anderson Lopes (SD), que garante o direito à informação acerca dos plantões médicos na rede municipal de saúde.

Por iniciativa do Executivo, os parlamentares acataram o Projeto de Lei Complementar n° 15/2023 que acrescenta dispositivos à Lei Complementar, que dispõe sobre a Organização administrativa dos níveis de gestão e da estrutura de cargos de provimentos em comissão e funções gratificadas da Prefeitura. “O texto chega para valorizar e fazer justiça aos inspetores da STTU, que terão estabelecidas suas merecidas gratificações pelos relevantes serviços que realizam na cidade”, justificou o líder da bancada governista, vereador Hermes Câmara (PTB).

A fim de incentivar a promoção de políticas de incentivo à produção e consumo de energias limpas e renováveis, a Casa aprovou o PL 199/2023, do vereador Felipe Alves (União Brasil), que institui a Política Municipal de Energia Solar do município de Natal. “A utilização da energia solar nas edificações do Município, quando houver viabilidade técnica e econômica, contribuirá para a segurança e diferenciação energética, a redução das emissões de poluentes e de gases de efeito estufa e consequente melhoria na qualidade de vida”, elencou Felipe.

Ao final da sessão, mais quatro projetos receberam parecer favorável: PL 306/2023, encaminhado pelo Executivo, que autoriza a Prefeitura a desafetar e a conceder o direito real de uso de área pública à título gratuito à Paróquia de Santo Afonso Maria de Ligório, PL 727/2021, do vereador Kleber Fernandes (PSDB), sobre a divulgação, em site institucional, da localização de todos os radares de fiscalização pelo Poder Público Municipal, bem como dos respectivos limites de velocidade, PL 218/2022, da vereadora Margarete Régia (PROS), que concede o nome “Mercado Público da Redinha Dalila Januário” ao atual Mercado Público da Redinha, e o PL 338/2023, do vereador Raniere Barbosa (Avante), que institui o programa “Transporte Artesão” para os artesãos no município.

Texto: Junior Martins
Fotos: Verônica Macedo

Câmara Municipal de Natal

Projeto que assegura assistência psicológica às mulheres mastectomizadas agora é lei

Agora é lei, sancionada pelo governo, projeto de autoria da deputada Cristiane Dantas (SDD) que assegura às mulheres mastectomizadas no RN a assistência psicológica, visando a prevenção e a redução de sequelas decorrentes do processo cirúrgico de retirada parcial ou total das mamas. A lei 11.473, sancionada nesta quarta-feira (28), entrou em vigor.

Ao defender seu projeto de lei, a parlamentar argumentou que já existem algumas pesquisas mostrando que as mulheres com câncer de mama, incluindo as que passaram pela experiência da mastectomia, submetidas ao acompanhamento psicológico, obtêm ganhos significativos, tais como melhora no estado geral de saúde, melhora na qualidade de vida, melhor tolerância aos efeitos adversos da terapêutica oncológica (cirurgia, quimioterapia e radioterapia) e melhor comunicação entre paciente, família e equipe.

“As principais preocupações que surgem no período pós-cirurgia são relacionadas à perda da feminilidade com comprometimento da sexualidade, desfiguramento, atração sexual e perda do parceiro, além da possível morte dos papéis sociais. Os efeitos causados podem ser amenizados e tratados por um psicólogo atuante na área de psicologia oncológica ou hospitalar que visa manter o bem-estar psicológico da paciente, identificando e compreendendo os fatores emocionais que intervêm na sua saúde”, justificou a deputada Cristiane Dantas no encaminhamento da matéria.

A assistência psicológica de que trata a lei será realizada de acordo a avaliação clínica de cada paciente, cabendo aos profissionais de saúde definirem que técnica de intervenção será aplicada, bem como o número de sessões a serem ministradas.

De acordo com a matéria, o poder Executivo fica autorizado a criar uma linha de crédito para financiamento de procedimentos estéticos que visam a reconstrução ou implante de mamas das mulheres mastectomizadas, podendo inclusive celebrar parcerias ou convênios com os municípios com o objetivo de ampliar a rede de atendimento psicológico para as mulheres mastectomizadas.

