Moradores protestam contra retirada de árvores na avenida Jaguarari para obra da STTU em Natal

Projeto de acessibilidade da região prevê transformação do trecho em mão única. Primeira etapa da retirada das árvores começou nesta segunda (10)

Corte de árvores na avenida Jaguarari para obra da STTU em Natal — Foto: Francielly Medeiros / Inter TV Cabugi

Os moradores de um trecho da avenida Jaguarari, no bairro de Lagoa Seca, na Zona Leste de Natal, estão questionando a retirada de árvores no canteiro central da via no trecho entre as avenidas Nevaldo Rocha e Presidente Bandeira. O corte acontece em razão de uma obra da Prefeitura de Natal, que vai transformará o trecho em mão única.

Na primeira etapa, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) realizou a retirada das árvores de pequeno porte. Já as árvores de grande porte serão removidas em um segundo momento, em razão da proximidade com a fiação.

Segundo o ambientalista Francisco Iglesias, o corte das árvores gera diversos impactos negativos para a região. “São vários os impactos na área. As árvores têm capacidade de diminuir o calor no asfalto, nas residências, melhoram a ventilação do ambiente. A retirada causa perda da qualidade de vida aos moradores”, disse.

Além do prejuízo para o meio ambiente, os moradores também reclamam do valor sentimental das árvores. Alguns dos exemplares cortados pelo serviço da Semsur foram plantadas por familiares dos atuais moradores da região.

Para Daliana Nascimento, que mora no trecho há 56 anos, a retirada das árvores do local é uma tragédia. “Estamos todos indignados. Não chegamos nem a ser avisados dessa tragédia. Uma dessas foi plantada pelo meu pai, há cerca de 40 anos, e lembrava minha infância. É triste, deveria ter um projeto para conservação das árvores”, apontou Daliana.

Corte de árvores na avenida Jaguarari para obra da STTU em Natal — Foto: Francielly Medeiros / InterTV Cabugi

A retiradas das árvores está no cronograma apresentado pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) em uma obra de acessibilidade para a região durante a obra da trincheira no cruzamento entre as avenidas Hermes da Fonseca e Alexandrino de Alencar, quando o trecho ficará interditado por aproximadamente nove meses.

A obra também engloba a manutenção das calçadas, a partir de readequações, e o alargamento da rua. Para a transformação do trecho em mão úncia, o canteiro central será removido.

Protesto
Na tarde desta segunda-feira (10), moradores da região participaram de um protesto organizado pelo projeto “Planta Natal”. Entre as reclamações dos participantes, está a falta de informação para os moradores do local.

A professora Kênia Costa, moradora da região, ressaltou que ela e os vizinhos foram surpreendidos com o corte das árvores. “Só nos informaram sobre a readequação das calçadas no projeto de acessibilidade. Acreditamos que seria uma poda simples, mas fomos pegos de surpresa com as árvores no chão, ficamos indignados”.

Presente no local, o vereador Robério Paulino (PSOL) afirmou que a retirada das árvores no local para transformação do trecho em mão única é descabida.

“Para a obra da STTU, com as duas vias no mesmo sentido, não seria necessário retirar essas árvores. Temos alguns exemplos disso pela cidade, em que os canteiros centrais foram mantidos”, disse.

Além da perda, o vereador alertou para possível corte irregular feito no local. “Inclusive suprimiram dois exemplares de Pau-Brasil plantados pelos moradores da rua, cujo corte é proibido por lei federal”, pontuou Robério.
A Prefeitura de Natal informou que a remoção das árvores na rua Jaguarari é necessária devido à inexistência de calçada no trecho em questão, o que fere as normas de acessibilidade. Ainda segundo a nota, a prefeitura ressalta que “as novas calçadas contarão com árvores nativas, respeitando a biodiversidade local e garantindo o sombreamento da área de caminhada do pedestre”.

Fonte: G1 RN

A cantora Zabelê irá se apresentar em NY com roupa assinada por Geová Rodrigues

Artista nascido em Barcelona no RN, é destaque em moda internacional. Foto: Reprodução

