Afiliados do SOMA RN participam de visita técnica à Sterbom

Para fechar o mês de julho inspirando os seus afiliados, o SOMA RN realizou nessa sexta-feira (28) uma visita técnica às instalações da Sterbom. Durante a visita, o grupo pode se inspirar nos exemplos da empresa que está há mais de 30 anos investindo em pessoas, tecnologia e sustentabilidade.

A visita começou na matriz e passou por outras três filiais, para se conhecer a gestão e o trabalho de produção de seus famosos sorvetes, casquinhas, polpas de fruta e água mineral.

Segundo Edcleide Sousa, a visita foi muito interessante. “Sou lojista e estou saindo encantada dessa visita. Foi incrível ver e aprender com eles sobre processo, a operação de todas as máquinas, as pessoas certas no lugar certo. Para mim isso hoje é um grande diferencial. Já ficamos aqui imaginando como podemos implantar isso nas nossas empresas”.

Plataforma facilitadora de negócios, o SOMA nasceu em 2019 com o propósito de criar uma comunidade para agregar o dia a dia do empresariado e hoje conta com mais de 200 filiados em João Pessoa, Campina Grande e Natal. São lideranças – empreendedores, intraempreendedores e sucessores familiares – de pequenas e médias empresas.

No RN, a SOMA vem se consolidando cada vez mais como um grande ecossistema empresarial, oferecendo eventos com grandes nomes como Carla Renata Sarni da Sorridents; Rodrigo Sienra, da CVC e João Kepler. Diretores do grupo prometem trazer outros grandes nomes e realizar outros eventos ainda esse ano.

Informações à imprensa:
Mosaique Comunicação
http://mosaiquecomunicacao.com.br
Ulysses Freire – DRT 1716/RN – (84) 98829-4375

RN tem caso suspeito de mormo em humanos; doença atinge equinos

Doença atinge equinos (cavalos, burros e mulas).
Foto: Freepik

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) emitiu nota nesta sexta-feira (28) informando que foi notificada sobre um caso suspeito de contaminação pela bactéria Burkholderia mallei, que causa a doença conhecida como mormo.

O paciente está internado em uma unidade de saúde privada em Natal. O caso está em investigação: foram feitas coletas para exames e o homem segue em isolamento.

A Sesap, por meio da coordenação de Vigilância em Saúde, aguarda um relatório com novas informações e continua acompanhando o caso, com a rede ativada para acompanhar qualquer nova situação.

A doença

O mormo, também conhecido como lamparão, é uma zoonose infectocontagiosa que atinge equinos (cavalos, burros e mulas) e pode ser transmitida a outros animais e ao ser humano por meio de contatos com animais infectados.

A bactéria entra no organismo através da pele e das mucosas dos olhos e nariz. Profissionais que manejam estes animais, ou manipulam amostras contaminadas (veterinários, tratadores de equinos, funcionários de abatedouros e laboratoristas), têm maior risco de contrair a doença.

Em humanos, os sintomas são febre, dores musculares, dor no peito, rigidez muscular e dores de cabeça. Podem ainda ocorrer lacrimejamento excessivo, sensibilidade à luz e diarreia. As manifestações clínicas podem ser classificadas, de acordo com a forma de infecção localizada, pulmonar, generalizada e infecções crônicas.

Em junho, o Idiarn interditou 13 propriedades com animais infectados por mormo em nove municípios (São José de Mipibu, Pedro Velho, Extremoz, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Ceará-Mirim, São Paulo do Potengi, João Câmara e Vera Cruz). A medida foi tomada após um surto local, que em menos de dois meses, atingiu 20 animais.

Fonte: Agência Saiba Mais

Paris 2024: O design, o conceito e outras tantas curiosidades em torno da tocha olímpica

Foto: Reprodução/Twitter

Idealizada pelo designer Mathieu Lehanneur e fabricada pela Arcelor Mittal, a tocha olímpica dos Jogos de Paris foi apresentada ao publico e será carregada por 10 mil condutores durante o percurso, que vai atravessar 64 territórios durante 68 dias até acender a chama da pira olímpica.

