Livro traz relatos e faz resgate histórico sobre os cabarés de Natal

O universo dos cabarés ao redor do mundo ainda é repleto de tabus e fascínios e em Natal, essa história não poderia ter outro rumo, pois há relatos que desde a década de 40, homens das mais altas patentes e profissões ao longo dos anos enveredaram nos caminhos do sexo nos cabarés potiguares, que possuíam algo mais sedutor do que a música que tocava em suas paredes e mais quente do que o álcool que permeava suas entranhas.  Mulheres, muitas vezes à margem da sociedade e incabíveis nos padrões exigidos da época, ou até mesmo, desiludidas após perderem sua ‘honra’ em amores que não passavam de uma noite.

Inspirado por relatos, imagens e pesquisas imersivas sobre os cabarés de Natal, o jornalista Gutenberg Costa se debruçou no tema polêmico, repleto de nuances que vão além dos anseios carnais, transformando-o em livro: “Não é um livro que fala de sexo, do ato sexual, ele aborda histórias de vidas, contando tragédias, problemas que elas (prostitutas) passaram, que enfrentaram e viveram. Essa é a importância do livro, conta uma história que ainda não tinha sido contada”.

Para o autor, a publicação deste livro, envolvendo a temática nada tradicional, de certa forma é ousada e corajosa: uma obra que reúne 260 páginas, fotografias e informações, além de relatos fortes de personagens femininas, históricas e marcantes nos debates sobre a cultura e a sociedade potiguar em épocas anteriores.

“Eu entrevistei muitas mulheres sofridas, tragédias pessoais, enfim, se tem tristeza ao ler e, ao mesmo tempo, a alegria de algumas coisas, de alguns frutos. Elas resistiram a todo tipo de humilhação, de discriminação na época, principalmente nos anos 20, nos anos 30. Uma mulher ‘dessa’ não podia assistir a uma missa, não podia participar de festa social. Nessa época a mulher vivia à margem da sociedade”, destaca o pesquisador.

Gutenberg conta que a pesquisa e coleta do material reúne 3 décadas, com entrevistas e buscas gerais sobre o tema, pontuando que não é fácil juntar o material, o jornalista afirma ser pioneiro e que o assunto é inédito a nível de livros, inclusive no Nordeste. “Cabarés na Cidade de Natal” é um registro vivo da história potiguar: “É a história do povo, a história das mulheres que ainda não tinha sido contada. Essa história estava guardada a sete chaves, como se diz, proibida, sem ser mostrada. Nenhum historiador tocou nesse assunto do passado. Não é um livro de ficção, não é um conto, não é um romance, são histórias pessoais vividas que me foram contadas e pesquisadas”.

O livro resgata um lado da boemia da Ribeira, da Natal antiga, dos anos 20, anos 30, da Segunda Guerra Mundial. Trazendo os cabarés que existiam, com fotos dos
soldados americanos, artistas, cantores, intelectuais e políticos que os frequentavam. Além de nomes conhecidos como Maria Boa, Francisquinha, Alaíde, Rita Loura e Virgínia, entre outras personalidades femininas.

‘Cabarés na Cidade de Natal’ – um registro sensível e de nuances
Da Editora 8, a obra é acompanhada de ilustrações, fotos antigas e algumas inéditas. O livro conta com a apresentação do jornalista e escritor Vicente Serejo, e orelhas de Jânia Souza e Graziela Grilo. Arte de capa e projeto visual de diagramação, do artista designer José Aglio. Revisão de Gilmar Bernardo e Luiz Penha. A obra não teve patrocínio comercial nem de nenhuma instituição, Gutenberg buscou a Editora 8 e assumiu os custos da publicação. A obra está disponível na Banca de Revistas do Atheneu, Nordestāo da Roberto Freire e Salgado Filho. Além disso, para quem ainda não adquiriu os exemplares, no próximo sábado (29), a partir do meio-dia no Lamas Bar, do Beco da Lama, Cidade Alta, Gutenberg Costa estará no local vendendo mais exemplares de seu livro.

