Pequena cidade onde Antonia nasceu comemora primeira vitória do Brasil na Copa

Moradores da cidade onde Antônia nasceu no RN se reúnem para acompanhar estreia do Brasil na Copa — Foto: Igor Jácome/g1

Jogadora deu os primeiros passos na carreira nas quadras de futsal em jogos interclasse em Riacho de Santana. Prefeitura montou um telão no mercado público para transmissão do jogo nesta segunda (24).

O jogo da seleção brasileira feminina teve um gosto especial para os pouco mais de 4 mil moradores da pequena cidade de Riacho de Santana, no interior do Rio Grande do Norte. Isso porque a jogadora Antonia, lateral direita da seleção, nasceu no município.

Moradores do município se reuniram no Centro Comercial Arlindo Bessa para acompanhar a partida em um telão instalado pela prefeitura e comemoraram a primeira vitória do Brasil na Copa do Mundo.

Primeiro técnico vibra
A torcida organizada de Antonia no mercado público contou com a presença do primeiro treinador dela. Jandeilmo Cleidson, o Cleidão, trabalhou com a atleta em 2007 a 2008, conquistando títulos em competições escolares. Ele vibrou muito com a estreia. “É uma emoção indescritível. Nós sabíamos que ela tinha um potencial enorme. Hoje ela está aí nos enchendo de orgulho. Não só a mim, mas a todos de Riacho de Santana” falou Cleidão.

O irmão Roniedon Silva também se emocionou ao ver Antonia em campo no Mundial e lembrou também da ascensão muito rápida até a convocação para a seleção brasileira. “É um sentimento de muita felicidade. Ver todo mundo da cidade torcendo, vibrando, se emocionando”, contou.

O começo de tudo
Antonia deu os primeiros passos na carreira nas quadras de futsal em jogos interclasse em Riacho de Santana. Quando passou a estudar na Escola Estadual Professora Maria Angelina Gomes, teve a chance de disputar os Jogos Escolares do RN (Jerns), sendo bicampeã invicta do futsal feminino, em 2007 e 2008.

Em Riacho de Santana, moradores usam camisetas com o nome da jogadora Antonia — Foto: Igor Jácome/g1

G1 RN

Com apoio do Governo do RN, começa Festival Gastronômico e Cultural de Martins

15º Festival Gastronômico e Cultural de Martins foi aberto nesta sexta (21)

Tendo a interiorização do turismo como uma das prioridades, a governadora Fátima Bezerra participou na noite desta sexta-feira (21), em companhia da prefeita Mazé Gurgel e da senadora Zenaide Maia, da abertura da 15° edição do Festival Gastronômico e Cultural de Martins, município localizado a 370 quilômetros de Natal. O festival atrai milhares de norte-rio-grandenses em busca de diversão, culinária e do clima agradável que faz neste período do ano.

Com infraestrutura ampliada, a festa conta com oito restaurantes, seis docerias, 10 foodtrucks, uma vinícola, uma cachaçaria, além de oficinas e minicursos. O tema deste ano é Uma Mistura de Paixões.

A governadora percorreu diversos estandes, provou pratos da culinária local, cumprimentou pessoas e curtiu a apresentação do cantor baiano Jorge Vercilo, principal atração musical da noite.

“Minha alegria está renovada em participar mais uma vez desse Festival que já faz parte dos maiores eventos do calendário da gastronomia e da cultura do Rio Grande do Norte”, afirmou a governadora Fátima Bezerra. Ela também destacou o empenho do Executivo Estadual para a concretização do evento, através do reforço da força policial para garantir a segurança dos participantes, do apoio da Secretaria de Turismo/Emprotur e de incentivos através da Lei Câmara Cascudo.

Nos três dias de festa, o efetivo da Polícia Militar da cidade contará com reforço do Grupamento Tático Operacional (GTO) de Pau dos Ferros e de militares lotados na região.

A programação inclui ainda escolha do melhor prato, tendo como ingredientes obrigatórios arroz vermelho e queijo de coalho da região; diversas atrações musicais nacionais e locais, além de exposição de telas, feira de artesanato, livraria, parque de diversões e lançamentos literários de obras de autores potiguares.