     Em Nova Iorque, o artista e estilista Geová Rodrigues de Barcelona no Rio Grande do Norte e radicado em NY, aproveita os dias quentes de verão e apresentações musicais de renomados artistas brasileiros como Marisa Monte e Emicida, em festivais musicais em parques nova-iorquinos que inspiram livros, filmes, músicas, paixões e criações artísticas.
      Dentre tantos nomes da música transitando por solo americano, a cantora Zabelê, filha de Pepeu Gomes e Baby do Brasil, na quarta-feira (12) também irá se apresentar no Brasil Summerfest, Williamsburg no Brooklyn junto a outros nomes da música BR como Duda Beat. Para a ocasião, o traje escolhido por ela é da coleção de Geová Rodrigues.
     Ele está bem feliz por ver uma de suas peças sendo prestigiada desta forma, por uma brasileira se apresentando num festival nova-iorquino: “Ontem ela veio ao meu ateliê fazer a prova da peça e irá cantar com a minha roupa”.
Dentre um trabalho e outro, Geová Rodrigues estará viajando para a Europa no começo de agosto e passará por Praga, Paris, Barcelona, entre um compromisso e descanso, ele ainda passará por São Paulo e em seguida, voltará para NY, repleto de inspirações para suas composições artísticas. Geová, comemora o momento que está vivendo em sua vida, de muitas conquistas e desafios, mas ele sempre segue em frente: “Estou aqui na batalha, trabalhando, vendendo bastante, o pessoal jovem do bairro está vindo comprar, a loja está linda, bem elogiada, parece uma galeria. Estou bem feliz, num momento bem alegre e produtivo”, destaca o artista.

Simplicidade, luxo e moda sustentável
Nascido no município de Barcelona, no RN, aos 16 anos, Geová Rodrigues se mudou para São Paulo e há mais de 30 anos em Nova Iorque, cria um trabalho de moda a partir da reciclagem de retalhos e materiais descartados. Hoje ele é uma referência no upcycling mundial e sua trajetória de vida e arte se consolidou no segmento de moda sustentável. Seu primeiro desfile de moda foi em 1998 na NYFW e desde então, o estilista tem aparecido em editoriais de moda internacional como Harper’s Bazaar América, Elle América, Vogue Italia, L’Officiel Brasil, entre outras. Participou também da exposição latino-americana no museu do Fashion Institute of Technology – FIT NY junto com nomes como Oscar de la Renta, Carolina Herrera, Narciso Rodriguez, Isabel e Rubens Toledo.

Idema promove reunião para tratar do processo da obra de Ponta Negra

O órgão ambiental reúne instituições para tratar os aspectos técnicos da obra na próxima segunda-feira (10).

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema promove na próxima segunda-feira (10) uma reunião para tratar dos aspectos técnicos relacionados à obra de “engorda” da praia de Ponta Negra.

O encontro ocorrerá no formato híbrido, online e presencial, às 10h, no auditório do Parque das Dunas, em Natal.

O Instituto convidou a Prefeitura do Natal, por meio das Secretarias de Infraestrutura (Seinfra) e do Meio Ambiente e Urbanismo do Município (Semurb), e representantes do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Procuradoria Geral do Estado do Rio Grande do Norte, 45ª Promotoria de Justiça – Natal, Coordenador do Núcleo da Cidadania e Ambiental (NCA) da Procuradoria da República no Rio Grande do Norte – Natal e da Empresa TETRATECH. Além da presença dos técnicos do órgão envolvidos no processo.

Um momento para os órgãos e instituições para elucidação de dúvidas relacionadas à solicitação de providências emitida por este Idema junto à Prefeitura do Natal, para que de forma conjunta possamos encontrar uma solução técnica que supere os desafios e possa ser dada continuidade à emissão da Licença Prévia (LP).

Para o diretor-geral do Idema, Leon Aguiar, a reunião é mais um momento de diálogo com os atores envolvidos na obra. “O Instituto entende a importância e a magnitude dessa obra para a capital e para o turismo do Rio Grande do Norte e juntos encontramos um equilíbrio e avançaremos no processo”, destacou o diretor.

Estudantes da Zona Norte de Natal conquistam medalhas em Olimpíada Internacional de Matemática

 

Natal/RN – 07 de julho de 2023 – Estudantes do Mundi Colégio e Curso – escola referência em educação na Zona Norte de Natal – conquistaram medalhas e menções honrosas na Olimpíada Canguru de Matemática, edição de 2023. Foram 26 premiações no total, sendo 10 medalhas de prata, 02 de bronze, além de 14 menções honrosas.

O Concurso Canguru de Matemática é uma competição anual internacional destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até os da 3ª série do Ensino Médio, com provas em quatro níveis. A olimpíada tem como objetivo ampliar e incentivar o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos, contribuir para a melhoria do ensino da disciplina nas escolas e favorecer o estudo de maneira interessante e contextualizada.

“Estamos muito felizes e orgulhosos dos nossos estudantes pelo desempenho maravilhoso no Concurso Canguru de Matemática. Essa conquista é um reflexo da dedicação de todos os envolvidos: alunos, professores e família. Essa parceria é fundamental para o sucesso de nossos alunos”, ressalta a diretora administrativa da escola, Kelly Dantas.

