Capital Potiguar ganhará mais um espaço voltado para comemorações e eventos da Confeitaria Bocaditos

Gisele Soares, proprietária da Confeitaria Bocaditos irá inaugurar o Espaço da Gi, um ambiente remodelado para as pessoas que desejam fazer comemorações sem se preocupar com a organização.

A engenheira agrônoma, Gisele Soares, durante um tempo trabalhou na área de restaurante e entendeu que não fazia sentido para sua vida. Ao parar para pensar e se autoconhecer, entendeu o que gostaria de fazer da vida, lembrando dos bolos que sua avó Benvinda fazia, do cheiro enchendo a casa e o sabor que tanto marcou sua história. Foi assim que surgiu a ideia de trabalhar com doces, proporcionando felicidade e sabores marcantes para as pessoas.

Diferente de sua avó, que era boleira e referência na cidade a qual morava, Gisele nunca tinha feito nada na confeitaria. Com dúvida no que começar, iniciou sua carreira com produção de chocolates, a Chocoarte, foi quando começou a frequentar eventos e feiras, vendendo bombons com imagem impressa.

Em 2018, surgiu a oportunidade de comprar a Bocaditos Confeitaria, com coragem e muita força de vontade, Gisele trabalhou e foi fazer seu sonho valer a pena. Desse dia em diante, passou 1 ano na produção para aprender sobre tudo que a confeitaria fazia.

Em menos de 5 anos como proprietária da Bocaditos, a confeitaria vem colhendo bons frutos desse bom trabalho. Afinal, é o sabor que todos amam na capital.

Pensando além, Gisele irá inaugurar o “Espaço da Gi”, um ambiente todo remodelado pensado com muito amor para comemorações e pequenos eventos para até 20 pessoas, sem se preocupar com a organização e o melhor, sem a taxa de aluguel, somente a consumação dos maravilhosos produtos que a confeitaria oferece como kit festa, cardápio de chá da tarde e coffee break e caso deseje, consumo de produtos da vitrine que a confeitaria oferta diariamente de segunda a domingo das 13 às 21h.
Um novo modelo de negócio para as pessoas que querem confraternizar, mas que estão sem tempo de organizar algo.

Para saber tudo da novidade, acesse: https://instagram.com/confeitariabocaditos

Governo investe R$ 11,1 milhões em meios auxiliares de locomoção para população

Foto: SESAP

Após oito anos e uma longa disputa judicial, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) retomou a entrega de meios auxiliares de locomoção, como cadeiras de rodas, à população do Rio Grande do Norte. A previsão é de que mais de 4300 itens sejam entregues dentro dos próximos meses, representando um investimento de R$ 11,1 milhões.

Já foram entregues mais de 660 itens, do rol de 44 tipos, entre cadeiras de rodas para adultos e crianças, cadeiras de banho, muletas, bengalas, parapodium’s, andadores e almofadas.  A retomada do trabalho, que é articulado pelo Centro Estadual de Reabilitação e Atenção Ambulatorial Especializada (Cerae-RN), se deu há pouco mais de um mês, com a finalização do processo de contratação aberto em 2022.

“Esse é um serviço dos mais bonitos e imprescindíveis que a saúde pública entrega ao povo. Finalmente, depois de muita luta, conseguimos retomar as entregas. E estamos trabalhando muito para que sejam todas feitas da forma mais rápida possível”, disse a secretária de Estado da Saúde Pública, Lyane Ramalho.

A estimativa de compra via licitação foi elaborada para atender toda a fila de espera, com base na série histórica do banco de dados do Cerae. Cada pessoa que fez requisição de algum material nesse período deve procurar, no caso de morar no interior, a secretaria de saúde do seu município ou o centro de reabilitação mais próximo, para receber o meio auxiliar.

No caso da Região Metropolitana de Natal, as entregas são feitas diretamente pelo Cerae, localizado na Avenida Alm. Alexandrino de Alencar, mediante contato pelos números 3232-9720 ou 3232-9739. Quem ainda não está na lista precisa iniciar o processo de requisição por meio das secretarias municipais de saúde, que regulam os pacientes de acordo com a demanda.

