Parceria da Prefeitura viabiliza vinda de TV portuguesa para gravar em Natal programa sobre turismo

Gravação de programa sobre Turismo para Record de Portugal – foto Alex Régis

 

Uma equipe de televisão da Record Europa está em Natal gravando dois programas especiais que serão exibidos pela emissora e também pela Record Internacional. A produção é fruto de uma parceria firmada com a Prefeitura do Natal para viabilizar a vinda e a gravação dos programas internacionais. 

 

O programa “Giro pelo Mundo” é exibido para toda a Europa, chegando ainda a África, Américas e Israel. Além disso, é exibido pela Record News Internacional para esses locais e ainda para o Oriente Médio, e fica disponível no site da Record TV Europa e no Youtube da emissora. 

 

A Prefeitura vem investindo na divulgação da cidade de Natal em todo o Brasil através da participação em feiras e eventos, como a ABAV Expo, que acontece em setembro no Rio de Janeiro e reúne os maiores players do setor em todo o Brasil. A gestão municipal investe também com mídia paga nas redes sociais (Instagram, Facebook e Youtube), bem como na mídia tradicional, a exemplo da revista de bordo da Voepass, que passou a operar recentemente um voo diário entre Natal e a ilha de Fernando de Noronha. 

 

“O Turismo é nossa principal atividade econômica, é a que mais gera empregos e trabalho para milhares de pessoas, por isso estamos fazendo essas parcerias, melhorando a infraestrutura da cidade, como as obras da Redinha e Ponta Negra, como também trabalhando na divulgação através da mídia e da participação em eventos especialmente voltados para o setor”, afirma o prefeito Álvaro Dias. 

 

Segundo o secretário de Comunicação Social de Natal, Heverton de Freitas, a vinda da equipe do programa Giro pelo Mundo — a ser exibido no canal internacional da TV Record nos dias 7 e 14 de outubro — foi viabilizada durante a Bolsa de Turismo de Lisboa, no começo deste ano. “Estivemos lá em Lisboa com o prefeito Álvaro Dias e a secretária de Turismo, Ohana Fernandes, e mantivemos alguns contatos com influencers locais e com equipes da mídia tradicional que depois tiveram desdobramentos, resultando agora na veiculação de um VT na programação da emissora que atinge toda a comunidade de língua portuguesa na Europa, além desses dois programas gravados aqui, mostrando as belezas e os atrativos turísticos de Natal e região. Nossa meta é reforçar uma mídia nesse período em que as pessoas buscam um destino de final de ano e férias de verão, visando à alta estação, incluindo aí a divulgação do Natal em Natal”, detalha o secretário Heverton de Freitas. 

 

Na semana passada, também esteve em Natal uma equipe da Intertv, afiliada da Rede Globo, gravando o programa Rota Intertv para as emissoras do grupo com sede no Estado do Rio de Janeiro, da mesma forma, contando com a parceria da Prefeitura do Natal. “Temos participado de eventos como o Meeting Brasil, na América Latina, feito parcerias como a da Azul Viagens com a qual fizemos uma ação no call center para capacitar mais de 120 operadores para treiná-los para alta estação e o Natal em Natal também com a presença do Diretor da Luck Receptivo, George Costa, e ainda divulgando Natal na mídia, contando com a parceria fundamental da ABIH e Abrasel nesse trabalho para mostrar o que Natal tem de melhor na gastronomia, passeios e hospedagem de padrão internacional”, relata a secretária Ohana Fernandes. 

Feira de Adoção de Cães e Vacinação Antirrábica ocorre no Partage Norte Shopping Natal

Foto: Divulgação

No sábado 26 de agosto, em parceria com o grupo Amor de 4 Patas, o Partage Norte Shopping Natal realizará a Feira de Adoção de Cães. Uma oportunidade única para quem busca um novo integrante para família, para dar muito amor e carinho. Além disso, os tutores poderão aproveitar a ocasião, para realizar a vacinação antirrábica em seus animais, conduzida pela equipe da Unidade de Vigilância De Zoonoses de Natal.
Para ajudar a criar um laço entre os possíveis tutores e os cães que estarão disponíveis para adoção, o Partage Norte Shopping Natal, por meio das redes sociais do shopping irá compartilhar do dia 21 a 26 de agosto fotos e histórias dos animais, desde o dia em que foram resgatados pelo grupo Amor de 4 Patas, a ideia é sensibilizar e conectar os tutores com a história de cada um dos cães, firmou a gerente de marketing do empreendimento, Elisângela Costa.
Sensível a causa animal, o empreendimento também será ponto de arrecadação de doação de rações, material de limpeza, toalhas, tampinhas, itens para bazar e latinhas de patê. O Grupo amor de 4 Patas, é uma entidade filantrópica, que há 09 anos desenvolve um trabalho social de grande importância, resgatando animais em situação de vulnerabilidade. Atualmente a instituição está localizada na cidade de Macaíba, e desde a sua fundação, já resgatou mais de mil cães.
Requisitos para adoção:
Ser maior de 18 anos, RG, CPF, comprovante de residência, assinar termo de responsabilidade.

Serviço: Feira de Adoção
Data: 26 de agosto
Local: Espaço PET – 2° Piso
Horário: 14h às 18h
Assessoria de comunicação
Luciana Tito (84) 99175-5275

Festival de Videoclipes do Pipa MPB Fest tem inscrições prorrogadas para 15 de setembro

Festival de videoclipes pensado nos artistas potiguares que transformam magia em realidade, o “Céu” que compõe a programação do Pipa MPB Fest em sua 2ª edição teve suas inscrições prorrogadas. Até dia 15 de setembro, os interessados em participar devem baixar o edital no site do evento https://pipampbfest.com.br/ e fazer a inscrição.

Os participantes que se inscreverem e tiverem seu videoclipe seguindo todas as regras do edital concorrerão a prêmios em dinheiro, além de ter seu trabalho audiovisual divulgado! Ao todo, serão R$ 10 mil reais em prêmios.

