O Projeto RN+ Grãos, do Governo do Estado, operacionalizado por meio da Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape RN), entra na fase final de cultivo para produção de grãos na região litorânea do estado. Os municípios de São Gonçalo do Amarante, João Câmara, Touros e Taipu receberam as sementes de milho, todas de uma variedade especial, que atinge altos índices de produtividade e têm grande resistência a pragas. A ideia central é fomentar a produção de grãos nesta faixa do RN, onde os índices pluviométricos ficam próximos dos 1.200 milímetros por ano. Ao todo, foram implantados 2,1 hectares por produtor. O projeto contempla quatro produtores na Região Agreste.
“Esse é um projeto fantástico, que tem todo o apoio do Governo do Estado. Conseguimos, junto a empresas de genética, a doação das sementes. São sementes de alto potencial produtivo, inclusive com resistência a pragas e algumas doenças. Além disso, a Secretaria de Agricultura do RN está dando toda a orientação aos produtores com relação ao manejo do solo, de modo a conseguirmos otimizar a produção efetiva, acompanhando todo o processo, do plantio à colheita”, ressaltou o titular da Sape, Guilherme Saldanha.
De acordo com o Engenheiro Agrônomo da Sape RN, Vicente Lemos, apesar da precipitação pluviométrica ter sido abaixo do esperado por causa dos inúmeros veranicos, os campos implantados demonstram uma produção acima do esperado. “Estimamos que daqui a mais ou menos 40 dias nós tenhamos uma avaliação final. Porém, acreditamos em um resultado satisfatório”, disse.
O Projeto RN + Grãos é executado pela Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape RN) e com orientação técnica da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) e da Empresa de Extensão Rural (Emater RN).
Nesta quarta-feira (26), a secretária de Turismo, Aninha Costa, a presidente da Emprotur, Roberta Duarte e o chefe de Inteligência da Emprotur, Arthur Vasconcelos visitaram a nova operadora Smiles Viagens para uma campanha com o Rio Grande do Norte.
Durante o encontro, Rodrigo Possatto, Head da Smiles Viagens, explica que a empresa vai trabalhar com foco em experiências exclusivas e turismo segmentado.
A nova operadora uniu a GOL, maior companhia aérea do país e a Smiles, o mais importante programa de fidelidade com cerca de 21 milhões de clientes.
O Sebrae no Rio Grande do Norte abriu nesta quarta-feira (26) as inscrições para o Programa de Iniciação Profissional – Modalidade Trainee 2023. Estão sendo oferecidas 12 vagas direcionadas para recém-graduados de diversas áreas. A remuneração mensal será no valor de R$ 4.725,00, além de outros benefícios, como seguro de vida em grupo, plano de saúde/seguro saúde exclusivo, vale transporte e previdência complementar SebraePrev.
Poderão se candidatar a uma das vagas do processo seletivo graduados em Administração de Empresas; Ciência da Computação; Sistema de Informação; Tecnologia da Informação; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Ciências Sociais (Sociologia); Comunicação Social (Publicidade e Propaganda, Marketing Digital); Direito; Engenharias; Estatística; Pedagogia; Psicologia; Turismo e Serviço Social. As oportunidades são para quem concluiu a graduação entre dezembro de 2021 até dezembro de 2023.
O edital completo pode ser conferido no site http://funcern.br/concursos/, onde é possível obter a ficha de inscrição e os conteúdos exigidos. As inscrições prosseguem até o dia 25 de agosto.
O programa tem como objetivos a profissionalização de recém-graduados, o desenvolvimento dos conhecimentos acadêmicos através da prática e do investimento em capacitação assistida, e o acompanhamento do desenvolvimento desses profissionais tanto no âmbito profissional quanto pessoal. O Sebrae busca no mercado, profissionais alinhados aos seus valores, cultura e propósito.