RN terá céu predominantemente claro e com algumas nuvens; confira previsão

Foto: Reprodução
O Rio Grande do Norte terá céu predominantemente claro e com algumas nuvens durante esta semana na maioria das regiões, com exceção do litoral, que deve ter durante os próximos dias. Os dados são da Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn).
Em Natal, os dias devem ser de sol com algumas nuvens pela manhã, pancadas de chuva à tarde e à noite até a quinta-feira (31). Já a sexta-feira (1º) deve ser mais ensolarada na capital potiguar. A temperatura deve chegar a 29º, com mínima de 22º.
Em Mossoró, na região Oeste do RN, os dias serão de sol com algumas nuvens, mas sem chuvas. A temperatura pode chegar aos 36º. O mesmo acontece com Caicó, município do Seridó, e Pau dos Ferros, região do Alto Oeste.
O alerta de baixa umidade emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para municípios do RN termina nesta segunda-feira (28).  Ao todo, 57 cidades das mesorregiões Oeste e Central do estado foram listadas na publicação.

Sistema Fecomércio RN assina convênio para implantação do DEL Turismo em Santa Cruz

Foto: Reprodução

Nesta quinta-feira, 24, o Senac RN assinou o contrato de implantação do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL Turismo) com o prefeito de Santa Cruz, Ivanildo Ferreira. A assinatura ocorreu durante reunião do Conselho Municipal de Turismo do município.

Esta é a 11° cidade a aderir ao Programa no Rio Grande do Norte. A iniciativa visa a implementar uma metodologia alemã, que tem como proposta unir os setores atuantes no segmento, como repartições públicas, iniciativa privada, terceiro setor e técnicos, para trabalharem de forma conjunta na gestão do turismo local.

“Vamos iniciar um trabalho que certamente renderá muitos frutos para toda a economia de Santa Cruz, impulsionada pelo turismo, com reflexos diretos e positivos para toda a população”, afirmou o diretor regional do Senac RN, Raniery Pimenta.

A iniciativa foi implantada no estado graças a uma parceria entre o Sistema Fecomércio RN, Senac RN, Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), Ministério Federal para a Cooperação e o Desenvolvimento da Alemanha e as entidades empresariais alemães BBW e SEQUA.

O momento também contou com a participação do coordenador do DEL no Rio Grande do Norte, Marcelo Milito, que apresentou o programa e seus benefícios para a cidade. “Com o DEL, os municípios passam a pensar o turismo com um olhar técnico, centrado em resultados, em melhoria de produtos e na geração efetiva de emprego e renda”, explicou Milito

O prefeito de Santa Cruz, Ivanildo Ferreira, revelou que ao conhecer o Programa DEL Turismo ficou surpreso com as possibilidades de desenvolvimento oferecidos pela iniciativa.

“Isso vai nos ajudar muito a consolidar o turismo aqui na cidade. A experiência exitosa que vejo com o DEL com toda a certeza vai render bons frutos para todos nós. Estamos dando um passo muito importante nesse sentido”, celebrou o prefeito.

DEL Turismo

O DEL Turismo é estruturado com base em um Conselho e Câmaras Técnicas. A ideia é unir os setores atuantes no segmento, como repartições públicas, iniciativa privada, terceiro setor e técnicos, para trabalharem de forma conjunta.

Com a consultoria do Senac RN, é prevista a elaboração e implementação de um modelo de gestão focado no desenvolvimento sustentável.

Além de Santa Cruz, o programa já foi implantado nos municípios de Macaíba, São Miguel do Gostoso, Tibau do Sul, Parnamirim, Tibau do Norte, Galinhos, Assú, São José de Mipibu, Porto do Mangue e Apodi.