Lulu Santos, Nando Reis, Anavitória e Marcelo Falcão são atrações confirmadas da segunda edição do Pipa MPB Fest que será realizada dias 13 e 14 de outubro na praia de Pipa, litoral sul. O evento surgiu com o objetivo de celebrar a Música Popular Brasileira e o melhor que o Brasil tem e promover um evento de música boa que mescla artistas de grande porte e nomes locais.

O festival será realizado em Pipa, um dos destinos paradisíacos mais procurados do país, com praias espetaculares, ótimo clima e opções de lazer para toda a família. Além da boa música, o evento traz como diferencial o destino, a possibilidade de – além de curtir maravilhosos shows, ir a passeios turísticos, descansar e curtir um excelente fim de semana.

Além dos shows nacionais, o Pipa MPB Fest realizará o Festival de Videoclipes na Praia da Pipa que tem o objetivo de dar visibilidade e divulgar a produção de vídeos na categoria “Videoclipes” produzidos no Estado. O Céu Festival de Videoclipes se destina a pessoas físicas e jurídicas, realizadores, produtores, produtoras audiovisuais, videomakers músicos, bandas e demais profissionais criativos com produções de videoclipes de artistas potiguares nos últimos dois anos.

O evento será na Arena Pipa Open Air. Os ingressos já estão à venda no https://outgo.com.br/pipa-mpb-fest23. O festival é uma realização da Viva Entretenimento e Pipa Open Air. Siga o perfil oficial no instagram e acompanhe todas as novidades: @pipampbfest.

Informações à imprensa:
Mosaique Comunicação
http://mosaiquecomunicacao.com.br
Ulysses Freire – DRT 1716/RN – (84) 98829-4375

Sabor do The Town em Natal: McDonald’s lança McMelt The Town, sanduíche oficial do festival

Com receita inédita com onion rings, o McMelt The Town vai levar a experiência da Cidade da Música para todo o Brasil em um sanduíche épico O The Town está estreando na cidade de São Paulo, SP, e o McDonald’s não ficaria de fora da primeira edição do festival na Cidade da Música! Em busca de oferecer experiências novas e memoráveis aos clientes dentro do Autódromo de Interlagos e levar o evento para os clientes do país inteiro, o Méqui apresenta o McMelt The Town, o sanduíche oficial do maior festival de música, cultura e arte de São Paulo, com uma combinação de sabores que vai levar os McLovers à loucura em todo o Brasil.“Desde que participamos do nosso primeiro evento, digo que tem festival, e tem festival com Méqui. Agora assumimos o desafio de, pela primeira vez, traduzir a experiência única que o The Town vai proporcionar nos cinco dias em um sanduíche saboroso, épico e inédito”, explica Sérgio Eleutério, Diretor de Marketing do McDonald’s no Brasil.Com uma receita exclusiva, o McMelt The Town foi pensado especialmente para levar o sabor da Cidade da Música para os McLovers. A união do hambúrguer de carne 100% bovina, a crocância das onion rings e molho lácteo cremoso sabor cheddar em um pão escuro com gergelim fazem do line-up do sanduíche uma explosão de sensações que só o Méqui consegue proporcionar em um festival de música.O McMelt The Town também estará disponível em todos os restaurantes da rede pelo Brasil. “Se estamos levando o Méqui que todos conhecem para o The Town, também queremos levar o gostinho desse momento que é a cara da marca para os nossos restaurantes no país inteiro, estar onde o cliente está. É a união perfeita de muita música, sabor e qualidade que nossos clientes vão lembrar para sempre”, completa o executivo.Para os McLovers de plantão que já querem experimentar a novidade, o McMelt The Town está em pré-venda exclusiva pelo Peça e Retire ou McDelivery no aplicativo do Méqui, com frete grátis para quem comprar a McOferta. As vendas gerais iniciam em 15 de agosto, disponíveis também no balcão, pelos totens de autoatendimento e no Drive-Tudo, e são por tempo limitado.Para acompanhar todas as novidades do Méqui, acesse o site.

Especialista em educação destaca os benefícios do ensino semipresencial no Brasil

Especialista em educação destaca os benefícios do ensino semipresencial no Brasil

Modelo tem otimizado o ensino a partir de uma agenda flexível do aluno

 

A educação semipresencial tem se estabelecido como uma alternativa bastante procurada por estudantes brasileiros que desejam uma abordagem acadêmica flexível e dinâmica. A convergência entre o ensino tradicional presencial e o ambiente virtual tem sido adotada por várias instituições de ensino superior, mesmo antes da eclosão da pandemia de covid-19, o que destaca sua relevância e habilidade de adaptação ao cenário educacional atual.

 

De acordo com o professor da Universidade Potiguar (UnP), Helder Sabino, a graduação semipresencial oferece aos alunos a chance de equilibrar o aprendizado digital com interações presenciais, proporcionando uma experiência universitária versátil e enriquecedora. Nesse formato, os alunos têm a flexibilidade de ajustar seus horários conforme suas necessidades pessoais e profissionais, sem comprometer a qualidade do ensino.

 

Conforme apontado pelo educador, outro aspecto desse modelo reside na habilidade de combinar a praticidade do aprendizado on-line com a interação direta proporcionada pelo ambiente presencial.

 

“Uma das maiores vantagens desse formato é a flexibilidade e autonomia que concede aos alunos. Através de plataformas digitais especialmente projetadas para essa finalidade, os estudantes podem acessar uma ampla variedade de recursos digitais, como materiais de estudo, aulas gravadas, fóruns de discussão e avaliações, a qualquer momento e de qualquer lugar”, frisa.

“Isso permite que os alunos construam seus próprios cronogramas de aprendizado, de acordo com suas obrigações e preferências pessoais, sem deixar de participar de atividades em sala de aula, laboratórios e encontros com professores, o que cria um ambiente propício para debates construtivos e oportunidades de networking”, acrescenta o especialista.

