Skip to main content

Curta potiguar é selecionado para exibição em Festival argentino

Cartaz de Divulgação

Lia Ficou Sozinha em Casa, dirigido por Paula Pardillos, é um curta-metragem que expõe a melancolia em um universo essencialmente lúdico, nesse suspense dramático protagonizado por uma criança.

Financiado pelo edital SESC Poti-Cultural 2021 e produzido por Sihan Felix, Lia Ficou Sozinha em Casa começou a entrar no circuito de festivais. Esteve presente na 6ª Mostra Mulher no Cinema (BA) e na Mostra na Ponta, na Vila de Ponta Negra, iniciativa da Cinemateca de Pipa e do espaço Casa Vermelha.

O filme começa a demonstrar força também fora do país, estando selecionado para a SEMANA ¡VIVA EL CINE!, que acontecerá de 11 a 15 de setembro no Teatro del Viejo Concejo, no município de San Isidro, Província de Buenos Aires, Argentina.

Lia Ficou Sozinha em Casa teve, em seu set de filmagem, uma equipe técnica 100% composta por mulheres, das chefes de departamento às assistentes. Esteve no staff nomes conhecidos da cena potiguar, como o da diretora de arte Ana Paola Ottoni. No elenco, Bella Ferret, a atriz mirim que interpretou com dedicação a personagem-título, teve ao seu lado a experiência de Múcia Teixeira, esta que trabalhou com Pardillos no premiado curta Distorção (2019), além de ser conhecida por outras múltiplas produções potiguares.

– “A SEMANA ¡VIVA EL CINE! é um festival que une o cinema e o audiovisual à educação. É gratuito e convoca a presença e a participação de grupos de estudantes, de todos os níveis, e do público em geral. Exibe curtas-metragens de todo o mundo, além de exibições e seções especiais, também programadas para serem compartilhadas em contextos educacionais.” (traduzido livremente do site oficial).

– Durante e após o festival, é possível acessar o site argentino para obter mais informações e assistir a alguns dos filmes da programação. http://vivaelcine.com.ar

 

Sinopse: Com apenas oito anos, Lia precisa lidar com uma estranha presença.

Sodiê traz desconto em bolos mais pedidos da franquia em agosto

Foto: Reprodução

Chocomoça #98 e Delícia de Leite ll #54 são dois bolos queridinhos dos clientes da Sodiê Doces e esses sabores ganham desconto especial no mês de agosto em todas as 360 lojas espalhadas pelo país. Durante este mês também está acontecendo o Festival do Morango, são 13 bolos da Linha Especiais de Morango com preços promocionais.

Um dos sabores mais procurados é o Chocomoça #98. Esse bolo é feito de massa de chocolate e tem recheios de leite condensado tradicional, chocolate e mousse de chocolate. Sua cobertura traz chocolate, mousse de chocolate e leite condensado tradicional. A finalização tem raspas de chocolate ao leite e branco.

O outro bolo selecionado para agosto e que também está na lista dos mais pedidos é o Delícia de Leite ll #54. Produzido com massa branca, o bolo tem recheios de mousse branca e leite em pó. A cobertura é feita de mousse branca, raspas de chocolate branco e leite em pó. As cerejas dão o toque final neste bolo.

Festival do Morango – Fruta obrigatória na confeitaria e com lugar de destaque no cardápio da Sodiê, o morango ganhou um festival só para ele na franquia. São 13 bolos que trazem a fruta no recheio e cobertura, entre as opções estão o Morango com Leite Condensado #61 (massa branca, recheada e coberta com mousse branca, morangos e leite condensado), o Delícia de Leite com Morango #82 (massa branca, recheado e decorado com mousse de leite em pó e morangos) e o Trufado Preto e Branco com Morangos #32 (massa de chocolate, recheado com trufado preto e trufas brancas com morangos e coberto com mousse, raspas de chocolate e mais morangos).