SET lança plataforma com conteúdos multimídia sobre educação fiscal

Foto: Ilustração

A Secretaria Estadual de Tributação (SET-RN) conta com uma nova ferramenta para conscientizar a população sobre a importância dos tributos e de aprender sobre os direitos e deveres de cada um na constituição dos recursos públicos. A secretaria lançou a plataforma PDEF para disseminar o tema educação fiscal, de maneira dinâmica e inovadora, usando o meio digital. Trata-se de um ambiente virtual, que reúne informações e conteúdos didáticos e interativos, já produzidos envolvendo a temática. O material está disponível no site da Nota Potiguar (https://np.set.rn.gov.br) e representa uma excelente alternativa para auxiliar crianças, jovens e adultos no processo de aprendizagem sobre a educação fiscal. Para conferir, basta o internauta acessar o link:

https://np.set.rn.gov.br/portal/downloads/manuais/EducacaoFiscal_PDEF.pdf.

Para aqueles que ainda não ouviram falar em educação fiscal, um exemplo pode deixar a coisa mais clara. Imagine a seguinte situação. Ao realizar uma compra, um consumidor abre mão de exigir o cupom fiscal. Tempo depois, um parente desse mesmo consumidor necessita de atendimento médico no serviço público, mas sem sucesso porque os profissionais da saúde estão em greve, reivindicando aumento de salários e o poder público não tem recursos suficientes para atender o pedido. Indignado com a falta de atendimento à emergência, o consumidor atribui culpa os governantes pelo descaso.

A situação, claro, é hipotética. Porém, cenas como essa se repetem rotineiramente Brasil afora. E pior, muitos não associam a negligência na solicitação da nota fiscal ao mau funcionamento de serviços essenciais. Pois, somente a exigência da nota dos produtos adquiridos garante o envio correto  aos cofres públicos do imposto embutido no preço das mercadorias, evitando que esse recurso fique com o comerciante – prática que é considerada crime contra ordem tributária. Esse é um exemplo típico da falta de educação fiscal. Por isso, a secretaria recorreu a esse instrumento, visando ampliar o entendimento da educação fiscal como principal instrumento de cidadania em várias faixas etárias.

Atrativos

O PDEF é um portal virtual multimídia com diversos materiais a conteúdos sobre o tema, reunidos em um único lugar, e que podem servir para a sociedade em geral  se informar e sobretudo de apoio e suporte para professores. Como o próprio nome sugere, todo o material foi desenvolvido em um PDF com hiperlinks para os conteúdos compilados. O PDEF está dividido em quatro eixos, que são ensino e cultura, jogos, o papel da sociedade e história e legislação.

Para a garotada, a plataforma disponibiliza gibis virtuais com a Turma da Mônica e outras revistas, divididas por ano de Ensino Fundamental, e que podem servir como complemento para as discussões em sala de aula. Além disso, estão condensadas no site outras plataformas de educação fiscal de estados, como é o caso do Paraná e Minas Gerais.

Do infantil ao acadêmico

Há ainda conteúdo para o Ensino Médio e profissionalizante. O internauta também pode assistir por meio do PDEF a vídeos, como a história dos tributos, orçamento fácil e a função socioeconômica do tributo, além da websérie o milagre do tributo que foi produzida no Rio Grande do Norte.

Para o ensino superior, a ferramenta disponibiliza livros especializados de forma gratuita em formato digital. São pelo menos seis livros que universitários tem a oportunidade de se aprofundar no tema, sem contar com as monografias teses trabalho de conclusão de curso e artigos e periódicos que já foram publicados sobre o assunto.

Um dos recursos mais interessantes, disponíveis no PDEF, são os jogos didáticos de educação fiscal, que ensinam de forma lúdica a importância desse tema para a meninada. Uma forma de se divertir aprendendo a ser cidadão desde pequeno. Os games, no entanto, não são direcionados apenas para o público infantil. Há testes, quiz, jogo da forca e caças palavras voltados para o público juvenil.

 Idealização

Todo o projeto foi idealizado pela Coordenadoria de Educação Fiscal da SET-RN, por meio do Grupo Estadual de Educação Fiscal (GEFE-RN), um grupo de trabalho indisciplinar que envolve representantes de secretarias de estado e órgãos da administração estadual, como as secretarias de Educação e de Planejamento e a Controladoria Geral. O grupo decidiu reunir conteúdos próprios e de outros estados para ficarem acessíveis à população via web e disseminar os conhecimentos da educação fiscal e seus pontos mais importantes entre os cidadãos.