 

Futuro da educação

Em um mundo em constante transformação, onde a tecnologia e a mobilidade são elementos fundamentais, os cursos semipresenciais surgem como uma ligação entre o passado e o futuro da educação, enfatizando que a busca por conhecimento e qualificação pode se moldar conforme os diferentes ritmos de vida e demandas individuais.

 

Nessa perspectiva, a crescente demanda por cursos semipresenciais reflete a busca por uma educação que se adapte às necessidades individuais dos alunos, permitindo que desenvolvam habilidades acadêmicas e profissionais.

 

A facilidade de acesso aos recursos digitais também pode está contribuindo para a expansão desse modelo, tornando uma opção viável para aqueles que desejam equilibrar os estudos com outras responsabilidades.

 

“À medida que a educação semipresencial ganha mais adeptos, as instituições de ensino superior estão investindo em infraestruturas tecnológicas e métodos de ensino que atendam às demandas desse público diversificado. Dessa forma, a graduação semipresencial não se limita a ser uma resposta à pandemia, mas sim um formato educacional sólido e eficaz para os estudantes contemporâneos que buscam uma formação acadêmica flexível e enriquecedora”, pontua Helder Sabino, que também é coordenador da UnP Salgado Filho e Zona Norte.

Fórum Regional do Mercado Imobiliário debate tendências, desafios e oportunidades do setor

 

Evento acontece em João Pessoa e contará com mais de 10 horas de programação e oportunidade de networking com grandes nomes do mercado nacional

O Fórum Regional do Mercado Imobiliário (FRMI),  maior evento do setor imobiliário do Nordeste, reunirá profissionais, empresários, investidores e autoridades para discutir tendências, desafios e oportunidades do segmento. A 11ª edição do evento acontece no dia 24 de agosto, em João Pessoa, e apresenta uma programação diversificada e traz grandes nomes da área. O evento é realizado pela PSIU Educação Corporativa.
A abertura oficial ocorrerá no palco CashMe, com a palestra “O Corretor do Futuro”, ministrada por Ricardo Martins, um dos mais renomados especialistas em vendas do Brasil. Ele trará insights sobre como os corretores podem se adaptar às mudanças do mercado e se destacar na profissão.
Convidados locais e nacionais estarão presentes nos palcos CashMe e Arena Tropical, compartilhando ideias e inspirações valiosas. Entre os temas abordados, estão Marketing Digital e gestão de equipes, inovação, liderança, mercados de luxo e financiamento imobiliário. No rol de palestrantes, figuras como Rosália Lucas, Secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, e Cinata Cordeiro, gestora da Cinata Imóveis, referência no mercado imobiliário paraibano, apresentarão o painel: “João Pessoa, a Bola da Vez do Mercado Imobiliário”. Já André Coutinho, líder da MDvendas Nordeste, abordará o case: “Da Crise Financeira à Transformação de Vidas no Mercado Imobiliário”.
Nomes de destaque como Gustavo Zanotto, co-host do Proptalks, e Jota Baptista, empreendedor serial no mercado imobiliário, trarão suas visões e estratégias para os profissionais do setor. Sophia Martins, CEO da Mitre Realty, uma das principais imobiliárias de luxo de São Paulo e escritora best-seller, também estará presente. Grandes cases do Nordeste serão abordados por Eduarda Dubeux, líder do departamento comercial, Marketing e CX da Moura Dubeux. Também vão participar João X. Fiuza, responsável por posicionar a Diagonal & Victa Engenharia no segmento de alto padrão; e André Penazzi, fundador e CEO do Setai Grupo GP.
Já Diogo Souza Gomes, CEO da Souza Gomes, vai palestrar sobre processos, Marketing e resultados. Já Tiago Oliveira, corretor de imóveis experiente; Pedro Morais, sócio da Plano 83, e Danielle Reis, CEO da Triunfo Imóveis, compartilharão sua expertise no painel “Estratégias de Liderança para um Futuro Brilhante no Mercado Imobiliário”. Enquanto Romeo Busarello, ex-VP de Marketing e Inovação da Tecnisa, compartilhará conhecimentos sobre inovação no mercado imobiliário e para encerrar a maratona de conhecimento, Guilherme Machado trará a palestra “Menos Leads e Menos Imóveis = Mais Conversão”, revelando como os corretores podem vender mais com menos esforço e mais estratégia.
Networking — A programação inclui ainda participações da Pottencial, empresa que oferece soluções em seguros imobiliários e da CashMe, uma fintech que oferece crédito imobiliário de forma rápida, fácil e segura, além da Jetimob, uma plataforma de gestão imobiliária; Sigafy, uma corretora de seguros e Bauten construtora que se destaca pela qualidade, inovação e sustentabilidade de seus empreendimentos. O evento conta com o apoio do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-PB).
Após um dia enriquecedor, o evento oferecerá um happy hour com a banda Trio Surreal, proporcionando momentos de descontração e networking. O FRMI promete ser uma oportunidade única para se atualizar, interagir e ampliar horizontes no setor imobiliário.
Serviço:
Fórum Regional do Mercado Imobiliário do Nordeste – 11ª edição
Onde: Centro de Convenções, João Pessoa
Quando: 24 de agosto
Inscrições: forumimobi.com

Abertura do 25º Encontro Nacional de Bacias Hidrográficas, maior evento sobre águas do Brasil, reúne milhares de pessoas no Centro de Convenções