Assembleia do RN

Especialistas em combustível se reúnem em Natal para debater novidades do setor

 

Promovido pelo ClubPetro, iniciativa será realizada pela primeira vez, dia 21 de julho, com apoio das entidades do setor, na capital potiguar

Natal, junho de 2023 – As maiores tendências e oportunidades do setor de combustível serão apresentadas durante o “Conexão Revenda”, feira de conhecimento e negócios do setor de combustível, que acontecerá, no dia 21 de julho, no Rio Grande do Norte. O evento, que é exclusivo para revendedores de combustíveis e demais colaboradores que atuam na área, deve reunir cerca de 350 pessoas dispostas a fazerem negócios e conhecerem novidades tecnológicas e de serviços do mercado.

Em sua primeira edição local, o Conexão Revenda, organizado pelo ClubePetro, traz nomes já conhecidos do mercado como Marcelo Borja, Carlos Bispo, e Errejota, além de um time de especialistas, para debaterem sobre tendências, oportunidades e boas práticas para aumentar os resultados dos negócios e fidelizar clientes. A federação de combustíveis também estará presente no evento através do James Thorp Neto, presidente.

 “Será o maior evento já realizado para revendedores de combustíveis no Rio Grande do Norte, mas o convite se estende para todo o Nordeste. Grandes nomes estarão conosco proporcionando conhecimento e, claro, fortalecendo o nosso ecossistema. Nosso propósito é dar poder ao revendedor. Estamos animados para esse primeiro encontro na cidade”, afirma Ricardo Pires, fundador do ClubPetro.

Evento itinerante em Natal

O Conexão Revenda é itinerante e atende aos revendedores de diversas cidades do Brasil para também promover debates, negócios e networking. Em Natal, será realizado no dia 21 de julho, com duração de mais de 10 horas, e conta com o apoio do Sindipostos RN, Sindipostos PB e Sindipostos PE.

O projeto também terá exposição de parceiros e feira de negócios. As marcas WebPostos, Xpert, ALE, BTFlex, Conciliadora, Errejota, Efleet, LBC, Posto Seguro, Rede Soft, MTX Filtros, Evo Automação e Viaflex já estão confirmadas como expositores, trazendo novidades tecnológicas e de serviços do mercado.

“Além de toda troca de conhecimento, os participantes terão acesso a ofertas exclusivas e um animado happy hour para encerrar em grande estilo”, detalha Pires.

Os interessados podem adquirir o ingresso por meio deste link do Sympla. A programação completa também pode ser acessada por este link.

Sobre o ClubPetro

O ClubPetro é uma aceleradora de resultados para postos de combustíveis, fundada em 2015. Desenvolvem e fornecem um Programa de fidelidade que dá poder e liberdade para que o Revendedor cadastre e comunique com seus clientes, entendendo seus hábitos de consumo e criando situações para que retornem ao Posto, aumentando o volume de vendas. A marca está presente em todo o país, com mais de 1.600 postos parceiros.

Diogo das Virgens estreia a temporada 2023 dos Concertos Potiguares

 

O projeto Concertos Potiguares inicia nova temporada, no próximo dia 1 de julho, às 16h, no Parque da Cidade, com apresentação de Diogo das Virgens, potiguar, cantor e multi-instrumentista que começou a tocar violão em meados de 1996 por influência do pai, mas sua carreira de músico profissional iniciou em 2002, após concluir faculdade de Publicidade e Propaganda, quando se apresenta em bares e casas noturnas de Natal. Diogo já se apresentou em países como Holanda, Noruega e Estados Unidos. Em Natal, fundou a banda D’Vibe, que viria a ser seu principal trabalho pelos anos vindouros.

O músico já fez participações em festivais e em eventos como Natal Fashion Week, Carnatal, Réveillon da Praia, Fest Bossa & Jazz entre outros, além de realizar duas apresentações no palco do Fifa Fan Fest durante a Copa do Mundo de 2014.Em sua jornada musical já foi vencedor de prêmios, gravou diversas músicas autorais, trabalhos envolvendo ONG’s e participação em blocos carnavalescos.