O PDEF é parte integrante de um outro projeto chamado “Esse Papo de Imposto” que teve início no final de 2022 no LabRE-SET – o Laboratório de Inovação da Secretaria de Tributação do Rio Grande do Norte. O programa foi selecionado para participar do Programa GNOVA Colabs, em Brasília (DF), que o classificou como eficaz. Por isso,, em janeiro deste ano, o GEFE-RN, liderado pela auditora fiscal da SET Eliane Dias, decidiu aprimorar a ideia até concretizá-la neste modelo planejado.

“Coletamos o que de mais relevante existe sobre o tema e disponibilizamos de forma gratuita para toda a sociedade. O material educa, estimula a formação cidadã e incentiva a fiscalização do dinheiro público pela sociedade, facilitando  o acesso a portais de relevância na educação fiscal”, explica Eliane Dias, que coordena o grupo.

Todo o projeto possui formato em PDF navegável, sendo possível ter acesso de qualquer lugar pelo smartphone, tablet ou computador.  Os conteúdos interativos possibilitam e otimizam a compreensão de maneira mais didática de um assunto, que, geralmente, tende-se a torcer o nariz por falta de compreensão e de informação.

Prefeito se reúne com secretariado para discutir serviços e obras públicas em Natal

Foto: Anderson Régis/ Prefeitura do Natal

Na tarde desta sexta-feira (25) o prefeito Álvaro Dias se reuniu com os secretários do município para fazer um balanço das obras e projetos que estão em andamento na cidade. Ao todo, foram discutidas as principais como, a das Avenidas Felizardo Moura e Mário Negócio, Enrocamento e Engorda de Ponta Negra, Complexo Turístico da Redinha, dentre outras.

Os secretários repassaram ao prefeito um balanço das atividades e propostas para os próximos meses. Na oportunidade ficaram definidas as ações prioritárias que devem ser resolvidas de imediato, entre elas a revitalização da Rua João Pessoa, pavimentação asfáltica de diversas vias e a entrega da requalificação da Praça Pedro Velho, que está prevista para a próxima semana.

O chefe do executivo ressaltou a importância do alinhamento de estratégias de trabalho, e planejamento para um melhor funcionamento da administração pública municipal. “ A nossa gestão está investindo em obras para beneficiar os cidadãos natalenses em diversos aspectos, com a garantia de mobilidade, geração de emprego e renda e consequente melhoria de sua qualidade de vida”, disse

Governos estadual e federal entregam helicóptero e 150 viaturas para segurança

Foto: Manoel Barbosa

O Governo do Rio Grande do Norte e o Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP), realizaram na tarde desta quinta-feira (24) a entrega de um novo helicóptero e 150 novas viaturas para o emprego e auxílio das forças de segurança pública potiguar.

Na ocasião, foi celebrado acordo de cooperação técnica entre o Rio Grande do Norte, a Paraíba e o Ceará. O acordo estabelece condições de cooperação mútua, com objetivo de apoiar o desenvolvimento tecnológico e a ampliação das trocas de informações entre os órgãos da Segurança Pública, com vistas a melhor prestação de serviços no combate à criminalidade, fortalecendo o trabalho de investigação e de inteligência.

Além da entrega das viaturas, o Governo do Rio Grande do Norte e o Ministério da Justiça assinaram a ordem de serviço para construção do complexo de delegacias da Polícia Civil, a Cidade da Polícia, investimento de R$ 9,5 milhões do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP).

“É uma ação muito importante para nós. São 150 veículos e um helicóptero, fundamentais para fortalecer as ações em prol da segurança pública do Rio Grande do Norte. Até o final do ano vamos receber novos investimentos, quando completaremos o restante das 300 viaturas”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.