Em uma uma cerimônia que reuniu especialistas, gestores, estudantes e entusiastas da questão hídrica de todo o país, o 25º Encontro Nacional de Bacias Hidrográficas teve início na noite desta segunda-feira (22), no Centro de Convenções da cidade de Natal. O evento, que é reconhecido como o mais abrangente e influente no campo das águas no Brasil, chega em 2023 com o seguinte tema: “Águas do Brasil: governança, adaptação e desenvolvimento”.A cerimônia de abertura, realizada na noite de segunda-feira, 21 de agosto, contou com a presença de diversas autoridades, bem como representantes de organismos de gestão nos níveis federal e estaduais de todo o Brasil, todos compartilhando suas visões sobre a importância das bacias hidrográficas e da gestão sustentável da água.Dentre as autoridades presentes, destaque para o ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Goés; de  Mauricio Abijaodi Lopes de Vasconcellos, membro da diretoria colegiada da Agência Nacional de Águas;  dos deputados federais pelo RN Natália Bonavides, Fernando Mineiro, João Maia e Benes Leocádio; do governador da Paraíba, João Azevedo Filho; do vice-governador do RN, Walter Alves, e da governadora do RN, Fátima Bezerra.Em sua fala, a governadora destacou a relevância da conservação dos recursos hídricos para o desenvolvimento sustentável do Brasil. Ela ressaltou a necessidade de cooperação entre os setores público e privado para enfrentar os desafios emergentes relacionados à água, bem como das iniciativas possibilitar melhor distribuição e consumo responsável.Principal representante do Governo Federal do Encontro, o ministro Valdez Goés também compartilhou sua perspectiva sobre a importância estratégica do evento e o papel crucial que desempenha no avanço da discussão das políticas de recursos hídricos do país. Ele enfatizou as iniciativas que serão viabilizadas por meio do novo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), que também vai contemplar ações voltadas para abastecimento de água em diversas regiões do país.Com uma programação diversificada que abrange palestras, painéis de discussão e também uma exposição, o 25º Encontro Nacional de Bacias Hidrográficas promete ser uma plataforma enriquecedora para a troca de ideias, conhecimentos e soluções práticas. O encontro acontece presencialmente e também de maneira virtual, e conta com inscrições gratuitas. Para mais informações, acesse a programação completa do evento: https://www.encob.org/.

SESI inaugura na Zona Norte de Natal SESITEC que leva nome de Padre Tiago Theisen 

A Zona Norte de Natal foi palco da inauguração de mais uma unidade da SESITEC, uma biblioteca multifuncional instalada na Escola Municipal Professora Maria Madalena Xavier de Andrade, no Bairro Potengi. A unidade foi inaugurada Serviço Social da Indústria (SESI-RN), nesta terça-feira (22), com a presença do prefeito Álvaro Dias, do presidente da FIERN e do Conselho Regional do SESI, Amaro Sales, dos diretores Roberto Serquiz e Heyder Dantas, do superintendente do SESI-RN, Juliano Martins, do deputado estadual Ubaldo Fernandes, além de autoridades políticas, gestores e educadores.  

A unidade recebeu o nome de “Padre Tiago Theisen”, em homenagem ao sacerdote belga que atuou por mais de 50 anos em Natal.  

“Essa é a nossa unidade 43, presente em 41 municípios. Hoje, estamos em 30% dos municípios potiguares e meu sonho é um dia estarmos em todos. Agradeço a sensibilidade do prefeito Álvaro Dias que nos cedeu o terreno e que fará a gestão, enquanto nós construímos, equipamos e ficaremos responsáveis pela supervisão e por ceder as bases para cerca de 50 cursos”, disse Amaro Sales. “A educação é uma preocupação nossa desde o início da gestão. Dentro do Sistema 4.0 temos que ter uma educação diferenciada”, explicou o presidente da FIERN. 

“Estou muito feliz por podermos proporcionar aos alunos, que são cerca de mil, a possibilidade de ampliar os conhecimentos, com tecnologia, robótica, leitura e cursos por meio dessa parceria. E mais feliz ainda por podermos homenagear o padre Thiago, que dedicou a vida a ensinar os mais humildes”, comentou o prefeito Álvaro Dias. 

Com a inauguração, o local passa a contar com um ambiente de criação com acesso a ferramentas inovadoras e conhecimentos em Ciências e Tecnologia, além de acervo literário com livros, dispondo também de materiais educativos, gibis, jornais, revistas, periódicos locais e de circulação nacional, DVDteca, CDteca e Gibiteca, laboratório de informática com computadores conectados à internet, espaço para leitura, contação de história, pesquisa e estudo.  

Para o diretor-tesoureiro da FIERN, Roberto Serquiz, a SESITEC é de suma importância. “É mais uma obra, investimento da gestão do presidente Amaro. É uma semente transformadora, que é a educação. Aqui tem também a pedagogia com robótica, que é muito importante para o desenvolvimento dos estudantes. É transformador. Tudo passa pela educação”, enfatiza. 

O diretor-secretário do Sistema FIERN, Heyder Dantas, pontua que toda a estrutura está associada a ferramentas de acesso à informação e ao conhecimento, através da conexão, colaboração, criatividade, empreendedorismo, protagonismo e responsabilidade socioambiental. “É uma iniciativa do Sistema FIERN e da Prefeitura do Natal que traz desenvolvimento através da educação para esta localidade”, afirma. 

Participaram também do evento, o superintendente do IEL-RN, Juan Saavedra; o chefe de gabinete da FIERN, Helder Maranhão, funcionários e educadores do SESI. 

Homenagem ao Padre Tiago Theisen 

A unidade SESITEC “Padre Tiago Theisen” inaugurada nesta terça (22) é idealizada pelo Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI) em conjunto com o Departamento Regional do SESI-RN, definida como o novo formato das Indústrias do Conhecimento, programa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) que levou informação e cultura a todos os estados brasileiros. 

  

O novo modelo estimula a ‘cultura maker’ nas localidades onde são instaladas. Os usuários da SESITEC vão conhecer a realidade do mundo do trabalho, desenvolvendo conhecimentos com base nas próprias experiências. As unidades são instaladas em espaços cedidos pelas prefeituras de cada município. 

