Última plenária do PPA RN Participativo ocorre em Natal nesta sexta-feira

Foto: João Vital

Nas últimas semanas, o Rio Grande do Norte vivenciou intensos momentos de participação social por meio das Plenárias Territoriais do Plano Plurianual RN Participativo. Com o objetivo de ouvir as demandas da sociedade civil, conselhos estaduais e municipais, movimentos sociais e lideranças, o governo estadual percorreu nove territórios potiguares, proporcionando voz ao povo, na construção do Plano Plurianual 2024-2027. A última etapa ocorrerá na capital, Natal, na próxima sexta-feira, dia 7, às 15h, na UERN.

A governadora Fátima Bezerra ressaltou a importância da participação popular como a base do PPA, destacando que o projeto busca governar em conjunto com o povo, priorizando as necessidades da sociedade. O evento de lançamento do PPA, realizado em 25 de maio, contou com a presença da ministra Simone Tebet, do Planejamento e Orçamento, e do ministro Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência da República, e reuniu mais de 2 mil pessoas representando diversos segmentos sociais.

O PPA RN Participativo tem como objetivo garantir a participação ativa da sociedade na definição das prioridades para os próximos quatro anos. O plano possui três eixos norteadores, e a população tem o poder de influenciar os programas e ações a serem implementados. Além disso, o governo do Rio Grande do Norte busca promover um desenvolvimento sustentável e valorizar a participação popular.

As plenárias territoriais tiveram início no interior do estado, abrangendo dez territórios até o dia 7 de julho. A primeira plenária ocorreu no IFRN Campus São Paulo do Potengi, com a participação de mais de 200 pessoas, incluindo o então secretário de Planejamento, Álvaro Bezerra, que enfatizou a importância da participação popular e da vontade do povo na tomada de decisões. Nessa ocasião, o prefeito de São Paulo do Potengi, Pacelli Souto, destacou as prioridades do município, como segurança, infraestrutura, saúde e educação.

Outras plenárias ocorreram em diferentes territórios, como nos campi do IFRN em Canguaretama, no Agreste potiguar, e em João Câmara, onde líderes de movimentos de assentados, indígenas, pescadores, comunidade estudantil e representantes do poder público discutiram as demandas locais. As propostas variaram desde melhorias nas estradas até a criação de uma UERN e um IFRN na região.

No Território Seridó, em Caicó, houve uma significativa participação de jovens e estudantes, que apresentaram propostas voltadas para o combate às drogas, programas de emprego e renda para jovens e mulheres, e investimentos em equipamentos culturais. A participação da juventude foi destacada como fundamental para um PPA mais inclusivo.

Assim como nas outras plenárias, a do território Trairi, realizada no município de Santa Cruz, reuniu representantes de movimentos sociais, associações de produtores rurais e importantes lideranças, onde a população apresentou diversas demandas. Entre as principais solicitações estavam a integração do sistema de saúde, a melhoria das estradas para o escoamento da produção local e o fortalecimento da agricultura familiar. Além disso, foi destacada a importância da valorização e proteção das pessoas LGBTQIA+, com a necessidade de políticas públicas inclusivas. A secretária Olga Aguiar, SEMJIDH, ressaltou o compromisso do governo em transformar essas demandas em ações concretas, já a prefeita de Japi, Simone Silva, solicitou propostas para a recuperação das estradas visando o desenvolvimento local.

Em Lajes, o encontro contou com a participação das comunidades pesqueiras dos Territórios Sertão Central, Cabugi e Litoral Norte. Foram destacadas a necessidade de investimentos e infraestrutura para fortalecer a atividade pesqueira, a criação de uma indústria de beneficiamento do pescado, alternativas para minimizar os impactos dos parques eólicos, a melhoria das estradas, o déficit habitacional em Macau, a geração de empregos para a juventude, a reabertura da UERN e a implantação de um hospital regional. A plenária reforçou o engajamento das comunidades e as propostas apresentadas poderão influenciar a definição de políticas públicas e a alocação de recursos para promover o desenvolvimento da região.