Foto: Reprodução

A Sodiê Doces, é uma franquia 100% brasileira, sendo a maior especializada em bolos artesanais. A rede dispõe hoje de mais de 80 sabores diferentes de bolos, além dos 12 da linha Zero Açúcar, das receitas caseiras e da versão vegana, além de docinhos (belgas, finos, tradicionais e bombom), balas de coco (com e sem cobertura), tortas açucaradas, carta exclusiva de cafés e uma linha exclusiva de salgados, fritos e assados.

Em Natal, as lojas estão localizadas na Av. Prudente de Moraes, 1869, Barro Vermelho (funcionamento: segunda a sábado 11h às 19h e domingo e feriados 11h às 17h), na Rua Dr. Hernani Hugo Gomes, 2974, em Ponta Negra (funcionamento: segunda a sábado 11h às 21h e domingo e feriados 12h às 21h) e na Av. Ayrton Senna, 1995, Nova Parnamirim, Container 5, Shopping Cidade Verde (funcionamento: todos os dias: 10h às 21h30)

Os pedidos podem ser feitos e retirados nas lojas ou no aplicativo Sodiê Doces Oficial, disponível nos dispositivos IOS e Android e via delivery por Whatsapp (Barro Vermelho 84 9423-5680 | Ponta Negra 84 9815-089 | Nova Parnamirim 84 99854-6040 e/ou iFood. Mais informações: (84) 3346-0020 2020-0592 @sodiedocesnatal.

Sodiê Doces – A Sodiê Doces, maior franquia de bolo do país, possui atualmente 360 lojas abertas no Brasil e duas unidades na cidade de Orlando, nos EUA. Em seu cardápio há mais de 80 variedades de sabores, uma linha Zero Açúcar, bolos caseiros e a versão vegana. Os bolos são elaborados à base de pão de ló, matéria-prima de primeira qualidade e frutas frescas. Também fazem parte do cardápio os docinhos (tradicionais, finos, belgas e bombom), balas de coco e sua linha exclusiva de salgados (cuja sede fica em Boituva – SP). Mensalmente a marca traz os Bolos do Mês, com dois sabores, que ganham desconto especial em todas as unidades. A rede fechou 2022 com faturamento de 560 milhões de reais, registrando crescimento de 20,5% em comparação com 2021 (465 milhões de reais). Para 2023, a marca projeta abrir mais 30 unidades no território brasileiro.

Site: www.sodiedoces.com.br

Informações à imprensa:
Mosaique Comunicação
http://mosaiquecomunicacao.com.br
Ulysses Freire – DRT 1716/RN – (84) 98829-4375

Defesa Civil diz que avisou sobre risco de desabamento

Foto: Anderson Régis

A área onde houve desabamento parcial de casas em Neópolis, bairro da zona Sul de Natal, já era considerada como de risco pela Defesa Civil Municipal. Segundo a coordenadora do órgão, Fernanda Jucá, as Secretarias de Infraestrutura (Seinfra) e Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) foram avisadas do perigo entre os meses de abril e junho do ano passado. Ao todo, oito imóveis foram afetados no ocorrido por volta das 6h30 desta segunda-feira (21), o que atinge 26 pessoas.
Durante a ocorrência, o muro da lagoa desabou e levou junto parte das residências. Ninguém se feriu. De acordo com Fernanda Jucá, diretora do Departamento de Defesa Civil e Ações Preventivas do Município, a suspeita é de que o muro, construído na encosta para conter o aterro da lagoa, estava ‘sobrecarregado’ pelas construções e por duas árvores de grande porte. A Defesa Civil de Natal deve concluir em uma semana as análises que apuram as causas do desabamento.

Projeto Vacinando com Natal completa primeiro ano registrando mais de 200 mil dos

Foto: Anderson Régis

Com um ano de implantação no início deste mês, o Projeto Vacinando com Natal promovido pela Prefeitura do Natal e a Secretaria Municipal de Saúde, eleva o índice vacinal e ganha prêmio, conquistando grande aceitação do público natalense. O Projeto Vacinando com Natal, que iniciou em agosto de 2022, tem como meta ampliar a cobertura vacinal, atualização da caderneta  vacinal, intensificar a adesão às campanhas estabelecidas pelo Ministério da Saúde (MS) e promover as ações de saúde no território.