“É muito importante uma homenagem como esta para o Padre Thiago que dedicou uma vida inteira à educação. Em seu tempo em cada igreja havia um jardim de infância. A casa dele não era dele, era uma biblioteca”, destaca a educadora Luiza Brás, que trabalhou com o Padre Thiago por 50 anos, até o falecimento do religioso. 

Luiza Brás fez uma longa explanação sobre a vida do ex-pároco local, agradeceu a homenagem e disse que ficou feliz pela inauguração da unidade e também ao saber que a Prefeitura de Natal está construindo a Escola Municipal de Tempo Integral Padre Tiago Theisen, no bairro da Redinha, Zona Norte. 

Nascido no dia 23 de outubro de 1930, em Namur, Bélgica, Tiago Theisen é o filho caçula do casal Joseph Theisen e Anna Jonet.  Em 1949, Thiago Theisen entrou para o Seminário de Floreff, ordenando-se sacerdote no dia 31 de julho de 1955. Graduou-se em Filosofia, Teologia, Biblioteconomia, Ciências Religiosas e Humanas e foi estudante livre na Universidade de Louvain na década de 1960, fazendo estágio em Assuntos para a América Latina. 

Em 1968, a convite do arcebispo da Arquidiocese de Natal, Dom Nivaldo Monte, veio para o Brasil. Em sua missão religiosa em terras potiguares, construiu 43 igrejas, ampliou seis e quadruplicou a de Igapó. Fundou duas paróquias: Nossa Senhora do Perpétuo do Socorro, no bairro das Quintas (1969), e Santa Maria Mãe, no conjunto Santa Catarina (1982), além de reiniciar a paróquia de São Miguel de Extremoz (1982). Construiu ainda 34 jardins de infância para crianças de três a cinco anos. 

Expofruit: começa hoje em Mossoró o maior evento da fruticultura do Brasil e da América Latina

A feira, que está completando 30 anos, deve movimentar cerca de R$ 80 milhões e contar com um público de 30 mil pessoas contará com a presença de representantes de 16 países e mais de 250 expositores, 60% deles de multinacionais

Maior e principal evento da fruticultura no Brasil e na América Latina, a Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada – Expofruit, vai reunir toda a cadeia produtiva do setor numa edição histórica em que completa 30 anos de realização. O evento acontece de 23 e 25 de agosto, na Estação das Artes e na Universidade Federal do Semiárido – Ufersa, em Mossoró.

Tendo como tema A riqueza das nossas frutas conquistando o mundo”, a feira este ano ganhou um incremento no número de estandes, 420 no total, todos ocupados por diversas instituições públicas patrocinadoras e apoiadoras do evento e por empresas nacionais e multinacionais ligadas ao setor frutícola.

Nos três dias de evento a expectativa é movimentar cerca de 80 milhões em negócios e receber um público de cerca de 30 mil pessoas. A programação terá como destaque novas tecnologias utilizadas na fruticultura e diversas abordagens sobre os cultivos praticados na região.

“Teremos uma edição histórica e estamos muito entusiasmados com a Expofruit que este ano contará com a participação de representantes de 16 países, a maior em toda a história da feira. Estamos em plena safra, período ideal para avaliar cenários, estabelecer relacionamentos e prospectar negócios, além de propiciar aos compradores a chance de ver a fruta no ambiente em que é produzida. Mais uma vez traremos inovação para a feira com a apresentação de vários produtos inspirados na biotecnologia, que vão nos levar a produzir frutas cada vez mais saborosas, com melhor qualidade, mais seguras e com vantagens competitivas comercialmente”, afirma Fábio Queiroga, presidente do Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte (COEX/RN), entidade organizadora da feira.

Novas tecnologias e foco no Semiárido

A programação científica ocorrerá na Universidade Federal do Semiárido – UFERSA e começa na quarta-feira (23), a partir das 8h, no Auditório Amâncio Ramalho, com uma novidade: o Painel Empresarial. Um espaço para que expositores e patrocinadores apresentem seus produtos e serviços. Entre as apresentações estarão nomes como: Banco do Nordeste, ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, Ufersa, Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV), entre outras.  A tarde será realizada a Reunião do Comitê Permanente da Cajucultura, organizada pelo Sebrae/RN.

No segundo dia de evento, pela manhã, a programação se volta para o Fórum da Fruticultura – Inovação e Perspectiva com temas que abordarão a mecanização e automação na fruticultura com a Embrapa, comercialização de hortaliças e frutas com o Sebrae/GO e um panorama e as perspectivas na exportação da fruticultura com a Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas).                À tarde os olhares se voltam para o Seminário da Cajucultura – Estratégias e Oportunidades que apresentará os potenciais e desafios para o cultivo do caju em palestras com profissionais da Embrapa Agroindústria Tropical, da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn) e do Instituto Caju Brasil, culminando com uma mesa-redonda que incluirá produtores do Rio Grande do Norte, do Ceará e do Piauí.

Na sexta-feira, ocorre o Seminário Fruticultura: Oportunidades para o Semiárido que terá palestras abordando várias culturas como: pitaya, cacau, umbu-cajazeira (cajarana) e caju com pesquisadores da Ufersa, Instituto Agropolos e Embrapa Agroindústria Tropical. A programação do dia também inclui uma visita técnica ao campo na Fazenda Experimental Rafael Fernandes, da Ufersa.

A programação ainda contará com o Curso de Habilitação de Responsáveis Técnicos para Certificação Fitossanitária de Origem e Certificação Fitossanitária de Origem Consolidada – CFO/CFOC para diversas pragas, que será promovido pelo IDIARN, no período de 22 a 25 de agosto, e é destinado a engenheiros agrônomos.

Para fazer as inscrições na programação científica basta acessar o link: https://digital.rn.sebrae.com.br/loja. Já a inscrição no curso Curso de Habilitação de Responsáveis Técnicos para CFO/CFOC pode ser realizada no site www.idiarn.rn.gov.br.