Entre as vagas disponíveis, uma é destinada para pessoas com deficiência, distribuídas entre a sede do Sebrae no Rio Grande do Norte, em Natal, e as agências no interior do estado. O processo de seleção, sob a responsabilidade da – Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern), será estruturado em seis etapas: análise de inscrições, prova de conhecimentos gerais, análise curricular, prova de conhecimentos específicos e redação, estudo de caso em formato de pitch e entrevista por competências.
Os candidatos serão avaliados em temas como Economia Regional, Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo, ESG – Environmental, Social and Governance, Inovação, Atualidades, Idiomas (inglês ou espanhol), Informática, Análise de dados. Para mais informações sobre o programa de trainee do Sebrae-RN e processo de inscrição, os interessados podem acessar o edital disponível no link http://funcern.br/concursos.
Durante o evento, Krassik irá compartilhar técnicas avançadas de improvisação no violino, mostrando como é possível explorar diferentes estilos musicais e criar solos únicos. O violinista também irá apresentar uma masterclass, na qual abordará a importância do violino na música brasileira, apresentando exemplos de grandes artistas e compositores que utilizam o instrumento em suas obras.
Seguindo a programação, o músico apresenta, na mesma noite, o show Rendez-Vous Forró Instrumental, que mistura a sonoridade do forró com notas improvisadas no violino. A apresentação conta com composições de Luiz Gonzaga e Dominguinhos, além de ter a participação especial do músico Jubileu Filho. O show acontece no Auditório Onofre Lopes, às 20h.
Considerado um dos maiores violinistas da atualidade, Krassik é conhecido por sua habilidade única de mesclar estilos musicais e explorar as possibilidades do violino na música popular. Com uma carreira internacionalmente reconhecida, ele já se apresentou ao lado de grandes artistas e gravou diversos álbuns de sucesso.
No próximo dia 29 de Agosto, 2023, às 15h, o Clube Elas por Elas – Mulherio das Letras Nísia Floresta RN – em parceria com a Editora Nobel do Praia Shopping – Cooperativa Cultural e Sebo Terceira Margem do Livro – vai explorar a literatura da poeta Gilvânia Machado e Vera de Azevedo através da obra “POETRIX ON THE ROCKS”.
Na visão da recepção estética: “com habilidade e talento necessários à escrita de poemas curtos, as poetas Gilvânia Machado e Vera Azevedo demonstram domínio do breve versejar, que fixa a poesia na memória dos leitores por meio de uma imagem. Esse traço de concisão foi inaugurado dentro da tradição modernista que permitiu serem geradas composições ´pocket´, férteis de sentido, espécies de pílulas poéticas em versos instantâneos, algumas até usando o humor. Herdeiros dessa tradição, na contemporaneidade, encontramos como desdobramentos vanguardistas: o concretismo e o neoconcretismo, a poesia-práxis, a poesia marginal, o poema processo, que misturam tendências e são dados ao experimentalismo formal.” – prefaciou Kalina Paiva.
Na ocasião, haverá também o lançamento do livro Transições em Maré Alta, obra que eleva o perfil de escritora da cantora e compositora Marieta Maia. A edição de julho em dose dupla.
O encontro é aberto ao público. Você não pode perder.
SERVIÇO? Encontro do Clube de Leitura Elas por Elas
LOCAL? Nobel do Praia Shopping – Engenheiro Roberto Freire
QUANDO? 29/07 (Sábado)
HORÁRIO? 15h.
A cantora Anitta foi confirmada na noite desta terça-feira (25) como uma das atrações do Carnatal 2023. Essa será a terceira vez que a artista carioca participará da micareta potiguar, que este ano acontece de 8 a 10 de dezembro, na Arena das Dunas, em Natal.
Em publicação nas redes sociais, o Carnatal confirmou que o “Bloco da Anitta” estará no corredor da folia unido ao bloco “O Vale”, da cantora baiana Alinne Rosa, na sexta-feira, 8 de dezembro. Uma novidade, é que os foliões poderão aproveitar as passagens dos trios elétricos das duas artistas com o mesmo abadá.