No Museu da História de Martins está em exposição o livro mais famoso da língua portuguesa: Os Lusíadas, de Camões. A exposição estará aberta neste sábado até as 22 horas; no domingo, de 8h às 14 horas.

Seleção Feminina marca golaço em atuação na estreia contra o Panamá

Brasil venceu o Panamá com 4×0 na estreia da Copa do Mundo Feminina – FOTO: Brenton EDWARDS / AFP

A Seleção Brasileira teve sua estreia hoje na Copa do Mundo Feminina de 2023 e venceu a Seleção do Panamá num jogo emocionante e um placar de 4×0. Ary Borges teve destaque na partida e fez os três gols, além de Bia Zaneratto também marcou a estreia vitoriosa do Brasil. Com o resultado da partida, as meninas lideram a competição do Grupo F e ficam na frente da França e Jamaica, que empataram no 0x0 da estreia mundial da copa, com isso, o Panamá está na quarta posição.

Numa manhã de sábado, Natal ficou imersa em literatura e artes visuais com a abertura da exposição “Chão dos Simples”

Exposição lotou a Pinacoteca Potiguar – Foto: Canindé Soares

Na Pinacoteca do Estado, a manhã de sábado (22) foi imersa em cultura, arte e representação potiguar com a abertura da “Exposição Chão dos Simples” de Manoel Onofre Jr. Os curadores da exposição que reúne literatura e artes visuais são os entusiastas da cultura, Manoel Onofre Neto e Ângela Almeida. Vários artistas do RN estão participando da exposição. Na abertura, a ocasião foi marcada por muitas comemorações entre amigos, familiares, artistas, parlamentares e entusiastas da arte que numa bela manhã de sábado, foram conferir a abertura da exposição e lotaram a Pinacoteca ao prestigiar o trabalho de Manoel Onofre Jr.

Os artistas que formam a exposição, são: Ivanise, Sávio, Dorian Gray, Assis Marinho, Manoel Onofre Júnior, ngela Almeida, Newton Navarro, Thomé, Dilson Oliveira, Novenil, Valderedo, Leolpoldo Nelson, André Barros, Etelanio, Fábio Eduardo, Francisco Soares, Joto, Arruda Sales, Francisco Eduardo, Carlos Sergio, Rosa MC, Arthuri, Estelo, Edilson Araujo, Carlos Gomes, Iaperi, Nilson, Azol, Eri Medeiros, Carlos Onofre, Dione, Fé Córdula, Hermann Gurgel, Levi Bulhões, Zaira Caldas, Tulio Fernandes, Monte, Paixão, Selma Gurgel, Flavio Freitas, Sônia Jacome, Jair Pení, Manxa, Fernando Gurgel, e Vicente Vitoriano.

Foto: Canindé Soares

Em expansão, Yandeh chega a Campinas e Jundiaí com tecnologia para revolucionar mercados de bairros

 

Com tecnologia de ponta e um modelo consultivo, a empresa fornece inteligência para pequenos varejistas aumentarem sua competitividade e dobrar suas margens de lucro

Foi em meio às restrições impostas pela pandemia, que supermercados menores, pequenos varejistas e os mercados autônomos, aqueles instalados dentro de condomínios ganharam impulso e se desenvolveram. Dentro desse cenário, a Yandeh, mais completo marketplace para mercados de bairro do país, expande sua atuação pelo interior de São Paulo, chegando na região de Campinas e Jundiaí, importantes polos de consumo do Estado, que têm mais de 1.700  supermercados, mercados autônomos e pequenos varejos. Com a operação nos novos municípios, a empresa projeta aumentar sua base de clientes em 30%, além de gerar aproximadamente uma dúzia de novos postos de trabalho.