“A Expofruit é o principal e mais importante evento de fruticultura irrigada do Brasil e muito importante também para a economia do RN, além de ser responsável por trazer um grande número de visitantes para Mossoró e assim movimentar a economia local. É um momento para que toda a cadeia produtiva se reúna e mostre seus produtos, serviços e inovações para o setor. A feira está completando 30 anos e o Sebrae/RN, que sempre foi parceiro desde o começo da feira, celebra junto essa trajetória de sucesso. Para essa edição construímos uma programação com temas pertinentes ao cenário da fruticultura como automação, inovação e tecnologias de potencial econômico para o Nordeste”, explica Franco Marinho, Gestor de Fruticultura do Sebrae/RN.

Já a reitora da Ufersa, Ludimilla Carvalho Serafim de Oliveira, destaca a parceria da instituição com a feira e o trabalho realizado pela universidade na elaboração de palestras com temas inovadores para a agricultura da região e do Brasil. “Mais uma vez a Ufersa participará dessa grande feira que é a Expofruit, uma iniciativa que há três décadas projeta Mossoró, o RN e o semiárido brasileiro para o mundo. Vamos colocar à disposição toda a nossa infraestrutura, espaço físico, corpo docente, discente e técnico-administrativo para que a Expofruit 2023 se consagre um grande sucesso não apenas comercial, mas também no campo da ciência, da pesquisa e da inovação”.

Feira expõe produtos e serviços

A exposição de produtos e serviços ligados à cadeia produtiva da fruticultura acontecerá durante o período noturno do evento, das 18h às 23h, na Estação das Artes. É totalmente aberta ao público e tem entrada gratuita.

O espaço contará com uma área total de 15 mil me o maior número de estandes desde o início da feira, serão 420. “Concluímos a venda de todos os estandes duas semanas antes do evento, o que já adianta o sucesso que esperamos nesta edição de 30 anos de Expofruit, em que nos consolidamos como a maior feira do segmento do Brasil e também da América Latina. Teremos estandes com mais de 250 expositores dos mais variados setores ligados à cadeia produtiva da fruticultura, sendo 60% deles de empresas multinacionais, e uma estrutura mais moderna, confortável, ampla e interativa”, afirma João Manoel, diretor comercial da Expofruit.

Entre as empresas expositoras haverá desde produtores locais a grandes multinacionais que de diversos segmentos como: empresas de sementes e insumos agrícolas; de pesquisas e tecnologia para o campo; sistemas e produtos para irrigação; embalagens e lonas; consultorias; de logística marítima, terrestre e aérea; implementos e máquinas agrícolas; caminhões e vans para transporte, bancos, instituições públicas, produtores, insumos biológicos, de tecnologia, portos, energia renováveis, entre outras.

Fruticultura em Mossoró e Região

O melão continua sendo o carro-chefe da produção frutícola da região, seguido por melancia, mamão, manga e banana. De acordo com o presidente do COEX, na última safra foram exportadas 370  mil toneladas. A previsão da safra, que se iniciou agora em agosto, é de 400 mil toneladas com uma negociação global de R$ 1,5 bilhões.

Cerca de 40% das exportações de frutas do país saem do Rio Grande do Norte e abastece cerca de 20 países, com destaque para a União Europeia, Estados Unidos, Rússia, Canadá, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e diversos países do Oriente Médio. Atualmente, o setor emprega diretamente mais de 20 mil pessoas de forma direta e mais de 50 mil de forma indireta.

Um fator decisivo que contribui para a boa aceitação do melão potiguar no mercado externo é o reconhecimento da qualidade da fruta produzida na região, que desde 2013 possui o Selo de Indicação Geográfica de Origem, reconhecido mundialmente como indicativo de qualidade. A certificação foi concedida após cinco anos de aprimoramento da fruta produzida na região.

Sobre Expofruit

Completando 30 anos de realização, a Expofruit, que é considerada o maior e mais importante evento de fruticultura tropical irrigada do Brasil e a maior feira do segmento na América Latina, segue conquistando a atenção de grandes investidores e alavancando a economia do Rio Grande do Norte.

A feira tem como objetivo o apoio ao setor frutícola potiguar, garantindo a participação de produtores de todo o estado em um evento que viabilize a comercialização da produção e promova novos negócios, inclusive exportações, e que atualize os produtores sobre as novidades da cadeia produtiva da fruticultura.

A Expofruit 2023 é uma realização do COEX – Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RN) e da Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa) e conta com a promoção da PromoExpo. A feira tem o patrocínio do Governo Federal, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, da Prefeitura de Mossoró/RN, Banco do Nordeste, Secretaria da Agricultura da Pecuária e da Pesca do RN (Sape/RN), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RN (Crea/RN) e do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

Também possui o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Governo Cidadão, Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária (Idiarn),  Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema), Sistema Fiern, Sistema Faern/Senar, Companhia Docas do RN, Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Empapel, Notícias Agrícolas, Editora Gazeta e Sistema Tribuna de Comunicação.

SERVIÇO:

Evento: Feira Internacional de Fruticultura Tropical Irrigada – Expofruit 2023Data: 23 a 25 de agostoLocal: Estação das Artes – Mossoró/RNSite: www.expofruit.com.brFacebook: /expofruit2023Instagram: @expofruit2023

PROGRAMAÇÃO EXPOFRUIT 2023

22 a 25 DE AGOSTO

CURSO DE HABILITAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO FITOSSANITÁRIA DE ORIGEM – Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado (CFOC) – das 8h às 17h – no prédio da PROPPG (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação) – UFERSA/Mossoró