A programação do São João de Natal será concluída com uma celebração inédita na cidade, o 1º Arraiá da Inclusão. O evento acontece neste sábado (29), das 15h às 20h, no Bosque das Mangueiras, em Lagoa Nova, na Zona Sul da capital.
O evento será voltado às pessoas com deficiência, e em especial, às invisíveis, tais quais o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outros, e terá atividades com respeito de limites sonoros e atenção especial ao acolhimento em possíveis crises.
Entre as atrações da primeira edição do Arraiá da Inclusão, estão apresentações musicais, show de talentos de crianças e adolescentes (com inscrições prévias nas redes sociais e na hora do evento), praça de alimentação, artesanatos, sala de oficinas de pintura e brincadeiras, além de brinquedos infláveis.
Fonte: G1 RN
Ainda na programação, a produção do evento, realizada em parceria entre a prefeitura do Natal, Mandato Cidadão, Associação Brasileira de Apoio à Pessoa com Deficiência (Abaped) e HD Produções, disponibilizou previamente tendas gratuitas para comercialização de produtos e serviços por parte das famílias durante a festa.
“O 1º Arraiá da Inclusão em Natal também chega para oportunizar às famílias PcD a obtenção de renda extra, uma vez que vários pais e/ou mães acabam abrindo mão de carreiras profissionais e ocupações convencionais que exigem trabalhos presenciais em razão da necessidade de acompanhar tratamentos de seus familiares com deficiências”, reforça Haylene Dantas, uma das produtoras do evento.
Apesar do foco na necessidade das Pessoas com Deficiência (PcD), o arraiá é aberto ao público em geral, e objetiva despertar atenção dos natalenses para o respeito e empatia com o próximo.
“O evento prova que é possível haver ricas trocas de experiências, com respeito aos limites sensoriais e físicos de cada indivíduo”, enfatiza Andiara Freitas, da Abaped.
No próximo dia 7 de agosto, no Teatro Alberto Maranhão, o escritor e gestor cultural Dácio Galvão receberá a Medalha Patrono Padre Miguelinho. É a mais elevada honraria conferida pelo Legislativo natalense. A proposição é do vereador Raniere Barbosa em reconhecimento aos relevantes serviços prestados por Dácio à Cultura do RN. Sua trajetória como ativista cultural, poeta e compositor.
A performance de Dácio como gestor cultural tem reconhecimento da classe produtiva do RN. No próximo dia 7 de agosto, com a intervenção artística “Ocupação Dácio Galvão”, acontecerá uma movimentação homenageando seus anos de trabalhos. Uma celebração à Comenda Patrono Padre Miguelinho, a partir das 17h30.
Sob a produção de Arlindo Bezerra, a programação vai reunir quatro grupos de Boi de Reis, batedor de Zambê (ressignificando o iberismo e o africanismo), performances cênicas, textos e rupturas autorais com versões dos Hinos da Cidade do Natal e Nacional por Miguel Carcará, Marina Elali, Analu Soares além da projeção de documentário biográfico pelo cineasta Rodrigo Sena e discotecagem do DJ DK!.
Além da “Ocupação Dácio Galvão”, também será lançado o livro “Texturas”, composto de artigos e crônicas sob organização de Thiago Gonzaga e Manoel Onofre Jr.
SOBRE DÁCIO GALVÃO
Dácio é Sócio Efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN) na cadeira Nº 58 – ocupada anteriormente pelo seu pai, o historiador, escritor e jurista Hélio Galvão (1916-1981) e Imortal da Academia Norte-rio-grandense de Letras ocupando a cadeira de número 10.
Sua produção literária, musical e militância começam ainda nos anos 1970. Ao longo de quase cinco décadas de atuação na Cultura, Dácio passeou por experimentações literárias e musicais. Lançou livros e CD’s.
