Natal recebe exposição inédita com registros de filme potiguar da década de 70

Fotografias de Walter Carvalho mostram bastidores de “Boi de Prata”, longa-metragem histórico do cinema brasileiro, Foto: Walter Carvalho

Na década de 1970, no interior do Rio Grande do Norte, o caicoense Augusto Ribeiro Júnior dirigiu um longa-metragem que entraria para a história do cinema brasileiro. O filme “Boi de Prata” se tornou um marco por regionalizar produções e colocar o Seridó potiguar como cenário para a sétima arte no nosso país. O filme contou com direção de fotografia de Walter Carvalho, responsável mais tarde pela fotografia de obras como “Central do Brasil”, “Carandiru”, “Madame Satã” e na televisão, em novelas como “Pantanal”, “O Rei do Gado” e “Onde nascem os fortes”.

Agora, fotos inéditas de Walter Carvalho com bastidores das gravações do filme potiguar chegam a Natal na exposição “Boi de Prata”. As imagens mostram registros históricos do filme rodado em 1978, com roteiro, direção, trilha, atores e figurantes locais. O longa ficou mais de 30 anos guardado, quando foi resgatado e digitalizado, em 2019. Ele representa um marco do cinema nacional, rodado numa época em que a produção cinematográfica estava restrita aos grandes centros.

Cineasta Walter Carvalho

A exposição tem como objetivo resgatar e preservar a história do cinema no Rio Grande do Norte. A visitação será aberta ao público, gratuitamente, ao longo do mês de Agosto, na Pinacoteca do Estado. De terça a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos finais de semana, das 9h às 16h. O lançamento ocorrerá no próximo dia 5 de Agosto, sábado, às 17h.

No lançamento, também aberto ao público, serão exibidos o filme “Boi de Prata” em qualidade digital e o documentário “Cores de Amaro”, que conta a história do potiguar Amaro Bezerra, maquiador e artista visual que integrou a equipe do histórico longa potiguar. Foi durante a gravação do documentário que as fotos inéditas foram descobertas e a ideia da exposição surgiu.

“As fotos são uma preciosidade histórica do nosso cinema. Os negativos estavam guardados por mais de 40 anos. Com essa iniciativa, conseguimos resgatar o material para o Rio Grande do Norte e poderemos difundir um dos marcos do cinema brasileiro e potiguar. Além de ficarmos com as fotos de um dos mais importantes cineastas brasileiros que trabalhou na direção de fotografia de Boi de Prata, Walter Carvalho”, comemora a produtora Thalita Vaz.

A iniciativa é da Com Arte Cultural em parceria com a Cardeiro e conta com o Patrocínio da Potigás e do Governo do Estado e Fundação José Augusto através do Programa Cultural Câmara Cascudo e apoio da Pinacoteca do estado. Para mais informações da programação, basta acessar o perfil no Instagram @comartecutural.

Serviço:
Expo Boi de Prata – fotografias de Walter Carvalho
Lançamento – 05 de agosto, 17h, com exibição dos filmes “Boi de Prata” e “Cores de Amaro”
Palácio da Cultura – Pinacoteca do Estado do Rio Grande do Norte
Terça a sexta das 8h às 17h
Sábado e Domingo das 9h às 16h
Entrada Gratuita

Festival gastronômico de inverno de Sítio Novo começa nesta sexta-feira (28)

Festival gastronômico começa nesta sexta (28), Foto: Divulgação

O festival gastronômico Gastrofest Tapuia Edição de Inverno começa nesta sexta-feira (28) e vai até o domingo (30) em Sítio Novo, no interior do Rio Grande do Norte. Essa é a segunda edição da festividade.

O evento acontece no Castelo Zé dos Montes a partir das 16h nos três dias. Após 19h, a programação segue no centro do distrito da Serra da Tapuia até 4h.

O evento tem o intuito de celebrar a culinária local, combinando o encanto do Pôr do Sol no Castelo com um festival gastronômico no centro da cidade.

Por do sol no Castelo de Zé dos Montes, em Sítio Novo, no RN, Foto: Leandro Santos

A programação inclui também apresentações musicais, encontro de fanfarras, além da praça de alimentação.

No festival, os moradores locais terão a oportunidade de exibir os talentos culinários, apresentando pratos especiais, como os tradicionais brigadeiro e geléia de pinha. Os artesãos locais e convidados também têm espaço de destaque no evento.