Em seguida, ocorreu a sétima plenária no Território Alto Oeste, na sede da UERN em Pau dos Ferros. Questões como segurança hídrica, cultura do mel, agricultura familiar, agroindústria de beneficiamento de pescado e educação no campo foram destacadas. A participação de pessoas como Michela Calaça, assessora da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilton Sampaio, diretor-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (FAPERN) e Artur Vieira Simplício, representante da comunidade quilombola do Arrojado, enalteceu o caráter democrático do evento, evidenciando o papel do RN Participativo como um instrumento relevante para o planejamento estadual. Lideranças locais e regionais reforçaram a importância do diálogo com as necessidades de cada localidade e a busca pelo desenvolvimento sustentável.

No Sertão do Apodi, houve uma marcante presença de representantes das comunidades rurais. Entre as principais reivindicações estavam o fomento à economia solidária, segurança alimentar, fortalecimento da EMATER, melhoria da educação na zona rural e apoio à cadeia produtiva do leite. Infraestrutura, saúde pública, assistência estudantil e segurança também foram temas abordados. A presença de autoridades como a secretária de estado da Saúde Pública, Lyane Ramalho, e lideranças como o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apodi (STTR), Agnaldo Fernandes, demonstrou o compromisso do governo em ouvir as demandas e buscar soluções. A plenária encerrou com a expectativa de que as reivindicações sejam consideradas no documento final enviado à Assembleia Legislativa.

Na Plenária Territorial Açu-Mossoró, realizada em Mossoró, as propostas voltadas para a área da Educação ganharam destaque. A reitora da UERN, Cicília Maia, ressaltou a importância do apoio financeiro à universidade e da destinação de recursos para a assistência estudantil. A secretária estadual da Educação, Socorro Batista, destacou seu comprometimento com o aprimoramento do sistema educacional. A educação inclusiva foi enfatizada, com propostas como a criação de uma central de Libras e a implementação de escolas bilíngues. Além disso, a duplicação da BR 304 foi uma das principais demandas apresentadas. Diversos representantes de entidades e órgãos estiveram presentes na plenária, contribuindo para um futuro mais promissor e inclusivo no Rio Grande do Norte.

Além das plenárias presenciais, a participação também é possível por meio do aplicativo “RN Participativo”. A última etapa de escuta presencial do Plano Plurianual (PPA) RN Participativo ocorrerá na UERN, em Natal, na próxima sexta-feira, dia 7, às 15h.

SERVIÇO:

O QUE: Plenária Terras Potiguaras

CREDENCIAMENTO PRESENCIAL: 7 de julho das 8h às 9h30

ONDE: UERN Zona Norte, Av. Dr. João Medeiros Filho, 3419, bairro Potengi

DATA DA PLENÁRIA: 7 de julho, das 15h às 18h

OUTRAS INFORMAÇÕES: https://participativo.rn.gov.br/ppa-rn

Fonte: ASSECOM/RN

Prefeitura de Parnamirim institui Programa Municipal de Lavagem de Mãos e Higiene nas escolas

O ato de lavar as mãos, com frequência, sempre esteve presente entre as diversas formas eficazes de prevenir doenças. Esse hábito, vai muito além da simples questão de manter o corpo limpo, e pode até salvar vidas.
Nesse entendimento, a Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Educação, estabelece o Programa Municipal de Lavagem de Mãos e Higiene para crianças e adolescentes na pré-escola e séries iniciais do ensino fundamental, com o objetivo de realizar, inicialmente, a implantação de forma escalonada, considerando metas progressivas não inferiores a 10% das escolas públicas municipais, por ano, e critérios técnicos a serem definidos pela Secretaria Municipal de Educação.
O programa Lavagem de Mãos é uma das condicionalidades do Selo Unicef Edição 2021 – 2024, e toda sua atuação será articulada através de ações conjuntas entre gestores e técnicos municipais das áreas de educação, saúde e assistência social, incluindo o responsável pelo abastecimento de água para consumo humano, dentre outros atores locais estratégicos.
De acordo com a coordenadora de Apoio ao Ensino Superior, Maria Gorete Barbosa, em um prazo de até três meses, contados a partir da data de publicação da portaria nº 106/2023-SME, de 21 de junho de 2023, será elaborado o planejamento estratégico relacionado à implantação do Programa, incluindo as metas progressivas e todos os critérios técnicos. “Após a elaboração do planejamento, colocaremos em prática esse trabalho nas escolas, conscientizando e estimulando os alunos sobre a correta higienização das mãos, que é fundamental para contribuir com uma boa saúde”, disse.