Perfeita simetria entre parte superior e inferior, design inédito que reforça a vontade da França em oferecer jogos igualitários e paritários, ondulação que homenageia as curvas do rio Sena, a cor “champanhe dourado” e um aceno ao rosto de Marianne, mulher que se tornou símbolo da revolução francesa de 1789: assim será a tocha de 2024.

Mais curiosidades

É pelo mar que a chama chegará a Marselha, vinda da Grécia, em 8 de maio de 2024.

Lehanneur se inspirou em três símbolos dos Jogos: igualdade, água e paz.

Alguns interpretam na tocha uma ânfora grega ou até mesmo um músculo.

O designer, que participou das obras de renovação do Grand Palais e projetou o Café Mollien no Louvre, trabalhou por meses no projeto.

1 mil atletas paraolímpicos participarão do revezamento.

Trata-se também de um objeto técnico e tecnológico: é feito de aço com diferentes acabamentos. A parte superior é mais opaca e acetinada, enquanto a parte inferior é polida. Foi usado o mínimo possível de componentes e espessura para reduzir ao máximo a pegada de carbono.

Serão produzidas 2 mil tochas e a COJO não exigirá, como era tradição, que se conserve a chama sempre acesa.

Elas são totalmente produzidas na França, a partir de aço reciclado e todas as etapas foram pensadas para reduzir as emissões de CO2.

A pira, que será elaborada pela mesma equipe e abrigará a chama durante os Jogos Olímpicos, será revelada em algumas semanas.

Após ação do MP para retirar pacientes dos corredores do maior hospital público do RN, governo diz que solução não depende de ‘esforço único’

Segundo Sesap, parte dos pacientes têm quadro clínico de baixa complexidade, que foge do perfil de atendimento do Hospital Walfredo Gurgel, por falha de cobertura dos municípios.

Ambulâncias retidas no hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal RN, no dia 4 de julho — Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi

Após o Ministério Público do Rio Grande do Norte acionar a Justiça pedindo a imediata retirada de pacientes dos corredores do Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, o governo do estado reconheceu que a unidade de saúde está sobrecarregada desde o dia 19 de junho, mas afirmou que a solução para o problema não depende exclusivamente do estado.

Em nota publicada sobre o assunto na manhã desta sexta-feira (28), a Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte alegou que “a grande maioria dos pacientes” do maior hospital público do estado vem de municípios da Região Metropolitana de Natal e que muitos deles estão fora do perfil de atendimento da unidade.

“Muitos dos quais chegam ao hospital por demanda espontânea e com casos clínicos de baixa complexidade que fogem do perfil do Walfredo Gurgel, em virtude da falha na cobertura da rede ortopédica nesses municípios”, disse a Sesap.

Segundo o governo, a unidade de saúde é referência para casos de alta complexidade ortopédica.

“Como denotam os dados e informações, a situação episódica atual não se soluciona definitivamente por um esforço único da Sesap. Portanto, a Secretaria torna a destacar a necessidade de um trabalho dos municípios, dentro da lógica de cooperação que rege o SUS, na estruturação de serviços para baixa complexidade ortopédica, mantendo a capacidade do Walfredo Gurgel totalmente voltada aos atendimentos de alta complexidade”, diz a nota.

Lotação
Segundo a Sesap e a direção do hospital, a sobrecarga atinge principalmente no setor de assistência ortopédica. Desde junho, o hospital realizou 585 procedimentos ortopédicos, em uma média de 20 por dia, diz a nota.

Ao mesmo tempo, segundo o governo, a Sesap ampliou o fluxo de unidades de retaguarda para cirurgias ortopédicas, como o Hospital Deoclécio Marques de Lucena, a Prontoclínica Paulo Gurgel e o Hospital Memorial, mas afirma que esses hospitais também estão atuando em capacidade máxima.