Para se ter uma ideia do tamanho e da relevância econômica do segmento de pequenos varejistas e supermercados dos grandes aos menores, dados da pesquisa NIQ Ebit, mostraram que de janeiro a abril, os “supers” grandes cresceram 12,9% e os pequenos, 9,2%. O modelo de negócio dos mercados autônomos também se consolidou e conquistou o consumidor brasileiro. Empresários do setor afirmam que hoje, existem aproximadamente 10 mil mercados autônomos no Brasil e que esses estabelecimentos movimentam entre R$1,5 bilhão e R$2 bilhões por ano. A expectativa é que esse valor dobre até o final de 2023.

Lucas Sanches, CEO da Yandeh, destaca que esses estabelecimentos são fundamentais para o desenvolvimento da economia do país, principalmente por conta da maneira como movimentam o consumo em suas zonas de atuação. E ressalta a importância da tecnologia e da inteligência de dados como ferramentas para de fato consolidar a atuação dos pequenos varejistas e torná-los competitivos diante das grandes redes e dos atacarejos.

“A tecnologia é fundamental para desenvolver pequenos negócios. Os donos de mercados menores nem sempre sabem, por exemplo, qual a melhor precificação de um produto ou qual é o mix que deveriam ter para atender melhor os clientes e aumentar seu faturamento. Diante disso, entregamos esses dados e também fazendo a ponte entre os mercadinhos e a indústria, ajudando a impulsionar esses estabelecimentos. Temos um produto que digitaliza os distribuidores, transferindo tudo para a nossa plataforma.

O CEO da startup que oferece a possibilidade do pequeno varejista aumentar sua competitividade frente aos grandes mercados, ainda destaca que a chegada da Yandeh para atender as demandas dos empresários do segmento varejista tanto em Campinas quanto em Jundiaí representa um passo muito importante e estratégico para o plano de expansão e consolidação da empresa no mercado. “Cada novo player que cadastramos aumenta a venda em pelo menos 30%. Também conseguimos dobrar a margem do varejista com o uso da inteligência de dados, sem contar com a positivação de itens, que é a quantidade que se compra do fornecedor, que pode crescer até 60%”, revela.

A Yandeh surgiu para ser o marketplace mais completo para mercados de bairro do Brasil, aliando tecnologia e inteligência de dados para conectar comerciantes locais com as grandes marcas e distribuidores. A plataforma também se notabiliza por permitir que as indústrias parceiras ampliem seu faturamento e market share nesses PDVs. Com a inauguração do CD e os novos mercados de atuação da empresa, a expectativa é fechar o ano com mais de 1000 empregos gerados, direta e indiretamente. O número de pontos de venda atendidos pela empresa também deve crescer significativamente esse ano, passando de 1.800 para 8.000 até o final de 2023.

Sobre a Yandeh 

A Yandeh é o mais completo marketplace para mercados de bairro do país. Unindo tecnologia e inteligência de dados, a startup reúne na plataforma distribuidores e indústrias dispostas a superarem a barreira de entrada em comércios, facilitando o aumento de share e mix de produtos, além de auxiliar os lojistas em sua jornada de crescimento.

Fundada em 2015, a Yandeh atua na Grande São Paulo e no interior paulista. Atualmente, quase 2.000 lojas compram mensalmente pelo marketplace, gerando uma receita recorrente anual de meio bilhão de reais para as indústrias.

Hepatites virais: cerca de 500 milhões de pessoas infectadas desconhecem que têm a doença

Desde 2019, o Ministério da Saúde promove a campanha “Julho Amarelo” com o objetivo de chamar atenção para a doença

As hepatites virais são doenças provocadas por vírus hepatotrópicos – vírus dos tipos A, B, C, D ou E, que podem causar lesões no fígado tanto na forma aguda ou crônica. O próximo dia 28 de julho é dedicado à luta contra as hepatites virais, porém, desde 2010, a campanha “Julho Amarelo” vem chamando atenção dessa doença que é bastante comum no mundo inteiro.

Segundo o médico infectologista professor do curso de medicina da Universidade Potiguar (UnP), Igor Queiroz, estima-se que existe aproximadamente 500 milhões de pessoas infectadas pelos vírus das hepatites B e C de uma forma crônica e muitas delas não sabem sobre a doença, formas de transmissão e nem como tratar.