ASCOM/ Parnamirim

Assembleia Legislativa aprova criação da Procuradoria Especial da Mulher

Projeto segue em promulgação do presidente legislativo Foto: Eduardo Maia

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou, na sessão plenária desta quarta-feira (05), a criação da Procuradoria Especial da Mulher no âmbito da própria Casa. O projeto de resolução é de autoria da Mesa Diretora e segue para promulgação do presidente do Legislativo, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB).

Segundo o projeto aprovado, o novo órgão não tem vinculação com a Procuradoria-Geral da ALRN, sendo uma Unidade Administrativa Independente. O objetivo é a defesa e a promoção da igualdade de gênero, da autonomia do empoderamento e da representação das pessoas que se identificam com o gênero feminino, bem como o enfrentamento à todas as formas de discriminação e violência praticadas contra elas. Também deverá fornecer atendimento interdisciplinar (psicológico, social, jurídico, de orientação e informação) à mulher vítima de violência.

Outras atribuições da Procuradoria serão fomentar a participação e representação das mulheres na política, buscar mecanismos legais e práticos para que a mulher tenha efetivo apoio em todas as situações de vulnerabilidade e auxiliar as Comissões da ALRN na discussão de proposições que tratem do direito relativo às mulheres ou à família, entre outras.

“É preciso fazer representar o olhar feminino de sensibilidade, dedicação e empenho, fazendo valer a experiência feminina de gestão dos problemas cotidianos. Fato é que a presença das mulheres no espaço público tem quebrado preconceitos e promovido profundas mudanças nas relações domésticas e sociais. Por isso, mais do que um direito, garantir a presença da mulher na vida pública política é um dever e um compromisso que a sociedade assume com o desenvolvimento social e com a melhoria das condições de vida”, diz a justificativa da matéria, assinada por Ezequiel e demais membros da Mesa Diretora.

Também aprovadas em plenário matérias que incluem o Pudim de Rapadura, as colônias de pescadores e os Festejos de Iemanjá, como Patrimônio Imaterial e Cultural do Estado. A primeira por iniciativa da deputada estadual Divaneide Basílio (PT), e as duas últimas apresentadas por Isolda Dantas (PT), que também teve aprovadas propostas que instituem o Dia Estadual do Juremeiro e o Dia Estadual do Futebol Feminino no calendário oficial.

Já o líder do Governo, Francisco do PT, obteve o apoio unânime da Casa à proposta que denomina Deputado Raimundo Nonato Pessoa Fernandes o campus do Instituto Estadual de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do RN, localizado em São Miguel.

De autoria do deputado estadual Nelter Queiroz (PSDB), a Assembleia aprovou a Festa de Santana no município de Campo Grande como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado.

Os deputados estaduais ainda aprovaram projeto de lei complementar apresentado pelo Executivo, que redistribui cargos da Procuradoria-Geral do Estado. Outra proposta da Mesa Diretora aprovada altera o artigo 1º da resolução 111 de 28 de novembro de 2018.

ALRN

Daniel Cabral recebe honrarias de Polícia Militar do RN

O jornalista Daniel Cabral nesta terça-feira (4) recebeu honrarias com a medalha Luiz Gonzaga, a maior e mais importante condecoração da Polícia Militar do Rio Grande do Norte. Em suas redes sociais ele comemorou: “Feliz e honrado”.