Bruna Torres – Diário do RN – Foto: Canindé Soares

 

O jornalista Gutenberg Costa reúne mais de 30 anos de pesquisa em fotos e relatos sobre tema polêmico: os bordéis

 

Cláudio Porpino tem melhora no estado de saúde

O dentista, produtor cultural e conselheiro do ABC-FC Cláudio Porpino foi extubado na tarde desta terça-feira (25), na Casa de Saúde de Natal, onde está internado.

Porpino voltou a respirar melhor e a equipe médica retirou o tubo inserido artificialmente.

Parnamirim lança programação da Festa do Sabugo 2023

Tradição em Parnamirim há 40 anos, A Festa do Sabugo 2023 foi lançada oficialmente nesta terça-feira (25), na Prefeitura de Parnamirim. O evento de lançamento reuniu 250 pessoas, repentistas e sanfoneiro animaram o público que reuniu parlamentares, a população e representantes do executivo municipal. A Festa do Sabugo 2023 acontece de 20 a 27 de agosto no terreno da antiga fábrica da Coca-Cola, no bairro da Cohabinal. De domingo a domingo, as atrações contemplam artistas nacionais e regionais.

Confira abaixo a programação:

Domingo (20/08) – Abertura
Gusttavo Lima; Eric Land; Thullio Milionário; Mateus Carvalho; Lavu Lemos Sanfoneiro e Banda Lavine
Quinta-feira (24/08): Simone Mendes; Nattanzinho; Na Pegada do Coyote; Jarbas do Acordeon; Gabriel de Pádua
Sexta-feira (25/08): Bell Marques; Murillo Huff; Rey Vaqueiro; Heitor Dias; Núzio Medeiros
Sábado (26/08): (26/08): Calcinha Preta; Dorgival Dantas; Banda Magníficos; Zé Hilton e André Rangel
Domingo (27/08) – Encerramento: Arraiá Junino do Patati & Patatá e Jamilly Mendonça

Estrutura valorizada
Será montada uma superestrutura no local com praça de alimentação, segurança, camarotes, ilhas de internet gratuita, posto médico, vacinação, artesanato, parque de diversões para a criançada e um palco de grandes proporções.
A Avenida João XXIII será fechada para o trânsito de veículos, deixando à disposição uma grande área para a venda de alimentos e bebidas por comerciantes cadastrados no município. O acesso à festa será gratuito, porém por questões de segurança, não será possível consumir bebidas em frascos e utensílios de vidro. A festa terá serviço de bar completo, por isso também não será permitido entrar no espaço com bebidas alcoólicas.
A Festa do Sabugo 2023 foi pensada para toda a família, sem esquecer das crianças, com a presença do parque de diversões e de um dia inteiro com programação infantil. Toda a festa será transmitida ao vivo.

Festa do Sabugo – explicação do título e da realização no mês de agosto
Por todo o estado, muito se questiona o motivo da festa ser realizada em agosto. A partir do mês de junho, são iniciadas as festividades de São João em todo o nordeste e, com elas, a tradição gastronômica de consumir as comidas de milho.
A Festa do Sabugo tem esse nome em alusão ao sabugo ser a última parte da espiga de milho, uma clara referência ao aproveitamento das festividades juninas “até a última gota”, sem perder absolutamente nada. De fato, Parnamirim tem essa característica: por aqui, os festejos são iniciados em junho, com o apoio a diversas quadrilhas e arraiás comunitários, e só terminam no final de agosto, com a Festa do Sabugo. Provavelmente Parnamirim é a cidade com as festividades de São João e enaltecimento da tradição nordestina mais extensas do país: um verdadeiro patrimônio potiguar.

 

 

Diretoria da Mood apresenta primeiro empreendimento em Natal nesta quarta-feira (26)

MD apresentará ao segmento imobiliário primeiro empreendimento da Mood – divulgação

 

A nova empresa da Moura Dubeux, a Mood, irá apresentar seu primeiro empreendimento em Natal e irá reunir 300 corretores de imóveis do RN para mostrar as inovações do Mood Parque das Dunas, primeiro empreendimento lançado pela nova construtora da renomada Moura Dubeux. Nesta quarta-feira (26) às 8h no Cinépolis Natal Shopping, a diretoria irá realizar o encontro para apresentar a primogênita inovação da Mood no mercado imobiliário. Na ocasião estarão presentes, a diretora de Marketing e Vendas da Mood, Eduarda Dubeux, do diretor regional da Mood, Homero Moutinho, além do gerente de Incorporação da Mood no RN, Wescley Magalhães, e parceiros do mercado.