“Por isso a necessidade da campanha, que traz informação, disponibiliza testes rápidos para a população e orienta para evitar a progressão da doença, que na forma crônica pode chegar a evoluir para uma cirrose ou câncer de fígado”, explica.

As principais formas de contágio para as hepatites A ou E são através de transmissão oral ou fecal, as fezes infectadas contaminam o ambiente e chegam até o indivíduo através da água e alimentos.

Já as hepatites B, C e D têm transmissão na maioria das vezes, por contato sexual desprotegido, pelo compartilhamento de seringas de usuários de drogas, instrumentos perfuro cortante de salões de manicure, tatuadores, bodypiercing ou por meio de transfusão de sangue não triado, além de também ser transmitido de maneira vertical da mãe para o filho na gestação, durante ou parto ou amamentação.

O infectologista atenta para a sintomatologia, pois em alguns casos os sintomas são auto resolutivos e a pessoa se recupera espontaneamente com o passar do tempo.

“Embora é preciso ficar em alerta quando a pele se torna bastante amarelada, quando há presença de sangramentos, edemas (inchaços) no rosto, pés e abdômen, encefalopatia hepática. Nos casos crônicos os sintomas são mais inespecíficos como mal-estar, falta de apetite, fraqueza, dor abdominal, mas que podem levar futuramente à cirrose ou câncer de fígado”, alerta.

Ação

Entre os dias 24 e 28 de julho, através da Liga Acadêmica de Infectologia, o Centro Integrado de Saúde (CIS) da UnP, em Natal, realiza campanha alusiva ao Julho Amarelo, com testes rápidos para detecção das hepatites B, C, HIV e Sífilis.

 

Também serão realizadas palestras, distribuição de panfletos e fixação de banners informativos. A ação é voltada para os pacientes com atendimentos agendados e vão ocorrer na sala de espera do CIS.

Sexualidade de pessoas com Síndrome de Down: desejos e individualidades devem ser respeitados

 

Debate aberto entre as famílias e a sociedade é a melhor solução contra o preconceito e a desinformação

A sexualidade das pessoas com síndrome de Down ainda é um tabu para a sociedade. Apesar do aumento da expectativa de vida, da melhoria dos indicadores de saúde e da gradativa inclusão social, o sexo ainda é um assunto pouco debatido ou visto com preconceito até mesmo pelas famílias. Nícolas Cayres, ginecologista e professor do curso de Medicina do CEUB, esclarece que – apesar desses indivíduos terem graus variados de déficit cognitivo, dependência e infantilidade – os hormônios seguem em pleno desenvolvimento.
O especialista explica que o surgimento da curiosidade e do desejo acontece para eles naturalmente, como para qualquer outro jovem e adolescente. “Isso implica que a questão reprodutiva e sexual é algo que não pode ser ignorado. Apesar de muitas famílias sequer tocarem neste assunto”, comenta Nícolas. No mês Internacional da Síndrome de Down, o CEUB compartilha análises de especialistas que buscam ampliar o debate sobre as particularidades e necessidades dessa população ainda bastante invisibilizada no país.
Um dos mitos mais difundidos é o da hipersexualização das pessoas com Down. “A frequência da masturbação para o Down pode ser compreendida como um reflexo da falta de atividades, sobretudo prazerosas. Isto não significa, portanto, que eles tenham necessidades sexuais exageradas, mas sim uma restrição a outras fontes de prazer e alegria”, comenta o professor do CEUB. “Além disso, aqueles que são muito dependentes, dificilmente chegarão a praticar sexo, podendo a masturbação vir a ser a única forma de expressão sexual”, acrescenta Cayres.
O professor indica como melhor caminho trabalhar atitudes que eduquem para uma sexualidade saudável. “A depender do grau de déficit cognitivo, pode ser interessante o uso de contraceptivos, pois muitas garotas com Down podem levar uma vida bem próxima do normal, chegando a namorar e casar. A escolha de método e via de administração deve ser feita de forma individualizada, juntamente com o ginecologista, levando-se em conta o perfil da paciente”, comenta o professor. “Se você tem um filho com Down, não ignore suas necessidades”, acrescenta.
Orientações para pais de pessoas com Down:
• A sexualidade é algo natural e acontece para as pessoas com síndrome de Down do mesmo modo que acontece para os demais jovens e adolescentes.
• É importante compreender que o sexo é uma necessidade de todo ser humano. As pessoas com Down precisam ser respeitadas na sua individualidade e no seu desejo.
• A melhor prática é a educação sexual. Conversar e orientar sobre o corpo e partes íntimas que não devem ser tocadas por estranhos.
• No caso das meninas, o acompanhamento regular do ginecologista após o início da puberdade é fundamental.
• É importante um debate aberto entre as famílias, os médicos e as pessoas com Down sobre o método contraceptivo mais indicado para cada caso.