Foto: Reprodução/redes sociais

Prefeito visita obras de reestruturação e modernização da av. Felizardo Moura

Trecho da rua Jandira deve ser concluído ainda este mês de julho. Foto: Joana Lima/SECOM

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, visitou nesta terça-feira (04) as obras de revitalização da avenida Felizardo Moura, Zona Oeste da cidade. No local, fez questão de ressaltar os avanços no cronograma que atingiram a marca de 40% da obra total, de um dos principais acessos que interliga as demais zonas de Natal à zona Norte.

“Faço questão de acompanhar de perto essa obra da Felizardo Moura que, depois de concluída, vai facilitar o tráfego e modernizar a principal avenida que dá acesso à Zona Norte. Nós teremos aqui uma nova Felizardo Moura, bem iluminada, com ciclovia, faixas de ônibus bem regularizada, tornando-se uma das avenidas mais modernas da cidade do Natal”, destacou o prefeito.

As obras de revitalização da avenida Felizardo Moura contemplam quatro fases. A primeira, sentido Zona Norte/Urbana, que foi parcialmente liberada, vai da Ponte de Igapó até a rua Jandira. A segunda fase vai da rua Jandira até o Viaduto da Urbana, onde será construída uma trincheira. A terceira fase corresponde ao trecho principal da Felizardo Moura, da Mário Negócio até a Ponte de Igapó, e a quarta e última fase diz respeito ao trecho de acesso no entorno do posto da Urbana e a construção de um túnel no local. Depois de finalizada, a obra resultará em um aumento de 30% da capacidade de carros na via.

“A primeira etapa foi entregue mesmo antes do prazo, a segunda etapa tem uma previsão de 10 dias e a terceira etapa em 60 dias. A partir daí, sendo entregue essas três fases, vamos iniciar uma força tarefa para terminar também a trincheira da Urbana antes do prazo. Estamos nos empenhando para que tudo seja concluído no menor tempo possível.”, explicou o secretário de Infraestrutura do município, Carlson Gomes, que acompanhou o prefeito na visita.

Projeto
As obras da Felizardo Moura foram iniciadas em setembro de 2022, com previsão para término em março de 2024. O projeto de revitalização da avenida prevê a aplicação de investimentos na ordem de R$ 43 milhões, com recursos do Município em conjunto com o Governo Federal e conta com drenagem, pavimentação, calçadas, trincheira, ciclovia, iluminação de Led e a implantação de faixa reversível.

Com as obras de requalificação da avenida serão beneficiadas em torno de 750 mil pessoas na Zona Norte. A “operação triagem” priorizando o transporte público, veículos credenciados e transportes de cargas está mantida pela Secretaria de Mobilidade Urbana. Em caso de dúvidas, os usuários podem ligar para o Alô STTU, no telefone 156.

SECOM

Mitos e Verdades sobre a febre maculosa: Veterinário do CEUB explica a ‘doença do carrapato’

 

Carrapato é considerado o responsável por carregar a bactéria e transmiti-la aos humanos. Sintomas são febre alta e súbita, dores de cabeça e abdominai