Para este show, estará acompanhado dos músicos Matheus Fonseca (guitarra), Maurício Kosima  (baixo) e Inaldo Dela Penha (bateria).O projeto Concertos Potiguares acontece graças à renúncia fiscal da Prefeitura do Natal através da Lei Djalma Maranhão e do aporte financeiro do Hospital do Coração, além do apoio da Semurb e da Padaria Hora do Pão.Projeto: Concertos PotiguaresShow: Diogo das VirgensLocal: Auditório do Parque da CidadeEnd: Av. Omar O’ Grady, 8080, CandeláriaDia: 1o de julho – SábadoHora: 16hAcesso ao Parque e ao show: GratuitoContato para entrevistas: 992 284 848Uma realização: Sá de Paula Produções Criativas

Natal Shopping ganha prêmio nacional com sua mascote

 

Memória afetiva e conexão emocional da personagem com o público infantil foram argumentos que garantiram troféu de ouro para o empreendimento no Prêmio Abrasce 2023

O Natal Shopping conquistou, nesta quarta-feira (27), um dos reconhecimentos mais importantes do setor varejista em nível nacional, o Prêmio Abrasce, concedido pela Associação Brasileira de Shopping Centers e conhecido como o Oscar do Varejo. Com o case “Naty, a mascote: construindo memória afetiva e conexão emocional desde a infância”, o empreendimento levou troféu de ouro na categoria de Eventos e Promoções pela atuação de impacto da personagem em suas atividades para o público infantil. A gerente de marketing do NAT, Diana Petta, recebeu o prêmio pessoalmente no evento realizado em São Paulo. Essa é a primeira vez que um shopping do RN ganha o Prêmio Abrasce.

Criada em 2021, a Naty é uma elefantinha amarela que nasceu assim em homenagem ao estado do Rio Grande do Norte, cujo formato lembra um elefante e recebe os fortes raios do sol durante boa parte do ano. Foi a cliente mirim Olga Araújo, 11 anos, que ganhou o concurso de desenho realizado com votação do público por meio do perfil no Instagram do shopping.

Diana Petta explica que a personagem é uma “mascote com propósito” cujo objetivo vai além do entretenimento do público infantil. “Nós pensamos na Naty para representar tudo o que o NAT tem como prioridade na sua atuação. Ela é comprometida com as causas sociais e ambientais, valoriza a cultura local, e transmite essas mensagens de forma muito lúdica para as crianças, enquanto encanta também os adultos em muitas das nossas ações”, relata.

Com seu livro ‘Naty e a natureza’, lançado também com versão em braile, a personagem destaca os cuidados que devemos tomar com o meio ambiente e leva esse conteúdo também no formato de peça musical de forma gratuita para as escolas, com o projeto “Naty nas Escolas”. O projeto é uma ferramenta para educar as futuras gerações sobre práticas sustentáveis, como reciclagem e consumo consciente de água e energia, mas de forma que os ensinamentos fiquem na memória da criança como uma brincadeira.

A mascote também tem um parque voltado para crianças de até 10 anos com a galeria da Naty, biblioteca, jogos, palco para apresentações infantis e os livrinhos de atividades ‘Vamos brincar com a Naty’. Ela está sempre  presente nas datas comemorativas do shopping, quando atrai seus fãs mirins e adultos.

“Nós ficamos muito felizes com esse reconhecimento em nível nacional, mas o que nos realiza diariamente é ver os laços afetivos que os potiguares de um modo geral têm construídos com a Naty. Ela é uma personagem que já faz parte da infância de muita gente e, com a vitória do Prêmio Abrasce, passa a se tornar mais um capítulo muito importante na história do Natal Shopping”, comemora Diana.

Mais prêmios para a Ancar Ivanhoe

Junto com a vitória do NAT na categoria Eventos e Promoções, a Ancar Ivanhoe, administradora do empreendimento levou mais sete troféus no Prêmio Abrasce: outro ouro na categoria Tecnologias e Campanhas Digitais, com o North Shopping Fortaleza; quatro troféus de prata nas categorias Campanha Institucional (Terraço Botafogo); Ações de Natal (Shopping Pátio Paulista) e Expansão e Revitalização, com os projetos dos shoppings Nova América e Parque das Bandeiras; e dois troféus de bronze, com o Porto Velho Shopping na categoria Gestão de Pessoas e o Parque Shopping Bahia, pela sua ação de Natal.

