Apesar de parecer prático, usar os produtos humanos em animais pode ter sérias consequências
Usar shampoo ou perfume do tutor no pet? Nem pensar! Os produtos de higiene para humanos são formulados com propriedades e substâncias que foram testados e são adequados somente para esse público. E ainda assim muitas pessoas são alérgicas e há produtos que não podem ser utilizados por crianças, apesar de serem adequados para humanos.
A médica veterinária e professora da Universidade Potiguar (UnP), Kátia Lopes, explica que a pele e o pelo dos animais possuem características próprias de cada espécie ou raça, adaptadas para as condições de vida do animal, portanto requer o uso de produtos específicos para eles.
“Ao usar um produto humano, pode-se inibir a produção de substâncias e secreções, levar ao ressecamento ou excesso de umidade, fragilizar raízes de pêlos, dentre outras tantas consequências”.
O mesmo vale para produtos de higiene bucal, cremes hidratantes, perfumes e outros produtos comuns nas residências.
É justamente por estas diferenças que a indústria vem criando linhas específicas para os animais, havendo inclusive, farmácias de manipulação voltadas para este mercado. “Na dúvida consulte sempre um veterinário de sua confiança, e se não puder fazê-lo, não use o produto”, orienta Kátia.