Com casos fatais no Brasil, a febre maculosa é uma doença que afeta os seres humanos e é transmitida por meio da picada do carrapato. De acordo com dados do Ministério da Saúde, somente neste ano, foram registrados 53 casos em todo o país, sendo 30 na região Sudeste, levando oito pessoas a óbito. O professor de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Brasília (CEUB) Lucas Edel desvenda mitos e verdades relacionados à enfermidade.De acordo com o veterinário do CEUB, um mito comum é que a febre maculosa é transmitida diretamente pelo carrapato. O carrapato, segundo ele, atua apenas como vetor da doença, sendo infectado por uma bactéria presente em alguns tipos de mamíferos, principalmente herbívoros, como equinos, capivaras e gambás, além de cães. “Quando esses animais são infectados, os carrapatos que os parasitam se tornam portadores da bactéria, podendo transmiti-la aos seres humanos”, explica.O especialista alerta que os sintomas mais comuns da febre maculosa em seres humanos incluem febre alta e súbita, dores de cabeça, dores abdominais e hiperemia ocular (vermelhidão nos olhos). Apesar de as regiões Sul e Sudeste do Brasil serem as áreas de maior risco da febre maculosa, é importante estar atento em todas as localidades: “Mesmo que outras áreas não apresentem alto risco, não significa que não haja a possibilidade de transmissão da doença”, ressalta o médico veterinário.Quanto ao diagnóstico, recomenda-se que seja realizado o mais precocemente possível, assim que surgirem os sintomas. O docente ressalta que os métodos diagnósticos incluem exames sorológicos, como a reação de imunofluorescência, exames moleculares, como o PCR e, em alguns casos, cultura da bactéria. O tratamento é baseado no uso de antibióticos, que atuam contra a bactéria causadora da febre maculosa. Em casos de complicações, como insuficiência renal ou cardíaca, tratamentos específicos são aplicados conforme necessário.Como forma de prevenção à febre maculosa, Lucas Edel considera fundamental divulgar informações precisas para evitar a propagação da doença e garantir que a população esteja ciente dos riscos e das medidas preventivas. “É importante evitar áreas infestadas por carrapatos, usar repelentes adequados e roupas de proteção ao caminhar em áreas de vegetação densa, além de verificar cuidadosamente o corpo após exposição a ambientes propícios à presença de carrapatos”, conclui o veterinário.

FIERN celebra anúncio da produção industrial da SHEIN no RN

A Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) congratula-se com toda a população potiguar, com o Governo do Estado e com a indústria Coteminas, diante do anúncio de que a empresa chinesa de e-commerce SHEIN irá começar a produzir peças de vestuário no RN no mês de julho, gerando, de imediato, 4 mil vagas de trabalho.
A Federação acredita na multiplicação dessas vagas, inicialmente centradas na fábrica da Coteminas e nas oficinas de costura ligadas ao projeto Pró-Sertão no interior do Estado. Diante da qualificação do profissional que atua no ramo têxtil e das oportunidades geradas, a FIERN almeja o alcance, para o RN, dos 20 mil novos empregos como meta do setor.
A vinda da gigante SHEIN é reflexo, também, das dimensões e da seriedade do programa Pró-Sertão, do qual a FIERN orgulha-se de ser idealizadora e uma das principais fomentadoras, desde seu início. De 2013 até hoje, o SENAI já investiu cerca de R$ 5 milhões em capacitação profissional para o programa.
O Sistema FIERN vem atuando como um baluarte em defesa do emprego gerado no setor têxtil potiguar. Por meio do SENAI, lidera o processo de formação profissional para atender as demandas industriais. Forma mão-de-obra qualificada para atuar em qualquer modelo dentro da confecção do vestuário. São cerca de 124 oficinas de costura em funcionamento, e só neste ano, mais de mil pessoas já foram qualificadas pelo SENAI.
A FIERN vem sendo ardorosa defensora do ambiente de negócios favorável e das garantias legais para o funcionamento das oficinas de costura, desde o início do programa, como suporte para a livre iniciativa, para a geração de empregos e para a indústria potiguar. Com segurança jurídica, apoio do Poder Público e suporte das entidades privadas comprometidas com o desenvolvimento do RN, a FIERN confia no avanço em direção ao crescimento industrial do nosso Estado.

Acampamentos educativos são alternativas para vivências fora do mundo digital

 

Programação lúdicas e atividades ao ar livre são apostas da ABAE para atrair público infanto-juvenil durante as férias de julho

Dentre várias mudanças causadas pela pandemia, uma delas atingiu fortemente a presença de crianças e adolescentes no mundo digital. Um levantamento feito em agosto do ano passado pela TIC Kids Online Brasil revelou que em 2019, 89% das crianças e adolescentes estavam imersas no mundo da internet, o que mudou em 2021, onde esse índice saltou para 93%. Além disso, uma pesquisa realizada pelo Giga Gloob apontou que 15% das crianças de 2 a 4 anos já têm o seu próprio celular.