TAM exibe companhias nacionais e destaca arte potiguar em agosto

Programação é celebrada como um grande momento após a reabertura do TAM em 2021
Foto: Raiane Miranda

Um palco histórico de portas abertas para a população potiguar apreciar e consumir a arte produzida por artistas locais e nacionais. O Teatro Alberto Maranhão (TAM), mantido pelo Governo do Estado, por meio da Fundação José Augusto, apresenta sua programação de espetáculos para o mês de agosto.

Destaque para a presença de grandes companhias brasileiras de dança como a Cia. Debora Colker, os espetáculos musicais de artistas potiguares como o cantor Dudu Galvão, o tributo ao cantor e compositor Manassés Campos, o Festival Internacional de Corais e o concerto mensal da Orquestra Sinfônica do RN.

Companhias nacionais

A programação de agosto é celebrada pela direção do teatro como um grande momento após a reabertura do equipamento em dezembro de 2021. “O mês de agosto é muito importante para o Teatro Alberto Maranhão, pois consolida o retorno ao nosso palco de grandes companhias nacionais como a Cia. Debora Colker, que apresentará no dia 2 agosto o espetáculo “Cão sem Plumas”, baseado na obra de João Cabral de Melo Neto. Teremos também pautas com artistas musicais do RN como Dudu Galvão, com ‘Aqui é Meu Lugar” e Tanda Macedo, que promove um resgate do forró de raiz”, destaca o diretor do TAM, Ronaldo Costa.

Além das pautas abertas às produções nacionais e locais, o TAM está realizando mensalmente sessões do Projeto Escola que exibe espetáculos infantis para alunos do ensino fundamental e médio. Em agosto será encenada a peça “Cinderela”, em sessões agendadas antecipadamente com as escolas.

Consciência patrimonial

Ronaldo Costa acrescenta que a sociedade potiguar vem despertando a sua consciência patrimonial e compreendendo o que o Teatro Alberto Maranhão significa para a história do RN. “Recebemos diariamente inúmeros visitantes que ficam encantados em conhecer a beleza e a grandeza deste monumento. São pessoas aqui do estado e muitos turistas que elogiam esse nosso patrimônio artístico e histórico”, destacou.

Com um sistema de iluminação e sonorização modernos, capacidade para 600 espectadores em poltronas, camarotes, frisas, o TAM recebe o público para apresentações de teatro, dança e música em agenda permanente em quase todos os meses do ano.

Investimento

O teatro reabriu suas portas em 17 de dezembro de 2021, após seis anos de paralisação das atividades.  As obras de restauração do prédio, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), foram executadas pelo Governo do Estado, com investimento de R$ 13 milhões, sendo R$ 10,5 milhões em obras e equipamentos e R$ 2,5 milhões da implementação da caixa cênica.

As obras incluíram a renovação das estruturas elétricas, hidráulicas e de acessibilidade do espaço, climatização, paisagismo, reestruturação do palco e camarins, ações de combate a incêndio e implementação de sistema de esgoto.

Outros detalhes chamam a atenção do visitante como o serviço manual de restauro das janelas e esquadrias centenárias e das poltronas e cadeiras dos camarotes e frisas, agora revestidas com tecido que não espalha chamas em caso de incêndio.

Características originais

O jardim central manteve as características originais, e a estrutura do telhado foi reconstituída e reforçada para a instalação de telhas termoacústicas, garantindo isolamento térmico e acústico. Elevadores e plataformas elevatórias estão instalados para o acesso de pessoas com deficiência e de idosos.

O TAM apresenta um sistema moderno de combate e prevenção a incêndios, com detectores de fumaça, spliterse hidrantes, além de carpete, tecidos anti-incêndio, monitoramento de segurança e drenagem para evitar alagamentos.