De acordo com o governo, a gestão estadual trabalha para melhoria na organização do trabalho, com um Time de Resposta Rápida (TRR) e Sala de Gestão de Alta (SGA), que resultaram em redução do tempo de avaliação e resposta para os pacientes.

Demanda
Segundo o governo, a maior demanda de atendimentos no Walfredo Gurgel vem dos casos de queda da própria altura. Em sua maioria, os pacientes são idosos. Foram mais de 2,2 mil casos nos seis primeiros meses do ano, dos quais um em cada três tiveram necessidade de internação.

O hospital atendeu no primeiro semestre, em média, 1.475 pacientes de ortopedia por mês, sendo que 44% demandaram internação. Dentre eles, há uma média diária de 22 motociclistas acidentados.

Ação
No dia 11 deste mês, o MP havia acionado a Sesap, em audiência extrajudicial, para resolver o problema de superlotação no hospital, dando um prazo de 15 dias para a solução – data que se encerrou nesta quarta, de acordo com o órgão. Caso não houvesse solução, o caso seria judicializado.

G1 RN

Companhia aérea anuncia 17 novos voos semanais para o Rio Grande do Norte durante alta temporada

Voos ligará a Natal a 11 destinos do Sudeste e Sul do país, segundo a Azul. Voos são previstos para alta estação, da segunda quinzena de dezembro até o final de janeiro

Fachada do Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal — Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi

A companhia aérea Azul anunciou 17 voos semanais dedicados, que funcionarão de dezembro de 2023 a janeiro de 2024 ligando o Rio Grande do Norte a 11 destinos. As viagens começam a ser vendidas a partir de agosto, segundo a empresa.

O anúncio foi feito nesta sexta-feira (28), em Natal. Uma das rotas é inédita e vai ligar a capital do Rio Grande do Norte a Cascavel, no Paraná.

As rotas que serão incluídas na segunda quinzena de dezembro até o fim de janeiro deverão totalizar 238 voos – um incremento de 44% comparando com o mesmo período entre 2022 e 2023.

Os novos destinos semanais são os seguintes:

Confins (Minas Gerais) – 3x
Uberlândia (Minas Gerais) – 2x
São José do Rio Preto (São Paulo) – 2x
Viracopos (São Paulo) – 2x
Congonhas (São Paulo) – 2x
Presidente Prudente (São Paulo)
Curitiba (Paraná)
Cascavel (Paraná)
Ribeirão Preto (São Paulo)
Belém (Pará)
Bauru (São Paulo)

“Para colocar esses voos, a gente toma como base o histórico dos voos, como é que vem a performance deles. E toma como base também o pedido dos agentes de viagem. Então um trabalho conjunto com secretarias de estado e município, todo trade turístico e o nosso receptivo local fez com que a gente trabalhasse bastante nos últimos anos na promoção do destino. Tudo colaborou para gente conseguir trazer essa quantidade de voos para a próxima alta estação”, afirmou Giuliana Mesquita, gerente de produtos da Azul Viagens.

A Secretária Estadual de Turismo, Ana Costa afirmou que levantados do setor apontam que cada turista deixa no estado, em média, R$ 365,17 por dia, sem contar com o gasto com hospedagem.

“Se você multiplicar esse valor por sete dias, que é o tempo que ele (turista) permanece aqui, no caso da Azul, desses voos dedicados, e pela quantidade de passageiro que vem nesses voos, você vai ter aí em média R$ 450 mil por cada voo que desce aqui no estado. É muito dinheiro e é isso que a gente precisa para fomentar toda a economia do estado, gerando emprego e renda para a população”, declarou.