Franquias de negócios automotivos têm boas expectativas para o próximo semestre

 

Segundo dados da ABF, no primeiro tri de 2023, no setor que cresceu 17%, o segmento de negócios automotivos avançou 11,4%, comparado a 2022. Números refletem também as facilidades do mercado e a enorme paixão dos brasileiros por carros

O mercado automotivo é um dos setores mais promissores da economia brasileira. Com milhões de veículos circulando nas ruas, os recentes benefícios liberados pelo governo e a necessidade contínua de serviços de manutenção, reparo e estética automotiva, as redes de franquias de negócios automotivos têm ganhado destaque como uma opção de investimento sólida e lucrativa.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising – ABF, o setor de franquias cresceu 17,2% só no primeiro trimestre de 2023. Já o setor automotivo teve alta de 11,4%, comparada ao ano de 2022. Os números indicam o quanto o setor será promissor no próximo ano.

E por que este segmento tem crescido tanto? De acordo com Junior Rucìreta, presidente e fundador da Multifilmes, referência em aplicação de películas automotivas e residenciais de alta performance, o aumento da frota de veículos e a necessidade de serviços automotivos especializados impulsionam a demanda por franquias nesse setor.

Dentre as franquias de negócios automotivos, existem diversos segmentos que se destacam. Alguns deles incluem:

  • Estética automotiva: franquias especializadas em serviços de estética e limpeza automotiva, como películas de controle solar, antivandalismo, privacidade e decoração, além de proteção e envelopamento de pintura de carros, polimento, lavagem a seco, higienização interna, entre outros;
  •   

– Serviços automotivos gerais: franquias que oferecem serviços de manutenção e reparo automotivo, como troca de óleo, alinhamento e balanceamento, revisão mecânica, entre outros;

– Funilaria e pintura: franquias que atuam no ramo de funilaria e pintura automotiva, oferecendo serviços de reparo e recuperação de carrocerias;

– Locação de veículos: franquias que disponibilizam serviços de aluguel de veículos, atendendo a demanda por transporte temporário ou para ocasiões especiais.

Junior Rucìreta ainda ressalta que investir em uma franquia de negócios automotivos oferece diversas vantagens para os empreendedores, tais como:

– Reconhecimento de marca: optar por uma franquia já estabelecida no mercado automotivo proporciona o benefício de trabalhar com uma marca reconhecida, o que facilita a atração de clientes e ajuda na construção da credibilidade do negócio;

– Suporte e treinamento: as franquias automotivas geralmente oferecem suporte e treinamento aos franqueados, o que inclui desde a seleção do local de instalação até a gestão do negócio. Esse suporte contribui para a redução de erros e aumenta as chances de sucesso do empreendimento;

– Rede de fornecedores: ao se tornar parte de uma franquia, o empreendedor tem acesso a uma rede de fornecedores confiáveis, o que facilita a aquisição de produtos e serviços necessários para o funcionamento do negócio;

– Economia de escala: o poder de negociação da franquia junto aos fornecedores permite obter condições mais favoráveis de compra, como preços competitivos e prazos de pagamento mais flexíveis.

Sobre a Multifilmes

Criada em 1999, a Multifilmes foi criada para atender clientes exigentes aplicando películas em vidros de veículos ou residências, seja para controle solar, antivandalismo, decorativas e para privacidade. Além disso, oferece produtos de alta qualidade como papel de parede autocolante e adesivo para pinturas de veículos. Entrando para o segmento de franquias em 2017, oferece a Loja Multi, um modelo de negócio com investimento inicial a partir de R$ 92 mil. A marca já possui mais de 72 unidades franqueadas em 18 estados do Brasil, sendo uma própria, em Ribeirão Preto (SP).