Foto: Vivi Nobre / Governo do RN

O secretário de Nacional da Segurança Pública, Tadeu Alencar, que representou o ministro Flavio Dino, disse que o reforço da capacidade operacional das forças de segurança do RN faz parte de uma estratégia do governo federal de combate ao crime. “Ao longo dos próximos meses teremos uma atuação muito focada nos estados que têm indicadores de criminalidade elevados. Fizemos um compromisso com o Rio Grande do Norte e parte dele está materializado no dia de hoje, além de outras licitações que seguem no Ministério da Justiça, para que a gente complete os R$ 100 milhões destinados ao RN”, explicou.

Das 150 viaturas, 94 serão entregues às polícias Civil e Militar para uso operacional ostensivo, preventivo e investigativo. Os veículos são modelo SUV, estão todas caracterizadas com as cores e emblemas das respectivas corporações, equipadas com rádio comunicador, giroflex intermitente e compartimento para a condução de pessoas detidas, e fazem parte de um total de 300 novas viaturas que serão incorporadas à frota de segurança pública estadual por meio de contrato de locação.

“É um dia de júbilo para a segurança pública potiguar. Estamos realizando uma das maiores entregas de viatura da história, além de um helicóptero moderno e estruturado para as atividades de polícia, penitenciária e de saúde pública”, ressaltou o coronel Araújo.

As outras 56 viaturas a serem entregues na quinta-feira foram adquiridas com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública e convênios celebrados com o Governo Federal, e deverão ser utilizadas por setores operacionais, administrativos e de inteligência da PM e Polícia Civil, sendo um ônibus, uma van, duas ambulâncias, 39 caminhonetes, quatro SUVs, sete veículos sedan e dois veículos hatch.

Novo helicóptero

O Potiguar 02 é um helicóptero modelo AW119kx, ano 2023, da fabricante italiana Leonardo, conhecido no mundo aeronáutico como “Koala”, com capacidade para dois pilotos e até seis passageiros.

A nova aeronave foi adquirida através de convênio com o Governo Federal – por meio do MJSP – somando pouco mais de R$ 28 milhões (valor atualizado). Deste total, cerca de R$ 7 milhões foram contrapartida do Governo do Estado, mais o seguro anual obrigatório de pouco mais de R$ 1 milhão – recursos que também são de responsabilidade dos cofres públicos estaduais.

A aeronave ficará à disposição das instituições e forças policiais que compõem a Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), podendo também ser empregada em operações e missões de cooperação com a Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP) e a Secretaria da Saúde Pública (SESAP).

Com autonomia de 3 horas de voo e podendo se deslocar a uma velocidade de até 300 km/h, o Potiguar 02 pode ser utilizada também em operações policiais ostensivas e de patrulhamento e/ou fiscalização, além de missões de combate a incêndios e resgates médicos.

Também participaram da solenidade, realizada no pátio da Arena das Dunas, o vice-governador Walter Alves; os secretário de Segurança da Paraíba, Jean Nunes, e do Ceará, Samuel Oliveira; deputados federais Natália Bonavides e Fernando Mineiro; presidente da Assembleia Legislativa do RN, Ezequiel Ferreira de Souza;  deputados estaduais Francisco Medeiros, Dr. Bernardo e Kléber Rodrigues; secretário-chefe da Casa Civil, Raimundo Alves, secretária estadual das  Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Olga Aguiar; secretário de Administração Penitenciária, Elton Xavier; procurador-geral do Estado, Antenor Roberto; diretor-geral do ITEP, Marcos Brandão.

E mais: comandante Geral da PMRN, coronel Alarico Azevedo; comandante Geral do Corpo de Bombeiros, coronel Luiz Monteiro; delegada-geral, Ana Cláudia Saraiva; superintendente da Polícia Rodoviária Federal, inspetor Péricles Venâncio; coronel Erland Mota, representante da 7ª Brigada de Infantaria; capitão de Mar e Guerra Marco Antônio Veppo, representando o 3º Distrito Naval; prefeitos de municípios que serão contemplados com as novas viaturas; presidente da Federação das Câmara Municiais, Wolney França e vereadores.

