Barragem Passagem das Traíras volta a abastecer Jardim do Seridó a partir de sexta (23), anuncia Caern

Mudança visa reduzir retirada de água da barragem do Boqueirão, segundo a estatal. Novo sistema deve abastecer a cidade por cinco meses.

Barragem Passagem das Traíras, no RN — Foto: Caern/Divulgação


A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) anunciou a reativação do sistema da barragem Passagem das Traíras para abastecer Jardim do Seridó, a partir de sexta-feira (23), pela manhã. A mudança não altera o envio de água para a cidade que continua normalmente.
Localizado na região Seridó potiguar, o município de Jardim do Seridó vinha sendo abastecido pelo açude Boqueirão desde janeiro de 2023, mas diante do baixo volume do manancial, a Companhia decidiu retormar a captação na Passagem das Traíras, para diminuir a retirada de água.

A previsão é abastecer Jardim do Seridó com o novo sistema pelos próximos cinco meses.

O Boqueirão continuará abastecendo Parelhas e Carnaúba dos Dantas, segundo comunicado da Caern.

“É importante lembrar que a região Seridó do Estado teve irregularidade na distribuição de chuvas e existem cidades com baixos volumes em seus mananciais. A recomendação é de uso racional de água para todas as áreas, mas é necessário ressaltar a importância do cuidado na rotina diária em cidades como Santana do Seridó, Acari, Currais Novos, Ouro Branco, São José do Seridó, Carnaúba dos Dantas e Parelhas”, informou a companhia.

Açudes com o Mamão em Equador, o açude de Cerro Corá e o açude de Cruzeta tiveram boas recargas, segundo a estatal.

G1 RN