Julho Verde traz o alerta ao câncer de cabeça e pescoço

 

Julho Verde é o mês de conscientização mundial sobre os tumores de cabeça e pescoço, aqueles que surgem na tireoide, na boca, na garganta, na laringe, na faringe, na paratireoide, na traqueia e na região sinonasal. A Coopmed-RN adere a Campanha e chama a atenção para a prevenção e ao diagnóstico precoce.

De acordo com o diretor da cooperativa, e especialista em cabeça e pescoço, Dr. Luís Eduardo Barbalho, quando um câncer é detectado no início, grandes são as chances de sucesso no tratamento.

Para o especialista, uma das formas de afastar o risco da doença, é incluir alimentos saudáveis no seu dia a dia, fazer atividade física, não fumar, não consumir bebida alcoólica, previnir a obesidade e realizar os exames médicos periodicamente.Dados do Observatório do Câncer mostram um crescimento na taxa de sobrevida global em cinco anos para o carcinoma papilífero de tireoide, que saltou de 96,9% para 99,4%; para o carcinoma de células escamosas de orofaringe, de 44,4% para 68,7%, e para o carcinoma de células escamosas de cavidade oral, que aumentou de 50,8% para 76,5%.

O resultado da pesquisa é um reflexo das inovações em diagnóstico e avanços terapêuticos em oncologia, que têm possibilitado aos pacientes uma gama maior de recursos disponíveis para o sucesso terapêutico