23 DE AGOSTO (QUARTA-FEIRA)

PAINEL EMPRESARIAL – COEX / PROMOEXPO

08h00 às 08h40 – Palestra: “ A Importância das Abelhas Africanizadas na Cultura do Caju” – Sra. Yara Lemos de Paula – Engenheira Florestal, mestra em Ciências Florestais, especialista em geoprocessamento e georreferenciamento, bolsista no SEBRAE RN). 08h40 às 09h20 – Palestra: “Desenvolvimento Territorial” –  Aldemir Freire – Diretor do Banco do Nordeste /CE09h20 às 10h00 – Palestra: “Tecnologia aplicada à Gestão da Atividade Rural” – José Pereira da Silva e o Francisco Kaio César de Oliveira – Ágili Software Brasil10h40 às 11h20 – Palestra: “A Importância e a Obrigação da Segurança do Trabalho na Fruticultura” – Carlos Maia – Proativa Consultorias11h20 às 12h00 – Palestra: “Importância das Abelhas para a Fruticultura”, com a Profa. Dra. Katia Gramacho (UFERSA-NCTA )14h00 às 14h40 – Palestra: “Startups de Alimentos e Bebidas a base de Plantas do Semiárido” – Fernanda Matias – sócia-fundadora da Meltech Tecnologia de Mel14h40 às 15h20 – Palestra: “Logística reversa das Embalagens Vazias de Agrotóxicos – Gustavo Pimentel – Coordenador Regional do INPEV – Regional 08.15h20 às 16h00 – Palestra: “Agromineralização” – Luiz Soares da Silva – ex-presidente da Profrutas e Diretor da Arizona Agroindustrial16h00 às 16h40 – Palestra: “Uso de Biológico e Remineralizador de Solo na Cultura de HF” – André Dias – Vulcano Agrominerais e SMC Biológicos16h40 às 17h20 – Palestra: “Outorga de Uso da Água para a Agricultura Irrigada” –  André César Moura Onzi – Especialista em Regulação de Recursos Hídricos e Saneamento Básico da ANA e o Marlei Crislei da Silva – Especialista em Geoprocessamento da ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico.

14h às 17h – Reunião do Comitê Permanente da Cajucultura (SEBRAE/RN)

18h às 23h – FEIRA EXPOFRUIT 2023

24 DE AGOSTO (QUINTA-FEIRA)

FÓRUM DA FRUTICULTURA – INOVAÇÃO E PERSPECTIVA – 08h às 12h08h – Credenciamento08h45 – Abertura09h – Palestra: “Mecanização e Automação na Fruticultura”, Dr. Lúcio André de Castro Jorge – EMBRAPA.10h – Palestra: “Caminhos para a Comercialização de Hortaliças e Frutas”, Dr. Douglas Paranahyba SEBRAE/GO – Polo Sebrae Agro.11h – Palestra: “Panorama e Perspectivas na Fruticultura de Exportação”, Jorge Luís Raymundo de Souza – ABRAFRUTAS.12h – Encerramento.SEMINÁRIO DA CAJUCULTURA – Estratégias e oportunidades – 14 às 18h14h – Credenciamento14h30 – Palestra: “Caju – Estratégia de Biorefinaria para o Semiárido” com Dr. Gustavo Adolfo Saavedra Pinto (Chefe da Embrapa Agroindústria Tropical)15h30 – Lançamento do Comunicado Técnico 37 – “Cajueiro Anão Precoce: Desenvolvimento e Indicação de Clones para o Rio Grande do Norte”, com Dr. Rodrigo Oliveira Maranhão (Diretor- Presidente EMPARN)15h45 – Palestra: “Aproveitamento Integral do Caju“ com Dr. Maurício Campos de Souza (Diretor do Instituto Caju Brasil)16h30 – Mesa Redonda: “O Mercado do Caju“ – RN, CE, PI e ICB.18h – Encerramento18h às 23h – Feira EXPOFRUIT 2023

25 DE AGOSTO (SEXTA-FEIRA)SEMINÁRIO FRUTICULTURA: OPORTUNIDADES PARA O SEMIÁRIDO08h às 09h – Palestra: “Cultura da Pitaya” – Luana Mendes de Oliveira – PPGF/UFERSA09h às 10h – Palestra: “Cultura do Cacaueiro: Perspectivas para o Semiárido brasileiro” Diógenes Henrique Abrantes Sarmento – Consultor de Culturas Alternativas – pesquisador Instituto Agropolos.10h às 11h – Palestra: “A cultura Umbu-cajazeira (cajarana) para o Nordeste” – pesquisador Francisco Xavier de Souza – Embrapa – CNPAT/ Embrapa Agroindústria Tropical11h às 12h – Palestra: “A Cultura do Cajueiro (tratos culturais e adubação)” – Luiz Augusto Lopes Serrano – Embrapa – CNPAT/ Embrapa Agroindústria Tropical.14h00 às 17h00 – Visita Técnica ao Campo: Fazenda Experimental Rafael Fernandes – Ufersa

18h às 23h – FEIRA EXPOFRUIT

Artistas potiguares Daniel Lima e Judson Takará participam de exposição no Sesc Belenzinho, em São Paulo 

 

Resultado de um trabalho desenvolvido pelo Sesc em todo Brasil, a mostra conta com sete núcleos temáticos, reunindo cerca de 240 artistas e coletivos negros, de todos os estados do Brasil 

O Sesc RN e a cena artística do Rio Grande do Norte estarão representados pelos artistas Daniel Lima e Judson Andrade Takará na exposição Dos Brasis – Arte e Pensamento Negro, a mais abrangente mostra dedicada exclusivamente à produção de artistas negros já realizada no país. Aberta para visitação até janeiro de 2024 no Sesc Belenzinho, em São Paulo, a mostra parte da premissa de dar luz à centralidade do pensamento negro no campo das artes visuais brasileiras, em diferentes tempos e lugares.

Com curadoria assinada por Igor Simões, em parceria com Lorraine Mendes e Marcelo Campos, Dos Brasis – Arte e Pensamento Negro, apresentará ao público mais de 300 obras de 240 artistas negros – entre homens e mulheres cis e trans, de todos os Estados do Brasil – em diversas linguagens como pintura, fotografia, escultura, instalações e videoinstalações, produzidos entre o fim do século XVIII até o século XXI.

