Durante celebração dos nove anos do Mais RN, presidente da FIERN destaca confiança na ‘força do RN’ 

O presidente da FIERN fez, na noite desta terça-feira (18), durante pronunciamento no auditório da Casa da Indústria, em solenidade que marcou a celebração dos nove anos do Observatório da Indústria Mais RN, uma enfática defesa das possiblidades de o Rio Grande do Norte ter novos ciclos de desenvolvimento. Ele destacou que o Mais RN — ao se consolidar enquanto núcleo de planejamento estratégico e sistematizar informações e análise com credibilidade — é uma bússola para conquistar esse crescimento.  

“Acreditamos no Rio Grande do Norte e na sua força. O Estado será o maior produtor de energia do país e podemos realizar o sonho de exportar para o mundo hidrogênio verde”, apontou, ao reforçar que o Mais RN, atualmente, se constitui em um observatório de inteligência e estratégica para a indústria e a economia do Rio Grande do Norte.  

“O Mais RN chega aos nove anos de atividade, definitivamente como uma bússola para o crescimento e também se consolida em um observatório”, acrescentou. O presidente da FIERN citou a trajetória marcada pela evolução – de documento a um núcleo – sem perder o foco na missão de apontar os caminhos para a economia do Rio Grande do Norte ter um ambiente favorável aos investimentos e empreendedorismo.  

Amaro Sales elogiou a atuação dos que contribuíram para que o Mais RN fosse executado e tivesse essa evolução nos nove anos. Ele citou o ex-prefeito e ex-deputado Marcos César Formiga, um dos homenageados (in memoriam) com o Mérito Mais RN, instituído pela FIERN e entregue durante a solenidade da noite desta terça-feira. “Marcos César Formiga, que foi um dos planejadores do Estado, idealizou o Mais RN e afirmava a dimensão que poderia ter essa iniciativa”, lembrou. 

Além do ex-prefeito Marcos Formiga, representado na solenidade pelo filho Marcelo Formiga, também foram agraciados com o Mérito Mais RN o diretor tesoureiro e presidente eleito da FIERN, Roberto Serquiz, que também é diretor do Mais RN; a governadora Fátima Bezerra, o senador Rogério Marinho; o consultor Cláudio Porto, diretor-presidente da Macroplan; o economista Rodrigo Suprani, que foi assessor do Mais RN; José Bezerra Marinho, assessor da Presidência da FIERN  que coordenou o Mais RN; Pedro Albuquerque, gerente do Mais RN; Marcelo Caetano Rosado, presidente do Sindicato das Indústrias de Extração de Calcário, Fabricação de Cimento e Argamassa do Estado do Rio Grande do Norte (SINECIM/RN), Jaime Calado, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico do RN, Carlos Eduardo Xavier, secretário de Estado da Fazenda. O presidente da FIERN, Amaro Sales, foi homenageado com uma menção honrosa entregue por Roberto Serquiz e equipe do Mais RN. 

O diretor tesoureiro e presidente eleito da FIERN, Roberto Serquiz, falou em nome dos homenageados. “O Mais RN, em nove anos, nasceu como um diagnóstico da situação do Estado, amadureceu como pesquisa e hoje se transforma como observatório de inteligência da indústria”, ressaltou. 

Gerente do Mais RN, Pedro Albuquerque apresentou resultados, entregas e números do Mais RN: são 260 indicadores sistematizados, 50 plataformas interativas digitais, 54 estudos setoriais.  Além dos diversos indicadores e plataformas de BI, o núcleo da FIERN já entregou 54 outros produtos voltados para essa vertente, como estudos primários, pesquisas setoriais e cadernos econômicos. 

“O Mais RN tem a vocação de construir o futuro”, observou José Bezerra Marinho, assessor da Presidência da FIERN, durante apresentação feita no evento.  

O vice-governador Walter Alves afirmou que o MAIS RN hoje é indispensável para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte. “Um verdadeiro ‘GPS’ para orientar os rumos do nosso crescimento econômico”, comentou.  

A solenidade de celebração teve a participação do diretor primeiro secretário da FIERN, Heyder Dantas, demais diretores da Federação, gestores, representantes das federações dos setores produtivos, parlamentares, entidades de classe, do Judiciário e Ministério Público.  

Livro mostra evolução e perspectivas do Mais RN 

Durante a solenidade que marcou os nove anos de atividades do Observatório Indústria MAIS RN, houve o lançamento oficial do livro “Mais RN – A bússola do desenvolvimento potiguar”, que destaca a história deste núcleo estratégico.  Organizado pela jornalista Rosilene Pereira, a publicação faz um relato sobre o que é o MAIS RN atualmente, destaca os principais projetos executados no período e as perspectivas para o futuro do programa. Na apresentação, o presidente da Federação, Amaro Sales de Araújo, destaca “Uma grande evolução marca estes nove anos de atuação do Mais RN”.  

O livro tem ainda prefácio do presidente da CNI (Confederação Nacional das Indústrias), Robson de Andrade, uma homenagem a Marcos Formiga, primeiro coordenador do Mais RN, e está dividido em quatro capítulos com os seguintes conteúdos: “FIERN: sete décadas mirando o futuro da indústria potiguar”, “Transição do Mais RN”, “Os pilares do Mais RN”, “Salto em tecnologia em inovação, “O futuro do Mais RN”.