Um dos grandes destaques do TAM é a caixa cênica, construção cúbica composta por toda a parte cenotécnica, com plataforma elevatória e escadas, estruturas de iluminação e de áudio, dotada de um moderno sistema de iluminação e sonorização, além de apresentar vestimenta com ciclorama, bambolinas, pernas de coxias, rotunda e cortina antichamas.

História

O prédio começou a ser construído em 1898, quando o bairro da Ribeira abrigava o desenvolvimento da capital. Foi inaugurado em 1904, em estilo chalé com dois pavimentos, em arquitetura eclética e elementos da art nouveau, movimento artístico iniciado na Europa, muito usado na época. Foi originalmente batizado de Teatro Carlos Gomes, homenageando o mais importante compositor de ópera brasileiro, autor de “O Guarani”. Em 1957, seu nome passou a homenagear o ex-governador Alberto Maranhão. Desde então é palco de centenas de espetáculos potiguares, brasileiros e internacionais.

Destaques da programação do TAM em Agosto:

“Cão sem Plumas”
Data: 2 de agosto
Horário: 20h
Deborah Colker faz em “Cão sem Plumas”, baseado no poema homônimo de João Cabral de Melo Neto (1920-1999), seu primeiro espetáculo de temática explicitamente brasileira. A estreia internacional aconteceu em 3 de junho, no Teatro Guararapes, em Recife.

Publicado em 1950, o poema acompanha o percurso do rio Capibaribe, que corta boa parte do estado de Pernambuco. Mostra a pobreza da população ribeirinha, o descaso das elites, a vida no mangue, de “força invencível e anônima”. A imagem do “cão sem plumas” serve para o rio e para as pessoas que vivem no seu entorno.

“Aqui é o meu lugar” – Dudu Galvão
Datas: 3 e 4 de agosto
Horário: 19h
Musical potiguar com trilha sonora assinada a quatro mãos por Khrystal e Sérgio Groove, mostra um trabalho calcado no musical “Romã”, que traz um sentimento de cura e esperança para um mundo massacrado por uma pandemia e que precisa se reerguer, através da fé em si mesmo.

Idealizado pelo Coletivo artístico Komboio Potiguar, existente em Natal desde 2016, a obra faz parte do Festival Viva Cidade proposto pelo coletivo e conta a história de seis personagens, onde quatro deles formam a “irmandade” que evocam as quatro zonas da capital potiguar, abraçados pelo “Sol e sua Noiva, responsáveis pelo plano de unir em nó as distâncias entre esses irmãos-territórios.

Open Dance Brasil
Datas: 5 e 6 de agosto
Horário: 9h
Apresentação de encerramento no RN da 2ª edição nacional do projeto de dança contemporânea que insere grupos, academias e bailarinos independentes de todo o país no cenário mundial. O intuito é promover o intercâmbio de profissionais, a descoberta de talentos e a visibilidade de trabalhos produzidos no país.
Composto por mostras coreográficas competitivas e não competitivas, o festival oferece aos participantes prêmios em dinheiro e troféus, assim como indicações de solistas e grupos para diversos locais do Brasil e outros países como Itália, Estados Unidos, Portugal, Argentina, Espanha, dentre outros.

Tributo a Manasses Campos
Data: 11 de agosto
Horário:20h
Homenagem especial da família, dos amigos e artistas em memória do cantor e compositor potiguar, Manassés Campos, falecido no início deste ano, que construiu sua carreira artística defendendo a canção autoral potiguar, através da participação em diversos festivais de música, além de lançar os discos “Nós” e “Varal do Tempo”.
O show apresentará suas principais canções através das interpretações de cantores e instrumentistas potiguares como Clara Menezes, Ricardo Menezes, Wallid Abbas, Cláudia Amorim,Tarcísio Flor, Sueldo Soaress, Cida Lobo, Didi Avelino, Leão Netto, Babal, Alzeny Nelo e Sérgio Farias.