Por meio desses números, temos uma ideia de que o uso de aparelhos eletrônicos pelas crianças está cada vez maior, seja dentro ou fora de casa, o que acaba por preocupar os pais.

Com o objetivo de oferecer uma opção de lazer onde o público infanto-juvenil possa encontrar novas amizades, independência, desafios, além de momentos de proatividade e aventura, a ABAE, Associação Brasileira de Acampamentos Educativos, conta com vinte acampamentos que tem como premissa a coletividade e a vivência outdoor. Dentre as atividades propostas estão oficinas artísticas, jogos que promovem interação interpessoal, oficinas ecológicas, rafting, trilhas, dentre outras atividades.

“No Acampamento Aruanã, observamos uma procura por parte dos pais dessa desintoxicação digital. Os acampantes que trazem algum tipo de eletrônico entregam à coordenação os aparelhos, que são colocados num cofre e entregues de volta ao fim das programações”, explica Camila Gaudio, Diretora do Aruanã. “O que realmente faz a diferença são as atividades diárias, vivências de aventura, ludicidade, prática esportiva, socialização, contato direto com a natureza e oficinas culturais. O conjunto de tudo o que é oferecido no nosso acampamento deixa o processo da desintoxicação digital muito mais leve”, completa.

Entre as atividades estão oficinais ecológicas e artísticas no Fazenda Faraó;

Rafting, trilhas, atividades de aventura integradas a natureza no Acampamento Peraltas;

Basebol, Lacrosse, Hockey na grama e outras atividades em inglês no English Camp;

Jogos, gincanas, oficinas e jogos de rua no Jully Camp;

Já o NR Acampamentos tem resorts educacionais imersos a natureza que utilizam para suas atividades. Em Sapucaí-Mirim, Sul de Minas Gerais, eles recebem as temporadas para crianças de 5 a 10 anos de idade. Na unidade de Santo Antônio do Pinhal, são programadas as atividades para os teens, de 11 a 16 anos de idade. “O lema é oferecer atividades para todos os gostos, com esportes, gincanas, atividades artísticas e culturais. Cada acampante pode encontrar a sua preferida, como teatro, dança, banda, clínicas esportivas, jornalismo atividades na natureza, artes e pintura, dentre várias outras”, afirma Kito Vivolo, Diretor da Abae e do NR Acampamentos. “Uma novidade que estamos trazendo é que na 3ª semana de julho teremos a temporada Kids & Teens, juntamente com as temporadas temáticas de futebol, em parceria com a Paris Saint German Academy e a temporada de basquete, NRB, com ex-atletas da NBA e WNBA, além de um técnico internacional da base canadense de basquete”, comenta.

Segurança e autoconfiança no mundo real e digital

 Segundo um estudo da McAfee Corp, líder em segurança pessoal para consumidores, pais têm procurado educar melhor as crianças sobre o bem-estar digital.  85% dos pais entrevistados estão preocupados com a segurança online de seus filhos com exposição a golpes, seguido de compartilhamento de informações pessoais (85%), fake news (81%), conteúdo ilegal (82%) e cyberbullying (79%). “O uso excessivo de crianças e adolescentes nos smartphones e outros eletrônicos prejudica o desenvolvimento cognitivo e favorece o sedentarismo. Devemos respeitar as faixas etárias, estabelecer limites e investir em qualidade de tempo com as crianças. Um bom exemplo de qualidade de tempo é promover o contato da criança e do adolescente com a natureza. Esse contato contribui para incentivar o bem-estar físico e mental, além de contribuir para processo de aprendizagem, estimulando habilidades socioemocionais e o convívio social”, explica, Silvia Reinecke, psicóloga clínica.