Para 24% das brasileiras, o sexo ainda é um tabu, revela pesquisa

 

A informação é de um estudo promovido pela Miess Sex Shop

A sexualidade é uma parte profundamente pessoal e natural da vida humana, mas as percepções sociais em torno dela continuam a variar entre as culturas. Segundo a pesquisa “Prazer sexual! Você sabe o que é isso?”, organizada pela Miess Sex Shop, 24% dos brasileiros ainda rotulam o sexo como um ato pecaminoso.

Em muitas tradições religiosas conservadoras, o sexo é muitas vezes considerado pecaminoso quando praticado fora dos limites do casamento e para fins puramente prazerosos.

Essa perspectiva decorre da ideia de que o sexo deve ser apenas para procriação e dentro dos limites de um relacionamento monogâmico. A noção de pecado original, presente em alguns ensinamentos religiosos, contribui ainda mais para a visão de que a sexualidade humana é inerentemente pecaminosa ou impura.

Apesar disso, há quem não pense dessa forma. De acordo com o estudo feito pela Miess, 10,19% das pessoas afirmam que mudaram de opinião sobre o assunto e 5% tiraram essa ideia da cabeça a partir da mudança de suas crenças religiosas.

Sexo como pecado: uma concepção histórica

A percepção do sexo como pecaminoso no Brasil remonta à sua história profundamente influenciada pelo catolicismo. O predomínio do catolicismo no país incutiu fortes valores morais e religiosos, onde se enfatiza a abstinência antes do casamento e a fidelidade dentro do casamento. Essas normas culturais e religiosas contribuíram para a percepção do sexo como um assunto tabu ou moralmente errado, muitas vezes associado à culpa e à vergonha.

Apesar da crescente secularização e do surgimento de interpretações religiosas mais liberais, os valores religiosos tradicionais ainda dominam uma parcela significativa da população.

Por que sexo ainda é considerado tabu?

O termo “sexo” está no ranking dos mais buscados na internet. De acordo com a plataforma de marketing digital SemRush, a palavra movimenta mais de 1 milhão de buscas mensais no Brasil. Isso só confirma a natureza curiosa do ser humano sobre este assunto.

Não importa a idade, seus olhos sempre vão captar rapidamente a palavra no meio de um texto qualquer. Mas por que temos tanta curiosidade sobre o assunto?

Especialistas afirmam que a curiosidade pelo ato sexual é mais normal do que imaginamos, afinal, os humanos foram criados para reproduzir e já nasceram condicionados ao sexo. Assim, é natural que tenhamos tanto interesse no assunto.

Mas, apesar da curiosidade e dos avanços feitos ao longo do tempo no que diz respeito à abertura e aceitação, o tema ainda é visto como um tabu por muitos.

Vários fatores contribuem para o estigma contínuo em torno do sexo. Em primeiro lugar, as influências históricas e culturais enraizaram crenças e normas em relação à sexualidade, muitas vezes associando-a à vergonha, sigilo e imoralidade. A religião, com suas diversas doutrinas e interpretações, desempenhou um papel significativo na formação de atitudes sociais em relação ao sexo.

Além disso, a falta de educação sexual abrangente e inclusiva em muitas regiões perpetua o tabu, pois prevalece a ignorância e a desinformação. O medo do julgamento, a pressão social para se conformar e as preocupações com a privacidade e os limites pessoais contribuem ainda mais para o desconforto em torno das discussões sobre sexo.

Quais tabus sexuais ainda existem?

Vários tabus sexuais importantes ainda persistem na sociedade, apesar dos avanços nas atitudes e na conscientização social. Esses tabus podem ser categorizados em vários tópicos, como você vê abaixo.

Sexo é coisa de homem

Esse é um dos tabus mais antigos, ao mesmo tempo em que é o que traça seu caminho para o esquecimento também com maior velocidade. A exclusividade masculina quanto ao gosto por sexo já não faz sentido para a larga maioria da população mundial. Já é sabido que essa foi uma construção cultural que objetivava manter as mulheres submissas e sob controle.

Não há nem nunca houve qualquer indício científico que aponte que a apatia em relação ao sexo tenha qualquer relação com o gênero da pessoa. Em regra, toda pessoa adulta e saudável tem interesse, desejo e atração sexual, sendo plenamente capaz (e merecedora) de aproveitar o prazer no sexo.