“Como uma instituição que tem na diversidade uma de suas principais marcas, o Sesc busca por meio de suas ações dar voz aos mais diversos segmentos sociais, estimulando o debate e ajudando a registrar a história e cultura de nosso povo em toda sua abrangência e riqueza. Dentro dessas premissas, o projeto Dos Brasis lançou um olhar aprofundado sobre a produção artística afro-brasileira e sua presença na construção da história da arte no Brasil. Um trabalho que contou com nossos analistas de cultura em todo o país, em um grande alinhamento nacional. A exposição Dos Brasis – Arte e Pensamento Negro é a culminância desse processo e oferece ao público não só a oportunidade de conhecer a obra de artistas e intelectuais negros, com também de refletir sobre sua participação nos diversos contextos sociais”, disse o Diretor-Geral do Departamento Nacional do Sesc, José Carlos Cirilo.

“O Rio Grande do Norte marca presença com dois artistas potiguares excelentes: Daniel Lima e Judson Takará. Um ponto muito interessante é que além da exposição no Sesc Belenzinho, em São Paulo, a partir de 2024 uma parte da mostra circulará em espaços do Sesc por todo o Brasil pelos próximos 10 anos”, detalhou o Diretor Regional do Sesc RN, Gedson Nunes, ressaltando a importância de difundir e fomentar as artes visuais e as ações formativas.

 

Conheça os artistas potiguares prestigiados pela exposição Dos Brasis – Arte e Pensamento Negro 

Daniel Lima – Natal (RN), 1973 | Núcleo “Branco Tema” 

Mestre em Psicologia Clínica e doutorando em Meios e Processos Audiovisuais pela Universidade de São Paulo (USP), Daniel Lima é membro fundador de diversos coletivos, entre eles, a Frente 3 de Fevereiro, com trabalhos desenvolvidos em várias cidades do mundo. Desde 2001, sua pesquisa artística é direcionada a investigar, por meio de produções audiovisuais, as relações raciais e suas manifestações de ordem geopolítica.

Judson Andrade Takará – Natal (RN), 1990 | Núcleo “Negro Vida” 

Artista do corpo, performer, artista visual e pesquisador, é licenciado em Teatro e mestrando em Formação em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É coordenador do Grupo Interdisciplinar Pesquisa Gorda, participante do Grupo de Pesquisa Cena Preta – Quilombo, e membro da Casa Afropoty. Em sua produção, Judson atravessa as vivências de seu corpo negro, gordo, LGBT e macumbeiro, utilizando expressões a partir da fotografia, do texto, e das artes visuais e cênicas.

 

Trajetória da exposição 

A ideia nasceu em 2018, um projeto de pesquisa fruto do desejo institucional do Sesc em conhecer, dar visibilidade e promover a produção afro-brasileira. Para sua realização, foram convidados os curadores Hélio Menezes e Igor Simões, e, em 2022 o projeto passou a ter a curadoria geral de Simões com os curadores adjuntos Marcelo Campos e Lorraine Mendes.

Para se chegar a esse expressivo e representativo número de artistas negros, presentes em todo o território nacional, foram abertas duas importantes frentes. Na primeira, foram realizadas pesquisas in loco em todas as regiões do Brasil com a participação do Sesc em cada estado, com o objetivo de trazer a público vozes negras da arte brasileira. Essas ações desdobraram-se em atividades e programas como palestras, leituras de portfólio, exposições, entre outros, com foco local. Vale ressaltar que esse processo teve uma atenção especial para que não se limitasse apenas às capitais do país, englobando também a produção artística da população negra de diversas localidades, como cidades do interior e comunidades quilombolas.

A equipe curatorial pesquisou obras e documentos em ateliês, portfólios e coleções públicas e particulares, para oferecer ao público a oportunidade de conhecer um recorte da história da arte produzida pela população negra do Brasil e entender a centralidade do pensamento negro na arte brasileira.

A segunda frente foi a realização de um programa de residência artística online intitulado “Pemba: Residência Preta”, que contou com mais de 450 inscrições e selecionou 150 residentes. De maio a agosto de 2022, os integrantes foram orientados por Ariana Nuala (PE), Juliana dos Santos (SP), Rafael Bqueer (PA), Renata Sampaio (RJ) e Yhuri Cruz (RJ). A residência, que reuniu artistas, educadores e curadores/críticos, contou ainda com uma série de aulas públicas com a participação de Denise Ferreira da Silva, Kleber Amâncio, Renata Bittencourt, Renata Sampaio, Rosana Paulino e Rosane Borges, disponíveis no canal do Sesc Brasil no YouTube.

 

Núcleos apresentados

A proposta curatorial rompe com divisões como cronologia, estilo ou linguagem. Para esta exposição de arte negra, não caberá a junção formal, estilística ou estética.

Dessa maneira, os espaços expositivos do Sesc Belenzinho contarão com sete núcleos: Romper, Branco Tema, Negro Vida, Amefricanas, Organização Já, Legítima Defesa e Baobá, que têm como referência pensamentos de importantes intelectuais negros da história do Brasil como Beatriz Nascimento, Emanoel Araújo, Guerreiro Ramos, Lélia Gonzales e Luiz Gama.

 

Serviço: 

O que: Participação de artistas potiguares na exposição Dos Brasis – Arte e Pensamento Negro

Onde: Sesc Belenzinho – Rua Padre Adelino, 1000, Belenzinho, São Paulo (SP)

Quando: 2 de agosto de 2023 a 28 de janeiro de 2024 | Terça a sábado, das 10h às 21h. Domingos e Feriados, das 10h às 18h

Acessibilidade: Rampas, elevadores, pisos tátil, banheiros adaptados e outros equipamentos acessíveis.

Classificação indicativa: Livre

Entrada gratuita 

Telefone: (11) 2076-9700

Mais informações: sescsp.org.br/Belenzinho