Se no digital o controle é rígido, para atividades nas férias não poderia ser diferente. Os pais buscam hoje uma maior independência dos filhos, prezando pela segurança, mas com um foco maior no contato com amigos, natureza e atividades lúdicas. “Desde a pandemia observamos um aumento de pais que buscam para seus filhos mais relacionamento e desenvolvimento pessoal, o que vai de encontro com esse detox digital e a política de não-bullying na qual estamos inseridos”, diz Isidoro Luiz, diretor do Acampamentos dos Pumas.

Ainda neste contexto, a ABAE incentiva que os pais procurem os acampamentos associados da entidade principalmente pela visão geral e comprometimento de todos os envolvidos neste mesmo grupo.  “Prezamos por vinte acampamentos educativos que buscam dar desenvolvimento e autonomia a todas as crianças e jovens, através da descoberta de habilidades e fortalecimento de vínculos de amizade. Respeito, proatividade e vivência são premissas de todos nossos associados”, conclui, o diretor da ABAE. Conheça todos os acampamentos associados aqui.

 Acesse:ABAE – Associação Brasileira de Acampamentos Educativoshttp://abae.org.br/

Sobre a ABAE

Fundada em 1999, a ABAE – Associação Brasileira de Acampamentos Educativos tem a finalidade de aprimorar a atividade de acampamentos educativos em aspectos básicos e fundamentais, como saúde, nutrição, segurança, recursos humanos, infraestrutura de recreação e lazer. Juntamente com seus vinte associados, buscam compartilhar experiências e acreditam no valor educacional das atividades. Dessa forma, a associação contribui para que a atividade tenha um padrão de qualidade em que diversas exigências básicas sejam cumpridas por todo o Brasil. O foco é oferecer subsídios que auxiliem a comunidade escolar e as famílias na escolha da melhor opção de programa de acampamento, tanto para viagens com grupos como para temporada de férias.

Acampamentos associados: Acamerê, Acampamento Feliz, Acampark, ACM, Aruanã, Carroção, Cia do Lazer, English Camp, Fazenda Faraó, Jully Camp, NR, Paiol Grande, Peraltas, Pumas, Replago, Sítio das Palmeiras, Terra Parque, TMA, Turma dos Leões, VIPS.

Férias de julho com Pets: dicas para uma viagem segura com cães e gatos

 

Especialista do CEUB ressalta a importância do planejamento prévio e da avaliação da saúde dos animais

Com a chegada das férias de julho, os donos de cães e gatos se preocupam sobre o que fazer com seus animais de estimação nesse período. Independentemente de o animal viajar ou não com a família, é fundamental um planejamento adequado para garantir o seu bem-estar e evitar surpresas desagradáveis que possam prejudicar a viagem. Bruno Alvarenga, professor de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Brasília (CEUB), destaca pontos essenciais para preservar a saúde dos bichinhos e descreve o passo a passo para viagens de carro, de avião – incluindo as normas para viagens internacionais.

A primeira recomendação do veterinário é que os tutores decidam se os animais viajarão junto ou ficarão na cidade. Para aqueles que ficam, existem opções como hospedagem em Pet Hotéis ou estabelecimentos veterinários, que geralmente exigem vacinas, vermifugação e controle de ectoparasitas atualizados. Outra possibilidade é deixá-los na casa de conhecidos ou sob os cuidados de parentes, amigos ou pet sitters. “Caso os pets permaneçam na cidade, a opção mais adequada, em geral, é que fiquem em casa, especialmente para animais que não requerem cuidados especiais e podem ficar sem supervisão contínua. Esse ambiente familiar, com o cheiro dos donos e suas marcações, oferece maior conforto”, recomenda Bruno.

O veterinário ressalta que todos os animais exigem cuidados diários e monitoramento, mesmo quando estão em casa. “Não é suficiente disponibilizar água e comida com quantidades que inferem ser suficiente para os dias em que estarão ausentes. Além do acúmulo de excretas, não há como garantir que os itens deixados permanecerão viáveis durante todo o período”, alerta. Outro aspecto a se considerar é o temperamento e as características individuais do animal. O veterinário recomenda que animais agitados sejam acomodados em hotéis com atividades, brincadeiras e exercícios diários. Já aqueles com doenças crônicas ou que necessitam de cuidados especiais podem se beneficiar ao ficar em clínicas ou hospitais veterinários.