Durante jantar com parlamentares e empresários, presidente nacional da FEBRAC declara apoio a “PEC do Emprego”

Ao lado da senadora Soraya Thronicke, autora da “PEC do Emprego”, Edmilson Pereira reúne parlamentares.

O presidente nacional da FEBRAC, o empresário potiguar Edmilson Pereira, se reuniu em Brasília com parlamentares e empresários para discutir o tema da Reforma Tributária, durante jantar realizado no famoso restaurante do Hotel B, na Capital Federal. Edmilson Pereira, na ocasião, destacou o apoio da FEBRAC a PEC 35/2023 , a chamada “PEC do Emprego”, de autoria da senadora Soraya Thronicke, que compareceu ao encontro ao lado dos senadores Laércio Oliveira e Izalci Lucas, do deputado federal Luiz Gastão e do presidente do Instituto Unidos Brasil (IUB), Nabil Sahyoun.

Ao destacar a necessidade de uma reforma tributária responsável e equilibrada para o ambiente de negócios e para a sociedade brasileira, o empresário potiguar afirmou que a proposta que melhor atende às demandas do Brasil é a PEC 35/2023 da senadora Soraya Thronicke. “A PEC do Emprego traz soluções simplificadas, modernas e justas para aprimorar a proposta de reforma tributária e, principalmente, respeita o pacto federativo”, disse.

Segundo assegurou, a FEBRAC, enquanto instituição que representa a classe empresarial, vai trabalhar pela aprovação dessa proposta. “A proposta da senadora Soraya Thronicke tem o apoio de inúmeros setores, incluindo o Setor de Serviços que, desde 2018 enfatiza a inexistência de um projeto de Reforma Tributária que seja benéfica para todos. Na sua opinião, a PEC 45, aprovada na Câmara, não corresponde ao ambiente de negócios e às perspectivas dos setores produtivos.

*FONTE: Assessoria de imprensa da Interfort*

Mês de combate ao colesterol: hábitos de alimentação saudável podem fazer a diferença na prevenção e tratamento de taxas altas

 

Nutricionista orienta sobre alimentos que são prejudiciais para manter bons níveis de gordura no sangue; Mudanças na rotina podem auxiliar no equilíbrio

O mês de agosto é marcado por iniciativas para conscientização sobre o colesterol, conjunto de gorduras que, apesar de necessárias na produção de hormônios e vitaminas, podem causar diversos problemas para o organismo quando as taxas não são mantidas em equilíbrio. Hábitos saudáveis como a prática de exercícios físicos e mudanças alimentares podem auxiliar na prevenção e no combate a esse problema.

Apesar de desempenhar importantes funções no organismo, os níveis de colesterol devem ser monitorados com atenção por meio de exames de sangue, que indicam os níveis dos tipos de colesterol: LDL (lipoproteína de baixa densidade) e HDL (lipoproteína de alta densidade).

“O LDL, popularmente conhecido como o colesterol ruim, deve ser mantido em níveis mais baixos, já que ele pode se acumular nas paredes das nossas artérias, formando placas de gordura que aumentam o risco de obstruções. Tais obstruções, podem levar o paciente a eventos cardiovasculares, como um infarto ou um acidente vascular cerebral. Por outro lado, o HDL, conhecido como colesterol bom, ajuda a evitar essa obstrução das artérias e o seu nível deve ser mantido o mais alto possível”, explicou a coordenadora do curso de Nutrição da Estácio, Juliana Gonçalves.

Diversos fatores podem contribuir para o aumento dos níveis de LDL, como a predisposição genética, falta de atividades físicas, alimentação inadequada com consumo de ultraprocessados, alimentos fontes de gorduras saturadas e baixo consumo de alimentos naturais; tabagismo, consumo de álcool e outros fatores como obesidade, diabetes e hipertensão arterial.