“O critério principal utilizado para a escolha do imunizante é a baixa cobertura vacinal em cada mês,  tendo como ponto alto o Dia D, sendo o 1º sábado em cada mês. As intervenções acontecem nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e pontos extras nos principais shoppings da cidade, chegando aonde o povo está”, destacou o secretário municipal de saúde, George Antunes.

O Projeto Vacinando com Natal completa seu primeiro ano de implantação com melhora na adesão da população às vacinas de rotina cujas coberturas baixas trazem grande risco de reintrodução de doenças imunopreveniveis no município de Natal.

Os dados do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI), órgão do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), mostram crescimento de algumas principais vacinas se comparados com o período de um ano, anterior ao projeto. De 2021 a 2022 foram aplicadas 173.841 doses. Já de 2022 a 2023 registrou 263.786 doses aplicadas, marcando um aumento  de 51,73%.

O Projeto Vacinando com Natal participou na Mostra do ImunizaSUS, onde em todo o Brasil foram selecionados 423 Projetos com experiências exitosas na área da Imunização, destes, 43 foram premiados nacionalmente, sendo o município de Natal o único que foi premiado no Rio Grande do Norte.

“Uma gratidão especial a equipe do DVS pelo excelente Projeto desenvolvido na SMS e que em menos de um ano, elevou significativamente os índices vacinais em mais de 50% e  já conquistou prêmio. Isso é o resultado do esforço dos servidores que se dedicam para alcançar o melhor pela Secretaria. Isso me orgulha muito e me deixa muito feliz”, ressaltou o secretário, George.

Segundo o NAI, as doses aplicadas em cada edição foram:  1ª edição 4.953 doses; na 2ª edição 3.802 doses; na 3ª 3.561 doses; na 4ª edição 3.839 doses; na 5ª 1.265 doses; na 6ª edição 469 doses; na 7ª edição 2.583 doses; na 8ª 2.019; na 9ª 6.330; na 10ª 3.818 doses; na 11ª 2.825; na 12ª 4.053; e na 13ª edição  2.669, até o último sábado (05/08). Ao todo, foram 42.186 doses aplicadas somente nas edições dos Dias D.

De acordo com a diretora do DVS, Vaneska Gadelha, a 13ª edição do Projeto foi marcada por números relevantes de participação da população de Natal.

“Chegamos a 13a edição do Projeto Vacinando com Natal  com resultado que nos deixou bastante felizes. Iniciamos no ano passado e até o começo deste mês de agosto, já somamos mais de 42 mil doses aplicadas, ultrapassando consideravelmente os índices do ano anterior somente nesses Dias D. Isso é muito significativo para nós e para a cidade, pois demonstra que o Projeto deu certo”, afirmou.

“Agradecemos aos gestores, profissionais, parceiros e aos usuários do SUS, pela colaboração, apoio e confiança. Seguimos fazendo a diferença na saúde da população de Natal”, disse, a chefe do NAI e idealizadora do Projeto, Veruska Ramos.


Prefeito reúne Gabinete de Crise para tratar de desabamento em Neopólis

Foto: Matheus Peres / Prefeitura do Natal

Nesta segunda-feira (21), o gabinete de gerenciamento de crise do Município, coordenado pelo prefeito Álvaro Dias, se reuniu, no salão nobre do Palácio Felipe Camarão, para tratar das ações que estão sendo tomadas de forma integrada entre as secretarias municipais no desabamento que atingiu oito residências no inicio desta manhã, em uma área próxima à lagoa de captação Ouro Preto, em Neópolis, Zona Sul da capital.