A participação no Concurso Canguru de Matemática é uma oportunidade valiosa para que os alunos aprimorem suas habilidades matemáticas, além de promover o interesse pela disciplina. O Mundi tem investido constantemente em promover o interesse e o desenvolvimento das habilidades matemáticas entre seus estudantes. O resultado expressivo alcançado pelos alunos é reflexo do compromisso da escola em proporcionar uma educação de qualidade, estimulando o pensamento crítico e o raciocínio lógico.

Dia Mundial da Pizza: iFood registra mais de 83 milhões de pedidos de pizza no delivery

O Brasil se mostra um consumidor voraz de redondas, com 143 milhões unidades vendidas ao ano. 

A quantidade de pizzas entregues pelo iFood em todo o ano passado lotaria os lugares do Maracanã, o maior estádio do Brasil, duas mil vezes. Isso aí! Durante todo o ano passado, os pedidos ultrapassaram a marca de 83 milhões, resultando em mais de 143 milhões de unidades de pizzas entregues, o que equivale a cerca de cinco pizzas por segundo.

Seu negócio está preparado?

Veja só se não é um bom momento para investir numa pizzaria delivery: um levantamento da Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra) aponta que, em 15 anos, o número de pizzarias no Brasil cresceu 603%, passando de cerca de 12 mil para 112 mil estabelecimentos registrados. Destes, cerca de 30% – 33.605 pizzarias – estão presentes no iFood.

E o dia da pizza, celebrado em 10 de julho, não tá aí de bobeira! No ano passado, a data foi celebrada em um domingo e o apelo comercial da ocasião fez com que as vendas aumentassem 7% quando comparadas a um domingo convencional.

Como o brasileiro sabe o que é bom, os pedidos de pizzas no delivery crescem a cada ano. Um comparativo do iFood entre o primeiro semestre de 2022 e o mesmo período deste ano aponta que houve um aumento de 5% dos pedidos dessa delícia. “Esse crescimento é importante para a plataforma, para que possamos oferecer cada vez mais diversidade e opções de estabelecimentos em todos os cantos do país. Por isso apoiamos constantemente o desenvolvimento dos parceiros para que eles cresçam com o iFood”, reforça Arnaldo Bertolaccini, diretor de Experiência do Cliente.

Toda hora é hora

O jantar é o momento em que os consumidores mais apostam na praticidade da pizza entregue em casa. Sábados e domingos são os dias com o maior número de pedidos e, em seguida, os dias de semana. Os almoços durante a semana ocupam o terceiro lugar na lista de entregas, seguido pelas madrugadas aos finais de semana.

Criatividade

E tem pra todo gosto. Dados do app mostram que os restaurantes são criativos na hora de elaborar sabores, que são verdadeiras refeições. Tem pizza de strogonoff de filé mignon, camarão com picanha, carne de sol, carpaccio e até filé com batata palha. E tem sobremesa! Brownie com cobertura de leite em pó e creme de avelã, Nutella, morango e confete e coco com leite condensado estão na lista dos sabores não-convencionais disponíveis para o público brasileiro.

Meio a meio

E não pense que o consumidor se contenta com só um sabor no prato. O pedido preferido ainda é com dois sabores e o combo pizza + refri está entre os preferidos no app, uma vez que é também mais econômico que quando adquiridos os itens separadamente. Para incrementar, a plataforma registra alguns sabores de bordas – uma invenção bem brasileira – disponíveis:  queijo cremoso, cheddar, requeijão, borda Italiano/joelho/cigarrete e as doces chocolate e doce de leite.

Casa Durval Paiva celebra 28 anos de acolhimento nesta terça-feira (11)