Metrópole Parque abre vaga para organizador de eventos

Seleção recebe inscrições até o dia 25 deste mês. Remuneração é de R$ 3,2 mil

O Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque), do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), está com uma vaga aberta para seleção de organizador de eventos. Segundo edital lançado ontem (18), a vaga é para quem tem ensino superior completo em nas áreas de Gestão, Comunicação ou Produção Cultural.

A vaga é a para cadastro reserva e as inscrições podem ser feitas até o dia 25 deste mês, exclusivamente pelo link do Google Forms. Para participar do processo seletivo, o interessado deve ter experiência profissional comprovada de, no mínimo, seis meses com organização de eventos.

O salário ofertado é de R$ 3,2 mil e a carga horária semanal é de 40h. Toda a seleção é gerenciada pela Fundação Norte-rio-grandense de Pesquisa e Cultura (FUNPEC).

Uma vez efetivado, o candidato passará a fazer parte da equipe de colaboradores do Metrópole Parque, atuando especialmente em atividades como planejamento, organização e promoção de eventos de diferentes portes vinculados ao polo de TI do IMD.

Seleção

O processo de seleção será realizado em duas etapas: análise de currículo e entrevista técnica. Esta acontecerá presencialmente, em data, local e horário a serem divulgados junto ao resultado definitivo da fase anterior.

Dentre os critérios de avaliação, destacam-se as experiências profissionais com eventos institucionais, gestão e comunicação e participação em ambientes de inovação, sendo que todas devem ser comprovadas via documentação.

Mais informações estão disponíveis no Edital nº 13/2023.

Estácio oferece atendimento de fisioterapia gratuito para a população

 

Procedimentos envolvem atividades para fisioterapia neurológica e dermatofuncional com a participação de alunos e docentes

O Núcleo Integrado de Saúde da Estácio está com vagas abertas para o atendimento de fisioterapia de forma gratuita para a população. Os serviços disponíveis são focados em tratamentos de fisioterapia neurológica para adultos e crianças, e fisioterapia dermatofuncional, voltada para procedimentos estéticos.

As práticas são realizadas pelos alunos dos últimos semestres do curso, em período de estágio, com supervisão do corpo docente. “Essa é uma etapa muito importante do curso para os alunos porque eles podem estar imersos na prática de tudo que aprenderam ao longo da sua formação e de uma forma social, auxiliando pessoas que em muitos casos não teriam como pagar por processos que vão trazer benefícios para sua saúde”, pondera a coordenadora do curso de Fisioterapia da Estácio, Ana Luiza Teixeira.

Os interessados podem fazer sua inscrição pelo telefone 99481-2637 (Whatsapp) ou presencialmente no campus, no endereço Av. Alm. Alexandrino de Alencar, 708, Alecrim.

A fisioterapia neurológica pode ser aplicada a pacientes que possuem lesões cerebrais de nascimento, como a paralisia cerebral, ou aos que sofreram uma lesão ao longo da vida devido à condições como Alzheimer, acidente vascular cerebral (AVC), traumatismo craniano, Doença de Parkinson, entre outros. Além disso, pessoas com diagnósticos de Síndrome de Down, esclerose múltipla, lesão medular por acidente e neuropatias periféricas também podem ser beneficiadas pelos procedimentos.

Já os serviços que a fisioterapia dermatofuncional abrange são tratamentos faciais, como para a acne ativa e em processo de cicatrização, para dermatite e rosácea e rejuvenescimento; e corporais, como a redução de medidas, suavização de estrias, tratamento para celulite e diminuição da retenção hídrica.

SERVIÇO

Atendimento gratuito de Fisioterapia

Onde: Núcleo Integrado de Saúde da Estácio (Av. Alm. Alexandrino de Alencar, 708, Alecrim)

Contato:  99481-2637 (Whatsapp)