Serviço
 Gastrofest Tapuia Edição de Inverno

  • Local: Arena 1: Castelo de Zé dos Montes | Arena 2: Centro do Distrito Serra da Tapuia (Rua José Machado de Souza)
  • Data: 28 a 30 de julho de 2023
  • Hora: 16h às 19h no Castelo Zé dos Montes e 19h às 4h no Centro.

Sinéad O’Connor morre aos 56 anos

Sinéad O’Connor ganhou fama internacional nos anos 1990, com cover de “Nothing Compares 2 U”, de Prince, Foto: Reprodução

A cantora irlandesa Sinead O’Connor morreu nesta quarta-feira (26/7), aos 56 anos. A informação foi confirmada pela BBC News e a causa da morte não foi divulgada.

Em comunicado divulgado pela BBC, a família da cantora confirmou a morte de O’Connor e pediu privacidade. “É com muita tristeza que anunciamos o falecimento de nossa amada Sinéad. A família e os amigos dela estão arrasados pediram privacidade neste momento tão difícil”.

O’Connor começou sua carreira cantando nas ruas de Dublin e logo alcançou fama internacional com seu álbum de estreia “The lion and the cobra”, de 1987. Em 1990,  sua versão para “Nothing Compares 2 U”, do cantor Prince, foi a mais tocada nos países da Europa e na Austrália. somente na Irlanda, o hit ficou em primeiro lugar nas paradas por 11 semanas. O cover de O’Connor recebeu ainda três indicações ao Grammy no ano seguinte.

Participação potiguar marca a primeira edição do Festival Internacional de Música de Novo Hamburgo

Foto: Divulgação/Letra A Comunicação

O maestro Linus Lerner e Tatiane Fernandes, diretora da Mapa Realizações Culturais, estão nas terras sulistas realizando o I FeMusik – Festival Internacional de Música de Novo Hamburgo/RS, que ocorre de 22 a 30 de julho. O evento musical tem como objetivo integrar a programação anual dos grandes festivais internacionais de música de concerto.

Linus Lerner é o idealizador do Festival e também responsável pela direção artística. Tatiane Fernandes integra a equipe de produção geral, coordenação artística e coordenação do Concurso Jovens Solistas.

O Festival é uma realização do Ministério da Cultura, da Secretaria Municipal da Cultura de Novo Hamburgo e do Instituto Arlindo Ruggeri, e conta com a participação de brasileiros e estrangeiros ao longo dos nove dias de intensas atividades.

Fonte: Letra A Comunicação

Concertos Potiguares deste sábado (29) terá a apresentação gratuita da pianista Isadora Rezende

Foto: Luana Tayze

No próximo sábado, dia 29 de julho, o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, será o cenário de um evento musical que promete encantar o público com música clássica. A quinta edição 2023 do projeto Concertos Potiguares traz a pianista Isadora Rezende, a partir das 16h, no auditório da unidade de conservação. Ganhadora do prêmio revelação no Concurso Sinos-FIMUCA e indicações no 18º Prêmio Hangar (2020) e no Troféu Cultura (2021).

A pianista, que também é aluna do Curso Técnico em Música da Escola de Música da UFRN, já foi convidada para se apresentar no Espaço BNDES no Rio de Janeiro, no Concerto Jovens Talentos, sob curadoria do Pianista Miguel Proença (2015), foi solista do Concerto “Com amor, Mozart”, executando o concerto em ré menor na temporada oficial da Filarmônica da UFRN e conduziu documentário sobre a vida e obra de Oriano de Almeida (2019).

Em sua trajetória musical, Isadora também participou de diversos concursos e festivais, como o concurso Steinway-Caio Pagano, em Ribeirão Preto/SP (2016), Concurso Souza Lima/SP (2018), Festival Orford Musique, em Montreal – Canadá, Festival de Música de Santa Catarina (2019), entre outros.

Com entrada gratuita o Concertos Potiguares proporciona uma experiência cultural enriquecedora em um cenário natural e acessível a todos. O evento é realizado a partir da renúncia fiscal da Prefeitura de Natal, pela Lei Djalma Maranhão, patrocínio do Hospital do Coração e apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e da Padaria Hora do Pão.