Festival Internacional de Corais de Natal
Datas: 18 e 19 de agosto
Horário: 19h
Segunda edição do evento que al tem por finalidade proporcionar ao público o incentivo à cultura, a troca de experiências entre sete coros regionais, nacionais e internacionais e o público através de uma mostra de música coral de diversos estilos de trabalhos desenvolvidos por grupos das categorias infantil, jovens e adultos que apresentação quatro peças musicais.

Participarão grupos corais do Rio Grande do Norte, Maranhão, Ceará e Bahia que mostrarão um repertório diversificado e representativo de suas regiões. Os ingressos poderão ser retirados gratuitamente mediante a doação de um livro que será destinado às Casas de Cultura do RN, mantidas pela Fundação José Augusto.

Orquestra Sinfônica do RN
Data: 30 de agosto
Horário: 19h30
Mantida pelo Governo do Estado, por meio da FJA, a Orquestra Sinfônica do RN, sob a regência do maestro Linus Lerner, prossegue em agosto com o Projeto Movimento Sinfônico, destacando o Programa Concertos- Prata da Casa.
No repertório estarão peças de compositores como Mozart, Shostakovich, Maestro Duda, Vivaldi, Franz Danzi e Doppler. A entrada é gratuita com ingressos obtidos em lotes disponibilizados antecipadamente, através da plataforma Sympla.

Serviço 
Teatro Alberto Maranhão
Endereço: Praça Augusto Severo, Ribeira, Natal – RN
Informações sobre espetáculos: bilheteria.tamfja@gmail.com

Fonte: Portal Governo do Estado do RN

Marinha do Brasil abre inscrições para o quadro técnico de Praças da Armada

Foto: Marinha do Brasil / Divulgação

Estão abertas até 20 de agosto as inscrições do concurso público para ingresso no quadro técnico de Praças da Armada do Corpo de Praças da Armada (CP-QTPA/2023). Os interessados podem se inscrever, em âmbito nacional, na página do Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha. Em seguida, deverão preencher o formulário, imprimir o boleto (referente à taxa de inscrição de R$ 75,00) e efetuar o pagamento, no horário bancário.

Os candidatos, que pretendem concorrer a uma das vagas, devem preencher os principais requisitos: ser brasileiro nato ou naturalizado; ser do sexo masculino; ter 18 anos completos e menos de 25 anos de idade; ter concluído o curso técnico de nível médio relativo à Área Técnica a que concorre; ter idoneidade moral; estar em dia com as obrigações do Serviço Militar e da Justiça Eleitoral; estar registrado no órgão fiscalizador da profissão a que concorre.
As etapas do concurso são: prova objetiva de conhecimentos profissionais com 50 questões para cada área técnica e redação. Após aprovação, os candidatos serão submetidos aos eventos complementares constituídos de: 1) prova escrita de conhecimentos profissionais para cada área técnica; 2) Rredação; 3) eventos complementares constituídos de: verificação de dados biográficos; teste de aptidão física de ingresso; verificação de documentos; avaliação psicológica; procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração; inspeção de saúde, 4) curso de formação composto de: a) período de adaptação; e b) curso de formação.
Serviço:
Cargo: Terceiro-Sargento
Vagas: 10
Taxa de inscrição: R$ 75,00
Período de inscrição: 24/07/23 a 20/08/23
Local de inscrição: Internet
Data da Prova: 01/10/23

Leny Andrade, referência de samba, jazz e bolero, morre no Rio

A cantora Leny Andrade, referência de samba, jazz e bolero, morreu nesta segunda-feira (24) no Rio. A artista de 80 anos estava internada no Hospital de Clínicas de Jacarepaguá, na Zona Oeste, e morreu de pneumonia e broncopatia inflamatória. A informação foi confirmada pela assessoria do Retiro dos Artistas, onde Leny vivia.

O comunicado foi dado aos fãs através das redes sociais. “A diva do Jazz Brasileiro, Leny Andrade, foi improvisar no palco eterno”, diz a postagem.

Ela havia sido internada na última semana depois de ter uma piora em seu quadro clínico. A artista se recuperava de uma pneumonia desde junho, quando ficou intubada.

Desde a alta médica, ela estava de home care no Retiro dos Artistas. O estado de saúde da cantora piorou no fim de semana e ela acabou não resistindo.