Fonte: G1 RN

Audiência pública busca definição para trincheira no cruzamento das avenidas Hermes da Fonseca e Alexandrino de Alencar

Obra teve início proibido pela Justiça Federal em julho. Nova decisão será tomada após debate, que reuniu prefeitura e moradores no auditório da JFRN, em Natal.

Audiência pública aconteceu no auditório da Justiça Federal do RN — Foto: Pedro Trindade/Inter TV Cabugi

Uma audiência aconteceuece nesta sexta-feira (28) no auditório da Justiça Federal do Rio Grande do Norte para discutir o futuro das obras da trincheira no cruzamento das avenidas Hermes da Fonseca e Alexandrino de Alencar, na Zona Leste de Natal.

No dia 12, a Justiça Federal proibiu a prefeitura de Natal de iniciar a construção no trecho até que houvesse a realização de uma audiência pública, como forma de não tornar a situação irreversível caso a obra começasse.

A decisão da juíza Moniky Mayara Costa Fonseca, da 5ª Vara Federal, atendeu parcialmente o pedido feito em uma ação popular pelo vereador Daniel Valença (PT).

Inicialmente marcada para o dia 26 de julho, a audiência aconteceu nesta sexta.

A obra da trincheira tem divergido opiniões. A prefeitura defende a construção alegando uma necessidade para melhoria do tráfego no trânsito.

“Nós estamos aqui explicando que há motivos suficientes para mostrar que há necessidade da intervenção e que ela vai ser dada de modo tranquilo e vai dar um resultado positivo”, disse o secretário de projetos especiais da prefeitura, Alexandre Duarte.


Segundo o secretário, o trecho tem a passagem de cerca de 60 mil veículos por dia e é o primeiro “de grande concentração” na região nos horários de pico. Mas ele admite que em outro momento pode ser necessário uma outra intervenção.

“Nós temos que começar a trabalhar nesses pontos para que a gente possa, aos poucos, ir fazendo soluções que serão acrescidas e, ao longo do tempo, trazerem resultados”, disse.

Ali é o primeiro ponto de grande concentração de trânsito em horário de pico. Então nós temos que começar a trabalhar nesses pontos pra que a gente possa aos poucos ir fazendo soluções que serão acrescidas e ao longo do tempo trazerem resultados.

Grupos de moradores e comerciantes da região apontam, no entanto, que a construção não vai garantir uma melhoria no fluxo de veículos, já que haverá gargalos em sinais de trânsito mais a frente, e temem que o longo prazo da obra seja prejudicial para o comércio e para os moradores.

A audiência pública reuniu representantes da prefeitura de Natal, moradores, comerciantes e políticos. O debate – com apontamento de todos os lados – começou pela manhã e deve terminar apenas no fim da tarde.

A tendência é que uma decisão seja apresentada nos próximos dias, após avaliação dos argumentos apresentados. Até este novo documento, a obra segue suspensa, de acordo com a decisão judicial.

Outro ponto debatido na audiência foi sobre a suspensão da faixa exclusiva de ônibus e transporte não-motorizado, com base no argumento apresentado por representantes da prefeitura, de redução da frota de ônibus.

Obra
A licitação para construção da trincheira foi concluída e homologada no Diário Oficial do Município no dia 24 de abril deste ano, ao custo de R$ 24,2 milhões. Na ocasião, o município informou que a previsão era de que a obra fosse iniciada ainda no primeiro semestre, embora não houvesse prazo estabelecido. A maior parte dos recursos são da União.

O cronograma oficial previa 10 meses de obras, entre a preparação das vias que servirão de desvio e a efetiva construção da trincheira.

O projeto gerou protestos de moradores da região, que temem que a construção da trincheira prejudique comércios e moradias da região. Eles alegam que a estrutura também não resolverá o problema no trânsito da região.

Em junho, a empresa que ganhou a licitação desistiu da obra e a prefeitura convocou a segunda colocada no processo – a empresa “TCPAV – Tecnologia em Construção e Pavimentação Eireli”, que havia apresentado proposta de R$ 25,11 milhões.