Sexualidade e envelhecimento

Os desejos e necessidades sexuais dos adultos mais velhos são frequentemente negligenciados ou descartados, levando a um tabu em torno de discutir e reconhecer suas vidas sexuais. O preconceito de idade e os estereótipos sociais contribuem para a marginalização das experiências sexuais dos idosos e dificultam seu acesso a cuidados de saúde sexuais adequados.

Sexo é sujo

Em uma de suas citações mais famosas, o cineasta Woody Allen brinca que sexo bom é sexo sujo, se referenciando aos fluidos corporais. Porém, não há nada de sujo nas secreções que saem do pênis e da vagina, ambas servem para ajudar na lubrificação, diminuindo o atrito durante a atividade sexual.

Somente em casos de infecções os órgãos genitais vão apresentar mau cheiro, ardências ou coceiras, sendo importante, nessas situações, realizar uma consulta com um médico para obter um diagnóstico preciso sobre esses sintomas.

Sexo oral se faz sem camisinha

Um levantamento realizado na Universidade do Pacífico, na Inglaterra, mostrou que a prática ainda é cercada de mitos entre os jovens. Mas, o maior tabu e, talvez o mais nocivo, é de que as atividades realizadas com a boca, língua e lábios não requer o uso de preservativos.

Infecções como herpes e HPV podem passar da boca para os genitais, e vice-versa.

Masturbação feminina e orgasmo

Na internet, os resultados de pesquisas sobre masturbação feminina são, em sua maioria, pornográficos. Enquanto isso, os relacionados à prática masculina tendem a ser mais informativos.

A nível mundial, as mulheres, sempre tiveram a masturbação como uma tarefa pendente. A prática é encarada de forma diferente entre homens e mulheres e, portanto, por várias questões, muitas nunca nem conseguiram chegar ao clímax.

Pesquisas apontam que 3 em cada 10 brasileiras nunca tiveram um orgasmo e, no mundo,  80% das mulheres têm dificuldade para atingir o clímax na relação sexual.

Como quebrar tabus sexuais: educação e informação

Esforços para desafiar a percepção do sexo como pecaminoso ganharam força no Brasil. Programas de educação sexual e grupos de defesa têm trabalhado para promover uma compreensão saudável e informada da sexualidade. Além disso, outras formas de quebrar os tabus do sexo são:

  • Educação sexual abrangente: é essencial implementar uma educação sexual abrangente nas escolas e comunidades. Essa educação deve incluir informações precisas sobre saúde sexual, consentimento, questões LGBTQ+ e diversas práticas sexuais;

  • Reformas legais e direitos humanos: defender reformas legais que protejam os direitos sexuais e abordem a discriminação também é importante. Isso inclui descriminalizar atividades sexuais adultas consensuais e garantir o acesso a cuidados de saúde sexual abrangentes, incluindo direitos e serviços reprodutivos.

  • Diversidade cultural: enfatizar a sensibilidade cultural nas discussões e educação sobre sexo ajuda a criar um ambiente mais inclusivo, garantindo que diversas práticas e crenças sejam compreendidas e aceitas sem julgamento.

Estas iniciativas visam capacitar os indivíduos com conhecimento, incentivando-os a fazer escolhas informadas e promover uma atitude positiva e respeitosa em relação ao sexo.

Show reúne artistas potiguares para comemorar aniversário do cantor Ary Maia

Será com uma grande festa que o cantor Ary Maia irá celebrar seu aniversário no próximo dia 29. O show conta com a participação especial de vários artistas locais e acontece na Arena Music.

Ary Maia, artista natural do município de Lagoa Nova com 14 discos e dois DVDs lançados e mais conhecido como “O Xodó do Brasil”, promete um show especial passando por diversos ritmos, desde o arrocha até o forró.

Para festejar e animar ainda mais a festa, o cantor recebe a participação especial de grandes talentos potiguares como Deusa do Forró, Thiago Oasys, Cristiane Velassy, Fernando Luiz, Robson Miragem, Nattan & Alícia Souza, Anísio & Nice, dentre outros.