“Estamos tomando todas as providências cabíveis, através da Semtas abrigando as famílias, da Defesa Civil isolando e interditando as residências que possam estar em risco para evitar que desabamentos futuros venham a comprometer outras moradias. Então, vamos promover uma vistoria ampla para solucionar, de uma vez por todas, os danos que foram causados com esse desabamento”, disse o prefeito Álvaro Dias.

Durante a reunião, ficou definido que as equipes das secretarias municipais de Infraestrutura (Seinfra), Trabalho e Assistência Social (Semtas) e da Defesa Civil irão continuar acompanhando as famílias atingidas pelo desabamento e monitorando a situação do local. Além disso, as famílias cadastradas terão direito ao aluguel social até que as residências atingidas sejam reformadas.

“Logo que soubemos do ocorrido, enviamos a equipe do Departamento de Abordagem Social para fazer o cadastramento dos moradores atingidos pelo o desabamento. Nós disponibilizamos também um abrigo provisório, em Felipe Camarão, com toda a estrutura necessária para as pessoas desabrigadas e que não foram para a casa de familiares. Além do aluguel social vamos entregar as cestas básicas, kits de higiene pessoal e também de dormitório para as famílias que passam por esse momento tão difícil”, informou a titular da Semtas, Ana Valda Galvão.

A Defesa Civil do Município informa que de imediato todos os esforços foram realizados na prestação de socorro às famílias afetadas, na assistência às vítimas e no restabelecimento dos serviços essenciais. “Inicialmente a gente tem oito casas interditadas e mais três que estamos fazendo vistoria. Acionamos a Seinfra para fazer a avaliação das casas e saber quais as soluções de engenharia para recuperar a área, além da Caern que fez os desligamentos da água nos imóveis para não ocorrer vazamentos e Semurb para monitorar os casos de ligação clandestinas, porque tem casas destinando águas servidas pra cima do muro e também para a lagoa”, diz Fernanda Jucá,  Diretora do Departamento de Defesa Civil e Ações Preventivas da Prefeitura de Natal.

Gabinete de Crise

Além da Semtas e da Defesa Civil Municipal, fazem parte do Gabinete de Crise criado pela Prefeitura do Natal, as secretarias municipais de Defesa Social e Segurança Pública (Semdes), Infraestrutura (Seinfra), Serviços Urbanos (Semsur), Governo (SMG), Mobilidade Urbana (STTU), Planejamento (Sempla), Meio-Ambiente e Urbanismo (Semurb) , Secretaria de Comunicação (Secom) e a Urbana.

Expofruit espera movimentar R$ 80 milhões e receber 30 mil pessoas em Mossoró; confira programação

Foto: Daniel Herrera

Começa nesta quarta-feira (23), em Mossoró, a Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada – Expofruit, que reúne no Oeste potiguar, há 30 anos, toda a cadeia produtiva do setor. A expectativa é de receber participantes de 16 países.

O evento acontece de 23 e 25 de agosto, na Estação das Artes e na Universidade Federal do Semiárido (Ufersa).

Com tema central “A riqueza das nossas frutas conquistando o mundo”, a feira este ano ganhou um incremento no número de estandes, 420 no total, ocupados por empresas nacionais e multinacionais ligadas ao setor frutícola, além de instituições públicas patrocinadoras e apoiadoras.

AVISO DE PAUTA – Baile de Debutantes da Liga

 

A Liga Contra o Câncer realiza, nesta quarta-feira (23), o Baile de Debutantes de 11 pacientes oncológicos da instituição. O evento acontece a partir das 18h, na Arena das Dunas.

O evento é realizado pelo Setor de Humanização e Voluntariado da Liga com apoio de parceiros. Os debutantes irão se arrumar em um salão de beleza e, em seguida, serão levados para a Arena das Dunas, onde vão ser recebidos pelos convidados.

Qualquer dúvida, por favor entre em contato com a jornalista Maria Emília Tavares, no Whatsapp (84) 99130-7309.

