Gostoso Sunset Festival, Foto: Rafael Santos “Pamps”
Um dos destinos mais procurados do Rio Grande do Norte reuniu suas principais potencialidades para oferecer aos seus visitantes momentos únicos, que vão além do turismo de sol e mar. Neste final de semana, São Miguel do Gostoso, localizado no litoral Norte do estado, a pouco mais de 100 km de Natal, deu largada ao projeto “Gostoso Sunset Festival”. O evento propõe o turismo de experiência com diversas ações culturais, artísticas, gastronômicas e esportivas, tendo como ponto alto a temporada mais famosa do “pôr do sol” de Gostoso. Durante os meses de julho, agosto e setembro, o sol nasce e se põe dentro do mar, propiciando um espetáculo visual de encher os olhos.
Um famtour composto por jornalistas e agentes de turismo do Rio Grande do Norte vivenciou as experiências do projeto e conheceu praia e equipamentos turísticos da região a convite da Associação de Empresários de São Miguel do Gostoso (AE Gostoso).
O Gostoso Sunset Festival surgiu a partir da iniciativa da Associação, que viu a possibilidade de proporcionar ao público não só as belezas naturais distribuídas ao longo dos 19 km de praias paradisíacas do município, mas também atividades e ações culturais, musicais, gastronômicas e happy hours temáticos nos bares e restaurantes, capitaneados pela apreciação do espetáculo do pôr do sol nas praias da Xêpa, Santo Cristo e Vila Cavalo Marinho.
“O turista pós pandemia quer viver experiências. Sol e mar existem em vários lugares e queremos proporcionar aos nossos visitantes, momentos que eles não encontrem em todo lugar. Em São Miguel do Gostoso, de julho a setembro o sol nasce no mar. É um fenômeno local. Decidimos potencializar essa dádiva com a nossa beira-mar, que possui uma faixa de areia incrível, com aquele clima pé na areia. Então, estão todos convidados para viver essa experiência no entardecer, um happy hour antecipado, curtindo um pôr do sol belíssimo no mar”, enfatizou Suzano Motta, presidente da AE Gostoso, que também completou: “Temos um grupo muito unido e aguerrido. Nos juntamos e resolvemos criar esses momentos e estamos muito felizes com a receptividade. É importante destacar o apoio do poder público, que é sensível ao turismo”.
Praia de Tourinhos, Foto: Reprodução
A programação conta com a adesão de mais de 100 empreendedores de São Miguel do Gostoso. De sexta a domingo, as atividades estarão distribuídas em três pólos diferentes, onde são montados decks nas praias da Xêpa, Santo Cristo e Vila Cavalo Marinho. Além da boa gastronomia, o turista também vai participar de momentos culturais, com direito à apreciar poesia, arte circense, shows de música e humor e várias experiências à beira-mar. A promoção tem o apoio da Empresa Potiguar de Promoção Turística do RN (Emprotur) e Senac-RN.
Calendário
O calendário de eventos já consolidado do município também é um dos responsáveis por atrair turistas do RN e de outros destinos. Além do Gostoso Sunset Festival, o Bossa Nova & Jazz, Gostoso Open de Beach Tênis, Festival Eita Camarão Gostoso, Mostra de Cinema, Campeonato Brasileiro de Wing Foil e o Réveillon movimentam toda a cadeia produtiva da cidade. Para Janielle Linhares, secretária de Turismo de São Miguel do Gostoso, a parceria entre poder público e iniciativa privada propicia o desenvolvimento da região. “É uma satisfação estar presente e apoiando este projeto. Estou à frente da Secretaria de Turismo desde 2015 e nunca vi algo parecido. A iniciativa privada está andando de mãos dadas com o poder público, pois sozinhos não conseguimos. E precisamos, cada vez mais, preparar o nosso destino para que a baixa estação seja a menor possível. O Gostoso Sunset Festival deu o pontapé inicial para começarmos muito bem os meses de agosto e setembro, que já é um período excelente para a vela, windsurf, kitesurf, por causa dos ventos”, explicou a titular do Turismo.
Atualmente, São Miguel do Gostoso possui 250 meios de hospedagem, que totalizam cerca de 4.500 leitos, sendo amplamente movimentado pelos turistas regionais e de outros países. Ao lado de Pipa, o destino tem um ticket médio alto com perfil de visitante que vem com a família ou em grupos e que buscam os cenários paradisíacos para o descanso, banhos em praias desertas, gastronomia voltada para frutos do mar e esportes marítimos. Mas apesar do ambiente rústico e de simplicidade, o município oferece hospedagens de alto padrão e com uma infraestrutura completa.
Novos negócios
O empresário Diogo Albuquerque Melo é um dos que apostaram nos encantos de Gostoso. Ele é o proprietário do Nauan Beach Club, uma opção de lazer com conforto à beira-mar, na Praia do Reduto. O espaço oferece day use e é ideal para quem deseja passar o dia na praia, mas com toda uma estrutura de serviços. O Nauan possui restaurante, serviços de bar, piscina, bar molhado, lounges, gazebos, espreguiçadeiras, brinquedoteca ampla e sunsets com música ao vivo. A gastronomia do lugar é uma atração à parte e tem como carro-chefe os pratos a base de frutos do mar, com destaque para as entradinhas Tartar de atum com molho de ostras e azeite de carvão defumado e o Carpaccio de polvo. “Tenho um empreendimento parecido em São Miguel dos Milagres (Alagoas). Como eu já sabia atender este perfil de cliente, era mais fácil que eu procurasse cidades que tivessem este mesmo nicho e acredito muito no potencial de Gostoso e em tudo que vem pela frente. O Nauan veio para suprir uma necessidade da região”, ressaltou Diogo. O Nauan Beach Club funciona de terça a domingo, das 10h às 19h, com day use ao preço de R$ 25 de terça a sexta e R$ 50 de sábado a domingo.