O contrato no qual está incluído a construção da trincheira é o mesmo que também contempla a obra do binário da Avenida Jaguarari e da Rua São José.

Fonte: G1 RN

Super A estreia com sucesso no mercado de formaturas do RN

Comentada na cidade por fazer acontecer a formatura da turma de Medicina da UnP, a Super A ficou marcada pelo sucesso de sua chegada ao mercado de formaturas do RN.Com sede em Recife e reconhecimento em todo o Nordeste, a Super A administrou contatos e viabilizou a festa que teve Tarcísio do Acordeon e Eric Land como atrações com um resultado aprovado e elogiado tanto pelos formandos quanto pelos convidados.A grande expectativa é pelos próximos eventos de formaturas organizados pela empresa, que é conhecida pela qualidade do serviço e entrega, além de viabilizar grandes atrações que se apresentam nesses eventos.

Quando a tatuagem se transforma na marca do arrependimento

 

Avançadas técnicas de tratamento a laser permite a remoção total de uma tatuagem

A tatuagem ainda é considerada um tema polêmico, enfrenta preconceitos, mas a cada dia ganha mais espaço e adeptos da arte. A medida em que essa aceitação cresce entre as pessoas, há quem também se arrependa de ter feito a tatuagem, seja por moda, demonstração de afeto e até mesmo por status. E quando o arrependimento bate, o que fazer?

Em Natal, a franquia especializada nos cuidados de estrias, cicatrizes e rejuvenescimento, Dra. Estrias, recebe muitos pacientes para a remover tatuagens.

De acordo com a biomédica, Dra. Lavinia Firmino, o laser usado para remoção é o Etherea MX, uma das mais modernas plataformas laser do mundo. “O laser do Etherea MX identifica o pigmento na pele e dispara o laser apenas na tinta, preservando a pele. A tecnologia ultrarrápida do laser intensifica a ação da luz na tinta, diminuindo o número de sessões”, explica.

Cada sessão dura em média 20 minutos e o intervalo entre cada uma é de 30 dias em média e pode ser feita em qualquer tipo de pele, é o que comenta Dra. Lavinia Firmino, “Após o tratamento, o paciente pode retomar suas atividades instantaneamente, apenas protegendo a área tratada do sol”, informa.

A tecnologia do laser Etherea MX, permite que a remoção da tatuagem possa ser feita em qualquer parte do corpo. “Entretanto, as tatuagens com cores escuras são mais fáceis de apagar, devido ao contraste da tinta com a pele. Cores claras como o amarelo demandam mais sessões para serem completamente removidas. Os resultados podem variar de pessoa para pessoa”, ressalta a biomédica.

Para a remoção completa do desenho, o profissional responsável avaliará o tempo que a tatuagem foi feita, a qualidade da tinta, a cor do desenho e o estado geral da pele do paciente.

Isadora Rezende, musicista e graduanda da UFRN, será atração do Concertos Potiguares

 

O Concertos Potiguares deste sábado, 29, recebe no auditório do Parque da Cidade, Isadora Rezende, aluna do Curso Técnico em Música Da Escola De Música na UFRN, na classe de piano do prof. Guilherme Rodrigues e que iniciou na música através do curso de Iniciação Artística na UFRN, fazendo seu primeiro recital solo aos sete anos. 

Este ano, Isadora foi aprovada em processo seletivo para cursar a  graduação em piano na Suíça (Hochschule für Musik Basel FHNW,  Musik-Akademie Basel), com início em setembro.

Em sua trajetória musical, já participou de vários concursos e  festivais como o Concurso Steinway-Caio Pagano, em Ribeirão Preto/SP  (2016), Concurso Souza Lima/SP (2018), Festival Orford Musique, em  Montreal – Canadá, Festival de Música de Santa Catarina (2019) entre  outros, além de ganhar prêmio revelação no concurso Sinos-FIMUCA e  indicações no 18º Prêmio Hangar (2020) e no Troféu Cultura (2021).