Serviço:Baile de Debutantes da Liga Contra o CâncerDia 23 de agosto, às 18h

Inscrições para Jogos dos Comerciários do Sesc RN estão abertas com cinco modalidades 

As competições de natação, xadrez, vôlei, basquete e queimada iniciam a partir de setembro 

A 17ª edição dos Jogos dos Comerciários do Sesc RN está com inscrições abertas para cinco modalidades, com disputas acontecendo a partir de setembro. As vagas contemplam as provas de natação, em Natal e em Mossoró, e também as competições de vôlei, basquete, queimada e xadrez, sendo essas quatro apenas em Natal.

Os valores das inscrições iniciam em R$ 15,00 (quinze-reais), com diferenças entre as categorias de trabalhador do comércio e público geral. Os interessados deverão comparecer presencialmente nas centrais de atendimento das unidades Sesc de Natal (Zona Norte e Cidade Alta) e de Mossoró para realizar o pagamento da taxa por modalidade e, no caso da natação, por prova. 

Além das modalidades citadas, os Jogos contemplam os campeonatos de futebol society e de futsal, cujas partidas já estão ocorrendo desde julho. Outra modalidade que teve uma alta procura, e foi uma novidade na edição deste ano, foi a de intergames, na qual mais de 160 atletas participaram em Natal e em Mossoró. No total, é esperado que mais de 2.400 atletas participem desta edição dos Jogos dos Comerciários. 

As premiações serão realizadas ao final de cada competição, com medalhas e troféus para os primeiros colocados de acordo com o previsto no regulamento para cada modalidade individual e em equipe. Para saber mais sobre os valores para inscrições, as regras de cada modalidade, e as datas das competições, acesse o regulamento no portal sescrn.com.br e acompanhe as atualizações dos Jogos dos Comerciários 2023 nas redes sociais (@sescrn). 

 

Serviço

O que? Jogos dos Comerciários do RN 2023 

Programação

Inscrições

  • Vôlei, Basquete, Queimada, Xadrez (Natal): nas centrais de atendimento das unidades Sesc de Natal (Zona Norte e Cidade Alta) até o dia das competições de cada modalidade. 
  • Natação (Natal e Mossoró): nas centrais de atendimento das unidades Sesc de Natal (Zona Norte e Cidade Alta) e de Mossoró até o dia da competição de cada prova; 
     

Regulamento e programação completa das competições: sescrn.com.br 

Saiba o que fazer em caso de overbooking

 

Andrea Miramontes, influencer especialista do @ladobviagem, dá dicas para evitar perrengues na hora do embarque.

Ao comprar um bilhete aéreo, ninguém está livre de perrengues, como atraso do voo, malas extraviadas e até overbooking, situação em que há mais passageiros para embarcar do que assentos disponíveis no avião. Acontece por troca de aeronave ou até porque a companhia aérea vendeu mais lugares do que existiam.

“Isso chama-se preterição de embarque, ou seja, quando o passageiro cumpriu todas as regras, mas é impedido de voar. São casos de overbooking, quebra da aeronave, segurança do aeroporto ou outro”, explica Andrea Miramontes influenciadora de viagens e jornalista do @ladobviagem, que acaba de lançar o e-book “Direitos do viajante – 7 regras aéreas que você deve saber”.

Em caso de overbooking, a empresa aérea deve indenizar o passageiro na mesma hora. O dinheiro pode ser transferido em conta bancária, entregue em voucher ou espécie. “Se o consumidor aceitar o valor, a companhia poderá exigir que assine um termo de concordância. E, mesmo com essa compensação monetária, a aérea ainda deve reacomodar o passageiro em outro voo”, complementa a especialista, que já trabalhou também como advogada.

“O passageiro tem o direito de escolher em qual voo quer ser reacomodado. Mas se aceitar ser reacomodado voluntariamente em outro voo, determinado pela aérea, não poderá exigir outra recompensa financeira”, explica Andrea.