Fonte: Prefeitura do Natal

Uern Natal oferece aulões gratuitos para Enem 2023; saiba

São disponibilizadas 40 vagas Foto: Reprodução

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), em Natal, está oferecendo aulões gratuitos para os candidatos que irão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023. As aulas serão realizadas em duas datas, na segunda-feira (31/07) e na quarta-feira (02/08), das 14h às 17h, no auditório do Campus da capital potiguar. São disponibilizadas 40 vagas, e as inscrições podem ser realizadas por meio deste link.

Andrea Linhares, responsável pelo projeto de extensão e graduada em Letras e mestre em História da Literatura, explica que o objetivo é resolver a prova do Enem 2022, especificamente, a parte de Linguagem e suas tecnologias, e fornecer uma atenção especial à forma como são elaboradas as questões de Artes, além de orientar os candidatos sobre como se preparar para resolvê-las.
Embora, as aulas tenham sido pensadas especialmente para estudantes da 3ª série do Ensino Médio de escolas estaduais da zona Norte, a participação está aberta a qualquer pessoa que vai fazer o Enem 2023.
Essa iniciativa é promovida pela Ouvidoria da Uern Natal, que busca aproximar a Universidade da comunidade. Em parceria com o corpo técnico e docente, foram organizados minicursos em informática, artes e direitos humanos, destinados aos alunos do Ensino Médio de escolas públicas da zona Norte. O intuito é aumentar a bagagem cultural dos estudantes e incentivar a busca pelo conhecimento e a expansão do capital intelectual.

Trânsito na avenida Felizardo Moura será interditado no próximo domingo (30)

Foto: Alex Régis / Secom Prefeitura do Natal

A avenida Felizardo Moura passará por interdição total no próximo domingo (30), das 6h às 20h. A informação foi anunciada pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Natal (STTU).

A STTU informa que apenas o transporte público poderá transitar na avenida Felizardo Moura. O motivo da interdição é a implantação de postes para rede elétrica.
A secretaria ressalta ainda que durante o bloqueio da avenida, nenhum veículo credenciado poderá transitar. A orientação do órgão é que os motoristas utilizem a ponte Newton Navarro no domingo.

HDI Seguros revela processo de melhorias para seguros auto e frota

 

As iniciativas foram implementadas no primeiro semestre de 2023, visando atender às necessidades dos clientes e contribuir para a geração de novos negócios junto aos corretores

 

São Paulo, 17 de julho de 2023 – Novas coberturas, novas parcerias e ajustes foram as melhorias apresentadas pela HDI Seguros, uma das principais seguradoras do país, para os produtos seguro auto e seguro frota, neste primeiro semestre.

Na categoria individual e frota, novas coberturas para máquina de vidro (compreensiva e exclusiva RCF), retrovisores, faróis e lanternas (exclusiva RCF), farol Matrix (compreensiva e exclusiva RCF) e mudança na idade de aceitação da blindagem, de 3 para 5 anos.

Para motocicletas, as novas coberturas abrangem retrovisores, faróis e lanternas (compreensiva e exclusiva RCF), proteção contra buracos (compreensiva) e reparo abaixo da franquia (compreensiva), além de mais de 100 novos modelos disponíveis no produto.

Para o individual auto, nova parceria com a Karvi. Desconto para compra de veículo seminovo em caso de sinistro de indenização integral e desconto opcional na contratação de garantia.

Por fim, para o frota, ajuste no limite de aceitação da IS do equipamento Plataforma Elevatória de 15 mil para 60 mil.

Segundo Carla Oliveira, diretora de Automóvel da HDI Seguros, as iniciativas visam toda a cadeia de atendimento, dos corretores de seguros aos clientes e potenciais clientes, sendo a flexibilidade o principal objetivo.

“Procuramos manter nossa qualidade e eficiência para atender aos clientes e potenciais clientes e gerar novas oportunidades de negócios para os nossos corretores de seguros, contribuindo de forma cada vez mais estratégica para as nossas operações nos produtos para auto, moto e frota”, explica a executiva.

Para obter mais informações sobre a HDI Seguros e seu portfólio, acesse.

Sobre a HDI Seguros

A HDI trabalha para ser uma empresa humana, digital e inovadora. São mais de 1,4 mil colaboradores que cuidam de 2,5 milhões de segurados, principalmente nos ramos de empresas, automóveis, residências e vida. A HDI conta com 47 filiais e 13 escritórios comerciais e mais 23 unidades de atendimento a sinistro, os HDI Bate-Prontos. A seguradora possui uma carteira de mais de 30,2 mil corretores ativos.