Oficialmente celebrados nesta terça-feira, 11 de julho, instituição realizará cerimônia recheada de momentos importantes e especiaisA Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva chega aos seus 28 anos oficialmente celebrados nesta terça-feira, 11 de julho. Na data, a instituição realizará uma cerimônia recheada de momentos importantes e especiais. Para iniciar, será homenageado, em vida, o conselheiro fundador e doador do imóvel base para a fundação da Casa Durval Paiva, o empresário Fernando Paiva, avô materno de Fernando Campos.Na ocasião, ele será presenteado com uma fotografia feita à mão por um ex-paciente, Manoel Patrício, natural da cidade de Ouro Branco/RN, acolhido pela instituição aos 9 anos de idade, durante o tratamento de uma leucemia. Hoje, curado, ele continua sendo assistido pela CDP e é voluntário no setor de pedagogia, ensinando o ofício do desenho, aprendido nas oficinas que participou na Casa.Além disso, serão firmadas duas parcerias importantes. A primeira será uma doação da Casa Durval Paiva para o Hospital Oncológico Pediátrico da LIGA, que está em construção e irá contribuir para otimizar o atendimento especializado para as crianças e adolescentes em tratamento do câncer no RN. Essa doação será realizada por intermédio do Ministério Público do Trabalho e da Receita Federal do Brasil.A segunda é a assinatura oficial da parceria entre a Casa Durval Paiva e o Lions Clubs International Foundation, que vai realizar uma doação, com o objetivo de estruturar e renovar mobiliários e utensílios dos leitos/quartos da instituição, espaço de auditório, estúdio de gravação e, ainda, auxiliar no transporte dos acolhidos.A Casa Durval Paiva é uma organização social, que coleciona práticas em prol do acolhimento e da promoção do diagnóstico precoce, as crianças e adolescentes acolhidos têm hospedagem, alimentação, transporte para realização de exames e tratamento nos hospitais, medicamentos, aquisição de órteses, dentre outras ações. Nesses 28 anos, já foram atendidos mais de 1.800 crianças e adolescentes, vindos de todo o RN e também de outros estados do país. Foram reformadas 142 casas e construídas 108 novas residências, através do projeto vida e mais de 20 mil doadores cadastrados.“Nessa trajetória, não podemos esquecer de agradecer a todos os parceiros, doadores, colaboradores e voluntários, que fazem a história da Casa Durval Paiva. Sem esquecer a nossa missão, que é acolher a criança e ao adolescente com câncer e doenças hematológicas crônicas, buscando a cura. Além de conscientizar e alertar, de forma ampla, sobre o diagnóstico precoce, que pode salvar muitas vidas. A Casa Durval Paiva mantém uma relação de confiança e transparência com a sociedade, com acolhimento, tratamento humanizado e projetos inovadores”, destaca Rilder Campos, presidente da CDP.Na biografia da Casa, centenas de histórias podem ser narradas: algumas de perda e outras tantas de cura, porém, o que predomina é a celebração pela vida, enquanto ela existir!

Porto de Natal recebe visita técnica de diretor do DNIT e presidente do INPH para discutir sobre dragagem e defensas da Ponte Newton Navarro

Nesta sexta-feira (07), o Diretor-Presidente da CODERN, Nino Ubarana, recebeu o Diretor de Infraestrutura Aquaviária do DNIT, Erick Moura de Medeiros, e o presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), Domênico Accetta, para uma visita técnica ao Porto de Natal, tendo como pauta principal a obra de dragagem no canal de acesso ao Porto de Natal e a instalação de defensas na Ponte Newton Navarro. O gerente de operações da CODERN, Rodolfo Góis, e o engenheiro Emerson Fernandes acompanharam.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a CODERN, o INPH e a Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA) atuarão em conjunto por essa obra da dragagem, fundamental para a prospecção de novos negócios para o Porto de Natal.

A dragagem permitirá ao Porto de Natal receber navios maiores, aumentando a competitividade, reduzindo custos, fomentando a economia do Estado do Rio Grande do Norte e gerando renda, empregos e arrecadação de impostos. Com isso trazendo melhorias e avanços para toda a comunidade portuária.

Na quinta-feira (06), o diretor do DNIT e o presidente do INPH já tinham se reunido com a diretoria e equipe técnica da CODERN para uma discussão sobre a obra de dragagem planejada.

O Diretor-Presidente da CODERN, Nino Ubarana, destaca a importância da visita e os avanços com a conquista da obra de dragagem: “Primeiramente quero agradecer a atenção e presteza do Diretor do DNIT, Erick Moura, que desde o primeiro momento tem sido extremamente solícito ao nosso pleito de dragagem e também ao presidente do INPH, Domênico Accetta. A dragagem vai trazer muitos avanços para o Porto de Natal e para a economia do nosso Estado”.

Ponte Newton Navarro

Sobre as defensas da Ponte Newton Navarro, construída e inaugurada pelo Governo do Estado em 2007, aconteceu uma reunião entre os envolvidos e o secretário Estadual de Infraestrutura (SIN), Gustavo Coelho. Sem a obra, navios de médio e grande porte não podem passar embaixo da ponte no período noturno, o que causa limitação ao Porto de Natal. A presidente do CREA, Ana Adalgisa Dias, também participou da reunião ao lado de técnicos do conselho: Roberto Wagner e Carlos Noronha.

Pela SIN, além do titular da pasta, estavam presentes os engenheiros Ronald Dantas e Victor Hugo.

Porto-Cidade e Infraestrutura Portuária

Os Diretores do DNIT, CODERN e INPH ainda se reuniram na manhã desta sexta-feira (07) com o secretário de Obras de Natal, Carlson Gomes, onde foi abordada a relação Porto-Cidade, que vem sendo defendida pelo ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, bem como foi feita um panorama dos desafios e perspectivas da infraestrutura portuária da capital potiguar.