A pianista já foi convidada a apresentar-se no Espaço BNDES no Rio de  Janeiro, no concerto Jovens Talentos sob curadoria do pianista Miguel  Proença (2015), foi solista do concerto “Com amor, Mozart”, executando  o concerto em ré menor na temporada oficial da Filarmônica da UFRN e conduziu documentário sobre a vida e obra de Oriano de Almeida (2019).

O projeto Concertos Potiguares acontece graças à renúncia fiscal da  Prefeitura do Natal através da Lei Djalma Maranhão e do aporte  financeiro do Hospital Do Coração, além do apoio da SEMURB e da Padaria Hora do Pão.

Serviço:

Projeto Concertos Potiguares

Show: Isadora Rezende

Local: Auditório Do Parque Da Cidade

End: Av. Omar O’ Grady, 8080, Candelária

Dia: 29 De Julho – Sábado

Hora: 16H

Acesso: gratuito

Olimpíada Brasileira de Robótica: Etapa Estadual do Rio Grande do Norte promove competição emocionante entre jovens talentos

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) está prestes a realizar a Etapa Estadual do Rio Grande do Norte, trazendo uma competição emocionante entre jovens estudantes talentosos na área da ciência e tecnologia. O evento ocorrerá nas quadras do IFRN Campus Natal Central, no dia 29 de Julho, das 8h às 18 horas. O evento ocorre com o apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) , Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e da Robociência.

A OBR tem como missão incentivar o interesse e a excelência em ciência, tecnologia e educação, buscando despertar vocações e talentos em uma área tão fundamental para o futuro do país. Nessa etapa estadual, mais de 120 equipes, compostas por 4 estudantes cada, vindas de diversos locais do Rio Grande do Norte, estarão presentes para demonstrar suas habilidades em construção e programação de robôs.

Durante todo o dia, o público poderá acompanhar as competições, que desafiarão os participantes a criarem robôs capazes de salvar vítimas em um ambiente de demolição simulada. Os robôs terão que enfrentar diversos obstáculos, como desviar de escombros, superar terrenos irregulares, transpor caminhos desconhecidos e subir montanhas, demonstrando criatividade, inovação e estratégia.

A Etapa Estadual do Rio Grande do Norte da OBR é um evento de grande relevância para a comunidade científica e educacional, além de atrair a atenção do público em geral, graças à crescente popularidade da robótica e sua relevância na formação de futuros profissionais.

“Estamos entusiasmados em sediar esse evento e proporcionar um espaço onde jovens talentos possam demonstrar suas habilidades em robótica. A Olimpíada Brasileira de Robótica é uma oportunidade única para eles aprenderem, trocarem experiências, competirem e se inspirarem em uma área tão promissora”, afirmou Sarah Rossiter, Representante Estadual e Coordenadora do evento.

A cerimônia de abertura contará com a presença de gestores do IFRN, reforçando o apoio institucional ao evento e à educação científica e tecnológica.

A imprensa está convidada a cobrir essa emocionante etapa da OBR e testemunhar a dedicação e criatividade dos jovens participantes.

Olimpíada Brasileira de Robótica: Etapa Estadual do Rio Grande do Norte

Data: 29/07

Horário: Das 8h às 18h

Local: Quadras do IFRN Campus Natal Central, em frente ao shopping Midway Mall

Endereço: Av. Sen. Salgado Filho, 1559 – Tirol, Natal – RN, 59015-000

Contato para Imprensa:

Sarah Rossiter

Representante Estadual da OBR no Rio Grande do Norte

Coordenadora do Evento Estadual da OBR

Coordenadora Nacional da Modalidade Teórica da OBR

Telefone: (84)999924540

E-mail: sarah.sa@ifrn.edu.br