PRODUÇÃO LITERÁRIA
Dácio tem seis livros no currículo, entre ensaios e poética. É autor dos livros “Blues Repartido”, “Palavras, Palavras, Palavras”, “Da Poesia ao Poema”, “O Poeta Câmara Cascudo: Um Livro no Inferno da Biblioteca”, além dos Cd’s-livros “Poemúsicas 1″, Poemúsicas 2” e “Poemúsicas 3” e do vídeo “Porto do Madeiro”, experimental em parceria com Cid Campos, Lucila Meirelles e Augusto Calçada.
O último livro foi “Poética Geral”, que trouxe uma seleção de poemas escritos ao longo de quase 40 anos cuja apresentação é do filósofo da Academia Brasileira de Letras, Antônio Cícero.
PRODUÇÃO CULTURAL
Na área da produção, criou o Festival Literário da Pipa (FLIPIPA) que durante quase uma década reuniu na paradisíaca praia nomes consagrados da literatura nacional, regional e internacional, com debates, palestras e cunho educacional e formador.
Como gestor cultural foi um dos criadores da Fundação Cultural Hélio Galvão em 1985 produzindo projetos longevos e consagrados. Dentre eles o “Nação Potiguar” calçado na tradição e vanguarda.
O projeto resultou também na publicação do periódico “Galantes” e inédita e vasta documentação étnica com destaque para o Mapeamento Sonoro do RN. Fazendo história, recuperando, valorizando e fixando obras artísticas como Dona Militana, do Zambê, Cocos e de Elino Julião.
Mestre em Literatura Comparada e Doutor em Literatura e Memória Cultural pela UFRN, Dácio Galvão coleciona parceiros musicais que vão desde DuSouto a Grafith passando por Margareth Menezes, Virgínia Rodrigues, Elba Ramalho, Zeca Baleiro, Tom Zé, Antônio Cícero, Toninho Horta, Arrigo Barnabé, Dominguinhos, Bené Fonteles, Jose Roberto Aguilar, Arnaldo Antunes e tantos outros.
Na área da Literatura também organizou os livros “Zambê: ensaio etno fotográfico de Candinha Bezerra” e “Abraços: Cartas de Oswaldo Lamartine para Hélio Galvão”. Dirigiu o periódico antropológico “Galante”, reunindo 48 autores locais.
A Prefeitura do Natal anunciou nesta quarta-feira (26) detalhes do acordo que fechou com as empresas de ônibus para a retomada de parte das linhas que deixaram de circular durante a pandemia de Covid-19. Ao todo, 10 das 20 linhas suspensas voltarão a operar – o que, segundo a prefeitura, passará a suprir toda a demanda de transporte da cidade.
O acordo fechado prevê também a aquisição de 50 novos ônibus pelas empresas e outros 50 seminovos. Além disso, segundo a prefeitura, haverá extensão nos horários das linhas. Com a mudança, os últimos ônibus circularão até 23h30. Todas as medidas foram feitas em acordo com a Defensoria Pública, que havia entrado com ação na Justiça para que as linhas suspensas na pandemia fossem retomadas integralmente.
Outra novidade fruto do acordo foi a ampliação do tempo de integração do sistema, que passará a ser de 90 minutos para os usuários que realizarem o cadastro através de biometria facial, sistema que deverá ser implantado em até 180 dias. O acordo prevê ainda que o cadastro da biometria dos usuários será feito a partir de uma frente de trabalho a ser estruturada pelo NatalCard com ampla divulgação para a sociedade.
Em entrevista coletiva no Palácio Felipe Camarão nesta quarta-feira, o prefeito Álvaro Dias (Republicanos) comemorou o fechamento do acordo. Ele disse que, com os investimentos, espera que o número de usuários do sistema de transporte volte a subir.
Para garantir que as empresas tenham condições de bancar o sistema com as novas despesas, Álvaro Dias declarou que o aumento do gasto será compensado por um alívio que a prefeitura vai promover nas dívidas que as empresas têm com a prefeitura, além da desoneração do Imposto Sobre Serviços (ISS) – que aguarda aprovação da Câmara Municipal.