O evento ocorre a partir das 21h na Arena Music, localizada na Avenida Prudente de Moraes (em frente ao estádio Arena das Dunas). Informações e mesas à venda através dos telefones (84) 99685.1971 e (84) 98762.3096.

Sobre o artista:

A carreira de Ary Maia começou com o incentivo do “saudoso amigo Netto Militão”, que o levou a participar, pela primeira vez, do concurso chamado de “A Mais Bela Voz” em Lagoa Nova, a sua cidade natal, tendo se classificado em primeiro lugar.

Em 1986, sonhando em alçar voos mais altos, Ari Maia troca a pequena cidade do interior do RN e passa a residir em São Paulo.

Em 1988, tornou-se sócio proprietário de uma casa de shows que fez muito sucesso em Osasco, na Grande São Paulo: a “Bambolê Danças”.

Em 1991, lançou seu primeiro LP pela extinta gravadora “Brasil Rural”, um disco de “lambadas” gravado no Estúdio Mosh.

Em 1996, o cantor lagoanovense lançou o segundo disco de sua carreira ainda na época do LP, um disco produzido pelo saudoso cantor brega paraense Alípio Martins.

O terceiro disco veio no ano 2000 já na era digital, intitulado “O Príncipe do Brega” gravado em Fortaleza, produzido pelo próprio cantor e  Marcelo Martins, filho do saudoso Alípio.

Em 2002 veio o quarto CD de sua carreira. Para isso, ele convida o seu grande amigo e parceiro musical, o cantor e compositor Luiz Fábio, todas as faixas desse disco, foram compostas com temas bizarros! A ideia deu tão certo, que  boa parte das músicas tornaram-se praticamente hinos no Programa do Ratinho, de 2002 a 2003, executadas pelo DJ Negrão Jr. Com destaque para: “Me chifre mas Não me Deixe” “A cobra vai Fumar” “Corno Diplomado” Vou Fazer Você Engolir o DNA” “vamos Arrebentar” “Segure Essa Maluca” entre outras.

Em 2004, Ari Maia grava um novo CD o volume Cinco de sua carreira intitulado “Arrocha no Brega” um CD com 20 faixas, onde o artista mistura o brega romântico com o xote.

Já no ano de 2006, Ari Maia convida outro grande amigo e parceiro. Paulo Nascimento e também a cantora “Fabiana Dini” para participarem de um novo projeto que resultaria na gravação do primeiro CD da ” Banda Café No Bule”, um CD de forró romântico lançado em São Paulo pela gravadora CD Center do Brasil.

Em 2010, Ari Maia realiza mais um grande sonho na sua carreira: seu primeiro DVD intitulado “Arrochando com Força” gravado ao vivo em praça pública, na festa de aniversário da cidade de Lagoa Nova, onde o público foi estimado em mais de vinte mil pessoas.

O DVD traz um repertório com interpretações de  canções que foram sucesso nas vozes de grandes nomes da nossa música como Amado Batista, Fernando Mendes e potiguar Gilliard,   além do saudoso conterrâneo Carlos Alexandreagora em ritmo de arrocha.  O DVD traz ainda quatro canções inéditas e outras quatro regravações sertanejas, além de uma participação especial da Cantora “Luna Hesse”, da banda ” Perfume de Gardênia”.

Em 2011, Ari Maia lançou o seu novo CD, o volume sete da carreira, intitulado “O Príncipe do Bregarrocha”.

Ocupação média na rede hoteleira chega a 96% no Pingo da Mei Dia, em Mossoró

O Mossoró Cidade Junina (MCJ), se consolida como um dos principais eventos juninos do Rio Grande do Norte. A festa atrai visitantes de todas as partes do Brasil. Este ano a rede hoteleira registrou uma ocupação média de 60% durante todo o período.Durante o Pingo da Mei Dia foram registrados 96% de leitos ocupados e 63% para o Boca da Noite. O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH-RN), Abdon Gosson, frisou a importância da festa para o turismo.“As festividades de São João chamam a atenção para o turismo regional. Centenas de pessoas de cidades vizinhas aproveitam o momento para viajar. Esta gestão tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento de estratégias para atrair o turista da região, são workshops e capacitações ao longo do ano”, disse.Além da ocupação, o Mossoró Cidade Junina gera empregos diretos e indiretos, movimentando o turismo na região.