Viagem em família é um dos assuntos que Andrea Miramontes mais recebe dúvidas pelo @ladobviagem, que tem 45 mil seguidores. “Quando o passageiro estiver acompanhado e acontecer o overbooking, todas as pessoas têm os mesmos direitos, ou seja, cada um recebe sua indenização. Também devem ser realocados para o mesmo voo, a fim de continuarem juntos”, enfatiza.

Muitas vezes, o problema pode gerar prejuízos, como perda de trabalho, festa, além de reservas de hotéis, passeios, entre outros. “Isso pode ser resolvido diretamente com a aérea, com os comprovantes de pagamento em mãos, ou depois, com a Justiça”, esclarece.

Overbooking é um dos temas tratados no e-book “Direitos do viajante – 7 regras aéreas que você deve saber”, que pode ser encontrado na Hotmart, por 38,30 reais. Também pode ser baixado gratuitamente na compra do Guia de Viagem Pet Friendly, da mesma autora, pela Hotmart.

Para mais informações acesse os sites e Instagrans www.ladobviagem.com.br e www.patasaoalto.com.br

Andrea Miramontes @andreamiramontes.real é jornalista de viagens há 24 anos, influenciadora no @ladobviagem, plataforma que inspira destinos incríveis, passeios éticos com animais, roteiros veganos, vegetarianos e viagens liberais. A jornalista já recebeu prêmios em sua área.Andrea também já foi advogada e responde a dúvidas sobre direitos dos viajantes nas suas plataformas: Instagram, Youtube e site.Trabalha voluntariamente como protetora de animais pelo projeto @patasaoalto – site e redes sociais, há 15 anos.

Cuidando da postura

Cinthia Moreno – Fisioterapeuta Casa Durval Paiva – CREFITO 83476-FCrianças e adolescentes com câncer, em alguns casos, ficam muito tempo em repouso, deitados. Em outros casos, fazem uso de cadeira de rodas no pós-operatório. Passar longos períodos deitado ou sentado afeta a força muscular dos músculos posturais, a estrutura dos tecidos como fáscia e ligamentos e as articulações. É comum que, diante de dor ou de uma recuperação que exige repouso, nosso corpo procure uma posição que nos pareça mais confortável. É aí que podem surgir as alterações (desalinhamentos) posturais.O alinhamento das partes do corpo quando se está em pé, sentado ou deitado é uma definição geral do que é postura. A nossa coluna não é como uma barra, reta. Ela tem curvaturas que são fisiológicas, naturais. Com desequilíbrios musculares, como os causados por fraqueza ou encurtamento muscular, ou alterações articulares, essas curvaturas podem ser acentuadas ou diminuídas, promovendo desconforto e dor.O fisioterapeuta deve estar atento, para prevenir que alterações posturais, como a escoliose ou hipercifose, surjam. Para isso, o primeiro passo é orientar sobre a postura correta e estimular o paciente a evitar posições que causem prejuízo. Alongamentos e exercícios de fortalecimento dos músculos posturais, também, devem ser realizados de forma rotineira.Se o paciente realizou cirurgia nos membros inferiores, como é comum para tratar tumores ósseos, pode haver diferença no comprimento dos membros. Dessa forma, para manter o alinhamento postural correto e ter um melhor padrão de marcha (caminhada) é necessário que o paciente faça uso de uma compensação no calçado. Para isso, é preciso ter a medida real da diferença para a compensação ser confeccionada corretamente. O fisioterapeuta é fundamental nesse processo de adaptação para que o paciente faça o uso contínuo do calçado com compensação.O paciente e seus familiares precisam compreender que desalinhamento postural não é apenas uma mudança estética. Com a evolução dos problemas posturais, pode haver prejuízo funcional afetando, inclusive, o condicionamento cardiorrespiratório e a realização de atividades de vida diária. Por isso, na Casa Durval Paiva, é solicitado que os familiares também se engajem no processo de prevenção e reabilitação, contribuindo também com a qualidade de vida, durante e após o tratamento dos pacientes.