Quem opta pelo transporte aéreo deve pesquisar as normas de transporte de animais da companhia aérea antes de adquirir as passagens, pois cada empresa possui regulamentos específicos. “Todas as empresas exigem a carteira de vacinação com a vacina antirrábica válida, uma caixa de transporte que permita que o animal gire 360º e atestado de saúde emitido por um médico veterinário até 10 dias antes da viagem”, destaca o professor do CEUB. Para famílias que viajam de carro, além da documentação sanitária, deve-se utilizar cintos de segurança adequados ou caixas de transporte, a fim de prevenir acidentes. Eh recomendado fazer paradas periódicas para oferecer água aos animais e permitir que eles façam necessidades fisiológicas.

Viagem InternacionalNo caso de viagens internacionais, o médico veterinário aconselha os tutores a buscar informações sobre as normas sanitárias de entrada de animais no país de destino, as quais geralmente estão disponíveis nos sites das entidades responsáveis. “Como destinos mais comuns entre os brasileiros, temos países da União Europeia e os Estados Unidos, que possuem normas diferentes, resumidas no site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) no portal GOV”, destaca Bruno. Confira as dicas do medico veterinário:

• É necessário, primeiramente, inserir um microchip de identificação nos cães e gatos, vaciná-los contra a raiva e aguardar 30 dias para realizar um exame que permita obter o Certificado de Sorologia de Raiva – que pode levar até um mês para ser emitido.• Posteriormente, os tutores devem levar seus animais ao veterinário, no máximo, 5 dias antes da data do embarque para obter atestado de saúde veterinária nacional e acessar o portal GOV para emitir o Certificado Veterinário Internacional, válido por 3 dias.• Para os animais que serão levados para países da União Europeia, é exigido o uso de vermífugos e medicação para controle de pulgas e carrapatos. Já para aqueles com destino aos EUA, é necessário fazer uma reserva prévia em um dos quatro Centros de Cuidados Animais Aprovados pelo CDC, onde será realizada a quarentena e exames por um médico veterinário do país, para que o pet receba uma nova vacina antirrábica.• Além das exigências de saúde e burocráticas, independentemente do destino, deve-se consultar previamente se o local de hospedagem aceita animais, manter uma placa de identificação com telefone na coleira do animal, para facilitar sua localização em caso de fuga, e esquisar unidades veterinárias próximas ao local de hospedagem, se necessário.

Retinoblastoma: Casa Durval Paiva apresenta os principais sinais e sintomas

O retinoblastoma é um tumor maligno na retina, sendo o câncer ocular mais comum na infância. Em média, afeta cerca de 400 crianças por ano, no Brasil, representando de 2,5% a 4% dos tumores infanto-juvenis. Acomete, com maior frequência, crianças dos 2 aos 5 anos, podendo ser hereditário ou não. Ocorrendo unilateral ou bilateral, geralmente, ao surgir um tumor bilateral, ele é hereditário. Esta neoplasia é o destaque do mês de julho, integrando as atividades da Campanha do Diagnóstico Precoce 2023.Se diagnosticado precocemente, quando o tumor está localizado dentro do olho (intraocular), tem 90% de chance de cura. Ao ser identificada uma metástase, o prognóstico é ruim. Os sinais e sintomas são reflexo branco na pupila – Leucocoria, sensibilidade à luz – Fotofobia, dificuldade visual, estrabismo e proptose.O diagnóstico é realizado através do exame de fundo de olho, após o nascimento (teste do olhinho) e deve ser repetido, com frequência, até os 05 anos. É imprescindível estar atento aos sinais e sintomas, em caso de suspeita, procure um médico.As chances de cura do câncer infantojuvenil são de até 80%, se for diagnosticado precocemente. Acompanhe as redes sociais da Casa Durval Paiva e conheça todos os sintomas e ações, que estão sendo realizadas pela instituição.