A carioca vivia no local desde o fim de 2018. Em janeiro deste ano, ela havia completado 80 ano.

O velório acontecerá das 10h às 13h desta terça-feira (25) no Theatro Municipal do Rio, no Centro. Em seguida, o corpo será levado para a cremação no Memorial do Carmo, no Caju.

Carreira

Carioca, nascida no berço da bossa nova e de algumas matrizes do samba, Leny Andrade é um grande nome da música brasileira.

Ausente dos cenários musicais por questões de saúde, a cantora gravou sua última música em 2022: o single gravado com o pianista Gilson Peranzzetta para festejar seus 80 anos. A música é uma composição do ano de 1957, pelos compositores Antonio Carlos Jobim e Dolores Duran.

A artista totaliza 34 álbuns lançados entre 1961 e 2018, com destaque para títulos como A sensação (1961) e Estamos ai (1965). Leny sempre foi orgulhosa de dar vozes a composições de autores brasileiros e cantava português dentro e fora do país.

Leny era amiga do cantor americano Tony Bennet, e o cantor chegou até a desenhá-la. Ele morreu na última sexta-feira (21).

Ela foi uma grande intérprete de compositores como Antonio Carlos Jobim (1927 – 1994), Djavan, Ivan Lins e Roberto Menescal, entre outros gênios da música brasileira. Leny se formou no Conservatório Brasileiro de Música.

A cantora também morou no México, Estados Unidos e vários países europeus, mas era o Rio que tinha o coração da carioca flamenguista.

Leny teve sua estreia profissional como crooner da orquestra de Permínio Gonçalves. Já o sucesso chegou em 1965, com o espetáculo Gemini V, com Pery Ribeiro e o Bossa Três. O show foi no Porão 73, onde um disco ao vivo foi gravado.

Considerada pelo New York Times como “um misto de Sarah Vaughan e Ella Fitzgerald da bossa nova”, Leny Andrade ganhou o Grammy Latino em 2007 juntamente com Cesár Camargo Mariano.

Fonte: G1

Como a indústria pode se aproximar dos mercados de bairro

 

*Lucas Sanches, CEO da Yandeh

Quando o assunto é supermercados, muitas pessoas ainda só fazem as compras do mês em grandes redes, seja nas unidades físicas e ou no e-commerce. No entanto, uma boa parcela da população também recorre aos mercados locais nessas horas, o que é um movimento essencial para o varejo por um motivo simples: esses comércios correspondem a uma fatia extremamente significativa para as indústrias.

Segundo o ranking IBEVAR 2022, houve uma ligeira desconcentração do varejo, onde as 6 maiores cadeias supermercadistas diminuíram sua representatividade do faturamento total do segmento em 0,6pp, enquanto os mercados independentes aumentaram sua importância em proporção similar. Ou seja, estamos falando de dois lados da mesma moeda, que precisam ter uma comunicação e uma relação estável para funcionarem bem.

Antes de qualquer solução, devemos olhar para a distribuição dos mercados de bairro no Brasil. Enquanto os supermercados se concentram proporcionalmente à população, sendo a região Sudeste e Sul as maiores em números absolutos, esses estabelecimentos estão praticamente em todos os estados e municípios do país. Isso cria um enorme desafio para os fornecedores chegarem até eles com excelência, uma vez que há a necessidade de organizar uma série de fatores, como preços, exposição e a própria categoria dos produtos.

Basicamente, há duas formas da indústria cumprir essa missão: por contra própria ou por meio de um terceiro. Na primeira situação, ela transporta os itens que possuem giro ou tempo de vida muito rápidos, justificando a distribuição direta. É claro que o combo “volume de faturamento/margem” precisa pagar as despesas, portanto se trata de um cenário muito específico e que não é aplicável, financeiramente e logisticamente falando, de uma forma generalizada.

Já no caso de terceiros, o mercado trabalha com atacado (com entrega ou loja física), envolvendo um portfólio de alto giro e volume e deixando a cargo dos distribuidores lidarem com o portfolio completo das indústrias. Por essa razão, bons distribuidores são considerados “assets”, mas também são dispendiosos porque os fornecedores precisam realizar um alto investimento para pagar uma lista de custos, como uma equipe de vendas grande, o treinamento, capacitação, materiais e subsídios, verbas promocionais, tabelas vantajosas e assim por diante.