“Houve uma composição de débitos. As empresas tinham débitos com o Município. A Prefeitura permitiu que as empresas, tendo alívio na renegociação dos débitos, adquirissem novos veículos. Não houve subsídio direto, mas houve recomposição dos débitos, o que facilitou muito a aquisição desses veículos”, declarou o prefeito. O procurador-geral do Município, Thiago Tavares, garante que não haverá “perdão” de dívidas, e sim renegociação, para aliviar as contas das empresas.
O aumento de tarifa está descartado por enquanto. “Há um tempo para tudo debaixo dos céus, diz o Eclesiastes. Haverá tempo para essa análise. (…) O Município está desembolsando. Está renunciando a uma parte significativa dos débitos para permitir que as possam fazer o investimento significativo. Tudo está sendo feito dentro da técnica. Não houve opinião política de quem que seja. Foi um processo eminentemente técnico”, destacou.
Presente na coletiva, o consultor jurídico do Sindicato das Empresas de Ônibus de Natal (Seturn), Augusto Maranhão Valle, voltou a defender subsídio do poder público para o sistema de transporte. Mas ele disse que o abatimento das despesas nos débitos das empresas junto à prefeitura já vai representar um alívio. Sobre a necessidade do aumento de tarifa, ele afirmou que é preciso aguardar o impacto do novo desenho de linhas e do incremento da frota para verificar se a defasagem persiste.
“Estamos dando um voto de confiança”, afirmou Augusto Maranhão Valle, em referência à prefeitura.
Ele diz que o sistema continua operando com déficit. “Dentro desse processo, os empresários resolveram acreditar na prefeitura, investir do próprio bolso. O sistema continua no vermelho. São quatro anos sem aumento, mas os empresários resolveram dar esse voto de confiança para resolver esse problema da pandemia que travava as ações de mobilidade urbana”, disse.
Veja abaixo as linhas que serão retomadas:
N-61 – Soledade/Ribeira, via Av. das Fronteiras
581 – Vila Verde/Santa Catarina, via Av. Pompéia
587 – Encanto Verde/Village do Prata, via Planalto
585 – Guarapes/Village do Prata, via Planalto
589 – Felipe Camarão/Nova Cidade, via Rodoviária/Jardim América
593 – Circular Residencial Redinha
O-33 – Planalto/Praia do Meio
N-73 – Santarém/Ponta Negra
Linha A – Petrópolis/Zona Norte
Linha E – Felipe Camarão/Ponta Negra, via Av. Nevaldo Rocha
Um clássico que nunca perde a capacidade de encantar gerações, “A Bela e a Fera” vai ganhar o palco do Teatro Riachuelo no dia 30 (domingo), às 16h. A montagem com ares de superprodução é totalmente cantada ao vivo, com direção musical do maestro Eduardo Pereira, e direção geral do renomado Bruno Rizzo. A turnê já percorreu mais de 50 cidades brasileiras, impactando um público de mais de 100 mil pessoas.
A trama conta a história de amor entre uma jovem bonita e humilde, e um príncipe que foi enfeitiçado e transformado em Fera. A bondade da moça a faz enxergar o lado humano da Fera, por quem se apaixona perdidamente, quebrando o feitiço. A primeira experiência internacional dessa montagem aconteceu no Uruguai.
A história original tem origem francesa no século XVIII. Com toques de mitologia grega e empoderamento feminino pioneiro, nasceu em conto escrito pela francesa Gabrielle-Suzanne Barbot de Villeneuve, em 1740, no livro “La Jeune Américaine”. A obra já inspirou uma premiada animação da Disney – a primeira animação indicada ao Oscar de Melhor Filme -, e mais uma versão live action.
Entre as cidades que já assistiram o espetáculo estão São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, João Pessoa, Goiânia, Brasília, Belo Horizonte, Foz do Iguaçu, Curitiba, Maceió, Joinville, Natal, Porto Alegre, Fortaleza, Campinas, Ribeirão Preto, Sorocaba, e Santos.
Serviço:
A Bela e a Fera. Dia 30 (domingo), às 16h, no Teatro Riachuelo. Ingressos a partir de R$70.