“Entre os alimentos prejudiciais podemos citar a margarina, que é uma fonte de gordura trans, e produtos industrializados como os nuggets, biscoitos recheados e sorvetes. Além disso, frituras também oferecem riscos à saúde, mesmo se forem preparadas com óleos vegetais ou azeite. Outros exemplos são as carnes muito gordurosas, miúdos, bacon, costela, vísceras, pele de frango, embutidos, salsichão e mortadela, que são ricos em gorduras saturadas e também que vão promover esse aumento do LDL. Assim como queijos muito amarelos, entre eles o cheddar, mozzarella e parmesão, e o consumo excessivo de leite integral, manteiga e creme de leite”, explica a nutricionista.

Segundo Juliana, a prevenção e o tratamento dos problemas causados pelo colesterol alto envolvem principalmente a adoção de hábitos alimentares saudáveis e a prática regular de atividades físicas. Em situações mais graves, pode ser necessário o uso de medicamentos e procedimentos cirúrgicos.

Para a melhoria dos índices de colesterol e equilíbrio das taxas, alimentos ricos em ômega 3 e vitaminas são os mais indicados. De acordo com a especialista, alguns exemplos são: peixes, amêndoas, castanhas, avelãs, abacate, linhaça, chia, aveia e frutas em geral. Porém, é imprescindível buscar a orientação de um profissional para conduzir o tratamento e avaliar quais alimentos cada paciente pode consumir, sempre pensando no equilíbrio. “Nenhum alimento vai ser proibido, mas eles devem fazer parte de uma estratégia nutricional pensando na qualidade de vida do paciente”, ressalta Juliana.

Neste mês, no dia 8 de agosto, foi celebrado o Dia Mundial de Combate ao Colesterol, data criada com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção do colesterol alto, um dos principais causadores de doenças cardiovasculares, que são a primeira causa de mortalidade no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde.

Virada de lote da etapa Mossoró do Circuito Sesc de Corridas acontece dia 31 

Regulamento e inscrição estão disponíveis no site sescrn.com.br, enquanto a competição está programada para o dia 7 de outubro

O primeiro lote de inscrições da etapa Mossoró do Circuito Sesc de Corridas segue até o dia 31 de agosto, com preços a partir de R$ 25,00 (vinte e cinco reais). O regulamento e a ficha de inscrição on-line estão disponíveis no site sescrn.com.br, e a competição acontecerá no dia 7 de outubro, com largada ao lado do teatro Dix-Huit Rosado, em Mossoró. 

O evento contará com categoria infantil R$ 25,00 e caminhada a R$ 30,00 (trinta reais). A corrida categoria adulta – 5km ou 10km – é a partir de R$ 40,00 (quarenta reais) para os trabalhadores do comércio e seus dependentes e R$ 80,00 (oitenta reais) para o público em geral, nesse primeiro lote. 

Já os integrantes de grupos e assessorias de corrida contam com descontos especiais, podendo adquirir sua inscrição por R$ 70,00 (setenta reais), até a virada do lote.  Todos os valores devem ser acrescidos 10% da taxa de serviço de vendas.

O Circuito Sesc de Corridas é um dos maiores circuitos de corridas de rua do Brasil, e a estrutura do evento oferecerá pontos de hidratação, sinalização da quilometragem, batedores, equipe de brigadistas, segurança e orientadores durante o percurso, assim como banheiros, guarda-volumes e ambulância. Além das medalhas de participação para todos os inscritos na corrida, serão entregues troféus para os primeiros lugares de cada categoria. 

Serviço

O que: Virada de lote do Circuito Sesc de Corridas – Etapa Mossoró 

Onde: Mossoró 

Quando: 7 de outubro de 2023

Valores (Primeiro Lote – disponível até dia 31 de agosto): 

  • R$ 25,00 (vinte e cinco reais) – Corrida Infantil; 
  • R$40,00 (quarenta reais) – Credenciados do Sesc RN na categoria Trabalhador do Comércio ou dependentes; 
  • R$80,00 (oitenta reais) – Público geral; 
  • R$ 70,00 (setenta reais) – Integrantes de grupos e assessorias de corrida; 
  • R$ 30,00 (trinta e cinco reais) – Caminhada solidária. 
     

Saiba mais: sescrn.com.br