É aqui que o modelo phygital (físico e digital) pode mudar e otimizar todo o processo. Com a tecnologia e o trabalho de inteligência de dados, a relação de compra e venda não só se torna mais assertiva com as informações relevantes sobre as operações, como também captura o benefício financeiro de não necessitar da relação humana presencial para transacionar pedidos. Em outras palavras, é possível construir uma dinâmica personalizada, na qual o comprador sabe escolher um portfólio e a chegada dos itens até ele é realizada com menos imprevistos.

Com esse formato de Data Intelligence, há, por exemplo, como ter o conhecimento de quais produtos estão perto de uma ruptura de estoque, quais não estão ainda cadastrados naquela loja e também apontar aqueles que não são vendidos por um determinado canal. Além disso, o próprio papel do distribuidor deixa de ser o de apenas retirar o pedido para o de um verdadeiro consultor de negócios, conseguindo ajudar o varejo com desenvolvimento de categorias, precificação e muitas outras tarefas.

Porém, mesmo diante dessas vantagens, ainda não existe uma compreensão profunda dos benefícios que os investimentos na digitalização de processos podem trazer, tanto por parte dos mercados locais como da indústria. No primeiro caso, essa decisão é baseada muito no custo de acesso – ou na percepção de alto custo de acesso. No segundo, está mais relacionado com a infraestrutura da empresa; para aquelas de grande porte ou multinacionais, o ecossistema digital sólido, que traz uma maior segurança de informação, causa menos entraves aos empresários do que nas PMEs.

Apesar disso, toda essa cadeia também possui uma qualidade em comum, especialmente se tratando do Brasil: as pessoas são cada vez mais heavy users de plataformas digitais, mídias sociais, aplicativos de mensagem e, principalmente, smartphones, portanto estão mais próximas do grande ecossistema de dados. Com isso, o potencial para a rede industrial e mercadista de bairros entender que a tecnologia e essa rede de informações pode facilitar a vida de ambas as partes é significativa. E, enxergando que as novas ferramentas são aliadas nos negócios, não o fim deles, os benefícios tendem a vir em um efeito dominó para todos os segmentos, terminando com uma melhor experiência do consumidor final.

*Lucas Sanches é CEO da Yandeh, mais completo marketplace para mercados de bairro do país.

Morango é destaque na temporada de inverno na Sodiê Doces

 

Durante os meses de julho e agosto os bolos especiais do cardápio feitos com a fruta ganham desconto

O morango é o protagonista deste inverno na Sodiê Doces, maior franquia brasileira de bolos artesanais. Fruta popular e que é uma das mais desejadas nas criações gastronômicas mundo afora, ganha nos meses de julho e agosto um espaço de destaque com o Festival de Morango da marca. Durante esse período, 13 bolos da Linha Especiais de Morango ganham desconto.

A promoção é válida para as mais de 350 lojas espalhadas pelo país até o dia 31 de agosto. Dentre as opções no cardápio estão o Morango com Leite Condensado #61 (massa branca, recheada e coberta com mousse branca, morangos e leite condensado), o Delícia de Leite com Morango #82 (massa branca, recheado e decorado com mousse de leite em pó e morangos) e o Trufado Preto e Branco com Morangos #32 (massa de chocolate, recheado com trufado preto e trufas brancas com morangos e coberto com mousse, raspas de chocolate e mais morangos).

A rede dispõe hoje de mais de 80 sabores diferentes de bolos, além dos 12 da linha Zero Açúcar, das receitas caseiras e da versão vegana, além de docinhos (belgas, finos, tradicionais e bombom), balas de coco (com e sem cobertura), e uma linha exclusiva de salgados, fritos e assados.

Todas as opções estão disponíveis em todas as unidades da rede.