Julho Verde: Liga chama atenção para o diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço

 

Com início silencioso e primeiros sintomas que podem ser negligenciados, o câncer de cabeça e pescoço pode atingir 40 novos mil casos no Brasil entre 2023 e 2025, segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Para conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce e da adoção de um estilo de vida saudável, neste dia 27 de julho é comemorado o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço e a Liga Contra o Câncer aderiu a campanha do Julho Verde, Mês Nacional do Combate a esse tipo de doença, com ações ao longo do mês.

Esse tipo de câncer atinge regiões como boca, língua, tireoide, laringe, faringe, fossas nasais e glândulas salivares. De acordo com a médica Isabel Almeida, responsável pelo setor de Cabeça e Pescoço da Liga, tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, próteses mal ajustadas, infecção por HPV e histórico de radiação na área da cabeça e pescoço podem ser fatores de risco para o aparecimento dos tumores.

“Ferida na boca que não cicatriza em um período superior há 10 dias; nódulo no pescoço; rouquidão que persiste por período superior a 15 dias; lesão em pele com prurido, sangramento e/ou crescimento progressivo são sinais que devem levar o paciente a procurar auxílio médico”, explica a médica.

Se diagnosticado precocemente, o câncer de cabeça e pescoço tem uma taxa de sobrevida de 80%, além de evitar sequelas do tratamento, como mutilações que possam afetar a funcionalidade dos pacientes. “Adotar um estilo de vida com hábitos mais saudáveis pode ajudar a diminuir as chances da doença e realizar o autoexame contribui para que, caso ela apareça, o tratamento seja feito de forma precoce, aumentando as chances de cura”, afirma Isabel Almeida.

Fórum discute prevenção e diagnóstico precoce

Nesta quinta-feira (27), será realizado o II Fórum Regional de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço em São Paulo do Potengi. O evento acontece numa parceria entre o setor especializado da Liga e a prefeitura do município e vai contar com a presença de representantes de 12 cidades da região Trairí.

O evento acontece das 7h30 às 14h, no campus do IFRN de São Paulo do Potengi, e é destinado a profissionais das áreas de enfermagem, fonoaudiologia, odontologia e agentes comunitários de saúde que atuam na atenção primária. A programação conta com palestras, debates e uma mesa redonda com profissionais da área.

Colégio Porto abre inscrições de provas para bolsas de até 100% para o Ensino Médio

 

O Colégio Porto abriu inscrições para a Prova de Bolsas Acadêmicas de até 100% para novos alunos do Ensino Médio em 2024. No total, serão oferecidas nove bolsas por desempenho, sendo três por série.
A prova é destinada a qualquer estudante que vá cursar o Ensino Médio em 2024 e que não tenha vínculo ativo com o Colégio Porto. As inscrições seguem até o dia 28 de julho e podem ser feitas no link disponível no perfil do Instagram da escola (http://instagram.com/colegio.porto).
De acordo com o edital, para cada série será uma bolsa de 100% para o candidato que acertar a partir de 85% em todas as áreas de conhecimento; de 50% para índices de acertos entre 75% e 84%; e de 35% para quem atingir entre 65% a 74% de acertos. Além disso, os estudantes que acertarem pelo menos 60% das questões, terão bolsas de 25% concedidas.
“Nós queremos contribuir com a educação de jovens, inserindo eles em um ambiente educacional de qualidade. Nossa intenção é dar oportunidade desses estudantes aprimorarem seus conhecimentos e garantirem um futuro de boas oportunidades”, afirma o professor André Cury, diretor do Colégio Porto.
As provas serão aplicadas nos dias 5 e 6 de agosto, na sede do colégio, das 8h às 13h30 no primeiro dia e das 8h às 13h no segundo. Os portões serão abertos às 6h45 e fechados, pontualmente, às 7h30, nos dois dias.
A primeira prova terá questões de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Na segunda, as questões serão de Linguagens, Redação e Matemática, seguindo o padrão Enem. Nas provas destinadas aos alunos do 9º ano serão 120 questões objetivas, sendo 30 de cada área de conhecimento, e uma redação. Já os candidatos da 1ª e 2ª séries irão responder 180 questões objetivas, sendo 45 de cada área de conhecimento, e uma redação.