A campanha Julho laranja iniciou em 2019 e surgiu como forma de conscientizar e alertar a população sobre as intervenções ortodônticas precoces, de forma especial na infância, sem esquecer dos adolescentes que não receberam o tratamento adequado quando criança.
A ação reforça a importância do diagnóstico prévio de possíveis causas que podem ocasionar futuros problemas na ortodontia, e foi escolhida para acontecer em julho, porque as pessoas procuram mais pela especialidade neste período de férias escolares.
Segundo Maria Fernanda Braga, cirurgiã-dentista, a prevenção com os dentes deve acontecer desde cedo e é por meio de ações como frequentar o dentista enquanto criança, uma boa escovação, uso do fio dental, além do consumo de alimentos saudáveis, que se mantém uma ótima saúde bucal.
“Para garantir melhores condições saudáveis no futuro é preciso se antecipar. O uso do aparelho corretivo na infância, por exemplo, pode ser iniciado aos 3 anos de idade, caso a criança apresente alguma disfunção. A correção traz vários benefícios que vão muito além da boca, como por exemplo: melhorar a mordida, corrigir o espaço ideal para nascimentos dos dentes permanentes e melhora nos hábitos de sucção e deglutição”, informa a especialista.
A cirurgiã-dentista realiza uma campanha de prevenção ativa em sua profissão, por meio do personagem Dentix, criado e idealizado por ela, veiculado no gibi “As Aventuras de Dentix”, que cria uma comunicação facilitada para fazer a informação chegar para as famílias. O projeto já alcançou mais de 17 mil crianças com participação em camarotes dentro da Sapucaí, com ações em ONGs, entre outros, reforçando sempre a importância do sorriso saudável.
Maria Fernanda Braga : CRO RJ-41346
Cirurgiã-dentista, especializada em bebês e crianças, com formação e especialização pela UFRJ. É escritora, desenhista e idealizadora do projeto de prevenção da saúde bucal “As Aventuras de Dentix”, que cria uma comunicação facilitada para fazer a informação chegar para as famílias.