Em Natal, as lojas estão localizadas na Av. Prudente de Moraes, 1869, Barro Vermelho (funcionamento: segunda a sábado 11h às 19h e domingo e feriados 11h às 17h), na Rua Dr. Hernani Hugo Gomes, 2974, em Ponta Negra (funcionamento: segunda a sábado 11h às 21h e domingo e feriados 12h às 21h) e na Av. Ayrton Senna, 1995, Nova Parnamirim, Container 5, Shopping Cidade Verde (funcionamento: todos os dias: 10h às 21h30)

Os pedidos podem ser feitos e retirados nas lojas ou no aplicativo Sodiê Doces Oficial, disponível nos dispositivos IOS e Android e via delivery por Whatsapp (Barro Vermelho 84 9423-5680 | Ponta Negra 84 9815-089 | Nova Parnamirim 84 99854-6040 e/ou iFood. Mais informações: (84) 3346-0020 2020-0592 @sodiedocesnatal.

Sodiê Doces – A Sodiê Doces, maior franquia brasileira de bolos artesanais, possui atualmente 350 lojas abertas no Brasil e duas unidades na cidade de Orlando, nos EUA. Em seu cardápio há mais de 80 variedades de sabores, uma linha Zero Açúcar, bolos caseiros e a versão vegana. Os bolos são elaborados à base de pão de ló, matéria-prima de primeira qualidade e frutas frescas. Também fazem parte do cardápio os docinhos (tradicionais, finos, belgas e bombom), balas de coco e sua linha exclusiva de salgados (cuja sede fica em Boituva). Mensalmente a marca traz os Bolos do Mês, com dois sabores, que ganham desconto especial em todas as unidades. A rede fechou 2022 com faturamento de 560 milhões de reais, registrando crescimento de 20,5% em comparação com 2021 (465 milhões de reais). Para 2023, a marca projeta abrir mais 30 unidades no território brasileiro.

Site: www.sodiedoces.com.br

Festival de Videoclipes do Pipa MPB Fest está com inscrições abertas; participantes concorrerão a 10 mil reais em prêmios

 

Natal/RN –19 de julho de 2023 – Festival de videoclipes pensado nos artistas potiguares que transformam magia em realidade, o “Céu” que compõe a programação do Pipa MPB Fest está com inscrições abertas para a sua 2ª edição. Ao todo, serão R$ 10 mil reais em prêmios.

Os interessados em participar devem baixar o edital no site do evento https://pipampbfest.com.br/ e fazer a inscrição até o dia 15 de setembro. Os participantes que se inscreverem e tiverem seu videoclipe seguindo todas as regras do edital concorrerão a prêmios em dinheiro, além de ter seu trabalho audiovisual divulgado!

Lulu Santos, Nando Reis, Anavitória e Marcelo Falcão são atrações confirmadas da segunda edição do Pipa MPB Fest que será realizada dias 13 e 14 de outubro na praia de Pipa, litoral sul. O evento surgiu com o objetivo de celebrar a Música Popular Brasileira e o melhor que o Brasil tem e promover um evento de música boa que mescla artistas de grande porte e nomes locais.

O festival será realizado em Pipa, um dos destinos paradisíacos mais procurados do país, com praias espetaculares, ótimo clima e opções de lazer para toda a família. Além da boa música, o evento traz como diferencial o destino, a possibilidade de – além de curtir maravilhosos shows, ir a passeios turísticos, descansar e curtir um excelente fim de semana.

Além dos shows nacionais, o Pipa MPB Fest realizará o Festival de Videoclipes na Praia da Pipa que tem o objetivo de dar visibilidade e divulgar a produção de vídeos na categoria “Videoclipes” produzidos no Estado. O Céu Festival de Videoclipes se destina a pessoas físicas e jurídicas, realizadores, produtores, produtoras audiovisuais, videomakers músicos, bandas e demais profissionais criativos com produções de videoclipes de artistas potiguares nos últimos dois anos.

O evento será na Arena Pipa Open Air. Os ingressos já estão à venda no https://outgo.com.br/pipa-mpb-fest23. O festival é uma realização da Viva Entretenimento e Pipa Open Air. Siga o perfil oficial no instagram e acompanhe todas as novidades: @pipampbfest.